Entrar

Plano de aula de Gênero Textual: Notícia

Português

Original Teachy

'EF06LP01'

Gênero Textual: Notícia

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Gênero Textual: Notícia

Palavras ChaveNotícia, Texto Informativo, Estrutura da Notícia, Título, Lide, Corpo da Notícia, Conclusão, Linguagem Clara, Elementos Visuais, Atualidade, Leitura Crítica, Interpretação de Textos
Materiais NecessáriosQuadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Projetor ou TV (para exibir exemplos de notícias), Cópias impressas de notícias de jornais ou revistas, Caderno e lápis/caneta para anotações, Acesso à internet (opcional, para exibir notícias online)
Códigos BNCCEF06LP01: Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.; EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.; EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.; EF67LP01: Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.; EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.; EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente quais são os objetivos da aula. Ao delinear esses objetivos, os alunos terão uma visão clara do que deverão aprender e alcançar ao final da aula. Isso também facilitará o foco e a atenção dos alunos durante a explicação e as atividades subsequentes.

Objetivos principais:

1. Compreender que uma notícia tem o objetivo de informar o leitor sobre um fato ou evento recente de relevância social.

2. Conhecer a estrutura textual de uma notícia.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é contextualizar os alunos sobre o tema da aula e despertar seu interesse. Ao fornecer um contexto inicial e curiosidades sobre o tema, o professor cria um ambiente de aprendizado mais envolvente e facilita a compreensão e a retenção das informações que serão apresentadas posteriormente. Esta etapa também ajuda a conectar o conteúdo da aula com a vida cotidiana dos alunos, tornando o aprendizado mais relevante e significativo.

Contexto

Contexto: Comece a aula explicando brevemente o que é uma notícia. Uma notícia é um texto informativo que relata acontecimentos recentes de interesse público. Pode ser encontrada em jornais, revistas, na internet e até na televisão. Destaque que as notícias são fundamentais para que as pessoas se mantenham informadas sobre o que está acontecendo no mundo ao seu redor. A importância da notícia reside no fato de que ela ajuda a sociedade a tomar decisões mais informadas e a entender melhor os eventos que impactam suas vidas.

Curiosidades

Curiosidade: Sabia que a primeira notícia publicada em um jornal foi em 59 a.C. pelos romanos? Eles tinham uma espécie de boletim diário chamado Acta Diurna que era afixado em locais públicos para informar a população sobre eventos importantes. Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, as notícias podem ser espalhadas pelo mundo em questão de segundos através da internet e das redes sociais. Isso mostra como a forma de transmitir notícias evoluiu, mas a essência de informar continua a mesma.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão detalhada sobre o gênero textual notícia. Ao abordar os tópicos essenciais e resolver questões práticas, os alunos poderão identificar e compreender a estrutura e os elementos fundamentais de uma notícia. Isso os ajudará a diferenciar notícias de outros tipos de textos informativos, além de aprimorar suas habilidades de leitura crítica e interpretação de textos.

Tópicos Abordados

1.O que é uma Notícia: Explique que uma notícia é um texto informativo que tem como objetivo relatar acontecimentos recentes de interesse público. Enfatize que a notícia deve ser objetiva, clara e precisa. 2.Atualidade: Destaque que uma característica essencial da notícia é a atualidade. As notícias tratam de eventos recentes e, por isso, são publicadas rapidamente após os acontecimentos. 3.Estrutura de uma Notícia: Detalhe a estrutura básica de uma notícia, que geralmente é composta por: Título: Deve ser chamativo e resumir o conteúdo da notícia. Lide: Primeiro parágrafo que resume as informações mais importantes. Responde às perguntas: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Corpo da Notícia: Desenvolvimento detalhado do fato, incluindo informações adicionais, contextos e desdobramentos. Conclusão: Pode trazer uma perspectiva futura ou repercussões do evento noticiado. 4. ✏️ Linguagem e Estilo: Explique que a linguagem da notícia deve ser clara, objetiva e impessoal. Evite adjetivações e opiniões pessoais. O foco deve ser nos fatos. 5. ️ Elementos Visuais: Mencione que muitas notícias incluem elementos visuais como fotos, infográficos e vídeos para complementar e ilustrar a informação.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a diferença entre o título e o lide de uma notícia? 2. Por que a atualidade é uma característica fundamental de uma notícia? 3. Dê exemplos de elementos visuais que podem acompanhar uma notícia e explique sua importância.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 30 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é garantir que os alunos consolidem seu entendimento sobre o gênero textual notícia através da discussão das questões abordadas na etapa anterior. Ao discutir detalhadamente as respostas, os alunos poderão esclarecer dúvidas, aprofundar seu conhecimento e refletir criticamente sobre o conteúdo aprendido. Esta etapa também promove a participação ativa e o engajamento dos alunos, incentivando o pensamento crítico e a expressão de suas próprias opiniões.

Discussão

  • Qual é a diferença entre o título e o lide de uma notícia? Título: O título é uma frase curta e impactante que tem como objetivo atrair a atenção do leitor e resumir brevemente o conteúdo da notícia. Lide: O lide é o primeiro parágrafo da notícia, que tem a função de apresentar de forma resumida as informações mais importantes do texto. Ele responde às perguntas: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

  • Por que a atualidade é uma característica fundamental de uma notícia? A atualidade é essencial porque uma notícia tem como objetivo informar sobre acontecimentos recentes. Se a informação não for recente, perde o caráter de novidade e interesse público, comprometendo a relevância da notícia.

  • Dê exemplos de elementos visuais que podem acompanhar uma notícia e explique sua importância. Fotos: Ilustram o acontecimento e ajudam o leitor a visualizar o fato relatado. Infográficos: Apresentam dados de forma visual e simplificada, facilitando a compreensão de informações complexas. Vídeos: Proporcionam uma visão mais dinâmica e realista dos eventos, aumentando o engajamento do leitor.

Engajamento dos Alunos

1. Como você se sentiria se fosse o repórter responsável por elaborar o lide de uma notícia importante? 2. Você acredita que a linguagem utilizada em uma notícia pode influenciar a percepção do leitor? Justifique sua resposta. 3. Quais elementos visuais você considera mais impactantes em uma notícia e por quê? 4. Pense em um evento recente que você presenciou ou ouviu falar. Como você estruturaria uma notícia sobre esse evento?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, garantindo que os alunos assimilem os pontos principais e compreendam a relevância prática do conteúdo aprendido. Esta etapa também permite que os alunos façam conexões entre a teoria e suas aplicações reais, fortalecendo o aprendizado.

Resumo

  • A notícia é um texto informativo que relata acontecimentos recentes de interesse público.
  • A estrutura da notícia é composta por Título, Lide, Corpo da Notícia e Conclusão.
  • A linguagem da notícia deve ser clara, objetiva e impessoal.
  • Elementos visuais como fotos, infográficos e vídeos complementam e ilustram a informação.
  • A atualidade é uma característica essencial da notícia.

A aula conectou a teoria com a prática ao detalhar a estrutura de uma notícia e discutir exemplos reais de notícias. Os alunos puderam visualizar como os elementos teóricos apresentados são aplicados em textos que eles encontram no seu dia a dia, como em jornais e portais de notícias online.

Entender a estrutura e a linguagem das notícias é essencial para que os alunos possam interpretar corretamente as informações que recebem diariamente. Saber diferenciar uma notícia de outros tipos de textos ajuda na formação de leitores críticos e bem informados, capazes de tomar decisões mais conscientes e fundamentadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies