Entrar

Plano de aula de Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares

Inglês

Original Teachy

'EF07LI15'

Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares

Palavras ChavePassado Simples, Verbos Regulares, Verbos Irregulares, Atividades Práticas, Sala de Aula Invertida, Narrativas, Comunicação Efetiva, Contextualização, Colaboração, Reflexão Crítica, Aprendizado Colaborativo, Engajamento
Materiais NecessáriosFichas de Testemunho, Microscópio de brinquedo, Decorações para festa, Recursos para preparar comida, Materiais para convites (papel, canetas, etc.), Computador ou tablet para pesquisa, Materiais para anotação (cadernos, lápis, etc.)
Códigos BNCCEF07LI15: Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).; EF07LI16: Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed).; EF07LI18: Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e garantir que eles compreendam claramente o que é esperado deles durante a aula. Em um contexto de sala de aula invertida, onde o aprendizado prévio é essencial, esta seção serve para reforçar a importância do estudo independente e preparar os alunos para aplicar o conhecimento adquirido em atividades práticas durante a aula. Além disso, visa estabelecer um entendimento mútuo entre professor e alunos sobre quais competências linguísticas devem ser aprimoradas e avaliadas.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e aplicar o passado simples em verbos regulares e irregulares em contextos variados.

2. Desenvolver a habilidade de formar corretamente as estruturas afirmativa, negativa e interrogativa no passado simples.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e aplicação prática do conteúdo de passado simples.

Introdução

Duração: (15-20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos, fazendo com que apliquem o conhecimento prévio em situações práticas e contextualizadas que simulam o uso real da língua. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente, enquanto a contextualização mostra a relevância do passado simples em diversas situações reais, aumentando a motivação e o interesse dos alunos pelo tema.

Situações Problema

1. Imagine que você está contando a um amigo sobre suas férias, mas precisa explicar que algo interessante aconteceu no passado. Como você usaria o passado simples para descrever esses eventos?

2. Pense em um livro que você leu recentemente. Como os autores usaram o passado simples para descrever ações que ocorreram antes do momento da narração?

Contextualização

O passado simples é uma estrutura fundamental para contar histórias e descrever eventos que ocorreram em um tempo específico no passado. Por exemplo, em livros como 'Harry Potter', J.K. Rowling usa o passado simples para descrever as aventuras de Harry, criando uma atmosfera de passado distante e de eventos já encerrados. Além disso, entender como usar o passado simples pode ser útil em situações cotidianas, como relatar notícias ou falar sobre experiências passadas em uma entrevista de emprego.

Desenvolvimento

Duração: (70-75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e dinâmica o conhecimento adquirido sobre o passado simples em verbos regulares e irregulares. Cada atividade proposta visa não apenas consolidar o aprendizado, mas também desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico. Ao trabalhar em grupos, os alunos são capazes de discutir e resolver problemas em conjunto, o que aumenta o engajamento e a compreensão do conteúdo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives do Passado

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Praticar o uso do passado simples em uma situação lúdica e colaborativa, desenvolvendo habilidades de narrativa e argumentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão detetives que investigam um 'crime' ocorrido na escola no passado. Eles usarão o passado simples para coletar evidências, entrevistar testemunhas e finalmente apresentar suas conclusões em uma narrativa coerente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Apresente o cenário do 'crime', descrevendo o que aconteceu no passado usando o passado simples. Por exemplo: 'Ontem, durante a aula de ciências, alguém quebrou o microscópio.'

  • Distribua fichas com diferentes testemunhos e peça que os grupos as leiam, identificando os verbos no passado simples.

  • Cada grupo deve escrever uma narrativa do que eles acham que aconteceu, usando as evidências coletadas.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua narrativa para a classe, justificando o uso do passado simples.

Atividade 2 - Festa de Memórias

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o passado simples em um contexto de planejamento e descrição de eventos passados, promovendo a criatividade e a colaboração.

- Descrição: Os alunos organizarão uma 'Festa de Memórias', onde cada grupo será responsável por planejar a decoração, a comida e as atividades baseadas em eventos passados. Eles usarão o passado simples para descrever esses eventos e preparar um convite.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos e designe a cada grupo um evento passado para planejar a festa, como um aniversário ou feriado escolar.

  • Peça que cada grupo use o passado simples para descrever como o evento foi celebrado no passado.

  • Os grupos devem planejar a decoração, o cardápio e as atividades da festa, incluindo jogos e música que seriam apropriados para o evento passado.

  • Cada grupo prepara um convite para a festa, usando o passado simples para explicar os detalhes do evento.

  • Os grupos apresentam seus convites e explicam suas escolhas para a classe, praticando o uso do passado simples.

Atividade 3 - Entrevista com Histórico

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevista, aplicadas ao uso do passado simples, enquanto aprendem sobre figuras históricas importantes.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão e conduzirão entrevistas com personagens históricos, usando o passado simples para formular perguntas e entender as respostas no contexto de tempos passados.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos e atribua a cada grupo um personagem histórico diferente.

  • Os grupos pesquisam brevemente sobre o seu personagem para entender o contexto histórico e preparar perguntas relevantes usando o passado simples.

  • Cada grupo conduz uma entrevista com o professor, que interpretará o personagem histórico, respondendo no passado simples.

  • Os outros grupos observam e anotam perguntas que poderiam ter sido feitas de forma mais eficaz, ou que poderiam ter sido respondidas de maneira mais completa.

  • Ao final, cada grupo discute as respostas do personagem histórico, refletindo sobre o uso adequado do passado simples.

Retorno

Duração: (10-15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre o uso prático do passado simples. A discussão em grupo ajuda a aprofundar o entendimento dos alunos, esclarecer dúvidas e promover um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, ao responder às perguntas chave, os alunos têm a oportunidade de pensar criticamente sobre a aplicação do passado simples, o que é essencial para a fixação do conteúdo.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo reunindo todos os alunos no centro da sala. Use uma abordagem de roda de conversa, onde cada grupo compartilha suas descobertas e experiências. Encoraje os alunos a explicar o raciocínio por trás de suas escolhas de verbos no passado simples e como eles aplicaram esses conhecimentos nas atividades. Este é um momento para reflexão conjunta e troca de ideias sobre o que foi aprendido.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao usar o passado simples nas atividades?

2. Como o uso do passado simples ajuda a contar histórias ou descrever eventos passados de maneira mais clara?

3. Houve alguma situação durante as atividades em que vocês ficaram em dúvida sobre qual verbo usar no passado simples? Como resolveram isso?

Conclusão

Duração: (5-10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo aprendido, vinculando os aspectos teóricos com as práticas vivenciadas durante a aula. Além disso, visa reforçar a importância do passado simples no uso cotidiano da língua inglesa, motivando os alunos a aplicar o que aprenderam em diversas situações reais e imaginárias.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre o passado simples em verbos regulares e irregulares. É essencial que os alunos compreendam como formar estruturas afirmativas, negativas e interrogativas no passado simples, e as diferenças entre verbos regulares e irregulares.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades lúdicas e contextualizadas, como a 'Festa de Memórias' e 'Detetives do Passado'. Isso permitiu aos alunos aplicar os conceitos teóricos em situações práticas, reforçando o entendimento e a importância do passado simples no uso diário e em narrativas.

Fechamento

Finalmente, o professor deve destacar a relevância do passado simples no dia a dia, enfatizando como o entendimento e uso correto desta estrutura gramatical é crucial para comunicação eficaz em inglês, seja em contextos formais como entrevistas, ou em situações mais informais, como ao contar histórias ou relatar eventos passados.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies