Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Exercício Físico e Atividade Física

Avatar padrão

Lara da Teachy


Educação Física

Original Teachy

'EF67EF10'

Exercício Físico e Atividade Física

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Exercício Físico e Atividade Física

Palavras Chaveexercícios físicos, atividades físicas, saúde e bem-estar, mercado de trabalho, habilidades práticas, autoavaliação, reflexão, circuito de atividades, colaboração, benefícios da atividade física, programas de bem-estar corporativo, personal trainers, fisioterapeutas, instrutores de academias
Materiais Necessáriosvídeo sobre exercícios físicos e atividades físicas (3-5 minutos), cordas para pular, espaço para caminhada rápida, pesos leves para levantamento, tapetes ou espaço para alongamentos, cronômetro ou relógio, papel e caneta para anotações, quadro branco e marcadores para discussão
Códigos BNCCEF67EF10: Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma compreensão clara e prática sobre a diferença entre exercícios físicos e atividades físicas. Com isso, os alunos serão capazes de reconhecer a importância de cada um em suas vidas diárias, bem como identificar como essas práticas podem ser aplicadas no mercado de trabalho, especialmente em áreas que exigem conhecimento sobre saúde e bem-estar. O desenvolvimento dessas habilidades práticas é crucial para formar indivíduos conscientes sobre a importância de manter um estilo de vida ativo e saudável.

Objetivos principais:

1. Diferenciar exercícios físicos direcionados de atividades físicas gerais.

2. Compreender a importância dos exercícios físicos para a saúde e bem-estar.

3. Identificar exemplos práticos de exercícios físicos e atividades físicas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de autoavaliação em relação à prática de atividades físicas.
  2. Promover a reflexão sobre os benefícios das atividades físicas no cotidiano.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir o tema da aula de forma envolvente e prática, permitindo que os alunos compreendam a importância dos exercícios físicos e atividades físicas em suas vidas diárias e no mercado de trabalho. Através da contextualização, curiosidades e uma atividade inicial, os alunos estarão mais interessados e preparados para explorar o assunto em maior profundidade.

Contextualização

A prática regular de exercícios físicos e atividades físicas é essencial para manter um estilo de vida saudável. Em nosso dia a dia, muitas vezes confundimos exercícios físicos com atividades físicas. Enquanto os exercícios físicos são planejados, estruturados e repetitivos, destinados a melhorar ou manter a forma física, as atividades físicas englobam qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético. Compreender essa diferença pode impactar diretamente nossa saúde e bem-estar.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que a indústria de fitness e bem-estar está em constante crescimento? Profissionais dessa área, como personal trainers, fisioterapeutas e instrutores de academias, utilizam o conhecimento sobre exercícios físicos e atividades físicas para criar programas personalizados que atendem às necessidades específicas de seus clientes. Além disso, grandes empresas estão investindo em programas de bem-estar corporativo, incentivando seus funcionários a praticarem atividades físicas para aumentar a produtividade e reduzir o estresse.

Atividade Inicial

Para iniciar a aula, apresente um vídeo curto (3-5 minutos) que destaca a diferença entre exercícios físicos e atividades físicas. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Vocês conseguem identificar alguma atividade física que fizeram hoje que não foi um exercício físico?'

Desenvolvimento

Duração: (35 - 45 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre a diferença entre exercícios físicos e atividades físicas, permitindo que eles apliquem esse conhecimento em situações práticas. Ao participar de atividades práticas e desafios, os alunos desenvolvem habilidades colaborativas e reflexivas, fundamentais para a internalização dos conceitos abordados.

Tópicos a Abordar

  1. Diferença entre exercícios físicos e atividades físicas.
  2. Benefícios dos exercícios físicos para a saúde.
  3. Exemplos práticos de exercícios físicos e atividades físicas.
  4. Aplicações práticas e profissionais dos conhecimentos sobre exercícios e atividades físicas.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a prática de exercícios físicos e atividades físicas pode impactar positivamente suas vidas, não apenas em termos de saúde, mas também em termos de desempenho acadêmico e bem-estar emocional. Incentive-os a pensar em exemplos pessoais ou de pessoas que conheçam que se beneficiaram dessas práticas.

Mini Desafio

Circuito de Atividades Físicas e Exercícios Físicos

Os alunos serão divididos em grupos e participarão de um circuito que inclui estações de atividades físicas e exercícios físicos. Cada estação terá uma atividade específica a ser realizada, e os alunos deverão identificar se trata-se de uma atividade física ou um exercício físico.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.
  2. Prepare quatro estações, cada uma com uma atividade diferente. Por exemplo: pular corda, caminhada rápida, levantamento de pesos leves e alongamentos.
  3. Explique que os alunos devem realizar cada atividade por 5 minutos e, em seguida, discutir em grupo se a atividade realizada é um exercício físico ou uma atividade física.
  4. Após completarem todas as estações, reúna os grupos e peça que compartilhem suas conclusões.
  5. Finalize discutindo as respostas corretas e explicando a razão por trás de cada classificação.

Objetivo: Permitir que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos na prática, diferenciando atividades físicas de exercícios físicos de forma interativa e colaborativa.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Liste três exemplos de atividades físicas e três exemplos de exercícios físicos.
  2. Explique, com suas próprias palavras, a diferença entre uma atividade física e um exercício físico.
  3. Descreva uma situação do seu dia a dia onde você pratica uma atividade física e uma situação onde você pratica um exercício físico.
  4. Discuta em grupo: Como você pode incorporar mais exercícios físicos em sua rotina diária?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre o que foi discutido e praticado durante a aula. O resumo e a discussão ajudam a fixar os conceitos, enquanto o fechamento reforça a importância prática e profissional do tema abordado.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre o que aprenderam durante a aula. Pergunte-lhes sobre as diferenças entre exercícios físicos e atividades físicas, e como eles podem aplicar esse conhecimento em seu dia a dia. Incentive os alunos a compartilharem suas experiências durante o circuito de atividades e a refletirem sobre como podem incorporar mais exercícios físicos em suas rotinas. Discuta também a importância dessas práticas para o bem-estar geral e possíveis aplicações no mercado de trabalho.

Resumo

Resuma os principais pontos abordados na aula: a diferença entre exercícios físicos e atividades físicas, os benefícios de cada um para a saúde e bem-estar, e exemplos práticos. Reforce a importância de compreender essas diferenças para a aplicação em contextos pessoais e profissionais.

Fechamento

Explique como a aula conectou teoria e prática, permitindo que os alunos aprendessem de forma interativa e colaborativa. Enfatize a relevância do tema para a vida cotidiana e para o mercado de trabalho, destacando como profissionais de saúde e bem-estar utilizam esses conhecimentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Finalize agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a continuar praticando e refletindo sobre o assunto.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Hóquei
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Elementos Básicos da Ginástica: Equilíbrios, Saltos e Giros | Plano de aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Esportes de Campo e Taco
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Vôlei: Introdução
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies