Entrar

Plano de aula de Textualidade: Coesão e Coerência

Português

Original Teachy

'EF06LP03'

Textualidade: Coesão e Coerência

Objetivos (5 - 7 minutos)

Objetivos Principais:

  1. Desenvolver nos alunos a compreensão sobre o conceito de textualidade, entendendo que um texto é uma estrutura composta por elementos que se relacionam entre si para construir sentido e significado.

  2. Capacitar os alunos a identificar e aplicar os recursos coesivos e coerentes na produção de textos, para que sejam capazes de organizar suas ideias de forma clara e lógica.

Objetivos Secundários:

  1. Estimular nos alunos a habilidade de análise crítica e reflexiva sobre textos, identificando as estratégias de coesão e coerência utilizadas.

  2. Promover a prática da escrita autônoma e criativa, utilizando os recursos coesivos e coerentes aprendidos.

  3. Incentivar a participação ativa e colaborativa dos alunos, por meio de discussões e atividades em grupo.

O professor deve introduzir os Objetivos da aula, explicando a importância de entender e aplicar os conceitos de coesão e coerência na produção de textos. Além disso, deve ressaltar a necessidade de desenvolver habilidades de análise crítica e reflexiva, que são fundamentais para a formação de leitores e produtores de textos competentes.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios:

    • O professor deve começar a aula com uma breve revisão dos conteúdos que servem como base para o tópico atual. Neste caso, é importante relembrar os alunos sobre a estrutura básica de um texto, os tipos de textos e a diferença entre coesão e coerência. Isso pode ser feito por meio de uma rápida discussão em grupo ou através de um questionário de revisão.
  2. Situações-Problema:

    • Em seguida, o professor pode apresentar duas situações que ilustrem a importância da coesão e coerência. Por exemplo:

      • Situação 1: O professor pode mostrar um trecho de um texto mal escrito, onde as ideias não estão bem conectadas, e perguntar aos alunos se eles conseguem entender o que o autor quer dizer.

      • Situação 2: O professor pode apresentar um texto onde as ideias estão bem conectadas, mas não fazem sentido quando lidas em conjunto. Neste caso, o desafio seria identificar o que falta para o texto ser coerente.

  3. Contextualização e Importância do Assunto:

    • O professor deve então contextualizar a importância do assunto, explicando que a coesão e coerência são fundamentais para que um texto cumpra sua função comunicativa. Pode-se citar exemplos do cotidiano, como a importância da coesão e coerência em um e-mail de trabalho, em um artigo de opinião, ou até mesmo em uma conversa informal.
  4. Introdução do Tópico:

    • Para introduzir o tópico de forma atraente, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre a coesão e coerência. Por exemplo:

      • Curiosidade 1: Apesar de serem conceitos diferentes, a coesão e coerência estão intimamente ligadas. Um texto pode até ser coeso, mas se não for coerente, não fará sentido para o leitor.

      • Curiosidade 2: Existem diferentes recursos de coesão textual, como os pronomes, as conjunções, as elipses, entre outros. Cada um deles tem uma função específica na construção do sentido do texto.

    • O professor deve terminar a Introdução apresentando o objetivo da aula e o que os alunos irão aprender ao final. Deve-se enfatizar que, ao dominar os conceitos de coesão e coerência, os alunos serão capazes de produzir textos de melhor qualidade e de compreender com mais facilidade os textos que leem.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Construindo um Texto Coeso e Coerente" (8 - 10 minutos)

    • Formação de Grupos: O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha de papel grande e marcadores coloridos.

    • Descrição da Atividade: O professor explicará que cada grupo receberá uma lista de palavras aparentemente desconexas. A tarefa será usar essas palavras para criar um texto curto (5 a 6 frases) que seja coeso e coerente.

    • Execução da Atividade: O professor distribuirá as listas de palavras e os grupos começarão a trabalhar. Eles deverão organizar as palavras de forma lógica, utilizando recursos coesivos (como pronomes, conjunções, etc.) para estabelecer as relações entre elas. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário e observando o andamento da atividade.

    • Socialização: Após o tempo determinado, cada grupo apresentará o seu texto para a turma. O professor e os demais alunos farão perguntas e comentários sobre a construção do texto, promovendo uma reflexão conjunta sobre os recursos coesivos utilizados.

  2. Atividade 2: "Desvendando a Coesão e Coerência de um Texto" (8 - 10 minutos)

    • Preparação da Atividade: O professor irá preparar previamente algumas cópias de um texto curto e variado (pode ser um trecho de um livro, um artigo de jornal, uma música, etc.). O texto deve conter diversos recursos coesivos, mas também algumas falhas de coerência.

    • Descrição da Atividade: O professor explicará que cada grupo receberá uma cópia do texto e deverá identificar e marcar os recursos coesivos presentes. Além disso, eles deverão identificar as partes do texto que apresentam falhas de coerência e sugerir uma possível correção.

    • Execução da Atividade: O professor distribuirá as cópias do texto e os grupos começarão a identificar os recursos coesivos e as falhas de coerência. Novamente, o professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário e observando o andamento da atividade.

    • Socialização: Após o tempo determinado, cada grupo apresentará a sua análise para a turma. O professor e os demais alunos farão perguntas e comentários, enriquecendo a discussão e a reflexão sobre a coesão e coerência do texto.

  3. Atividade 3: "Criação de um Texto Coeso e Coerente" (5 - 7 minutos)

    • Retomada em Grupo: O professor irá propor que cada grupo crie um pequeno texto (1 a 2 parágrafos) sobre um tema pré-determinado. O desafio será utilizar os recursos coesivos e coerentes aprendidos para construir um texto claro e lógico.

    • Execução da Atividade: Cada grupo terá um tempo para criar o seu texto. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário e observando o andamento da atividade.

    • Socialização: Após o tempo determinado, cada grupo apresentará o seu texto para a turma. O professor e os demais alunos farão perguntas e comentários, promovendo uma reflexão conjunta sobre a coesão e coerência do texto.

Essas atividades permitem que os alunos experimentem, de forma prática e lúdica, a importância da coesão e coerência na construção de textos. Além disso, promovem a colaboração e a reflexão crítica, habilidades essenciais para a formação de leitores e produtores de textos competentes.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo de discussão. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades.

    • O professor deve mediar a discussão, incentivando a participação de todos e garantindo que as ideias sejam respeitadas e valorizadas. Deve-se enfatizar a importância da coesão e coerência na construção do sentido do texto, e como esses elementos são cruciais para a comunicação efetiva.

    • O professor pode fazer perguntas direcionadas para cada grupo, estimulando a reflexão sobre o processo de construção dos textos e a identificação dos recursos coesivos e coerentes utilizados.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e destacar como eles foram aplicados durante as atividades práticas.

    • O professor deve reforçar a ideia de que a coesão e coerência não são meramente ferramentas formais, mas sim elementos essenciais para a construção do sentido do texto.

    • Pode-se fazer a conexão com os exemplos práticos apresentados pelos alunos, demonstrando como a aplicação correta (ou incorreta) dos recursos coesivos e coerentes afeta a compreensão do texto.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Finalmente, o professor deve propor um momento de reflexão individual. Os alunos terão um minuto para pensar sobre a resposta para as seguintes perguntas:

      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje sobre coesão e coerência?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma. Isso não apenas permite que o professor avalie o entendimento dos alunos, mas também ajuda a identificar quaisquer lacunas de aprendizado que possam precisar de atenção adicional em aulas futuras.

    • O professor deve encerrar a aula reforçando a importância de dominar os conceitos de coesão e coerência para a produção e compreensão de textos. Deve-se enfatizar que essas habilidades não são apenas úteis para a sala de aula, mas também para a vida cotidiana, onde a comunicação efetiva é essencial.

O Retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o aprendizado dos alunos, corrigir quaisquer mal-entendidos e solidificar os conceitos aprendidos. Além disso, promove a reflexão e a metacognição, habilidades que são fundamentais para a aprendizagem autônoma e significativa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão relembrando os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a definição de coesão e coerência, a diferença entre eles, e a importância de aplicá-los na escrita de textos.

    • Deve-se também revisitar as atividades práticas realizadas, destacando os conceitos teóricos que foram aplicados e as habilidades que foram desenvolvidas. O professor pode fazer perguntas para os alunos, para verificar se eles conseguem explicar os conceitos de forma clara e precisa.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então enfatizar como a aula conectou a teoria à prática. Deve-se explicar que, ao realizar as atividades práticas, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar na prática como a coesão e coerência afetam a compreensão e a produção de textos.

    • Deve-se também ressaltar que a participação ativa dos alunos nas atividades práticas permitiu que eles aplicassem o que aprenderam de uma maneira significativa e autêntica, o que é essencial para a aprendizagem efetiva.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre coesão e coerência. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos, sites educacionais, entre outros.

    • O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos leiam um livro que utiliza recursos coesivos de forma interessante, ou que assistam a um vídeo que explique de maneira clara e didática os conceitos de coesão e coerência.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto)

    • Finalmente, o professor deve encerrar a aula enfatizando a relevância do assunto para o dia a dia dos alunos. Deve-se explicar que a habilidade de produzir e compreender textos coesos e coerentes é fundamental em diversas situações, desde a escrita de um e-mail formal até a compreensão de um artigo acadêmico.

    • O professor pode, por exemplo, citar situações cotidianas em que a coesão e coerência são importantes, como na leitura de um livro, na assistência a uma aula, ou até mesmo em uma conversa com amigos.

A Conclusão da aula é uma etapa crucial, pois permite ao professor reforçar os conceitos aprendidos, conectar a teoria à prática, e destacar a relevância do assunto. Além disso, ao sugerir materiais extras, o professor estimula a aprendizagem autônoma e o interesse dos alunos pelo assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies