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Plano de aula de Brasil: Formação Étnico-Cultural

Geografia

Original Teachy

Brasil: Formação Étnico-Cultural

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brasil: Formação Étnico-Cultural

Palavras ChaveFormação Étnico-Cultural, Brasil, Miscigenação, Preconceito Racial, Geografia, 7º Ano, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Diversidade Cultural, Identidade Cultural, Índios, Africanos, Europeus, Redes Sociais, Colaboração, Produção Multimídia
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores com acesso à internet, Aplicativo de edição de imagem e vídeo (ex: Canva, InShot), Plataforma de criação de jogos (ex: Scratch), Aplicativo de gravação de podcast (ex: Anchor), Materiais de pesquisa (livros, sites confiáveis), Fones de ouvido, Projetor ou TV para apresentações, Cadernos e canetas para anotações
Códigos BNCC-
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula tem a finalidade de situar os alunos no contexto do aprendizado sobre a formação étnico-cultural do Brasil. Os objetivos principais são fornecer uma base sólida para entender a diversidade étnica do país, analisar como a miscigenação moldou a identidade cultural brasileira e abordar as questões atuais de preconceito racial, preparando-os para atividades práticas e discussões mais aprofundadas durante a aula.

Objetivos principais:

1. Compreender a formação étnico-cultural do Brasil, destacando os principais povos que contribuíram para essa diversidade.

2. Analisar o processo de miscigenação no Brasil e sua influência na identidade cultural brasileira.

3. Discutir a questão do preconceito racial no contexto da sociedade brasileira contemporânea.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico dos alunos sobre a diversidade e os desafios sociais no Brasil.
  2. Incentivar os alunos a refletirem sobre suas próprias identidades culturais e preconceitos.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é ativar o conhecimento prévio dos alunos, engajá-los de maneira interativa e situá-los no contexto do aprendizado da aula. Esta fase inicial é crucial para preparar os alunos para as atividades práticas que ocorrerão em seguida, promovendo um ambiente de reflexão e diálogo sobre a diversidade étnico-cultural e os desafios do preconceito racial no Brasil.

Aquecendo

Inicie a aula com uma breve introdução sobre a formação étnico-cultural do Brasil, destacando a contribuição significativa dos povos indígenas, africanos e europeus ao longo da história. Explique como a miscigenação desses povos resultou na rica diversidade cultural existente no país hoje. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante relacionado à formação étnico-cultural do Brasil e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram os principais grupos étnicos que contribuíram para a formação cultural do Brasil?

2. Como vocês acham que a miscigenação influenciou a identidade cultural brasileira?

3. Vocês já vivenciaram ou testemunharam algum tipo de preconceito racial? Como foi essa experiência?

4. De que formas a sociedade brasileira pode combater o preconceito racial atualmente?

5. Qual a importância de reconhecer e valorizar a diversidade étnico-cultural do Brasil?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma oportunidade de se engajar de maneira criativa e ativa no seu aprendizado sobre a formação étnico-cultural do Brasil. Ao trabalhar em grupos usando tecnologias digitais, os alunos aprofundam seu entendimento do tema e desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e produção de conteúdo multimídia. Esta abordagem promove o protagonismo dos alunos e a reflexão crítica sobre a diversidade cultural e o preconceito racial no Brasil.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da História 

> Duração: 65 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a criatividade e uso de mídias digitais para explorar e discutir a formação étnico-cultural do Brasil e os desafios do preconceito racial.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar perfis fictícios de influenciadores digitais que representam os diferentes grupos étnicos que compõem a formação cultural do Brasil (indígenas, africanos, europeus). Eles devem produzir conteúdo digital, como posts e vídeos, que ilustram a contribuição desses grupos na formação da identidade brasileira e discutem preconceito racial.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um dos três grupos étnicos principais (indígena, africano, europeu) e criar um influenciador digital fictício que represente esse grupo.

  • Utilizando celulares e um aplicativo de edição de imagens e vídeos (como Canva ou InShot), os alunos devem produzir pelo menos 3 posts e 1 vídeo curto (até 1 minuto).

  • Os conteúdos devem incluir: a história do grupo étnico escolhido, contribuições culturais, exemplos de miscigenação e um post específico sobre preconceito racial e como combatê-lo.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar suas criações para a turma, explicando as escolhas feitas e as mensagens transmitidas nos posts e vídeos.

Atividade 2 - Jornalistas da Diversidade ✍️

> Duração: 65 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita e produção multimídia, ao mesmo tempo que se aprofunda na compreensão da formação étnico-cultural do Brasil e reflexão sobre preconceito racial.

- Descrição: Os alunos irão atuar como jornalistas e produzir um especial multimídia sobre a formação étnico-cultural do Brasil. Eles devem coletar informações, realizar entrevistas fictícias e criar artigos, podcasts e vídeos que abordem a miscigenação e questões de preconceito racial.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo será responsável por produzir um especial multimídia composto por: um artigo de jornal, um podcast (5 minutos) e um vídeo (até 2 minutos).

  • Utilizando celulares e computadores com acesso à internet, os alunos devem realizar pesquisas, criar roteiros, e utilizar aplicativos como Anchor (para podcasts) e InShot (para vídeos) para gravar e editar seus conteúdos.

  • Os artigos devem incluir informações históricas sobre os grupos étnicos que formaram o Brasil e sua contribuição cultural.

  • Os podcasts e vídeos devem conter entrevistas fictícias com personagens históricos e discussões sobre preconceito racial, como pode ser enfrentado e superado na sociedade atual.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar seu especial multimídia para a classe.

Atividade 3 - Gamificando a História 

> Duração: 65 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar o desenvolvimento de habilidades de programação e design de jogos, enquanto promove o entendimento da diversidade étnico-cultural e a discussão sobre preconceito racial de forma lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo digital educativo que explore a história da formação étnico-cultural do Brasil e os desafios do preconceito racial. Serão utilizadas plataformas de criação de jogos como Scratch para desenvolver as narrativas e mecânicas do jogo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um jogo digital no Scratch que inclua etapas sobre a história dos povos indígenas, africanos e europeus, e a miscigenação no Brasil.

  • Os jogos devem incluir desafios e perguntas que incentivem os jogadores a aprender sobre as contribuições culturais de cada grupo e refletir sobre o preconceito racial.

  • Utilizando computadores, os alunos devem desenvolver o jogo, criar narrativas, personagens e mecânicas de jogo que tornem a experiência educativa e engajante.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar seu jogo, explicando as escolhas de design e como o jogo educa sobre a formação étnico-cultural do Brasil e preconceito racial.

  • Após a apresentação, os alunos podem jogar e avaliar os jogos criados pelos colegas.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar um momento de reflexão e avaliação das aprendizagens adquiridas durante as atividades. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos têm a oportunidade de consolidar conhecimentos, compartilhar diferentes perspectivas e promover um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Inicie a discussão perguntando: 'Quais foram as descobertas mais surpreendentes que vocês fizeram durante as atividades?' e 'Como vocês acham que essas descobertas podem influenciar nossa compreensão da diversidade cultural brasileira?'. Incentive que cada grupo apresente resumidamente seus projetos e os principais pontos discutidos.

Reflexões

1. Como a miscigenação contribuiu para a formação da identidade cultural brasileira? 2. Quais foram os desafios encontrados ao trabalhar em grupo e como vocês os superaram? 3. De que maneira as atividades ajudaram vocês a refletirem sobre o preconceito racial e a diversidade cultural no Brasil?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros de seu grupo. Oriente a turma a focar em feedback construtivo e respeitoso, abordando pontos como: o que cada aluno fez bem, o que poderia melhorar e como contribuíram para o sucesso do grupo. Um exemplo de questionamento pode ser: 'O que você mais apreciou na contribuição do colega durante a atividade?' e 'Qual sugestão você daria para melhorar a colaboração futura?'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade

A finalidade desta etapa é consolidar os principais aprendizados da aula de forma dinâmica e contextualizada com a realidade dos alunos. Ao resumir o conteúdo abordado e conectar as discussões à vida cotidiana e ao mundo digital, reforçamos a importância da diversidade étnico-cultural e incentivamos a aplicação prática do conhecimento adquirido, promovendo atitudes mais justas e conscientes. 

Resumo

Resumo da Aula

Hey, turma!  Hoje embarcamos numa incrível viagem pelo tempo e cultura do Brasil!  Conhecemos nossos ancestrais indígenas , africanos 女 e europeus ⚓, descobrimos suas contribuições únicas e mixamos essas histórias num blend cultural fantástico! ✨ Discutimos sobre a miscigenação que dá cor à nossa identidade e também enfrentamos de frente o tema do preconceito racial ️. Afinal, somos um povo de muitas cores, sabores e histórias, e precisamos valorizar essa diversidade todos os dias! ❤️

No Mundo

No Mundo Atual

Vivemos numa era digital onde as conexões são globais e as culturas se entrelaçam a todo momento. Seja no Instagram, TikTok ou Twitter, estamos constantemente expostos a diferentes culturas e histórias. Essa aula nos mostrou que, assim como postamos e compartilhamos nossas vivências online, precisamos também compartilhar e valorizar a riqueza da nossa diversidade étnico-cultural. A miscigenação que forma nossa identidade brasileira está em cada post, cada trend e cada discussão sobre igualdade e respeito nas redes sociais. 

Na Prática

️ Aplicações Práticas ️

Entender a formação étnico-cultural do Brasil nos ajuda a apreciar nossa identidade única e a combater preconceitos no nosso dia a dia. Ao reconhecermos as contribuições de diferentes povos, podemos promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso na escola, nas redes sociais e em todas as esferas da nossa vida. 欄

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