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Plano de aula de Evolução da Dança

Artes

Original Teachy

'EF69AR10'

Evolução da Dança

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de dança como uma expressão artística que evolui ao longo do tempo, refletindo a cultura e a sociedade em que se origina.

  2. Analisar e discutir diferentes estilos de dança, desde os primórdios até a dança contemporânea, identificando os principais elementos que caracterizam cada um deles.

  3. Desenvolver a capacidade de apreciação crítica da dança, reconhecendo a importância do contexto histórico e cultural na formação dos estilos de dança.

Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos, incentivando-os a experimentar diferentes movimentos e ritmos.

  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe através de atividades de dança em grupo.

  • Fomentar o respeito e a valorização das diferentes formas de expressão cultural, promovendo a compreensão e a diversidade.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Prévio: O professor inicia a aula relembrando brevemente conceitos básicos sobre dança, como a importância do movimento corporal, expressividade e ritmo. Ele pode fazer isso através de perguntas diretas aos alunos, incentivando a participação ativa e a revisão do conhecimento adquirido. (3 - 4 minutos)

  2. Apresentação de Situações-Problema: O professor apresenta aos alunos duas situações que envolvem a evolução da dança. A primeira pode ser a comparação entre duas coreografias de dança de épocas diferentes, questionando o que mudou e por quê. A segunda pode ser a discussão sobre a influência da dança em diferentes culturas e como ela reflete aspectos sociais e históricos. (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização da Importância do Assunto: O professor explica como a dança, além de ser uma forma de expressão artística, também é uma importante ferramenta de comunicação e manifestação cultural. Ele pode citar exemplos de como a dança foi usada em diferentes períodos históricos para expressar sentimentos, contar histórias e até mesmo como forma de resistência. (2 - 3 minutos)

  4. Apresentação do Tópico: O professor introduz o tópico "Evolução da Dança" destacando a riqueza e a diversidade dessa forma de arte. Ele pode mencionar alguns estilos de dança famosos, como a dança do ventre, o ballet clássico, o hip hop e a dança contemporânea, e como cada um deles reflete o contexto cultural e social de sua época. (2 - 3 minutos)

  5. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre a evolução da dança, como o fato de que o ballet clássico, que hoje é considerado uma forma de arte sofisticada e elegante, teve origem nas danças de corte renascentistas que eram muito mais animadas e vigorosas. Além disso, ele pode mostrar vídeos curtos de diferentes estilos de dança para demonstrar essa evolução. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Debate - "A Influência da Dança na Sociedade" (10 - 12 minutos)

    • Divisão de Grupos: O professor divide a turma em pequenos grupos de 5 alunos cada. Cada grupo recebe uma folha de papel e marcadores.

    • Preparação: Cada grupo deve escolher um estilo de dança (por exemplo, ballet, hip hop, dança contemporânea) e pesquisar sobre sua origem, principais características e como ele reflete a sociedade da época em que surgiu. Eles devem anotar suas descobertas na folha de papel.

    • Debate: Após a pesquisa, cada grupo apresenta suas conclusões para a turma. O professor deve estimular a discussão entre os grupos, fazendo perguntas que incentivem a reflexão e o pensamento crítico, como "Como a dança refletia os valores e as normas sociais da época?" ou "Como a dança mudou ao longo do tempo e por quê?".

  2. Atividade Prática - "Criação de uma Dança Híbrida" (10 - 12 minutos)

    • Explicação da Atividade: O professor explica que os alunos irão criar uma dança que combina elementos de dois estilos de dança diferentes, um antigo e um contemporâneo.

    • Escolha dos Estilos: O professor fornece aos alunos uma lista de estilos de dança antigos (por exemplo, dança medieval, dança do Renascimento) e contemporâneos (por exemplo, hip hop, dança moderna). Cada grupo deve escolher um estilo de cada lista.

    • Criação da Coreografia: Cada grupo deve criar uma coreografia que combine movimentos dos dois estilos de dança escolhidos. Eles podem usar a sala de aula ou o espaço externo, se permitido, para ensaiar a coreografia.

    • Apresentação: Após o tempo de preparação, cada grupo apresenta sua coreografia para a turma. O professor e os outros alunos devem observar atentamente e depois discutir as semelhanças e diferenças entre os dois estilos de dança e como eles foram combinados na coreografia.

  3. Atividade de Reflexão - "O Papel da Dança na Sociedade Atual" (5 - 7 minutos)

    • Discussão em Grupo: O professor propõe uma discussão em grupo sobre como a dança ainda desempenha um papel importante na sociedade atual. Ele pode fazer perguntas como "Como a dança é usada para expressar sentimentos e ideias hoje em dia?" e "Como a dança pode ser usada como uma forma de resistência ou de promover a inclusão e a diversidade?".

    • Compartilhamento das Conclusões: Cada grupo deve compartilhar suas conclusões com a turma. O professor deve moderar a discussão, incentivando todos os alunos a participar e respeitar as opiniões dos outros.

Essas atividades visam envolver os alunos de forma ativa e significativa no processo de aprendizagem, permitindo-lhes explorar e compreender a evolução da dança de uma maneira divertida e interativa. Além disso, elas incentivam o Desenvolvimento de habilidades como pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e expressão criativa.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá um minuto para compartilhar as principais conclusões de suas atividades. O professor deve encorajar os alunos a fazerem conexões entre as diferentes danças estudadas e a discutir como essas conexões refletem a evolução da dança como um todo.
    • Durante essa discussão, o professor deve guiar os alunos para que reflitam sobre as seguintes perguntas: "Como as danças que estudamos hoje se relacionam com as danças que vocês veem em suas vidas diárias?", "Como a dança pode ser usada para expressar sentimentos e ideias hoje em dia?", "Como a dança pode ser usada como uma forma de resistência ou de promover a inclusão e a diversidade?".
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão, o professor retoma os conceitos teóricos abordados na aula e faz conexões com as atividades práticas realizadas. Ele pode, por exemplo, apontar como a criação da dança híbrida permitiu aos alunos experimentar na prática a evolução da dança e como o debate sobre a influência da dança na sociedade ajudou a aprofundar a compreensão dos alunos sobre o papel da dança no mundo atual.
    • O professor também deve reforçar a importância de entender a dança como uma expressão artística que evolui ao longo do tempo, refletindo a cultura e a sociedade em que se origina. Ele pode ressaltar como essa compreensão pode enriquecer a apreciação dos alunos por diferentes estilos de dança e ajudá-los a se expressar de forma mais significativa e autêntica em suas próprias práticas de dança.
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam silenciosamente por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Após o minuto de reflexão, o professor pede que os alunos compartilhem suas respostas. Ele deve ouvir atentamente e, se necessário, esclarecer quaisquer dúvidas ou mal-entendidos. O professor pode encerrar a aula reforçando a importância do aprendizado contínuo e da curiosidade intelectual, incentivando os alunos a explorar mais sobre a evolução da dança fora da sala de aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos Principais (2 - 3 minutos)

    • O professor deve recapitular os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando o conceito de que a dança é uma expressão artística que evolui ao longo do tempo para refletir a cultura e a sociedade em que se origina. Ele pode destacar as características de alguns estilos de dança que foram abordados, bem como as mudanças que ocorreram ao longo do tempo.
    • Além disso, o professor deve resumir as principais conclusões das atividades de debate e reflexão, reforçando a importância da dança na sociedade atual e como ela pode ser usada como uma forma de expressão, resistência e promoção da diversidade.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria da evolução da dança com a prática das atividades de pesquisa, criação de coreografias e discussão em grupo. Ele pode mencionar como a atividade de criação de dança híbrida permitiu aos alunos experimentar na prática a evolução da dança, enquanto o debate e a reflexão os levaram a entender a aplicabilidade desses conceitos na sociedade atual.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a evolução da dança. Isso pode incluir livros, documentários, sites de dança e vídeos de performances. Ele deve encorajar os alunos a explorar esses recursos em seu próprio ritmo e a trazerem suas descobertas para a próxima aula.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto)

    • Finalmente, o professor deve destacar a importância da dança não apenas como uma forma de arte, mas também como uma ferramenta de comunicação e expressão. Ele pode ressaltar como a compreensão da evolução da dança pode enriquecer a apreciação dos alunos por diferentes estilos de dança e ajudá-los a se expressar de forma mais significativa e autêntica em suas próprias práticas de dança.
    • Além disso, o professor deve enfatizar como a habilidade de analisar e entender a evolução da dança pode ser aplicada em outras áreas da vida, como a apreciação de outras formas de arte, a compreensão de diferentes culturas e a habilidade de se adaptar e evoluir em um mundo em constante mudança.

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