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Plano de aula de Representações Artística na Dança

Artes

Original Teachy

'EF69AR09'

Representações Artística na Dança

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Representações Artística na Dança

Palavras ChaveRepresentações Artísticas, Dança, Cultura, Movimento, Expressão, Diversidade Cultural, História da Dança, Coreografia, Tradição e Modernidade, Interpretação, Criatividade, Apresentação, Colaboração, Análise Crítica
Materiais NecessáriosAcesso à internet para pesquisas, Material impresso sobre danças tradicionais e históricas, Espaço adequado para prática de dança, Leitor de música e acesso a playlists variadas, Roupas e acessórios para apresentações, Quadro ou flipchart para anotações durante discussões
Códigos BNCCEF69AR09: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.; EF69AR13: Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos tenham uma compreensão clara do que é esperado ao final da sessão. Estabelecer objetivos claros ajuda a alinhar as expectativas e orientar as atividades práticas para que sejam eficazes na consolidação do conhecimento prévio dos alunos e na construção de novas competências analíticas e interpretativas.

Objetivos principais:

1. Explorar e compreender as diferentes formas de representação da dança ao redor do mundo, enfatizando o movimento como expressão artística.

2. Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e interpretar as representações artísticas da dança, identificando os elementos que as tornam únicas e culturalmente significativas.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a apreciação e o respeito pela diversidade cultural manifestada nas diversas representações da dança.
  2. Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em sala, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com a prática em sala. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre como os elementos da dança podem ser utilizados em diferentes contextos culturais e sociais, preparando-os para a aplicação prática durante a aula. A contextualização, por outro lado, visa ampliar a compreensão dos alunos sobre a relevância cultural e histórica da dança, estimulando o interesse e a valorização dessa forma de arte.

Situações Problema

1. Imagine que você é um coreógrafo convidado para criar uma dança que represente a união de culturas em um festival internacional. Como você utilizaria movimentos e elementos de danças variadas para representar essa união?

2. Pense em uma situação em que a música e a dança são usadas como formas de protesto em um país. Quais elementos artísticos seriam essenciais para demonstrar essa mensagem de resistência e liberdade?

Contextualização

A dança é uma forma de expressão universal que atravessa fronteiras e culturas, carregando consigo histórias, sentimentos e mensagens. Desde as danças tribais até as coreografias modernas, a arte do movimento tem sido usada para celebrar, curar, unir e até mesmo protestar. Por exemplo, o Ballet Nacional de Cuba foi fundado em 1948 e se tornou um símbolo da resistência cultural cubana após a Revolução de Fidel Castro, utilizando o balé clássico para expressar a identidade nacional e as lutas do povo cubano.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre a representação artística na dança. Trabalhando em grupos, eles terão a oportunidade de explorar a diversidade cultural, histórica e artística das danças ao redor do mundo, utilizando a criatividade para fundir estilos, adaptar tradições e contar histórias através do movimento. Esta etapa é essencial para transformar a teoria em prática, promovendo o aprendizado ativo e colaborativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Dançando Culturas: Criadores do Movimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a diversidade cultural através da dança e desenvolver habilidades de pesquisa, adaptação e apresentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma cultura diferente através de uma dança. Cada grupo escolherá uma cultura específica (por exemplo, Índia, Irlanda, Brasil, etc.) e pesquisará sobre as danças tradicionais desse lugar, incluindo os movimentos, trajes e a música utilizada. O desafio será adaptar esses elementos para criar uma dança que represente a essência da cultura escolhida, mas com um toque moderno.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma cultura específica para representar.

  • Pesquisem sobre as danças tradicionais, movimentos, trajes e música dessa cultura.

  • Adaptem esses elementos para criar uma dança que combine elementos tradicionais e modernos.

  • Apresentem a dança para a classe, explicando os elementos escolhidos e o significado cultural por trás deles.

Atividade 2 - Viagem pelo Tempo: Danças Históricas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a interligação entre história e dança, além de desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.

- Descrição: Os alunos, em grupos, escolherão um período histórico (por exemplo, Renascimento, Era Vitoriana, anos 80) e pesquisarão as danças populares da época. Eles deverão criar uma apresentação que inclua não apenas a dança, mas também os trajes e a música característicos do período escolhido. O objetivo é não só aprender sobre a história da dança, mas também vivenciar uma parte da cultura daquela época.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um período histórico para focar.

  • Pesquisem as danças, trajes e música populares da época escolhida.

  • Preparem uma apresentação que inclua todos esses elementos.

  • Apresentem a dança, explicando sua importância histórica e cultural.

Atividade 3 - Fusão de Estilos: O Novo na Tradição

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Incentivar a criatividade e a experimentação através da fusão de estilos de dança, promovendo a compreensão de como diferentes movimentos podem contar uma história.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos explorarão a criação de uma dança que misture elementos de diferentes estilos de dança (por exemplo, ballet, hip-hop, salsa). A proposta é que cada grupo escolha dois estilos diferentes e crie uma coreografia que represente uma história ou ideia específica, utilizando movimentos que se complementem e criem uma nova expressão artística.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Cada grupo escolhe dois estilos de dança diferentes para fusionar.

  • Desenvolvam uma história ou ideia que será expressa através da dança.

  • Crie uma coreografia que misture os movimentos dos dois estilos escolhidos.

  • Apresente a dança para a classe, discutindo como os movimentos de cada estilo se complementam e a história por trás da coreografia.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o processo de criação e apresentação de suas danças. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e análise crítica, além de promover uma compreensão mais profunda das relações entre dança, cultura e expressão artística. Este momento também serve para que os alunos recebam feedback dos colegas, o que é crucial para o crescimento e aprimoramento contínuo de suas habilidades.

Discussão em Grupo

Ao final das apresentações, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de entender como diferentes culturas se expressam através da dança. Encoraje cada grupo a compartilhar suas descobertas e desafios durante o processo de criação. Utilize perguntas como 'O que vocês acharam mais interessante na dança de outro grupo?' ou 'Como os elementos culturais que vocês pesquisaram se refletem na dança que criaram?' para guiar a conversa.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar representar uma cultura diferente na dança?

2. Como a música e os trajes escolhidos influenciaram a representação da cultura na dança?

3. De que forma a dança que vocês criaram reflete a história ou as características culturais do povo que a inspirou?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado os conhecimentos adquiridos e compreendido a aplicabilidade e a relevância prática do estudo das representações artísticas na dança. Além disso, busca-se reforçar a importância da dança como uma ferramenta poderosa de expressão cultural e emocional, incentivando os alunos a continuarem explorando e valorizando a diversidade das formas de arte ao redor do mundo.

Resumo

Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos abordados, reforçando a diversidade cultural e as diferentes formas de expressão através da dança. É fundamental recapitular as atividades realizadas, destacando as culturas exploradas e como os alunos aplicaram os conhecimentos sobre a história e os estilos de dança para criar suas próprias performances.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, foi estabelecida uma ponte clara entre teoria e prática, onde os alunos puderam aplicar o conhecimento teórico adquirido em casa na criação de danças que representassem culturas diversas e períodos históricos. Através das atividades práticas, os alunos não apenas entenderam melhor os conceitos estudados, mas também desenvolveram habilidades de pesquisa, adaptação e apresentação.

Fechamento

Para finalizar, é crucial destacar a importância da dança como uma forma de arte que transcende barreiras culturais e comunica emoções e histórias de maneiras profundas. Ao entender e apreciar a riqueza das expressões culturais através da dança, os alunos podem não apenas enriquecer seu conhecimento artístico, mas também desenvolver uma maior sensibilidade cultural e uma apreciação pelo diversificado patrimônio cultural mundial.

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