Entrar

Plano de aula de Brasil: Formação Étnico-Cultural

Geografia

Original Teachy

Brasil: Formação Étnico-Cultural

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brasil: Formação Étnico-Cultural

Palavras ChaveFormação Étnico-Cultural, Brasil, Miscigenação, Preconceito Racial, Geografia, 7º Ano, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Diversidade Cultural, Identidade Cultural, Índios, Africanos, Europeus, Redes Sociais, Colaboração, Produção Multimídia
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores com acesso à internet, Aplicativo de edição de imagem e vídeo (ex: Canva, InShot), Plataforma de criação de jogos (ex: Scratch), Aplicativo de gravação de podcast (ex: Anchor), Materiais de pesquisa (livros, sites confiáveis), Fones de ouvido, Projetor ou TV para apresentações, Cadernos e canetas para anotações
Códigos BNCC-
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula tem a finalidade de situar os alunos no contexto do aprendizado sobre a formação étnico-cultural do Brasil. Os objetivos principais são fornecer uma base sólida para entender a diversidade étnica do país, analisar como a miscigenação moldou a identidade cultural brasileira e abordar as questões atuais de preconceito racial, preparando-os para atividades práticas e discussões mais aprofundadas durante a aula.

Objetivos principais:

1. Compreender a formação étnico-cultural do Brasil, destacando os principais povos que contribuíram para essa diversidade.

2. Analisar o processo de miscigenação no Brasil e sua influência na identidade cultural brasileira.

3. Discutir a questão do preconceito racial no contexto da sociedade brasileira contemporânea.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico dos alunos sobre a diversidade e os desafios sociais no Brasil.
  2. Incentivar os alunos a refletirem sobre suas próprias identidades culturais e preconceitos.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é ativar o conhecimento prévio dos alunos, engajá-los de maneira interativa e situá-los no contexto do aprendizado da aula. Esta fase inicial é crucial para preparar os alunos para as atividades práticas que ocorrerão em seguida, promovendo um ambiente de reflexão e diálogo sobre a diversidade étnico-cultural e os desafios do preconceito racial no Brasil.

Aquecendo

Inicie a aula com uma breve introdução sobre a formação étnico-cultural do Brasil, destacando a contribuição significativa dos povos indígenas, africanos e europeus ao longo da história. Explique como a miscigenação desses povos resultou na rica diversidade cultural existente no país hoje. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante relacionado à formação étnico-cultural do Brasil e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram os principais grupos étnicos que contribuíram para a formação cultural do Brasil?

2. Como vocês acham que a miscigenação influenciou a identidade cultural brasileira?

3. Vocês já vivenciaram ou testemunharam algum tipo de preconceito racial? Como foi essa experiência?

4. De que formas a sociedade brasileira pode combater o preconceito racial atualmente?

5. Qual a importância de reconhecer e valorizar a diversidade étnico-cultural do Brasil?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma oportunidade de se engajar de maneira criativa e ativa no seu aprendizado sobre a formação étnico-cultural do Brasil. Ao trabalhar em grupos usando tecnologias digitais, os alunos aprofundam seu entendimento do tema e desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e produção de conteúdo multimídia. Esta abordagem promove o protagonismo dos alunos e a reflexão crítica sobre a diversidade cultural e o preconceito racial no Brasil.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da História 

> Duração: 65 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a criatividade e uso de mídias digitais para explorar e discutir a formação étnico-cultural do Brasil e os desafios do preconceito racial.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar perfis fictícios de influenciadores digitais que representam os diferentes grupos étnicos que compõem a formação cultural do Brasil (indígenas, africanos, europeus). Eles devem produzir conteúdo digital, como posts e vídeos, que ilustram a contribuição desses grupos na formação da identidade brasileira e discutem preconceito racial.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um dos três grupos étnicos principais (indígena, africano, europeu) e criar um influenciador digital fictício que represente esse grupo.

  • Utilizando celulares e um aplicativo de edição de imagens e vídeos (como Canva ou InShot), os alunos devem produzir pelo menos 3 posts e 1 vídeo curto (até 1 minuto).

  • Os conteúdos devem incluir: a história do grupo étnico escolhido, contribuições culturais, exemplos de miscigenação e um post específico sobre preconceito racial e como combatê-lo.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar suas criações para a turma, explicando as escolhas feitas e as mensagens transmitidas nos posts e vídeos.

Atividade 2 - Jornalistas da Diversidade ✍️

> Duração: 65 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita e produção multimídia, ao mesmo tempo que se aprofunda na compreensão da formação étnico-cultural do Brasil e reflexão sobre preconceito racial.

- Descrição: Os alunos irão atuar como jornalistas e produzir um especial multimídia sobre a formação étnico-cultural do Brasil. Eles devem coletar informações, realizar entrevistas fictícias e criar artigos, podcasts e vídeos que abordem a miscigenação e questões de preconceito racial.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo será responsável por produzir um especial multimídia composto por: um artigo de jornal, um podcast (5 minutos) e um vídeo (até 2 minutos).

  • Utilizando celulares e computadores com acesso à internet, os alunos devem realizar pesquisas, criar roteiros, e utilizar aplicativos como Anchor (para podcasts) e InShot (para vídeos) para gravar e editar seus conteúdos.

  • Os artigos devem incluir informações históricas sobre os grupos étnicos que formaram o Brasil e sua contribuição cultural.

  • Os podcasts e vídeos devem conter entrevistas fictícias com personagens históricos e discussões sobre preconceito racial, como pode ser enfrentado e superado na sociedade atual.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar seu especial multimídia para a classe.

Atividade 3 - Gamificando a História 

> Duração: 65 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar o desenvolvimento de habilidades de programação e design de jogos, enquanto promove o entendimento da diversidade étnico-cultural e a discussão sobre preconceito racial de forma lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo digital educativo que explore a história da formação étnico-cultural do Brasil e os desafios do preconceito racial. Serão utilizadas plataformas de criação de jogos como Scratch para desenvolver as narrativas e mecânicas do jogo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um jogo digital no Scratch que inclua etapas sobre a história dos povos indígenas, africanos e europeus, e a miscigenação no Brasil.

  • Os jogos devem incluir desafios e perguntas que incentivem os jogadores a aprender sobre as contribuições culturais de cada grupo e refletir sobre o preconceito racial.

  • Utilizando computadores, os alunos devem desenvolver o jogo, criar narrativas, personagens e mecânicas de jogo que tornem a experiência educativa e engajante.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar seu jogo, explicando as escolhas de design e como o jogo educa sobre a formação étnico-cultural do Brasil e preconceito racial.

  • Após a apresentação, os alunos podem jogar e avaliar os jogos criados pelos colegas.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar um momento de reflexão e avaliação das aprendizagens adquiridas durante as atividades. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos têm a oportunidade de consolidar conhecimentos, compartilhar diferentes perspectivas e promover um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Inicie a discussão perguntando: 'Quais foram as descobertas mais surpreendentes que vocês fizeram durante as atividades?' e 'Como vocês acham que essas descobertas podem influenciar nossa compreensão da diversidade cultural brasileira?'. Incentive que cada grupo apresente resumidamente seus projetos e os principais pontos discutidos.

Reflexões

1. Como a miscigenação contribuiu para a formação da identidade cultural brasileira? 2. Quais foram os desafios encontrados ao trabalhar em grupo e como vocês os superaram? 3. De que maneira as atividades ajudaram vocês a refletirem sobre o preconceito racial e a diversidade cultural no Brasil?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros de seu grupo. Oriente a turma a focar em feedback construtivo e respeitoso, abordando pontos como: o que cada aluno fez bem, o que poderia melhorar e como contribuíram para o sucesso do grupo. Um exemplo de questionamento pode ser: 'O que você mais apreciou na contribuição do colega durante a atividade?' e 'Qual sugestão você daria para melhorar a colaboração futura?'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade

A finalidade desta etapa é consolidar os principais aprendizados da aula de forma dinâmica e contextualizada com a realidade dos alunos. Ao resumir o conteúdo abordado e conectar as discussões à vida cotidiana e ao mundo digital, reforçamos a importância da diversidade étnico-cultural e incentivamos a aplicação prática do conhecimento adquirido, promovendo atitudes mais justas e conscientes. 

Resumo

Resumo da Aula

Hey, turma!  Hoje embarcamos numa incrível viagem pelo tempo e cultura do Brasil!  Conhecemos nossos ancestrais indígenas , africanos 女 e europeus ⚓, descobrimos suas contribuições únicas e mixamos essas histórias num blend cultural fantástico! ✨ Discutimos sobre a miscigenação que dá cor à nossa identidade e também enfrentamos de frente o tema do preconceito racial ️. Afinal, somos um povo de muitas cores, sabores e histórias, e precisamos valorizar essa diversidade todos os dias! ❤️

No Mundo

No Mundo Atual

Vivemos numa era digital onde as conexões são globais e as culturas se entrelaçam a todo momento. Seja no Instagram, TikTok ou Twitter, estamos constantemente expostos a diferentes culturas e histórias. Essa aula nos mostrou que, assim como postamos e compartilhamos nossas vivências online, precisamos também compartilhar e valorizar a riqueza da nossa diversidade étnico-cultural. A miscigenação que forma nossa identidade brasileira está em cada post, cada trend e cada discussão sobre igualdade e respeito nas redes sociais. 

Na Prática

️ Aplicações Práticas ️

Entender a formação étnico-cultural do Brasil nos ajuda a apreciar nossa identidade única e a combater preconceitos no nosso dia a dia. Ao reconhecermos as contribuições de diferentes povos, podemos promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso na escola, nas redes sociais e em todas as esferas da nossa vida. 欄

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies