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Plano de aula de Colonização Espanhola na América: Economia, Sociedade, Administração e Escravidão

História

Original Teachy

'EF07HI02'

Colonização Espanhola na América: Economia, Sociedade, Administração e Escravidão

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Colonização Espanhola na América: Economia, Sociedade, Administração e Escravidão

Palavras ChaveColonização Espanhola, Economia Colonial, Sociedade Colonial, Administração Colonial, Igreja Católica, Escravidão, Povos Indígenas, Mercantilismo, Encomiendas, Haciendas, Vice-reinos, Conselho das Índias, Jesuítas, Franciscanos, Resistência Indígena
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor e computador, Slides de apresentação, Mapa das colônias espanholas na América, Textos de apoio sobre a colonização espanhola, Folhas de papel e canetas para anotações, Cópias de documentos históricos (opcional), Livro didático de história
Códigos BNCCEF07HI02: Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.; EF07HI03: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.; EF07HI08: Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.; EF07HI09: Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.; EF07HI10: Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.; EF07HI15: Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.; EF07HI16: Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.; EF07HI17: Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma visão geral clara e objetiva sobre os principais temas que serão abordados na aula. Isso prepara os alunos para a compreensão detalhada dos tópicos e estabelece uma base sólida para o aprendizado, garantindo que eles saibam o que esperar e onde focar sua atenção durante as explicações e discussões subsequentes.

Objetivos principais:

1. Identificar os principais aspectos da colonização espanhola na América, incluindo economia, sociedade, administração e escravidão.

2. Compreender a participação da igreja e as relações com os povos indígenas durante a colonização espanhola.

3. Analisar o impacto da escravização de povos africanos e o papel do mercantilismo na colonização espanhola.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma visão geral clara e objetiva sobre os principais temas que serão abordados na aula. Isso prepara os alunos para a compreensão detalhada dos tópicos e estabelece uma base sólida para o aprendizado, garantindo que eles saibam o que esperar e onde focar sua atenção durante as explicações e discussões subsequentes.

Contexto

Durante o século XVI, a Espanha iniciou um dos processos de colonização mais vastos e impactantes da história, estendendo seu domínio para grande parte das Américas. Este período foi marcado por profundas transformações em termos econômicos, sociais e culturais, tanto para os colonizadores quanto para os povos indígenas que habitavam essas terras. A colonização espanhola trouxe consigo novas formas de administração, economia baseada no mercantilismo, a imposição da religião católica e, infelizmente, a introdução da escravidão de povos africanos e a exploração dos indígenas.

Curiosidades

Você sabia que algumas das cidades mais antigas das Américas, como Lima no Peru e Cidade do México, foram fundadas pelos espanhóis durante o período colonial? Além disso, muitas das palavras que usamos em português, como 'batata' e 'chocolate', têm origem nas línguas indígenas da América Latina e foram incorporadas ao nosso idioma graças ao contato com os colonizadores espanhóis.

Desenvolvimento

Duração: (45 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos obtenham uma compreensão detalhada dos principais aspectos da colonização espanhola na América. Através de explicações claras e exemplos concretos, os alunos serão capazes de identificar e analisar os elementos econômicos, sociais, administrativos e religiosos do período colonial, bem como as implicações da escravidão e das relações com os povos indígenas.

Tópicos Abordados

1. Economia Colonial: Explique como a economia das colônias espanholas era baseada no mercantilismo. Ressalte a extração de metais preciosos como ouro e prata e a importância das encomiendas e haciendas na produção agrícola. 2. Sociedade Colonial: Detalhe a hierarquia social, destacando a posição dos espanhóis, criollos, mestiços, indígenas e africanos escravizados. Explique a estratificação social e o papel dos diferentes grupos na sociedade colonial. 3. Administração Colonial: Descreva a estrutura administrativa das colônias, incluindo os vice-reinos e capitanias gerais. Explique a função dos corregedores e o papel do Conselho das Índias na administração das colônias. 4. Participação da Igreja: Aborde a influência da Igreja Católica na colonização, destacando a evangelização dos indígenas e o papel das ordens religiosas como jesuítas e franciscanos. 5. Escravidão e Trabalho Forçado: Explique o sistema de encomienda e mita, e como esses sistemas exploravam o trabalho indígena. Aborde também a importação de africanos escravizados e o impacto dessa prática na sociedade colonial. 6. Relações com os Povos Indígenas: Discuta as consequências da conquista espanhola para os povos indígenas, incluindo a violência, doenças e mudanças culturais. Destaque a resistência indígena e as revoltas.

Questões para Sala de Aula

1. Quais eram os principais produtos econômicos extraídos das colônias espanholas na América e como eles contribuíam para o sistema mercantilista? 2. Como a hierarquia social das colônias espanholas influenciava a vida cotidiana dos diferentes grupos sociais? 3. De que forma a Igreja Católica influenciou a administração e a vida social nas colônias espanholas?

Discussão de Questões

Duração: (25 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, permitindo que os alunos reflitam sobre o conteúdo discutido e expressem suas compreensões. Este momento de retorno e discussão é essencial para garantir que os alunos internalizem a matéria e possam fazer conexões entre os diversos aspectos da colonização espanhola.

Discussão

  • Explique que os principais produtos econômicos extraídos das colônias espanholas na América eram principalmente ouro e prata, que eram enviados para a Espanha para aumentar as riquezas do reino. As encomiendas e haciendas também produziam produtos agrícolas como açúcar, tabaco e cacau, que eram exportados para a Europa.

  • Detalhe que a hierarquia social nas colônias espanholas era muito rígida, com os espanhóis nascidos na Espanha (peninsulares) no topo, seguidos pelos criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América), mestiços (descendentes de espanhóis e indígenas), indígenas e, finalmente, africanos escravizados. Essa estrutura influenciava todos os aspectos da vida cotidiana, incluindo trabalho, moradia e direitos legais.

  • Discuta como a Igreja Católica teve uma grande influência na colonização espanhola, não apenas na evangelização dos povos indígenas, mas também na administração das colônias. As ordens religiosas, como os jesuítas e franciscanos, fundaram missões e escolas, e a Igreja muitas vezes agiu como intermediária entre os colonizadores e os indígenas.

Engajamento dos Alunos

1. Pergunte aos alunos: 'Por que a extração de metais preciosos era tão importante para o sistema mercantilista espanhol?' 2. Proponha uma reflexão: 'Como você acha que a estrutura social das colônias afetava a vida dos indígenas e africanos escravizados?' 3. Questione: 'De que maneira a evangelização pelos jesuítas e franciscanos poderia ter impactado as culturas indígenas?' 4. Peça aos alunos para discutirem em duplas: 'Quais poderiam ser as consequências a longo prazo da hierarquia social estabelecida pelos espanhóis nas Américas?'

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, recapitulando os principais pontos discutidos e reforçando a conexão entre a teoria e a prática. Esta revisão final ajuda a fixar o conteúdo e a demonstrar sua relevância para a compreensão do mundo atual.

Resumo

  • Os principais aspectos da economia colonial espanhola, incluindo o mercantilismo e a extração de metais preciosos.
  • A estrutura social rígida das colônias espanholas, com destaque para os diferentes grupos sociais e suas posições na hierarquia.
  • A administração colonial, com vice-reinos, capitanias gerais, corregedores e o Conselho das Índias.
  • A participação da Igreja Católica na evangelização e administração das colônias.
  • Os sistemas de trabalho forçado, como a encomienda e a mita, e a escravização de povos africanos.
  • As relações com os povos indígenas, incluindo a violência, doenças, mudanças culturais e resistência indígena.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos históricos concretos, como a fundação de cidades coloniais e a estrutura das encomiendas, permitindo que os alunos visualizassem como os conceitos de economia, sociedade, administração e religião se manifestavam no dia a dia das colônias espanholas.

Entender a colonização espanhola na América é crucial para compreender a formação das sociedades latino-americanas contemporâneas. A influência da colonização é visível em aspectos culturais, linguísticos e sociais. Além disso, a história das relações de poder e resistência oferece lições importantes sobre injustiça e resiliência.

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