Entrar

Plano de aula de Brasil: Migração Interna

Geografia

Original Teachy

'EF07GE05'

Brasil: Migração Interna

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brasil: Migração Interna

Palavras ChaveMigração Interna, Êxodo Rural, Qualidade de Vida, Geografia, 7º Ano, Metodologia Digital, Redes Sociais, Ferramentas Digitais, Vídeos Educativos, Jogos Interativos, Campanha de Conscientização, Documentário Digital, Atividades Práticas, Educação
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Ferramentas de Edição de Vídeo (iMovie, KineMaster, etc.), Aplicativos de Design (Canva, etc.), Google Forms, Kahoot, Materiais de Pesquisa, Dados Estatísticos sobre Migração, Entrevistas e Relatos de Migrantes, Roteiros de Documentários, Ferramentas de Feedback
Códigos BNCCEF07GE05: Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos do aprendizado, fornecendo uma visão geral do tema e destacando as habilidades específicas que serão desenvolvidas ao longo da aula. Isso será fundamental para orientar as atividades práticas e discussões subsequentes, assegurando que os alunos se mantenham focados nos aspectos cruciais do êxodo rural e da migração interna no Brasil.

Objetivos principais:

1. Identificar e analisar as causas do êxodo rural no Brasil, incluindo fatores econômicos, sociais e ambientais.

2. Compreender os impactos da migração interna nas diferentes regiões brasileiras, com ênfase na busca por uma melhor qualidade de vida.

Objetivos secundários:

  1. Refletir sobre as implicações sociais e culturais da migração interna nas comunidades brasileiras.
  2. Utilizar ferramentas digitais para investigar e apresentar dados sobre migração interna.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, conectando o tema da migração interna às suas experiências pessoais e ao contexto atual. Este aquecimento promove um ambiente colaborativo e participativo, onde os alunos se sentem incentivados a compartilhar conhecimentos e perspectivas, preparando-os para as atividades mais aprofundadas que seguirão.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique brevemente que a migração interna no Brasil é um fenômeno que envolve a movimentação de pessoas dentro do país, geralmente em busca de melhores condições de vida, oportunidades de trabalho ou devido a questões ambientais adversas. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre migração interna no Brasil. Este exercício ajudará a conectar os conhecimentos prévios dos alunos com a realidade contemporânea e a temática da aula.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as principais causas que levam as pessoas a migrarem de uma região para outra no Brasil?

2. De que forma o êxodo rural impacta as áreas urbanas e rurais?

3. Quais são os benefícios e desafios enfrentados pelos migrantes internos?

4. Como as questões ambientais influenciam na migração interna no Brasil?

5. Vocês conhecem alguém que tenha migrado para uma região diferente dentro do Brasil? Quais foram os motivos?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar um ambiente de aprendizagem ativo e dinâmico, onde os alunos possam aplicar seus conhecimentos prévios sobre migração interna de forma criativa e colaborativa, utilizando ferramentas digitais modernas. Isso não apenas aprofunda a compreensão do tema, mas também desenvolve habilidades práticas e relevantes para o contexto atual.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais da Migração

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o desenvolvimento das habilidades de comunicação digital e colaboração, ao mesmo tempo que permite uma compreensão profunda e criativa sobre as causas e consequências da migração interna no Brasil.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão influenciadores digitais que precisam criar uma campanha de conscientização sobre a migração interna no Brasil. Utilizando redes sociais fictícias, como um Instagram educativo, os grupos devem preparar posts com textos, imagens e vídeos que expliquem as causas e consequências do êxodo rural e outras migrações internas, além de propor soluções ou reflexões sobre o impacto dessas migrações.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social fictícia (como um Instagram educativo) para utilizar na campanha.

  • Os grupos terão acesso a celulares e computadores com internet para pesquisar informações e criar seus posts.

  • Os posts devem incluir ao menos um texto explicativo, uma imagem e um vídeo. O vídeo pode ser uma dramatização, entrevista ou reportagem fictícia sobre migração interna.

  • Utilize aplicativos gratuitos como Canva para criar os designs dos posts.

  • Cada grupo deve apresentar sua campanha para a turma, explicando as escolhas de conteúdo e a importância das informações compartilhadas.

Atividade 2 - Jogo Interativo: Migração pelo Brasil

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos em uma atividade lúdica e interativa, promovendo o entendimento das complexidades da migração interna através da criação e participação em um jogo.

- Descrição: Os alunos irão criar um jogo interativo utilizando ferramentas digitais como o Google Forms ou Kahoot. O jogo deve simular o processo de migração interna, onde cada grupo desenha um cenário fictício onde os jogadores (outros colegas de classe) tomam decisões baseadas em situações reais de migração, como questões ambientais, econômicas e sociais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tipo de migração para abordar (por exemplo: migração por questões ambientais, em busca de trabalho, etc.).

  • Utilize o Google Forms ou Kahoot para criar um jogo interativo. O jogo deve conter ao menos 10 perguntas ou situações em que os jogadores precisam tomar decisões.

  • As perguntas devem ser baseadas em cenários reais ou derivados de pesquisas feitas por cada grupo.

  • Os grupos devem testar os jogos uns dos outros, fornecendo feedbacks construtivos.

  • No final, escolha um ou alguns jogos para serem jogados e discutidos com toda a turma.

Atividade 3 - Documentário Digital: Histórias de Migração

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, narrativa e produção de vídeo, proporcionando um entendimento mais profundo e humano sobre as histórias e impactos da migração interna no Brasil.

- Descrição: Os alunos criarão um mini documentário digital sobre histórias de migração interna no Brasil. Utilizando celulares e editores de vídeo simples, cada grupo buscará narrativas pessoais, estatísticas e imagens que ilustrem as mudanças provocadas pela migração.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve pesquisar e escolher uma história de migração para explorar. Podem buscar entrevistas com familiares ou amigos, dados em sites confiáveis ou relatos em vídeos na internet.

  • Os grupos devem planejar o roteiro do documentário, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Utilize celulares para gravar as entrevistas e coletar imagens relevantes.

  • Edite o material utilizando aplicativos simples como iMovie ou KineMaster, incluindo narrações, músicas e legendas, se necessário.

  • Apresente o documentário para os colegas e conduza uma discussão sobre os pontos principais abordados em cada vídeo.

Retorno

Discussão em Grupo

Para promover uma discussão em grupo, sugira que os alunos se reúnam em círculo e compartilhem suas experiências e conclusões ao realizar as atividades propostas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Relembre brevemente as atividades realizadas durante a aula e explique a importância de compartilhar aprendizados.
  2. Partilha de Experiências: Peça que cada grupo apresente um resumo de seu projeto, destacando os principais pontos aprendidos, desafios enfrentados e soluções encontradas.
  3. Debate e Reflexão: Convide os alunos a refletirem sobre a relevância do tema da migração interna no Brasil e como ele se relaciona com suas próprias vidas e comunidades.
  4. Conclusão: Sintetize os principais insights obtidos durante a discussão e reforce a importância de compreender os fenômenos migratórios.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês identificaram nas histórias de migração interna que pesquisaram? 2. De que forma as atividades práticas ajudaram a entender melhor o impacto da migração interna no Brasil? 3. Que soluções ou reflexões vocês sugeririam para melhorar a qualidade de vida dos migrantes internos?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno receberá feedback dos colegas de seu grupo de trabalho. Explique que o feedback deve ser construtivo e respeitoso. Utilize as seguintes diretrizes para orientar a turma:

  1. Feedback Positivo: Cada aluno deve começar mencionando pelo menos um aspecto positivo da contribuição de cada colega.
  2. Áreas de Melhoria: Sugerir uma ou duas áreas onde o colega pode melhorar, garantindo que as críticas sejam construtivas e baseadas em exemplos específicos.
  3. Encerramento: Cada aluno deve agradecer aos colegas pelo feedback recebido e expressar como pretende aplicar essas sugestões em futuras atividades.

Conclusão

Duração: 5 - 10 minutos

Finalidade: Esta etapa serve para consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, ressaltando a importância da migração interna no contexto brasileiro e sua conexão com o mundo moderno. Além disso, reforça a relevância prática do tema no cotidiano dos alunos, incentivando uma reflexão crítica e aplicada sobre o conteúdo estudado. 

Resumo

Resumo da Aula: Imagine um grande 'jogo de tabuleiro' chamado Brasil, onde as peças são pessoas que se movem de um lugar para o outro. Durante a aula, exploramos o motivo dessa movimentação - as pessoas saem do campo para a cidade (êxodo rural), enfrentam desafios e buscam melhores condições de vida! ️ Usamos as redes sociais fictícias para criar campanhas, jogamos e até fizemos mini documentários para entender essas histórias incríveis de migração interna. 

No Mundo

No Mundo: A migração interna no Brasil reflete um fenômeno global onde pessoas se deslocam por melhores oportunidades, muito parecido com o que acontece nas grandes cidades do mundo. Assim, nossos estudos se conectam com movimentos migratórios que afetam a dinâmica social, econômica e ambiental em todos os continentes. Com a era digital, ficou mais fácil compartilhar essas histórias e aprender com elas! 

Na Prática

️ Aplicações: Compreender a migração interna é fundamental para entender como as cidades crescem, como os serviços públicos são planejados e como se dá o desenvolvimento das regiões. Isso ajuda a tomar decisões melhores, seja em políticas públicas ou na nossa própria vida, percebendo as oportunidades e desafios que a mobilidade provoca. ️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies