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Plano de aula de Brasil: Povos Originais

Geografia

Original Teachy

'EF07GE03'

Brasil: Povos Originais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil: Povos Originais

Palavras ChavePovos indígenas, Diversidade cultural, Comunicação intercultural, Preservação cultural, Desenvolvimento sustentável, Resistência e luta por direitos, Atividades práticas, Jogo de tabuleiro, Encenação, Projetos de sustentabilidade, Reflexão crítica, Empatia e respeito
Materiais NecessáriosCartolinas, Marcadores, Computadores ou tablets, Acesso à internet, Materiais para criação de dicionários e gestos, Tabuleiros de jogo, Dados de jogo, Peças de jogo (opcional)
Códigos BNCCEF07GE03: Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.; EF07GE04: Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer as metas de aprendizado da aula e direcionar as atividades subsequentes. Ao definir claramente o que se espera alcançar, esta seção orienta tanto o professor quanto os alunos em relação aos focos de estudo e discussão. Através dos objetivos, os alunos são preparados para aprofundar o conhecimento prévio sobre os povos indígenas brasileiros e desenvolver habilidades críticas de análise e compreensão de contextos históricos e contemporâneos.

Objetivos principais:

1. Descrever a diversidade dos povos indígenas no Brasil, incluindo suas línguas, costumes e territórios.

2. Analisar o impacto da colonização e da modernização no modo de vida e na preservação cultural dos povos indígenas.

3. Identificar as estratégias de resistência e luta dos povos indígenas por seus direitos e territórios no contexto atual.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a empatia e o respeito pela diversidade cultural dos povos indígenas.
  2. Incentivar a pesquisa e a discussão crítica sobre as fontes de informação disponíveis sobre os povos indígenas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos nas questões que serão abordadas na aula, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação de conhecimentos prévios. Além disso, a contextualização busca conectar o tema com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do estudo dos povos indígenas para os alunos. Essa abordagem visa preparar o terreno para uma aprendizagem mais profunda e significativa durante as atividades em sala.

Situações Problema

1. Imagine que um grupo de antropólogos descobriu uma nova tribo no coração da Amazônia. Como eles poderiam se comunicar com os membros desse grupo, considerando que não compartilham a mesma língua e que a tribo tem pouquíssimo contato com o mundo exterior?

2. Você é um membro de uma ONG internacional que busca apoiar a autossustentabilidade de uma aldeia indígena no Brasil. Quais seriam as primeiras ações que você tomaria ao chegar na aldeia para entender suas necessidades e implementar projetos de desenvolvimento sustentável?

Contextualização

Os povos indígenas do Brasil não são apenas uma parte crucial da história e cultura do país, mas também desempenham um papel fundamental na preservação ambiental. Por exemplo, a sabedoria indígena tem sido essencial para a descoberta e uso sustentável de recursos naturais, como plantas medicinais. Além disso, muitos conflitos atuais entre indígenas, fazendeiros e o governo sobre questões de território demonstram a relevância contínua da luta e resistência dos povos indígenas para manter suas tradições e proteger suas terras.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem os conhecimentos adquiridos previamente sobre os povos indígenas do Brasil. Através de atividades práticas e interativas, os alunos terão a oportunidade de explorar de forma criativa e crítica as questões de comunicação intercultural, preservação cultural e territorial, e a história dos povos indígenas, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e apresentação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desbravadores da Floresta

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação intercultural e empatia com povos de culturas diferentes.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos de até cinco membros e cada grupo representa uma equipe de antropólogos que acabou de descobrir uma nova tribo na Amazônia. O desafio é estabelecer uma comunicação eficaz com os membros da tribo, respeitando e aprendendo sua cultura e língua.

- Instruções:

  • Cada grupo deve escolher um 'idioma' inventado para a tribo, que será baseado em sons simples e movimentos corporais, semelhante a um jogo de charadas.

  • Os grupos devem criar um pequeno dicionário e manual de gestos para o 'idioma' da tribo.

  • Utilizando o 'idioma' criado, cada grupo deve ensaiar e apresentar uma pequena encenação de como eles se comunicariam com a tribo, tentando trocar informações básicas ou estabelecer relações amistosas.

  • Ao final, os grupos se reúnem para discutir as estratégias mais eficazes de comunicação e as dificuldades encontradas.

Atividade 2 - Guardiões do Conhecimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar o entendimento sobre a importância da preservação cultural e ambiental dos povos indígenas e desenvolver habilidades de apresentação e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumem o papel de membros de uma ONG que trabalha para preservar a cultura e o território de uma tribo indígena ameaçada. Eles devem planejar e apresentar um projeto de desenvolvimento sustentável para a aldeia, considerando suas tradições e necessidades.

- Instruções:

  • Cada grupo pesquisa sobre uma tribo indígena brasileira específica, focando em sua cultura, desafios atuais e necessidades.

  • Com base na pesquisa, os grupos desenvolvem um projeto de sustentabilidade que respeite e integre a cultura da tribo, apresentando-o em forma de cartaz ou apresentação digital.

  • Os projetos devem incluir propostas para melhorar a qualidade de vida da tribo sem comprometer seus valores ecológicos e culturais.

  • Cada grupo apresenta seu projeto para a classe, que atua como potencial financiadora ou parceira do projeto.

Atividade 3 - Caminhos da História

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de forma interativa e educativa a história e os desafios contemporâneos dos povos indígenas no Brasil.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos participam de um jogo de tabuleiro que simula a história e os desafios atuais dos povos indígenas no Brasil, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais.

- Instruções:

  • Os alunos, divididos em grupos, recebem um tabuleiro que representa diferentes períodos da história do Brasil e dos povos indígenas.

  • Cada grupo joga um dado para avançar no tabuleiro, e ao cair em determinadas casas, enfrentam desafios ou recebem cartas que representam eventos históricos ou atuais.

  • O objetivo é chegar ao final do tabuleiro, representando um equilíbrio entre manter a cultura indígena viva e enfrentar os desafios impostos pela colonização e modernização.

  • Ao final, é feita uma discussão em grupo sobre as experiências vivenciadas no jogo e como elas refletem a realidade dos povos indígenas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam as perspectivas de seus colegas. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão dos temas abordados e promove uma cultura de respeito e valorização das culturas indígenas. Além disso, permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhará as descobertas e aprendizados de suas atividades. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de entender e respeitar as culturas indígenas. Encoraje os alunos a refletirem sobre como os desafios propostos nas atividades se relacionam com a realidade dos povos indígenas no Brasil hoje.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo encontrou ao tentar se comunicar com a tribo indígena, e como vocês os superaram?

2. Como os projetos de desenvolvimento sustentável propostos por cada grupo podem ajudar na preservação da cultura e território das tribos indígenas?

3. De que maneira o jogo de tabuleiro ajudou a compreender melhor a história e os desafios dos povos indígenas no Brasil?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como objetivo consolidar o aprendizado, vinculando as atividades práticas com os conceitos teóricos estudados sobre os povos indígenas no Brasil. Além disso, serve para reforçar a importância do tema para a formação cidadã dos alunos, evidenciando como o conhecimento adquirido pode ser aplicado no dia a dia, tanto na valorização da diversidade cultural quanto na promoção de práticas mais conscientes e sustentáveis.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, reforçando a diversidade dos povos indígenas no Brasil, os impactos da colonização e da modernização em suas culturas e territórios, e as estratégias de resistência e luta por direitos. É essencial recapitular as atividades realizadas, como a criação de idiomas e gestos para comunicação, os projetos de desenvolvimento sustentável e o jogo de tabuleiro que simula a história e desafios dos povos indígenas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através das atividades interativas, que permitiram aos alunos aplicar conceitos teóricos em contextos práticos e significativos. Os jogos e simulações ajudaram a visualizar e entender melhor os desafios enfrentados pelos povos indígenas, enquanto as discussões em grupo promoveram uma reflexão crítica sobre a teoria estudada e sua aplicação no mundo real.

Fechamento

Por fim, o professor deve destacar a relevância do estudo dos povos indígenas para a compreensão da identidade e história do Brasil, e para a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos. Esta aula não apenas amplia o conhecimento geográfico, mas também promove valores de diversidade, respeito e sustentabilidade, cruciais para a formação de indivíduos responsáveis e engajados com questões sociais e ambientais.

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