Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Verbos: can

Avatar padrão

Lara da Teachy


Inglês

Original Teachy

'EF07LI20'

Verbos: can

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Verbos: can

Palavras ChaveVerbo 'can', Permissão, Capacidade, Frases afirmativas, Frases negativas, Perguntas, Respostas curtas, Exemplos práticos, Comunicação em inglês, Situações cotidianas
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor (opcional), Slides de apresentação, Folhas de papel, Canetas, Material de apoio impresso com exemplos de uso do 'can', Lista de exercícios para prática
Códigos BNCCEF07LI20: Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a importância e os diferentes usos do verbo 'can' em inglês. Através de uma explicação detalhada e exemplos práticos, os alunos serão capazes de reconhecer e aplicar o verbo 'can' de forma assertiva, tanto para expressar permissão quanto capacidade, em diferentes contextos de comunicação.

Objetivos principais:

1. Explicar detalhadamente o uso do verbo 'can' em inglês, destacando seus diferentes contextos de uso, como permissão e capacidade.

2. Fornecer exemplos práticos e claros que ilustrem o uso do verbo 'can' em frases afirmativas, negativas e interrogativas.

3. Promover a compreensão dos alunos sobre como aplicar o verbo 'can' em situações cotidianas e esclarecer possíveis dúvidas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos e fornecer um contexto claro e relevante para o uso do verbo 'can'. Ao conectar o tema com situações cotidianas e curiosidades, os alunos se sentirão mais motivados a aprender e entenderão a importância prática do conteúdo que será abordado.

Contexto

Inicie a aula explicando aos alunos que o verbo 'can' é uma palavra poderosa e versátil na língua inglesa. Ele é utilizado para expressar habilidades, capacidades e permissões. Destaque que, assim como em português usamos verbos como 'poder' e 'conseguir', em inglês usamos 'can' para transmitir essas ideias. Por exemplo, 'Eu posso nadar' se traduz como 'I can swim'. Enfatize que dominar o uso do 'can' permitirá que eles se comuniquem com mais clareza e confiança em várias situações do dia a dia.

Curiosidades

Você sabia que o verbo 'can' é um dos verbos modais mais usados na língua inglesa? Ele não muda de forma, não importa quem esteja executando a ação. Isso significa que, ao contrário de muitos outros verbos, não precisamos nos preocupar com conjugação quando usamos 'can'. Por exemplo, 'I can', 'you can', 'he can' – todos usam a mesma forma. Isso torna o uso do 'can' mais simples e direto!

Desenvolvimento

Duração: (45 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento dos alunos sobre o verbo 'can' através de uma explicação detalhada de suas formas afirmativa, negativa e interrogativa. Ao fornecer exemplos práticos e solicitar que os alunos participem ativamente, o professor garante que os alunos compreendam e apliquem corretamente o uso do 'can' em diferentes contextos. A resolução de questões em sala ajuda a fixar o conteúdo e permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos.

Tópicos Abordados

1. Afirmativas com 'can': Explique que, em frases afirmativas, o verbo 'can' é usado para expressar habilidades ou capacidades. Por exemplo, 'I can swim' (Eu sei nadar). Destaque que a estrutura é simples: Sujeito + 'can' + Verbo principal. 2. Negativas com 'can': Detalhe que, para formar frases negativas, é necessário adicionar 'not' após 'can', formando 'cannot' ou sua forma contraída 'can't'. Por exemplo, 'I can't swim' (Eu não sei nadar). A estrutura é: Sujeito + 'can't' + Verbo principal. 3. Interrogativas com 'can': Enfatize que, em perguntas, 'can' é colocado no início da frase. Por exemplo, 'Can you swim?' (Você sabe nadar?). A estrutura segue: 'Can' + Sujeito + Verbo principal? 4. Uso de 'can' para pedir permissão: Explique que 'can' também é utilizado para pedir ou dar permissão. Por exemplo, 'Can I go to the bathroom?' (Posso ir ao banheiro?). 5. Respostas curtas: Ensine que, em respostas curtas, 'can' e 'can't' são utilizados sozinhos. Por exemplo, 'Can you swim?' 'Yes, I can.' ou 'No, I can't.'

Questões para Sala de Aula

1. Forme uma frase afirmativa usando 'can' para descrever uma habilidade sua. 2. Transforme a frase 'She can play the piano' em uma pergunta. 3. Escreva uma frase negativa usando 'can' para falar sobre algo que você não pode fazer.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre o uso do verbo 'can' através de uma discussão detalhada das respostas das questões propostas. Ao engajar os alunos com perguntas e reflexões, o professor pode avaliar a compreensão do conteúdo, corrigir possíveis erros e esclarecer dúvidas, garantindo que todos os alunos tenham uma compreensão sólida e aplicável do material ensinado.

Discussão

  • Forme uma frase afirmativa usando 'can' para descrever uma habilidade sua.

  • Explique que os alunos devem usar a estrutura Sujeito + 'can' + Verbo principal. Por exemplo, 'I can draw' (Eu sei desenhar).

  • Transforme a frase 'She can play the piano' em uma pergunta.

  • Explique que para transformar uma frase afirmativa em uma pergunta, 'can' deve ser movido para o início da frase. A estrutura é: 'Can' + Sujeito + Verbo principal? O resultado será 'Can she play the piano?' (Ela sabe tocar piano?).

  • Escreva uma frase negativa usando 'can' para falar sobre algo que você não pode fazer.

  • Explique que para formar uma frase negativa, deve-se adicionar 'not' após 'can', formando 'cannot' ou sua forma contraída 'can't'. A estrutura é: Sujeito + 'can't' + Verbo principal. Por exemplo, 'I can't sing' (Eu não sei cantar).

Engajamento dos Alunos

1. Peça aos alunos que compartilhem suas frases afirmativas, negativas e interrogativas formadas com 'can'. 2. Pergunte aos alunos sobre situações cotidianas onde eles podem usar 'can' para pedir permissão ou expressar habilidades. 3. Incentive os alunos a pensar em outras frases que poderiam criar usando 'can' para diferentes contextos. 4. Discuta com os alunos como a compreensão do uso de 'can' pode ajudá-los a se comunicar melhor em inglês.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos abordados, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e abrangente do uso do verbo 'can'. Ao resumir o conteúdo, conectar teoria e prática e destacar a relevância do tema, o professor reforça o aprendizado e prepara os alunos para aplicarem o conhecimento adquirido de forma autônoma.

Resumo

  • O verbo 'can' é utilizado para expressar habilidades, capacidades e permissões.
  • Em frases afirmativas, a estrutura é: Sujeito + 'can' + Verbo principal.
  • Para formar frases negativas, utiliza-se 'cannot' ou sua forma contraída 'can't' após o sujeito.
  • Em perguntas, 'can' é colocado no início da frase.
  • 'Can' também é utilizado para pedir ou dar permissão.
  • Respostas curtas podem ser dadas utilizando apenas 'can' ou 'can't'.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos claros e diretos de como utilizar o verbo 'can' em diferentes contextos. Através de exercícios práticos e discussões em sala, os alunos puderam aplicar o conhecimento teórico em situações cotidianas e entender a relevância do uso correto desse verbo na comunicação em inglês.

O verbo 'can' é essencial para a comunicação cotidiana em inglês, permitindo que os alunos expressem suas habilidades, capacidades e peçam permissões de forma clara e eficiente. O entendimento desse verbo facilita a interação em diversas situações, desde uma simples conversa até a compreensão de regras e instruções, tornando-se uma ferramenta valiosa para o aprendizado e uso do inglês.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Adjetivos: Introdução | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | A, An, The | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Adjetivos e Advérbios
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies