Entrar

Plano de aula de Calor e Temperatura

Ciências

Original Teachy

'EF07CI02'

Calor e Temperatura

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de calor, sua natureza e como ele é transferido entre os corpos. Os alunos devem ser capazes de identificar diferentes formas de transferência de calor (condução, convecção e radiação), bem como situações cotidianas onde esses fenômenos ocorrem.

  2. Entender o significado de temperatura como medida do grau de agitação das partículas de um corpo. Os alunos devem ser capazes de explicar como e por que a temperatura muda quando o calor é adicionado ou removido de um sistema.

  3. Diferenciar entre temperatura e sensação térmica, reconhecendo que a sensação térmica pode variar dependendo de fatores como vento e umidade. Os alunos devem ser capazes de dar exemplos de situações onde a temperatura e a sensação térmica podem ser diferentes.

Objetivos secundários:

  • Estimular a observação, experimentação e investigação científica através de atividades práticas.
  • Promover o pensamento crítico e a discussão sobre o impacto das variações de calor e temperatura no dia a dia e no meio ambiente.
  • Facilitar a conexão entre os conceitos teóricos aprendidos e sua aplicação prática.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos relacionados: (3 - 5 minutos)

    • O professor começa a aula relembrando os conceitos de matéria e energia, fazendo um breve resumo sobre o movimento das partículas em diferentes estados da matéria (sólido, líquido e gasoso).
    • Em seguida, introduz a ideia de que o calor é uma forma de energia que pode ser transferida de um corpo para outro.
  2. Apresentação de situações-problema: (3 - 5 minutos)

    • O professor pode apresentar duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:
      • Situação 1: Em um dia de inverno, por que sentimos mais frio ao tocar um objeto de metal do que ao tocar um objeto de madeira, mesmo que ambos estejam no mesmo ambiente?
      • Situação 2: Por que, em um dia quente, sentimos uma sensação de refrescância ao entrar em uma piscina, mesmo que a água esteja mais quente do que a temperatura do nosso corpo?
  3. Contextualização da importância do tema: (2 - 3 minutos)

    • O professor pode ressaltar a importância do estudo de calor e temperatura para a compreensão de fenômenos naturais e de aplicações tecnológicas.
    • Exemplos podem incluir o funcionamento de aparelhos de ar condicionado e geladeiras, a previsão do tempo, a produção de energia em usinas térmicas, entre outros.
  4. Introdução ao tópico com elementos motivadores: (2 - 3 minutos)

    • O professor pode compartilhar algumas curiosidades, como por exemplo:
      • Curiosidade 1: Por que a areia da praia fica tão quente sob o sol, enquanto a água do mar permanece relativamente fresca?
      • Curiosidade 2: Sabiam que existe um lugar na Terra, chamado Vale da Morte, onde a temperatura já chegou a 56,7°C? E ainda assim, a sensação térmica poderia ser ainda maior devido à baixa umidade do ar!
    • Essas curiosidades podem ajudar a despertar a curiosidade dos alunos e a mostrar a relevância do tópico para a compreensão do mundo ao redor.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - Experimento de transferência de calor: (10 - 12 minutos)

    • Material necessário: Duas garrafas térmicas idênticas, água quente, água fria, dois termômetros, papel alumínio, papel toalha, fita adesiva.
    • Procedimento:
      • O professor divide a turma em grupos e fornece a cada um o material da atividade.
      • Inicialmente, os alunos devem preencher uma das garrafas com água quente e a outra com água fria, anotando as temperaturas iniciais.
      • Em seguida, eles devem envolver uma das garrafas com papel alumínio (representando um bom condutor de calor) e a outra com papel toalha (representando um mau condutor de calor), fixando-os com fita adesiva.
      • Após 10 minutos, os alunos devem medir e anotar a temperatura da água em cada garrafa.
      • Eles devem comparar as variações de temperatura e discutir suas observações, relacionando-as com os conceitos de condução e isolamento térmico.
    • Objetivo: Compreender a transferência de calor e a importância dos materiais condutores e isolantes de calor.
  2. Atividade 2 - Debate sobre sensação térmica: (10 - 12 minutos)

    • Material necessário: Imagens de diferentes cenários (um dia de sol na praia, um dia de inverno na montanha, um dia chuvoso, etc.).
    • Procedimento:
      • O professor apresenta as imagens e pergunta aos alunos como eles acreditam que se sentiriam em cada cenário em termos de sensação térmica.
      • Os alunos devem debater suas percepções e justificá-las considerando fatores como temperatura, umidade, vento, etc.
      • O professor orienta a discussão, destacando a diferença entre temperatura e sensação térmica, e como vários fatores podem influenciar a sensação térmica.
    • Objetivo: Compreender a diferença entre temperatura e sensação térmica e identificar os fatores que influenciam a sensação térmica.
  3. Atividade 3 - Simulação de efeito estufa: (5 - 8 minutos)

    • Material necessário: Dois recipientes transparentes idênticos, dois termômetros, plástico transparente, fita adesiva, lâmpada.
    • Procedimento:
      • Os alunos colocam um termômetro em cada recipiente.
      • Em seguida, cobrem um dos recipientes com plástico transparente, fixando-o com fita adesiva.
      • Eles colocam ambos os recipientes sob a lâmpada e observam a variação de temperatura em cada um por alguns minutos.
      • Eles devem comparar as variações de temperatura e discutir suas observações, relacionando-as com o efeito estufa.
    • Objetivo: Compreender o efeito estufa e como a radiação térmica contribui para o aumento da temperatura.

Nota: Durante o desenvolvimento das atividades, o professor deve circular pela sala, observando o trabalho dos grupos, esclarecendo dúvidas, incentivando a discussão e o raciocínio crítico.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo: (3 - 4 minutos)

    • Após a conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar suas soluções ou conclusões, explicando suas observações, os procedimentos que utilizaram e como chegaram às suas respostas.
    • O professor deve facilitar a discussão, fazendo perguntas para aprofundar a compreensão dos alunos e destacando os principais pontos de aprendizado. Isso permite que os alunos aprendam uns com os outros e ajuda a consolidar seu entendimento dos conceitos de calor e temperatura.
  2. Conexão com a Teoria: (2 - 3 minutos)

    • O professor deve ajudar os alunos a fazer conexões entre as atividades práticas e os conceitos teóricos discutidos. Por exemplo, como a experiência com as garrafas térmicas demonstrou a transferência de calor e a importância dos condutores e isolantes de calor? Como o debate sobre sensação térmica refletiu a diferença entre temperatura e sensação térmica? Como a simulação do efeito estufa exemplificou a radiação térmica e o efeito estufa?
    • O objetivo é que os alunos entendam como a teoria se aplica na prática e vejam a relevância e a utilidade dos conceitos que aprenderam.
  3. Reflexão Individual: (1 - 2 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor pode propor um momento de reflexão individual. Os alunos devem pensar sobre o que aprenderam e identificar quais foram os pontos mais importantes para eles.
    • O professor pode sugerir algumas perguntas para orientar a reflexão, como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Como você poderia aplicar o que aprendeu na sua vida diária?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?".
  4. Feedback e Planejamento para Próximas Aulas: (1 - 2 minutos)

    • Com base na discussão e reflexão, o professor deve fazer uma avaliação geral do progresso da turma e identificar quaisquer áreas que possam precisar de mais atenção em aulas futuras.
    • O professor pode também coletar feedback dos alunos sobre a aula, perguntando o que eles mais gostaram e o que acharam mais desafiador. Isso pode ajudar a planejar aulas futuras e a ajustar a abordagem de ensino para melhor atender às necessidades dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula: (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a conclusão da aula recapitulando os conceitos principais que foram abordados. Isso inclui a definição de calor e temperatura, a diferença entre eles, os métodos de transferência de calor (condução, convecção e radiação), e a distinção entre temperatura e sensação térmica.
    • Essa recapitulação ajuda a consolidar o conhecimento adquirido e a relembrar os pontos mais importantes.
  2. Conexão entre teoria e prática: (1 - 2 minutos)

    • Seguindo o resumo, o professor deve destacar como as atividades práticas realizadas durante a aula demonstraram os conceitos teóricos discutidos.
    • Por exemplo, o experimento com as garrafas térmicas ilustrou a transferência de calor e o papel dos condutores e isolantes térmicos, enquanto o debate sobre sensação térmica e a simulação do efeito estufa demonstraram como esses conceitos se aplicam no mundo real.
  3. Materiais extras: (1 - 2 minutos)

    • Para complementar o aprendizado da aula, o professor pode sugerir alguns recursos adicionais que os alunos podem explorar em seu tempo livre.
    • Esses recursos podem incluir vídeos educativos, sites interativos, livros e artigos sobre calor e temperatura.
    • É importante que esses materiais adicionais sejam apropriados para o nível de compreensão dos alunos e que estejam alinhados com os objetivos de aprendizado da aula.
  4. Relevância do assunto: (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve enfatizar a importância dos conceitos de calor e temperatura na vida cotidiana e em várias áreas da ciência e tecnologia.
    • Isso pode incluir exemplos de como a compreensão desses conceitos é crucial para o funcionamento de aparelhos domésticos, a previsão do tempo, a compreensão do aquecimento global, entre outros.
    • Essa parte final ajuda a motivar os alunos a continuar aprendendo sobre o assunto, mostrando como o conhecimento adquirido é relevante e aplicável para além da sala de aula.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies