Entrar

Plano de aula de Exercício Físico e Atividade Física

Educação Física

Original Teachy

'EF67EF10'

Exercício Físico e Atividade Física

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Exercício Físico e Atividade Física

Palavras ChaveExercício Físico, Atividade Física, Diferenciação, Plano de Aula, Metodologia de Sala Invertida, Olimpíadas do Movimento, Detetives do Movimento, Construtores de Corpos, Grupo de Discussão, Reflexão Crítica, Saúde e Bem-estar
Materiais NecessáriosMateriais esportivos (bolas, cones, cordas, etc.), Cartas com descrições de atividades físicas, Cartões representando diferentes tipos de exercícios e atividades, Espaço adequado para atividades físicas
Códigos BNCCEF67EF10: Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer uma base sólida de compreensão do que se espera que os alunos alcancem ao final da aula. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem direcionar melhor seus esforços e foco durante as atividades práticas, garantindo que estejam aplicando corretamente os conceitos de Exercício Físico e Atividade Física. Esta seção também serve como um guia para o professor, orientando-o sobre quais aspectos enfatizar e como avaliar o aprendizado dos alunos.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a diferenciar claramente entre Exercício Físico e Atividade Física, identificando as características e propósitos de cada um.

2. Desenvolver a habilidade de aplicar o conhecimento adquirido sobre Exercício Físico e Atividade Física em situações práticas e cotidianas, promovendo uma compreensão mais profunda do impacto dessas práticas na saúde e bem-estar.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da prática regular de Exercícios Físicos e Atividades Físicas para a saúde física e mental.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução tem como finalidade engajar os alunos e ativar seu conhecimento prévio, utilizando situações problema que os fazem pensar criticamente sobre a distinção entre Exercício Físico e Atividade Física. Além disso, a contextualização com exemplos do cotidiano visa mostrar a relevância do tema, preparando o terreno para uma aplicação prática e significativa do conteúdo durante a aula.

Situações Problema

1. Imagine que um amigo seu afirma que praticar esportes e ir à academia é a mesma coisa que jogar videogame ativamente, já que todos envolvem movimento físico. Como você explicaria para ele a diferença entre Exercício Físico e Atividade Física?

2. Considere o caso de uma pessoa que caminha 10.000 passos todos os dias, mas nunca faz exercícios de musculação ou cardio. Ela está alcançando os benefícios de um estilo de vida ativo? Discuta sobre o conceito de Atividade Física e se esses passos seriam considerados Exercício Físico.

Contextualização

Para entender a importância da diferenciação entre Exercício Físico e Atividade Física, é relevante observar que muitas pessoas podem estar ativas no dia a dia, mas não engajadas em atividades estruturadas de exercício. Por exemplo, um agricultor que passa o dia trabalhando no campo pode estar fisicamente ativo, mas não necessariamente seguindo um programa específico de exercícios. Com esta distinção, é possível reconhecer que a diversidade de atividades físicas pode contribuir para a saúde e o bem-estar de maneiras diferentes.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A seção de Desenvolvimento tem como objetivo principal permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento adquirido sobre Exercício Físico e Atividade Física. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos podem explorar, discutir e solidificar sua compreensão sobre como diferenciar e integrar esses conceitos em um estilo de vida saudável. A escolha de apenas uma atividade permite uma imersão mais profunda no tema, garantindo que os alunos possam explorar todas as nuances e conceitos apresentados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Olimpíadas do Movimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de planejamento de atividades físicas diversificadas que englobem tanto Exercícios Físicos estruturados quanto Atividades Físicas mais lúdicas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e desafiados a criar e executar um plano de exercícios e atividades físicas que inclua elementos de Exercício Físico e Atividade Física. Cada grupo receberá materiais variados, como bolas, cones, cordas e outros equipamentos esportivos disponíveis na escola, e deverão planejar uma série de estações de exercícios que abordem diferentes aspectos do condicionamento físico.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua os materiais esportivos disponíveis.

  • Peça que cada grupo planeje um circuito de exercícios que inclua no mínimo uma estação de Exercício Físico e uma de Atividade Física.

  • Os grupos devem anotar o nome de cada estação e a atividade específica que será realizada em cada uma.

  • Após o planejamento, cada grupo executará o circuito que criou, enquanto os outros observam e anotam feedbacks sobre a execução e a distinção entre Exercício Físico e Atividade Física.

Atividade 2 - Detetives do Movimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a compreensão dos alunos sobre a distinção entre Exercício Físico e Atividade Física através de análise crítica e justificativa de suas escolhas.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de 'detetives do movimento'. Cada grupo receberá um conjunto de cartas com descrições de atividades físicas realizadas por diferentes personagens (como um atleta profissional, um estudante universitário e uma avó ativa). O desafio será classificar cada atividade como Exercício Físico ou Atividade Física e explicar o motivo da escolha.

- Instruções:

  • Organize a classe em grupos de no máximo cinco alunos.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de cartas com descrições de atividades físicas.

  • Peça que cada grupo classifique as atividades descritas como Exercício Físico ou Atividade Física, justificando suas escolhas.

  • Cada grupo apresentará suas conclusões e justificativas para a classe.

  • Promova uma discussão em grupo sobre as diferentes interpretações e classificações das atividades.

Atividade 3 - Construtores de Corpos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender como diferentes tipos de atividades físicas contribuem para a saúde e o bem-estar, reforçando a distinção entre Exercício Físico e Atividade Física.

- Descrição: Neste jogo de simulação, os alunos criarão 'modelos' de corpos saudáveis usando diferentes tipos de atividades físicas. Cada grupo receberá cartões que representam diferentes tipos de exercícios e atividades, como corrida, natação, dança e yoga. Eles deverão escolher e colocar os cartões em uma 'área de exercício' no chão, organizando-os de forma a construir um corpo equilibrado e saudável.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até cinco alunos.

  • Forneça a cada grupo um conjunto de cartões representando diferentes tipos de atividades físicas.

  • Os grupos deverão escolher e posicionar os cartões no chão para representar um estilo de vida equilibrado e saudável.

  • Cada grupo apresentará seu modelo de 'corpo saudável' e explicará por que escolheu cada atividade.

  • Promova uma discussão sobre as diferentes maneiras de manter um estilo de vida ativo.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado prático e teórico dos alunos, permitindo-lhes refletir e discutir sobre suas experiências. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e confrontar suas ideias, o que ajuda a clarificar conceitos e aprofundar a compreensão. Além disso, esta etapa serve para avaliar o grau de entendimento dos alunos sobre a distinção entre Exercício Físico e Atividade Física, preparando o terreno para aplicações futuras do conhecimento adquirido.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode perguntar: 'Quais foram os desafios mais significativos que vocês enfrentaram ao tentar diferenciar e integrar Exercício Físico e Atividade Física em suas atividades práticas?' Esta abordagem ajuda a engajar os alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e aprendizados de forma colaborativa. O professor deve encorajar cada grupo a apresentar suas conclusões e ideias principais, promovendo um ambiente de respeito mútuo e troca de conhecimentos.

Perguntas Chave

1. Como vocês definiriam Exercício Físico e Atividade Física agora, após as atividades práticas?

2. Qual a importância de diferenciar esses conceitos para a nossa saúde e bem-estar?

3. Há alguma atividade que vocês realizaram que poderiam ser modificadas para incluir mais elementos de Exercício Físico ou Atividade Física?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é reforçar e resumir os principais aprendizados da aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara dos conceitos de Exercício Físico e Atividade Física e de como esses se manifestam na prática. Além disso, visa destacar a importância da aula ao conectar teoria e prática de maneira significativa, preparando os alunos para aplicar este conhecimento em suas vidas diárias e futuras.

Resumo

Nesta aula, os alunos exploraram e diferenciaram Exercício Físico de Atividade Física, utilizando métodos práticos e teóricos. Através de atividades como 'Olimpíadas do Movimento', onde criaram e executaram planos de exercícios, e 'Detetives do Movimento', que os desafiou a classificar atividades físicas, os alunos solidificaram seu entendimento dos conceitos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática de maneira eficaz, permitindo aos alunos aplicar conceitos teóricos em situações práticas e lúdicas. Esta abordagem não só facilitou a compreensão dos conceitos como também demonstrou a relevância de diferenciar e integrar Exercício Físico e Atividade Física em um estilo de vida saudável.

Fechamento

Compreender a distinção entre Exercício Físico e Atividade Física é crucial, uma vez que influencia diretamente as escolhas de saúde e bem-estar. Ao final da aula, os alunos puderam ver como esses conceitos se aplicam no dia a dia, ajudando-os a tomar decisões mais informadas sobre suas práticas físicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies