Entrar

Plano de aula de Preposições de Tempo

Inglês

Original Teachy

'EF07LI15'

Preposições de Tempo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o uso e a função das preposições de tempo na língua inglesa. Os alunos devem ser capazes de identificar e explicar a função das preposições de tempo em uma frase.

  2. Desenvolver habilidades de aplicação prática das preposições de tempo. Os alunos devem ser capazes de usar as preposições de tempo corretamente em suas próprias frases, tanto escritas quanto faladas.

  3. Melhorar a fluência na língua inglesa através de exercícios de prática oral e escrita. Os alunos devem praticar a utilização das preposições de tempo em contextos diversos, a fim de reforçar o aprendizado e melhorar a fluência.

Objetivos Secundários

  1. Estimular o pensamento crítico e a análise linguística. Os alunos devem ser incentivados a observar o uso das preposições de tempo em textos autênticos, como livros, músicas e filmes, e a refletir sobre as variações de uso.

  2. Promover a autoconfiança e a motivação para aprender. Através do uso prático das preposições de tempo, os alunos devem sentir-se mais confiantes em suas habilidades de comunicação em inglês, o que pode aumentar sua motivação para continuar aprendendo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula fazendo um breve resumo dos conceitos gramaticais já estudados que são relevantes para o tópico atual. Isso pode incluir uma revisão das preposições de lugar e de direção. O professor pode, por exemplo, pedir aos alunos que lembrem algumas preposições de lugar e direção que já aprenderam e que expliquem seu uso. Isso servirá como um ponto de partida para introduzir as preposições de tempo, mostrando que, assim como as preposições de lugar e direção, elas também têm uma função específica na estrutura das frases em inglês.

  2. Situações problema: O professor pode então apresentar aos alunos duas situações problema que envolvam o uso de preposições de tempo. Por exemplo, o professor pode mostrar duas frases: "I will meet you at the park" e "I will meet you on the park". O professor pode perguntar aos alunos qual preposição de tempo é a correta em cada frase e por quê. Isso servirá para despertar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o tópico da aula.

  3. Contextualização: O professor pode então explicar a importância das preposições de tempo na comunicação em inglês, mostrando como elas são usadas em situações do dia a dia, como marcar um compromisso, contar uma história ou descrever uma sequência de eventos. O professor pode usar exemplos de situações reais, como um e-mail de trabalho, uma conversa telefônica ou um trecho de um filme, para ilustrar o uso das preposições de tempo.

  4. Introdução ao tópico: Para introduzir o tópico de forma interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre as preposições de tempo. Por exemplo, o professor pode explicar que, embora "at", "on" e "in" sejam as preposições de tempo mais comuns em inglês, elas não podem ser usadas de forma intercambiável e têm regras de uso específicas. O professor também pode mencionar que, em inglês, usamos "in" para se referir a períodos longos de tempo (como "in the morning" ou "in the summer"), "on" para se referir a dias e datas específicas (como "on Monday" ou "on June 10th") e "at" para se referir a momentos específicos no tempo (como "at 3 o'clock" ou "at noon"). Essas curiosidades podem ajudar a despertar o interesse dos alunos pelo tópico e a motivá-los a aprender mais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Onde estou?" (10 - 12 minutos)

    • O professor dividirá a turma em grupos de até cinco alunos e entregará a cada grupo uma cópia impressa de um mapa da escola.

    • O professor então dará a cada grupo uma série de instruções que incluem o uso de preposições de tempo. Por exemplo: "Vá para a sala de aula 202 depois de 15 minutos", "Espere na sala dos professores até a hora do almoço", "Encontre seu amigo no campo de futebol às 3 horas".

    • Cada grupo terá que traçar o caminho no mapa e escrever as instruções corretamente, prestando atenção ao uso adequado das preposições de tempo. O professor irá circular pela sala para ajudar e esclarecer dúvidas.

    • No final da atividade, cada grupo apresentará suas instruções e o professor irá corrigir se necessário, explicando o uso correto das preposições de tempo.

  2. Atividade "Diário de um Estudante" (10 - 12 minutos)

    • Ainda em grupos, os alunos receberão a tarefa de imaginar que estão escrevendo o diário de um estudante de intercâmbio. Eles terão que escrever três frases em inglês que descrevam eventos de diferentes tempos do dia, usando preposições de tempo adequadas. Por exemplo: "I wake up at 7 o'clock in the morning", "I have lunch at 12 o'clock in the afternoon", "I go to bed at 10 o'clock at night".

    • Após escreverem as frases, os alunos terão que compartilhar suas criações com a turma. Cada grupo lerá suas frases em voz alta e os outros alunos terão que identificar as preposições de tempo usadas e explicar o porquê de serem corretas.

  3. Atividade "Desafio da Música" (opcional, se houver tempo disponível) (5 - 7 minutos)

    • O professor pode propor um desafio extra para a turma. Ele irá tocar uma música em inglês que contenha muitas preposições de tempo (por exemplo, "Seasons in the Sun" de Terry Jacks).

    • Os alunos terão que identificar as preposições de tempo na letra da música e explicar o contexto em que estão sendo usadas. Esta atividade pode ser divertida e desafiadora, além de uma ótima maneira de reforçar o uso das preposições de tempo em um contexto autêntico.

    • O professor irá premiar o grupo que identificar corretamente o maior número de preposições de tempo na música.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor, em um esforço para reunir todos os aprendizados, deve iniciar uma discussão em grupo com todos os alunos. Cada grupo terá um máximo de 2 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades em grupo.

    • Durante a discussão, o professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar, encorajando a participação de todos. O professor pode fazer perguntas para estimular a reflexão e aprofundar a compreensão dos alunos sobre o uso das preposições de tempo.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve fazer uma breve síntese dos pontos discutidos pelos grupos, conectando-os com a teoria apresentada no início da aula. O professor pode, por exemplo, revisar as regras de uso das preposições de tempo e mostrar como elas foram aplicadas pelas diferentes equipes nas atividades em grupo.

    • O professor pode também reforçar a importância do uso correto das preposições de tempo na comunicação em inglês, destacando como erros nesse aspecto podem levar a mal-entendidos e a dificuldades de compreensão.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão individual. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma. Essa atividade de reflexão pode ajudar os alunos a consolidar seu aprendizado e a identificar quaisquer áreas que ainda precisem de mais estudo ou prática.

  4. Feedback do Professor (1 minuto)

    • Finalmente, o professor deve fornecer um feedback geral sobre a participação e o desempenho da turma durante a aula. O professor pode elogiar a turma por suas conquistas e esforços, e pode também destacar áreas que ainda precisam de melhoria. O feedback do professor deve ser construtivo e encorajador, visando motivar os alunos a continuar aprendendo e praticando.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Ele deve recapitular a definição e o uso das preposições de tempo, as regras de quando usar "in", "on" e "at", e como elas são usadas em diferentes contextos.

    • O professor pode reforçar a importância de prestar atenção ao uso das preposições de tempo na comunicação em inglês, destacando como o uso errado ou inadequado dessas preposições pode levar a mal-entendidos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então conectar a teoria apresentada com as atividades práticas realizadas durante a aula. Ele deve explicar como as atividades, como "Onde estou?" e "Diário de um Estudante", permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam de uma maneira prática e significativa.

    • O professor pode também mencionar como as preposições de tempo são usadas em situações do dia a dia, como marcar um compromisso, contar uma história ou descrever uma sequência de eventos. Isso ajudará os alunos a ver a relevância e a utilidade do que aprenderam.

  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre preposições de tempo. Esses materiais podem incluir sites de aprendizagem de inglês, livros de gramática, vídeos do YouTube, músicas em inglês, entre outros.

    • O professor pode também encorajar os alunos a observar o uso das preposições de tempo em textos autênticos, como livros, músicas e filmes, e a tentar usá-las em suas próprias conversas e escritos em inglês.

  4. Importância do Tópico (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tópico apresentado para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar como o uso correto das preposições de tempo pode melhorar a clareza e a eficácia da comunicação em inglês, e como isso pode ser útil tanto em contextos formais (como no trabalho ou na escola) quanto informais (como em conversas com amigos ou viagens para países de língua inglesa).

    • O professor pode também enfatizar que o domínio das preposições de tempo é um sinal de proficiência na língua inglesa e pode ajudar os alunos a se sentirem mais confiantes e confortáveis ao usarem o inglês em suas vidas pessoais e profissionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies