Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares

Lara da Teachy


Inglês

Original Teachy

'EF07LI15'

Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Verbos: Passado Simples Verbos Regulares e Irregulares

Palavras ChavePassado Simples, Verbos Regulares, Verbos Irregulares, Conjugação, Exemplos Práticos, Frases Afirmativas, Frases Negativas, Frases Interrogativas, Memorização, Regras de Ortografia, Comunicação Cotidiana, Auxiliar Did, Exercícios Práticos, Discussão, Reflexão
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor e slides de apresentação, Fichas de exercícios impressas, Canetas e lápis, Caderno ou folhas para anotações, Lista de verbos regulares e irregulares, Dicionário de inglês (opcional), Material de apoio com regras de ortografia
Códigos BNCCEF07LI15: Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).; EF07LI16: Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed).; EF07LI18: Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer as bases para a compreensão do passado simples em inglês, tanto para verbos regulares quanto irregulares. Ao definir claramente os objetivos, os alunos saberão o que esperar da aula e quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas ao final da lição. Isso também ajudará o professor a manter o foco e a direção do conteúdo a ser abordado.

Objetivos principais:

1. Compreender a formação do passado simples dos verbos regulares em inglês.

2. Identificar e diferenciar os verbos regulares e irregulares no passado simples.

3. Aplicar o conhecimento do passado simples em exemplos práticos e exercícios.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer as bases para a compreensão do passado simples em inglês, tanto para verbos regulares quanto irregulares. Ao definir claramente os objetivos, os alunos saberão o que esperar da aula e quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas ao final da lição. Isso também ajudará o professor a manter o foco e a direção do conteúdo a ser abordado.

Contexto

Para iniciar a aula sobre o passado simples dos verbos em inglês, é essencial contextualizar os alunos sobre a importância desse tempo verbal na comunicação cotidiana. Explique que o passado simples é usado para descrever ações que ocorreram e foram concluídas no passado. Destaque que, seja em conversas informais sobre o que fizeram no fim de semana ou em narrativas mais elaboradas, o uso correto do passado simples é fundamental para a clareza e precisão da comunicação.

Curiosidades

Você sabia que muitos dos verbos irregulares em inglês têm raízes históricas que remontam ao inglês antigo e às influências de outras línguas, como o latim e o francês? Por exemplo, o verbo 'go' tem sua forma no passado 'went', que originalmente era um verbo completamente diferente, 'wend'. Essas curiosidades mostram como a língua evolui ao longo do tempo.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma compreensão detalhada e prática da formação e uso do passado simples em inglês, tanto para verbos regulares quanto irregulares. Ao abordar explicitamente a estrutura das frases e fornecer exemplos concretos, os alunos poderão assimilar melhor as regras e exceções, aplicando esse conhecimento em exercícios práticos que reforçam o aprendizado.

Tópicos Abordados

1. Formação do Passado Simples para Verbos Regulares: Explique que os verbos regulares no passado simples são formados pela adição do sufixo -ed ao verbo base. Forneça exemplos como walk (caminhar) que se transforma em walked, e play (jogar) que se transforma em played. Destaque a importância das regras de ortografia, como a duplicação de consoantes em verbos monossilábicos terminados em consoante-vogal-consoante (e.g., stopstopped). 2. Verbos Irregulares no Passado Simples: Detalhe que os verbos irregulares não seguem uma regra fixa para a formação do passado e devem ser memorizados. Exemplifique com verbos comuns como go (ir) que se transforma em went, e see (ver) que se transforma em saw. Explique que a prática e a memorização são essenciais para dominar esses verbos. 3. Uso do Passado Simples em Frases Afirmativas, Negativas e Interrogativas: Explique como construir frases afirmativas no passado simples, usando tanto verbos regulares quanto irregulares. Depois, mostre a formação de frases negativas utilizando o auxiliar did not (ou didn't) seguido pelo verbo na forma base. Por exemplo, I did not (didn't) go. Para perguntas, explique a inversão do sujeito com o auxiliar did. Exemplifique: Did you go?.

Questões para Sala de Aula

1. Conjugue o verbo regular to jump (pular) na forma afirmativa, negativa e interrogativa no passado simples. 2. Transforme a frase She writes a letter para o passado simples, usando o verbo irregular to write. 3. Complete a frase no passado simples: Yesterday, we ___ (to eat) at a new restaurant.

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos compreendam plenamente como formar e usar o passado simples, tanto para verbos regulares quanto irregulares. Ao discutir as respostas e refletir sobre o conteúdo, os alunos podem esclarecer dúvidas, reforçar o aprendizado e aplicar o conhecimento de forma prática.

Discussão

  • 1. Conjugue o verbo regular to jump (pular) na forma afirmativa, negativa e interrogativa no passado simples.

  • Afirmativa: He jumped over the fence. (Ele pulou a cerca.)

  • Negativa: He did not (didn't) jump over the fence. (Ele não pulou a cerca.)

  • Interrogativa: Did he jump over the fence? (Ele pulou a cerca?)

  • 2. Transforme a frase She writes a letter para o passado simples, usando o verbo irregular to write.

  • Frase no passado simples: She wrote a letter. (Ela escreveu uma carta.)

  • *3. Complete a frase no passado simples: Yesterday, we ___ (to eat) at a new restaurant.

  • Frase completa: Yesterday, we ate at a new restaurant. (Ontem, nós comemos em um novo restaurante.)

Engajamento dos Alunos

1. 📘 Pergunta 1: Por que é importante saber a diferença entre verbos regulares e irregulares no passado simples? 2. 📘 Pergunta 2: Como você pode lembrar mais facilmente os verbos irregulares? 3. 📘 Pergunta 3: Qual é a função do auxiliar did nas frases negativas e interrogativas no passado simples? 4. 📘 Reflexão 1: Pense em uma situação do seu dia a dia onde você utilizaria o passado simples para contar uma história. Como você estruturaria suas frases? 5. 📘 Reflexão 2: Quais estratégias você pode utilizar para praticar e memorizar os verbos irregulares?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é recapitulizar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e completa do conteúdo abordado. Ao resumir os pontos principais e discutir a relevância prática do tema, os alunos reforçam o aprendizado e se preparam melhor para aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

Resumo

  • Compreensão da formação do passado simples dos verbos regulares, adicionando o sufixo -ed ao verbo base.
  • Identificação e memorização dos verbos irregulares, que não seguem uma regra fixa para a formação do passado simples.
  • Construção de frases afirmativas, negativas e interrogativas no passado simples, utilizando tanto verbos regulares quanto irregulares.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos claros e detalhados de como os verbos regulares e irregulares são conjugados no passado simples. Além disso, os alunos foram guiados na construção de frases completas e significativas, aplicando as regras aprendidas em exercícios práticos e discussões interativas.

O conhecimento do passado simples é fundamental para a comunicação em inglês, permitindo que os alunos descrevam ações concluídas no passado de maneira clara e precisa. Saber diferenciar entre verbos regulares e irregulares enriquece o vocabulário e facilita a compreensão de textos e conversas. Curiosidades, como a origem histórica de alguns verbos irregulares, tornam o aprendizado mais interessante e contextualizado.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Paráfrase
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | A, An, The | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Pronomes e Adjetivos: Demonstrativos | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Adjetivos: Introdução | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies