Entrar

Plano de aula de Calor e Temperatura

Ciências

Original Teachy

'EF07CI02'

Calor e Temperatura

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a diferença entre calor e temperatura:

    • Identificar as definições científicas desses termos e contrastá-las com os seus usos comuns.
    • Analisar exemplos de situações cotidianas onde ocorrem trocas de calor e variações de temperatura.
  2. Conhecer o conceito de sensação térmica:

    • Entender como a sensação térmica pode diferir da temperatura real, especialmente em condições extremas de frio ou calor.
    • Avaliar a importância da sensação térmica para o conforto humano e para a previsão do tempo.
  3. Aplicar o conhecimento adquirido para analisar fenômenos do dia a dia:

    • Interpretar informações sobre temperatura e sensação térmica apresentadas em previsões do tempo.
    • Propor explicações para variações de temperatura e sensação térmica em diferentes contextos, como dentro de casa, ao ar livre e em diferentes estações do ano.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios:

    • O professor deverá relembrar conceitos de Ciências, como energia e suas diferentes formas, especialmente a energia térmica, e como ela se relaciona com o calor e a temperatura.
    • Deverá também revisar a ideia de medida e escala, conceitos fundamentais para entender a temperatura.
  2. Situações Problema:

    • O professor poderá propor as seguintes questões para reflexão: "Por que sentimos mais frio ao sair de uma piscina em um dia ventoso, mesmo que a temperatura esteja alta?" e "Por que um dia de inverno com 5°C pode parecer mais frio do que uma noite no deserto com a mesma temperatura?"
  3. Contextualização:

    • O professor deve destacar a relevância do estudo de calor e temperatura, explicando que esses conceitos são fundamentais para entender fenômenos naturais, a previsão do tempo, a física de edifícios e aparelhos domésticos, e até o funcionamento do corpo humano.
  4. Atenção e Curiosidade:

    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode começar a aula com algumas curiosidades, como: "Vocês sabiam que o ponto mais frio do universo conhecido fica aqui na Terra, em um laboratório de física?" ou "Vocês sabiam que a sensação de queimação que sentimos ao tocar um objeto muito frio é na verdade causada pelo mesmo mecanismo que nos faz sentir calor?"
    • O professor também pode mencionar aplicações práticas do estudo de calor e temperatura, como a invenção do termômetro, a climatização de edifícios, e o desenvolvimento de roupas e equipamentos para proteção contra o frio ou o calor extremo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Copa do Calor" (10 - 12 minutos)

    • A sala será dividida em grupos de até 5 pessoas.
    • Cada grupo receberá uma quantidade igual de cubos de gelo em um recipiente de plástico.
    • Os grupos deverão criar estratégias para fazer seus cubos de gelo durarem mais tempo sem derreter. Eles podem usar materiais disponíveis na sala de aula, como papel, papelão, tecido, etc.
    • Durante a atividade, o professor andará pela sala, incentivando a discussão entre os alunos sobre calor, temperatura e isolamento térmico.
    • Após o tempo determinado, o grupo que ainda tiver o maior volume de gelo intacto será o vencedor da "Copa do Calor".
    • Esta atividade permitirá aos alunos explorar de forma prática e divertida conceitos como transferência de calor, isolamento térmico e a influência da temperatura ambiente na velocidade de derretimento do gelo.
  2. Atividade 2: "Previsão do Tempo" (10 - 12 minutos)

    • Os alunos continuarão trabalhando em seus grupos. Cada grupo receberá uma descrição de condições meteorológicas diferentes, como um dia ensolarado sem vento, um dia nublado com vento, uma noite desértica, etc.
    • Os grupos deverão discutir e escrever suas previsões sobre como seria a sensação térmica nessas condições e por quê.
    • Em seguida, cada grupo apresentará suas previsões para a classe, explicando seu raciocínio. Isso incentivará a troca de ideias e a argumentação baseada em conceitos científicos.
    • O professor conduzirá uma discussão sobre as previsões dos alunos, corrigindo equívocos e destacando boas explicações.
    • Esta atividade permitirá aos alunos aplicar o que aprenderam sobre calor, temperatura e sensação térmica para interpretar e fazer previsões sobre condições meteorológicas.
  3. Discussão (5 - 8 minutos)

    • Após as atividades, o professor abrirá uma discussão com os alunos para consolidar o aprendizado.
    • Os alunos serão incentivados a compartilhar o que aprenderam, os desafios que enfrentaram e como superaram esses desafios.
    • Esta discussão também servirá para esclarecer quaisquer dúvidas restantes e corrigir possíveis mal-entendidos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos):

    • Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades "Copa do Calor" e "Previsão do Tempo" com a turma.
    • O professor deve moderar essa discussão, garantindo que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e que o tempo seja respeitado.
    • Durante as apresentações, o professor deverá destacar os pontos mais importantes e corretos apresentados pelos alunos, reforçando a aplicação correta dos conceitos de calor, temperatura e sensação térmica em contextos práticos.
    • O professor também deve intervir para corrigir qualquer equívoco ou mal-entendido que possa surgir durante as apresentações dos grupos.
  2. Conexão entre Atividades e Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações dos grupos, o professor deve fazer uma breve recapitulação das atividades, destacando como elas se conectam com a teoria apresentada na introdução da aula.
    • Por exemplo, o professor pode destacar como a "Copa do Calor" demonstrou o conceito de transferência de calor e isolamento térmico e como a "Previsão do Tempo" permitiu aos alunos aplicar seus conhecimentos sobre calor, temperatura e sensação térmica em cenários reais.
  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas e, então, serão convidados a compartilhar suas respostas com a classe.
    • Esta atividade de reflexão ajudará os alunos a consolidar seu aprendizado e a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento, que podem ser abordadas em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve, brevemente, resumir os principais pontos do tópico "Calor e Temperatura" discutidos durante a aula. Ele deve enfatizar a diferença entre calor e temperatura, a importância de entender a sensação térmica e como esses conceitos se aplicam ao cotidiano.
    • O professor pode revisar os resultados das atividades práticas, lembrando aos alunos das observações feitas durante a "Copa do Calor" e as previsões da atividade "Previsão do Tempo", e como isso se relaciona com os conceitos teóricos apresentados.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve destacar como a aula objetivou integrar a teoria com a prática. Ele pode mencionar como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de calor, temperatura e sensação térmica em situações reais e tangíveis.
    • Ele deve reforçar que a compreensão desses conceitos não é apenas importante para o conhecimento científico, mas também tem aplicações práticas no cotidiano, como entender as previsões do tempo, escolher a roupa adequada para o dia ou compreender o funcionamento de aparelhos que usam calor.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • Para complementar o aprendizado em sala de aula, o professor pode sugerir materiais adicionais para estudo. Estes podem incluir vídeos explicativos online sobre o tema, sites com experimentos simples que eles podem fazer em casa para explorar mais sobre calor e temperatura, ou livros que aprofundem os conceitos discutidos.
    • O professor deve lembrar aos alunos que a aprendizagem é um processo contínuo que se estende além da sala de aula, e encorajá-los a explorar e aprender mais sobre os tópicos que despertaram seu interesse.
  4. Importância do Tópico (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve reiterar a importância do conteúdo aprendido para o cotidiano. Ele pode destacar situações do dia a dia onde a compreensão de calor, temperatura e sensação térmica é útil ou mesmo necessária.
    • O professor deve reforçar que a ciência não é apenas um conjunto de fatos e teorias, mas uma maneira de entender e interagir com o mundo ao nosso redor.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies