Entrar

Plano de aula de Deriva Continental

Ciências

Original Teachy

'EF07CI16'

Deriva Continental

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Deriva Continental

Palavras ChaveDeriva Continental, Alfred Wegener, Pangeia, Placas Tectônicas, Costas Brasileira e Africana, Mindfulness, RULER, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Evidências Geológicas, Trabalho em Grupo, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosMapas recortados representando Pangeia e os continentes atuais, Lista de emoções para auxílio na nomeação das emoções, Folhas de papel para anotações, Canetas ou lápis, Quadro branco e marcadores, Computador e projetor para apresentação de slides (opcional), Relógio ou cronômetro para controlar o tempo das atividades, Espaço adequado para que os grupos possam trabalhar confortavelmente
Códigos BNCCEF07CI16: Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e detalhada sobre a teoria da deriva continental, fundamental para o entendimento da formação dos continentes e a justificativa dos formatos das costas brasileira e africana. Esta etapa também introduz os aspectos socioemocionais, que serão desenvolvidos ao longo da aula, como reconhecimento e compreensão das emoções envolvidas no aprendizado e na interação em sala de aula.

Objetivos Principais

1. Compreender a teoria da deriva continental e a formação dos continentes.

2. Justificar os formatos da costa brasileira e africana com base na teoria da deriva continental.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Momento de Mindfulness

A atividade de Mindfulness é uma prática que envolve focar a atenção no presente, ajudando a promover a concentração e a presença dos alunos na sala de aula. Esta prática contribui para que os alunos estejam mais atentos e receptivos ao conteúdo que será abordado, além de proporcionar um momento de calma e introspecção antes de iniciar a aula.

1. Solicite aos alunos que se sentem de forma confortável, com as costas retas e os pés apoiados no chão.

2. Peça para que fechem os olhos ou mantenham um olhar suave, focando em um ponto à frente.

3. Oriente os alunos a respirar profundamente, inalando pelo nariz e exalando pela boca, de forma lenta e controlada. Repita essa respiração por cinco vezes.

4. Instrua os alunos a trazerem sua atenção para a respiração, observando o movimento do peito e do abdômen enquanto respiram.

5. Se pensamentos ou distrações surgirem, peça que gentilmente voltem a atenção para a respiração, sem julgamento.

6. Após dois minutos, peça para que os alunos tragam a atenção de volta para a sala, abrindo os olhos lentamente e se preparando para o início da aula.

Contextualização do Conteúdo

A teoria da deriva continental, proposta por Alfred Wegener no início do século XX, sugere que os continentes estavam uma vez unidos em um supercontinente chamado Pangeia, que se fragmentou ao longo do tempo. Esse conceito pode parecer distante da realidade dos alunos, mas é fundamental para compreender a geografia e a história da Terra. Relacionar essa teoria com a observação das semelhanças entre as costas brasileira e africana pode despertar a curiosidade dos alunos e motivá-los a entender como a Terra se transformou ao longo dos milênios. Além disso, ao explorar as emoções e os sentimentos dos alunos em relação ao aprendizado e ao trabalho em grupo, será possível desenvolver habilidades socioemocionais importantes, como a empatia e a colaboração, que são essenciais para a vida em sociedade.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 25 - 30 minutos

1. Introdução à Deriva Continental: Explique que a teoria da deriva continental foi proposta por Alfred Wegener no início do século XX. Wegener sugeriu que os continentes estavam uma vez unidos em um supercontinente chamado Pangeia, que se fragmentou ao longo do tempo.

2. Evidências da Deriva Continental: Detalhe as principais evidências que apoiam a teoria da deriva continental, como a correspondência das linhas costeiras, fósseis idênticos encontrados em diferentes continentes e a similaridade das formações rochosas em continentes hoje separados.

3. Pangeia: Descreva o conceito de Pangeia, um supercontinente que existia há cerca de 300 milhões de anos. Explique que Pangeia começou a se fragmentar há cerca de 200 milhões de anos, dando origem aos continentes que conhecemos hoje.

4. Movimento dos Continentes: Explique como os continentes continuam a se mover devido à atividade das placas tectônicas. Descreva o papel das correntes de convecção no manto terrestre no movimento das placas.

5. Formatos das Costas Brasileira e Africana: Utilize mapas para mostrar como as costas da América do Sul e da África se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Discuta a importância dessa observação como evidência da deriva continental.

6. Impactos da Deriva Continental: Aborde as consequências da deriva continental ao longo do tempo, como a formação de montanhas, terremotos e vulcões. Discuta a importância de entender esses processos para a geografia e a geologia.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 - 45 minutos

Mapas e Emoções: Explorando a Deriva Continental

Os alunos irão trabalhar em grupos para montar um quebra-cabeça de mapas que representa a separação dos continentes a partir de Pangeia. Durante a atividade, os alunos são incentivados a reconhecer e expressar suas emoções enquanto colaboram e discutem em grupo.

1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Distribua um conjunto de mapas recortados que representam Pangeia e os continentes atuais para cada grupo.

3. Peça aos grupos para montarem o quebra-cabeça, alinhando as bordas dos continentes para reformar Pangeia.

4. Incentive os alunos a discutirem entre si sobre como os continentes se encaixam e as evidências que suportam a teoria da deriva continental.

5. Durante a atividade, circule pela sala, observando e ajudando os grupos conforme necessário.

6. Após a montagem do quebra-cabeça, instrua os grupos a anotarem suas observações e sentimentos sobre a atividade. Peça para que cada aluno escreva uma reflexão curta sobre como foi trabalhar em grupo e quais emoções surgiram.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade, reúna os alunos para uma discussão em grupo. Inicie perguntando como foi a experiência de trabalhar em grupo e quais emoções eles reconheceram durante a atividade. Utilize o método RULER para guiar a discussão:

Reconhecer: Peça aos alunos para compartilharem as emoções que sentiram durante a atividade, tanto positivas quanto negativas. Compreender: Discuta as causas dessas emoções. Pergunte o que no processo de trabalho em grupo provocou essas emoções. Nomear: Incentive os alunos a nomearem as emoções com precisão. Utilize uma lista de emoções para ajudar se necessário. Expressar: Pergunte como eles expressaram suas emoções durante a atividade. Foi de uma maneira que ajudou ou atrapalhou o grupo? Regular: Discuta estratégias para lidar com emoções difíceis em situações futuras. Pergunte aos alunos como eles poderiam ter regulado suas emoções de forma mais eficaz durante a atividade.

Conclua a discussão destacando a importância de habilidades socioemocionais como a empatia, a comunicação e a colaboração, que são essenciais tanto no ambiente escolar quanto na vida em sociedade.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Após a atividade prática, peça aos alunos que escrevam uma reflexão em um parágrafo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Alternativamente, promova uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar suas experiências e emoções. Incentive-os a serem honestos e a refletirem sobre como poderiam ter lidado de maneira diferente com os desafios emocionais que surgiram.

Objetivo: A finalidade desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. O objetivo é que os alunos desenvolvam uma maior consciência de suas emoções e aprendam a gerenciar melhor suas respostas emocionais em contextos diversos, especialmente durante atividades colaborativas e de aprendizado.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, sugira que os alunos estabeleçam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Peça que cada aluno escreva uma ou duas metas que desejam alcançar. Essas metas podem ser relacionadas ao aprofundamento no entendimento da teoria da deriva continental ou ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como melhorar a colaboração em grupo.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Compreender melhor a teoria da deriva continental e suas evidências.

2. Aprimorar habilidades de trabalho em grupo e comunicação.

3. Desenvolver estratégias para lidar com emoções durante atividades colaborativas.

4. Aplicar o aprendizado sobre a deriva continental em outras disciplinas, como Geografia e História.

5. Participar mais ativamente das discussões em sala de aula. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Definindo metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar seu desenvolvimento tanto no conteúdo acadêmico quanto em suas habilidades socioemocionais, promovendo uma continuidade no crescimento educacional e pessoal.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies