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Plano de aula de Aspectos Ortográficos

Português

Original Teachy

'EF67LP32'

Aspectos Ortográficos

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Aspectos Ortográficos

Palavras ChaveRegras ortográficas, Uso de 's' e 'ss', Uso de 'ç', Uso de 'x' e 'ch', Uso de 'g' e 'j', Acentuação gráfica, Correção de erros ortográficos, Exemplos práticos, Discussão, Engajamento dos alunos, Resumo e consolidação
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores para quadro branco, Projetor ou tela para exibição de slides, Slides com regras ortográficas e exemplos, Folhas de atividades impressas, Canetas ou lápis, Caderno para anotações
Códigos BNCCEF67LP32: Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaSemântica

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer as bases para o entendimento do tópico de aspectos ortográficos. Ao definir claramente os objetivos, os alunos serão capazes de focar nos pontos mais importantes da aula, garantindo uma aprendizagem direcionada e eficaz. Além disso, a apresentação dos objetivos permite que os alunos saibam exatamente o que se espera deles ao final da aula, promovendo um ambiente de aprendizagem mais organizado e intencional.

Objetivos principais:

1. Compreender as principais regras ortográficas da língua portuguesa.

2. Aplicar corretamente as normas ortográficas na escrita de palavras.

3. Identificar e corrigir erros ortográficos em textos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: O objetivo desta etapa é capturar a atenção dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será explorado. Ao fornecer um contexto relevante e interessante, e ao compartilhar uma curiosidade, você estará criando um ambiente propício para a aprendizagem. A introdução também serve para conectar o tema da aula ao cotidiano dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e motivador.

Contexto

Contexto: Inicie a aula explicando aos alunos a importância da ortografia correta na comunicação escrita. Destaque que a ortografia é a base da escrita em qualquer idioma e que escrever corretamente é essencial para que as mensagens sejam compreendidas com clareza. Faça uma breve introdução sobre o que será abordado na aula, mencionando que serão discutidas as principais regras ortográficas da língua portuguesa, com exemplos práticos e atividades de correção de erros.

Curiosidades

Curiosidade: Sabia que a palavra 'ortografia' vem do grego 'orthós', que significa 'correto', e 'graphé', que significa 'escrita'? Isso mostra como a ideia de escrever corretamente é antiga e fundamental para a comunicação. Além disso, estudos mostram que pessoas que escrevem corretamente tendem a ser vistas como mais competentes e cuidadosas, tanto no ambiente escolar quanto no profissional.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os aspectos ortográficos da língua portuguesa. Ao abordar tópicos específicos e essenciais, o professor garante que os alunos compreendam e apliquem corretamente as normas ortográficas na escrita. As questões propostas servem para fixar o conteúdo aprendido e desenvolver a habilidade de identificar e corrigir erros ortográficos, promovendo uma prática ativa e reflexiva.

Tópicos Abordados

1.Uso de 's' e 'ss': Explique as regras de uso do 's' e 'ss'. Por exemplo, use 's' após ditongos (ex.: maisena), nos sufixos -oso e -osa (ex.: gostoso, famosa) e em palavras derivadas de outras que já possuem 's' no radical (ex.: casa - casinha). Por outro lado, utilize 'ss' entre vogais para diferenciar palavras (ex.: necessário, pressão). 2.Uso de 'ç': Detalhe as regras para o uso do 'ç'. O 'ç' é usado em palavras de origem latina terminadas em -ctu (ex.: fazer - façam), em alguns sufixos (ex.: -ção, -ice) e para manter a sonoridade em palavras derivadas (ex.: nascer - nascença). 3.Uso de 'x' e 'ch': Explique quando utilizar 'x' e quando utilizar 'ch'. Use 'x' após ditongos (ex.: caixa, peixe), após a letra 'e' (ex.: exame) e em palavras de origem indígena ou africana (ex.: abacaxi, xará). Utilize 'ch' em palavras de origem grega (ex.: chefe, chimarrão) e em algumas palavras de origem onomatopaica (ex.: cachorro). 4.Uso de 'g' e 'j': Detalhe as regras para o uso do 'g' e 'j'. Use 'g' antes de 'e' e 'i' em palavras de origem latina (ex.: geral, agir) e em sufixos como -agem, -igem e -ugem (ex.: viagem, vertigem, ferrugem). Use 'j' em palavras de origem tupi (ex.: jiboia, jaca) e em algumas palavras de origem árabe (ex.: alface, alfajor). 5.Acentuação gráfica: Explique as regras de acentuação gráfica. Detalhe o uso dos acentos agudo, grave e circunflexo, bem como as regras para oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Dê exemplos de palavras acentuadas e explique a razão do acento.

Questões para Sala de Aula

1. Corrija as palavras a seguir de acordo com as regras ortográficas: 'abaxa', 'necestário', 'vaje'. 2. Explique a diferença de uso entre 's' e 'ss', dando três exemplos de palavras para cada caso. 3. Escreva cinco palavras que utilizem 'ç' e explique a origem ou regra que justifica o uso do 'ç' em cada uma delas.

Discussão de Questões

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. A discussão das questões ajuda a esclarecer dúvidas e reforçar as regras ortográficas, enquanto as perguntas e reflexões visam engajar os alunos, incentivando-os a pensar criticamente sobre a importância da ortografia e a compartilhar estratégias de aprendizagem.

Discussão

  • Corrija as palavras a seguir de acordo com as regras ortográficas:

  • 'abaxa' deve ser corrigida para 'abacaxi'. Justificativa: 'x' é usado em palavras de origem indígena ou africana.

  • 'necestário' deve ser corrigida para 'necessário'. Justificativa: 'ss' é usado entre vogais para diferenciar palavras.

  • 'vaje' deve ser corrigida para 'viagem'. Justificativa: 'g' é usado antes de 'e' e 'i' em palavras de origem latina e em sufixos como -agem.

  • Explique a diferença de uso entre 's' e 'ss', dando três exemplos de palavras para cada caso:

  • 's' após ditongos: maisena, mais, coisa.

  • 's' nos sufixos -oso e -osa: gostoso, famosa, medroso.

  • 'ss' entre vogais: necessário, pressão, missão.

  • Escreva cinco palavras que utilizem 'ç' e explique a origem ou regra que justifica o uso do 'ç' em cada uma delas:

  • 'façam': origem latina terminada em -ctu.

  • 'ação': sufixo -ção.

  • 'doçura': sufixo -ice.

  • 'nascença': para manter a sonoridade em palavras derivadas (nascer).

  • 'cabeça': origem latina terminada em -ctu.

Engajamento dos Alunos

1.Perguntas e Reflexões para Engajar os Alunos: 2. Por que é importante seguir as regras ortográficas na comunicação escrita? 3. Você consegue pensar em um exemplo de quando uma palavra escrita incorretamente pode mudar o sentido de uma frase? 4. Quais palavras você acha mais difíceis de lembrar as regras ortográficas? Por quê? 5. Como a prática da leitura pode ajudar a melhorar a ortografia? 6. Alguém tem algum truque ou dica que usa para lembrar as regras de ortografia que gostaria de compartilhar?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é recapitular e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, reforçando os principais pontos abordados na aula. O resumo serve como uma revisão final que ajuda os alunos a fixarem os conceitos aprendidos, enquanto os parágrafos de conexão e relevância mostram a importância prática e cotidiana do conteúdo, motivando os alunos a aplicarem as regras ortográficas em suas atividades diárias.

Resumo

  • A importância da ortografia correta na comunicação escrita.
  • Regras para o uso de 's' e 'ss'.
  • Regras para o uso de 'ç'.
  • Regras para o uso de 'x' e 'ch'.
  • Regras para o uso de 'g' e 'j'.
  • Regras de acentuação gráfica, incluindo acentos agudo, grave e circunflexo.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos claros e diretos de cada regra ortográfica e, em seguida, aplicar esses exemplos em exercícios de correção de palavras e frases. Essa abordagem garantiu que os alunos pudessem ver a aplicação prática das regras ortográficas que aprenderam, facilitando a fixação do conteúdo.

A ortografia correta é fundamental no dia a dia, pois influencia diretamente a clareza e a eficácia da comunicação escrita. Escrever corretamente evita mal-entendidos e melhora a credibilidade e a imagem pessoal e profissional. Além disso, a prática da leitura e escrita correta é essencial para o desempenho acadêmico e para futuras oportunidades profissionais.

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