Entrar

Plano de aula de Consumo Consciente e Circulação de Mercadorias

Geografia

Original Teachy

'EF07GE06'

Consumo Consciente e Circulação de Mercadorias

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Consumo Consciente e Circulação de Mercadorias

Palavras ChaveConsumo Consciente, Circulação de Mercadorias, Impacto Ambiental, Sustentabilidade, Práticas Sustentáveis, Debate, História em Quadrinhos, Simulação, Reflexão Crítica, Agente Transformador
Materiais NecessáriosPapel para desenho ou cartolina, Marcadores coloridos ou lápis de cor, Acesso à internet para pesquisa, Computadores ou tablets com aplicativo de simulação instalado, Projetor para apresentações, Espaço adequado para debate em grupo
Códigos BNCCEF07GE06: Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.; EF07GE09: Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.; EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de objetivos tem como finalidade estabelecer claramente as metas de aprendizado para os alunos, direcionando o foco da aula. Ao definir o que se espera alcançar, os alunos podem melhor preparar-se e engajar-se nas atividades propostas, compreendendo a importância de suas ações enquanto consumidores no contexto global.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade de discussão crítica sobre hábitos de consumo e suas influências no mundo contemporâneo.

2. Reconhecer o papel de cada indivíduo como agente transformador por meio de práticas de consumo consciente.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico sobre as consequências do consumo desenfreado para o meio ambiente.
  2. Incentivar a reflexão sobre a influência da publicidade e do marketing nas escolhas de consumo.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e retomar o conhecimento prévio adquirido, desafiando-os a pensar criticamente sobre as implicações de suas escolhas de consumo. Além disso, contextualiza o tema usando situações reais e curiosidades para ilustrar a relevância e a urgência do consumo consciente, estabelecendo um vínculo entre o conteúdo estudado e a realidade vivida pelos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que uma grande empresa de eletrônicos anuncia o lançamento de um novo smartphone. Como isso influencia o ciclo de consumo e a produção de resíduos?

2. Pense em um supermercado que só oferece produtos embalados em plástico. Quais seriam as consequências ambientais e sociais dessa prática?

Contextualização

O consumo consciente é um tema vital no mundo contemporâneo, onde a produção e o consumo em massa têm grandes impactos ambientais e sociais. Curiosidades, como o fato de que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano a cada ano — aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas — são perdidos ou desperdiçados, mostram a urgência de repensar nossos hábitos de consumo. Essas informações ajudam a entender a magnitude do problema e a necessidade de mudanças significativas em nossos comportamentos como consumidores.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A fase de Desenvolvimento é essencial para aplicar e aprofundar o conhecimento prévio dos alunos sobre consumo consciente e circulação de mercadorias. Ao trabalhar em atividades práticas e lúdicas, os alunos podem explorar conceitos complexos de forma envolvente e interativa. Esta etapa permite que os alunos experimentem, discutam e reflitam sobre as implicações de suas escolhas de consumo, reforçando sua capacidade de agir como consumidores responsáveis e informados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Jornada do Produto

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver o entendimento sobre o ciclo de vida dos produtos e a importância de práticas sustentáveis em cada etapa, promovendo a conscientização sobre consumo consciente.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão a tarefa de criar uma história em quadrinhos que narre a jornada de um produto, desde sua produção até o descarte. Eles deverão escolher um produto comum, como uma garrafa plástica ou um smartphone, e ilustrar todas as etapas de seu ciclo de vida, incluindo produção, transporte, uso e descarte. Cada grupo deverá pesquisar sobre as práticas sustentáveis que poderiam ser incorporadas em cada etapa para minimizar os impactos ambientais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um produto comum para focar.

  • Os alunos pesquisam todas as etapas do ciclo de vida do produto escolhido.

  • Cada grupo cria uma história em quadrinhos que ilustra estas etapas, destacando práticas sustentáveis que poderiam ser adotadas.

  • Apresentação das histórias em quadrinhos para a turma, seguida de uma discussão sobre as práticas sustentáveis apresentadas.

Atividade 2 - O Grande Debate do Consumo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover um entendimento crítico sobre as diferentes perspectivas envolvidas no consumo de produtos e a importância de um diálogo entre diferentes partes para um consumo mais consciente.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, assumirão papéis de diferentes stakeholders em um debate sobre o lançamento de um novo produto altamente desejado mas ambientalmente questionável, como um novo modelo de carro que consome muita gasolina. Cada grupo representará um ponto de vista diferente (fabricantes, consumidores, ambientalistas, governos locais) e discutirá os prós e contras do consumo deste produto, considerando impactos ambientais, econômicos e sociais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos e atribua a cada grupo um papel específico (fabricante, consumidor, ambientalista, governo).

  • Dê tempo aos grupos para prepararem seus argumentos baseados em seus papéis.

  • Realize um debate em sala, onde cada grupo apresenta seus argumentos.

  • Conclua com uma reflexão coletiva sobre as responsabilidades de cada stakeholder no consumo consciente.

Atividade 3 - Simulador de Impactos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar a tecnologia para demonstrar visualmente os efeitos do consumo e incentivar a reflexão sobre como escolhas individuais impactam o mundo de forma mais ampla.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos usarão um aplicativo de simulação para entender o impacto de diferentes hábitos de consumo no planeta. O aplicativo permitirá que eles 'comprem' produtos e vejam em tempo real as consequências de suas escolhas no ambiente, economia e sociedade. Após a simulação, os alunos discutirão as lições aprendidas e como podem aplicar o consumo consciente em suas vidas diárias.

- Instruções:

  • Explique como o aplicativo de simulação funciona.

  • Deixe que os alunos interajam com o aplicativo, fazendo escolhas de consumo.

  • Monitore as discussões que surgem durante a simulação.

  • Conduza uma discussão em grupo sobre as observações e lições aprendidas após a simulação.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem suas descobertas e reflexões. Ao compartilhar suas experiências e ouvir as dos colegas, os alunos podem ampliar sua compreensão sobre o consumo consciente e perceber-se como agentes transformadores. Esta discussão visa também reforçar a importância da colaboração e comunicação na resolução de problemas complexos relacionados ao consumo e à sustentabilidade.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos para compartilhar as experiências e conclusões de cada atividade. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Hoje tivemos a oportunidade de explorar diversos aspectos do consumo consciente e da circulação de mercadorias. Vamos agora compartilhar o que cada grupo aprendeu e descobriu durante as atividades. Pensem sobre como os conhecimentos adquiridos podem influenciar suas escolhas diárias como consumidores.' Encoraje cada grupo a apresentar os principais pontos e aprendizados de suas atividades, promovendo uma troca rica de informações e perspectivas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram ao tentar incorporar práticas sustentáveis no ciclo de vida dos produtos escolhidos?

2. Como as discussões e simulações alteraram a maneira como vocês pensam sobre o consumo e seus impactos no mundo?

3. Que ações práticas vocês podem adotar em suas vidas diárias para promover um consumo mais consciente?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é sintetizar os conhecimentos adquiridos, reforçar a conexão entre teoria e prática, e destacar a relevância do tema Consumo Consciente para a vida diária dos alunos. Resumindo o conteúdo da aula, reafirmamos a importância de cada conceito discutido e encorajamos os alunos a refletir sobre como podem aplicar esses aprendizados para se tornarem consumidores mais responsáveis e conscientes.

Resumo

Nesta etapa final, recapitulamos os conceitos centrais abordados durante a aula sobre Consumo Consciente e Circulação de Mercadorias. Revisamos a jornada de produtos, desde sua produção até o descarte, e discutimos o papel de cada stakeholder no ciclo de consumo. Também destacamos as práticas sustentáveis que podem ser adotadas em cada etapa para minimizar impactos ambientais.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz. Utilizando atividades interativas como a criação de histórias em quadrinhos e debates, os alunos puderam aplicar o conhecimento teórico sobre sustentabilidade e consumo consciente de uma maneira prática e engajadora. Essa abordagem facilitou a compreensão dos conceitos e a visão de suas aplicações no mundo real.

Fechamento

Entender o consumo consciente e a circulação de mercadorias é crucial para nossas vidas diárias. Cada escolha de consumo que fazemos tem impactos significativos no ambiente e na economia global. Ao adotar práticas mais sustentáveis, podemos influenciar positivamente o mundo ao nosso redor. Esta aula visou não apenas informar, mas também inspirar ação e reflexão crítica sobre nossos hábitos de consumo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies