Entrar

Plano de aula de Renascimento

História

Original Teachy

'EF07HI01'

Renascimento

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Renascimento: O professor deve garantir que os alunos tenham uma compreensão clara do conceito de Renascimento, incluindo o contexto histórico, as principais características e mudanças que ocorreram na sociedade e na cultura durante esse período. Os alunos devem ser capazes de identificar e explicar as razões para o surgimento do Renascimento.

  2. Identificação dos Principais Artistas do Renascimento: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever os principais artistas do Renascimento, como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael, e suas contribuições para a arte renascentista. O professor deve enfatizar a importância desses artistas e de suas obras na definição do Renascimento.

  3. Análise de Obras de Arte Renascentistas: O professor deve orientar os alunos a analisar obras de arte renascentistas, identificar os elementos característicos desse estilo e discutir o significado e a influência dessas obras. Isso ajudará os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda e apreciação pela arte renascentista.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento de Pensamento Crítico: Através da análise de obras de arte renascentistas, os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades de pensamento crítico, como a capacidade de interpretar e avaliar informações.

  • Estímulo à Criatividade: Ao estudar o Renascimento, os alunos serão expostos a um período de intenso florescimento artístico e cultural, o que pode estimular sua própria criatividade e expressão artística.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conteúdos que foram estudados nas aulas anteriores e que são relevantes para o tema da aula atual. Isso pode incluir uma revisão do feudalismo, que precedeu o Renascimento, e uma visão geral da Idade Média. A revisão pode ser feita através de perguntas aos alunos ou de uma breve apresentação em slides. (3 - 4 minutos)

  2. Situações-Problema: Para despertar o interesse dos alunos e introduzir o tópico de forma envolvente, o professor pode apresentar duas situações-problema. A primeira pode ser: "Imagine que você é um artista vivendo na Idade Média, onde as artes são vistas como inferiores e subvalorizadas. Como você se sentiria? O que você faria para mudar essa situação?" A segunda situação-problema pode ser: "Suponha que você é um nobre rico e poderoso que deseja encomendar uma obra de arte para decorar sua mansão. Que tipo de arte você encomendaria e por quê?" (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização da Importância do Renascimento: O professor deve então contextualizar a importância do Renascimento, explicando que foi um período de grandes mudanças na Europa, marcado pelo ressurgimento do interesse pela cultura clássica, o avanço da ciência e a valorização das artes. O Renascimento teve um impacto duradouro na arte e na cultura ocidental, e muitas das ideias e inovações desse período ainda influenciam a sociedade atual. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao Renascimento. Por exemplo, ele pode falar sobre a rivalidade entre Leonardo da Vinci e Michelangelo, dois dos maiores artistas do Renascimento, ou sobre a misteriosa vida de Leonardo da Vinci, que além de artista, era também cientista e inventor. Outra curiosidade pode ser o fato de que o termo "Renascimento" foi cunhado no século XIX por historiadores para descrever esse período, e não era usado pelos contemporâneos da época. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Playing: "Renascimento na Corte" (10 - 12 minutos)

    • Cenário: O professor dividirá a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo será uma corte renascentista, com um nobre rico e poderoso, um artista e um conselheiro. O cenário será a corte de um nobre, onde ele está prestes a encomendar uma obra de arte para decorar sua mansão.

    • Tarefa: Cada grupo deve discutir e chegar a um consenso sobre que tipo de arte encomendar, levando em consideração o contexto do Renascimento, as características da arte renascentista e o gosto pessoal do nobre. O grupo de artistas será responsável por criar um esboço da obra de arte, e o conselheiro deverá explicar ao nobre as razões para a escolha da obra de arte.

    • Recursos: O professor deve disponibilizar materiais de desenho para os grupos que desejarem utilizá-los. Além disso, os alunos podem pesquisar brevemente em seus dispositivos móveis sobre os tipos de arte renascentista para ajudar na tomada de decisão.

    • Apresentação: Cada grupo deve apresentar sua escolha de obra de arte e o esboço correspondente para a turma, explicando as razões para a escolha. O professor e os outros grupos devem fazer perguntas e dar feedback.

  2. Atividade de Criação de Arte: "Renascentistas por um Dia" (10 - 12 minutos)

    • Cenário: Ainda em seus grupos, os alunos serão desafiados a se colocarem no lugar de um artista renascentista. Eles receberão materiais de arte, incluindo tintas, pincéis, papel e gesso, para criar sua própria obra de arte renascentista.

    • Tarefa: Cada grupo deve escolher um tema para sua obra de arte e planejar como irão representá-lo. Por exemplo, o tema pode ser "A Beleza da Natureza", "O Poder da Humanidade" ou "A Importância da Ciência".

    • Recursos: O professor deve fornecer uma lista de temas sugeridos e materiais de referência, como imagens de obras de arte renascentistas, para inspirar os alunos. Além disso, o professor deve circular pela sala, fornecendo orientação e feedback conforme necessário.

    • Apresentação: Após a Conclusão da obra de arte, cada grupo deve apresentar sua criação para a turma, explicando o tema escolhido e as técnicas utilizadas. Os outros grupos e o professor devem fazer perguntas e dar feedback.

  3. Discussão e Reflexão: Após as apresentações, o professor deve promover uma discussão em sala de aula sobre as atividades, incentivando os alunos a refletir sobre o processo de criação, as dificuldades encontradas e o que aprenderam sobre o Renascimento e a arte renascentista. (5 - 7 minutos)

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e iniciar uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades. Durante as apresentações, os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e comentários, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer uma revisão rápida das principais características do Renascimento e dos principais artistas desse período. O professor deve então destacar como as atividades realizadas se conectam com a teoria ensinada. Por exemplo, ao analisar as obras de arte criadas pelos alunos, o professor pode destacar os elementos renascentistas presentes nas obras e como os alunos aplicaram os conceitos aprendidos.

  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos): Finalmente, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer perguntas como:

    • Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    • Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida diária ou em outras disciplinas?

    Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, serão convidados a compartilhar suas respostas. O professor deve garantir que haja um ambiente de respeito e apoio durante essa atividade, incentivando todos os alunos a participarem.

  4. Feedback e Encerramento (1 minuto): O professor deve agradecer aos alunos por sua participação e esforço durante a aula. Ele deve também pedir feedback aos alunos sobre a aula, incentivando-os a expressar quais aspectos eles mais gostaram e quais podem ser melhorados. O professor deve então informar aos alunos o que será abordado na próxima aula e encerrar a aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula. Ele deve revisar o conceito de Renascimento, as características da arte renascentista e a importância de artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. O professor deve enfatizar como as atividades realizadas durante a aula ajudaram os alunos a compreenderem esses conceitos de forma prática e interativa.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele deve explicar como a discussão inicial e as situações-problema ajudaram a contextualizar a teoria do Renascimento. O professor deve então ressaltar como as atividades de role-playing e criação de arte permitiram aos alunos aplicar a teoria na prática. Por fim, o professor deve discutir como o conhecimento adquirido na aula pode ser aplicado em outras situações, como na apreciação de obras de arte renascentistas em museus ou na compreensão do impacto do Renascimento na sociedade contemporânea.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o Renascimento. Isso pode incluir livros, documentários, websites de museus virtuais que exibem obras de arte renascentistas e jogos educativos sobre o tema. O professor pode também encorajar os alunos a visitarem museus locais que tenham exposições de arte renascentista.

  4. Relevância do Tema (1 minuto): Por fim, o professor deve enfatizar a importância do Renascimento e da arte renascentista para a vida cotidiana dos alunos. Ele deve explicar como o Renascimento influenciou a forma como vemos o mundo hoje, desde a valorização da ciência e do conhecimento até a apreciação da beleza e da criatividade na arte. O professor deve também ressaltar como o Renascimento pode ser um exemplo inspirador para os alunos, mostrando a importância de perseverança, inovação e pensamento crítico na busca por novas ideias e na transformação da sociedade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies