Entrar

Plano de aula de Camada de Ozônio

Ciências

Original Teachy

'EF07CI14'

Camada de Ozônio

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Camada de Ozônio

Palavras ChaveCamada de Ozônio, Impacto Humano, Atividades Práticas, Pensamento Crítico, Responsabilidade Ambiental, Simulação, Discussão em Grupo, Sustentabilidade, Educação Ambiental, Protocolo de Montreal
Materiais NecessáriosDossiês de emergência, Dados reais e fictícios, Papelão, Garrafas plásticas, Fita adesiva, Cenários para dramatização, Materiais para construção de modelos, Computador e projetor para apresentações
Códigos BNCCEF07CI14: Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer uma base sólida de compreensão sobre o tema da camada de ozônio. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem focar seus estudos prévios e suas expectativas em sala de aula nos aspectos mais importantes do tópico. Isso ajuda a garantir que o tempo em sala seja utilizado de maneira eficaz, aplicando e discutindo o conhecimento já adquirido em casa.

Objetivos principais:

1. Compreender o que é a camada de ozônio, sua formação e por que é crucial para a vida na Terra.

2. Discutir como as atividades humanas, como o uso de substâncias que destroem o ozônio, podem afetar a camada de ozônio e, consequentemente, impactar o meio ambiente.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao avaliar o impacto das ações humanas no ambiente.
  2. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos por questões ambientais e de sustentabilidade.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de introdução tem como finalidade engajar os alunos e reavivar o conhecimento prévio sobre a camada de ozônio por meio de situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos. Além disso, a contextualização visa conectar o conteúdo teórico com situações reais e relevantes, aumentando a percepção da importância do tema e preparando o terreno para discussões mais profundas e aplicadas em sala de aula.

Situações Problema

1. Imagine que um grande buraco na camada de ozônio se forme sobre a sua cidade. Quais seriam os impactos imediatos na saúde das pessoas e no meio ambiente local?

2. Pense em um produto que você usa diariamente que contém CFCs (clorofluorocarbonetos). Como o uso desse produto pode contribuir para o enfraquecimento da camada de ozônio e quais são as alternativas mais sustentáveis?

Contextualização

A camada de ozônio é uma camada frágil e essencial que protege a vida na Terra dos raios ultravioleta prejudiciais do sol. A descoberta do buraco na camada de ozônio, que ocorre sazonalmente sobre a Antártida, levou à proibição global de algumas substâncias, como os CFCs, que são conhecidos por contribuir significativamente para a destruição dessa camada. Além disso, o Protocolo de Montreal, assinado em 1987, é um dos mais bem-sucedidos tratados ambientais, demonstrando a capacidade da comunidade internacional em responder eficazmente a ameaças ambientais globais.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem, de maneira prática e interativa, o conhecimento adquirido sobre a camada de ozônio. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos são desafiados a pensar criticamente, trabalhar em equipe e desenvolver soluções criativas para problemas reais e hipotéticos relacionados à proteção da camada de ozônio. Esta abordagem não só reforça o entendimento do conteúdo teórico, mas também desenvolve habilidades essenciais de colaboração e pensamento inovador.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Missão OZ

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica e trabalho em equipe para resolver um problema ambiental complexo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e cada grupo será um time de cientistas enviados para investigar um 'incidente' que causou uma degradação significativa na camada de ozônio em uma região específica do mundo. Cada grupo receberá um 'dossiê de emergência' com dados reais e fictícios que incluem informações sobre o clima, padrões de tráfego aéreo, atividades industriais e a saúde da população local.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua os dossiês de emergência para cada grupo.

  • Peça que cada grupo analise os dados e formule um relatório explicando as possíveis causas da degradação da camada de ozônio na região.

  • Os alunos devem propor soluções para reverter ou minimizar os danos e apresentar um plano de ação.

  • Cada grupo apresentará seu relatório e plano de ação para a classe.

Atividade 2 - Construtores de Ozônio

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento inovador em soluções para problemas ambientais, além de reforçar o conhecimento sobre a camada de ozônio e seus impactos.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de engenheiros que precisam desenvolver uma tecnologia sustentável para reduzir a emissão de substâncias que destroem o ozônio em uma fábrica fictícia. Eles usarão materiais simples, como papelão, garrafas plásticas e fita adesiva, para construir modelos de filtros de ar que poderiam ser incorporados à fábrica.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo cinco alunos.

  • Forneça a cada grupo os materiais básicos para construção: papelão, garrafas plásticas, fita adesiva.

  • Explique que eles devem projetar e construir um modelo de filtro de ar que poderia ser usado para reduzir a emissão de substâncias nocivas.

  • Os grupos terão tempo para construir seus modelos.

  • Cada grupo apresentará seu modelo, explicando o funcionamento e como ele poderia ajudar a proteger a camada de ozônio.

Atividade 3 - Dramatização do Buraco no Ozônio

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de forma criativa e empática os impactos reais do buraco na camada de ozônio, incentivando a compreensão e sensibilização sobre a importância de sua preservação.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, criarão pequenas peças de teatro que demonstrem os efeitos do buraco na camada de ozônio na vida diária das pessoas e no ambiente. Cada grupo representará uma situação específica, como um dia na praia sem proteção adequada ou uma colheita afetada por raios UVB excessivos.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até cinco.

  • Distribua os cenários para cada grupo, incluindo informações sobre os efeitos dos raios UVB no cenário escolhido.

  • Os grupos terão tempo para preparar suas peças, incluindo diálogos, movimentos e possíveis soluções para os problemas apresentados.

  • Cada grupo apresentará sua peça para a classe.

  • Após as apresentações, conduza uma discussão sobre as diferentes situações e soluções propostas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como propósito consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem insights e lições aprendidas com seus colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o conhecimento, promove habilidades de comunicação e colaboração, e oferece uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a importância da proteção da camada de ozônio em suas vidas e no mundo. Além disso, permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para encerrar a aula, reúna todos os alunos e promova uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar aprendizados e reflexões sobre a camada de ozônio. Pergunte a cada grupo o que eles descobriram durante as atividades e como isso mudou ou reforçou sua compreensão sobre o tema. Incentive os alunos a discutir quais soluções eles consideraram mais eficazes e por quê. Este é um momento crucial para que os alunos articulem suas aprendizagens e percebam a aplicação prática do conhecimento sobre a camada de ozônio.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais descobertas que seu grupo fez durante as atividades e como elas se relacionam com a proteção da camada de ozônio?

2. Como a tecnologia e a inovação podem contribuir para a preservação da camada de ozônio?

3. Que ações individuais podemos tomar no dia a dia para ajudar a proteger a camada de ozônio?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para consolidar o aprendizado, proporcionando aos alunos uma revisão dos conteúdos chave, reforçando a ligação entre teoria e prática e enfatizando a importância do tema para suas vidas. Esta reflexão final ajuda a garantir que os alunos saiam da aula com uma clara compreensão dos tópicos abordados e com um sentido de propósito e responsabilidade ambiental.

Resumo

Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre a camada de ozônio, destacando sua importância para a vida na Terra, como ela se forma e os impactos das atividades humanas, especialmente o uso de substâncias que destroem o ozônio. Este momento serve para reforçar o aprendizado e garantir que os alunos tenham uma compreensão clara do conteúdo discutido.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, foi estabelecida uma ponte clara entre teoria e prática, onde os alunos puderam aplicar os conceitos estudados através de atividades práticas e contextualizadas. As discussões em grupo e as atividades de simulação permitiram uma compreensão mais profunda e significativa do impacto das ações humanas na camada de ozônio.

Fechamento

Para finalizar, o professor deve destacar a relevância do estudo da camada de ozônio para a vida cotidiana e para o futuro sustentável do planeta. É fundamental que os alunos compreendam como suas ações individuais, mesmo que pequenas, podem contribuir para a preservação deste importante escudo natural. Este entendimento ajuda a cultivar uma mentalidade de responsabilidade ambiental em futuros cidadãos conscientes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies