Entrar

Plano de aula de Verbos: can

Inglês

Original Teachy

'EF07LI20'

Verbos: can

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e aplicar corretamente o verbo "can" em diferentes contextos e estruturas gramaticais, tanto na forma afirmativa quanto na negativa e interrogativa.

  2. Reforçar a compreensão dos alunos sobre o uso do "can" para expressar habilidades, capacidades e permissões no presente, bem como a impossibilidade no presente (usando "can't").

  3. Estimular a prática da pronúncia correta do verbo "can" e sua contração ("can't"), através de exercícios de repetição e leitura em voz alta.

Objetivos secundários:

  • Fomentar a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo.

  • Incentivar a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem, por meio do uso de recursos didáticos digitais e atividades lúdicas.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor começa a aula relembrando aos alunos os conceitos de verbos, sua importância na formação das sentenças e a estrutura básica de uma frase em inglês. Além disso, é importante reforçar o uso de verbos modais e como eles diferem dos verbos regulares.

  2. Situações problema:

    • O professor pode propor a seguinte situação: "Imagine que você está em uma competição esportiva e deseja expressar que tem a habilidade de correr muito rápido. Como você diria isso em inglês?"
    • Outra possibilidade é apresentar a seguinte situação: "Se você estivesse em um restaurante e quisesse perguntar se poderia pedir um prato que não está no cardápio, como você faria isso em inglês?"
  3. Contextualização: O professor destaca a importância do verbo "can" no dia a dia, já que ele é usado frequentemente para expressar habilidades, permissões e capacidades. Além disso, o professor pode mencionar que o "can" é uma das primeiras palavras modais que os alunos aprendem, tornando-se uma base importante para a construção de frases em inglês.

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor pode iniciar a aula com uma curiosidade, como por exemplo: "Vocês sabiam que a palavra 'can' em inglês pode ter outros significados além de 'poder'? Ela também pode ser usada para se referir a um 'recipiente' feito de metal. Por exemplo, 'Can you pass me the can of soda, please?'"
    • Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode também compartilhar uma história divertida envolvendo o uso incorreto do "can". Por exemplo: "Uma vez, um turista que estava visitando os Estados Unidos entrou em um supermercado e perguntou ao atendente: 'Can I buy some cans here?' O atendente, confuso, respondeu: 'Claro, pode comprar latas de alimentos aqui.' O turista, na verdade, queria perguntar se poderia comprar cervejas, mas usou a palavra errada!"

Com essas atividades, os alunos serão introduzidos ao tópico de forma lúdica e contextualizada, além de terem a oportunidade de relembrar e conectar o novo conteúdo com o que já foi aprendido.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role Play - "Superpowers" (8 - 10 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribui cartões com diferentes superpoderes, como "voar", "ser invisível", "ler mentes", etc.

    • Cada grupo recebe a tarefa de criar uma pequena cena em que cada membro do grupo, um por vez, apresenta seu superpoder e faz uma pergunta para os outros personagens, utilizando o verbo "can". Por exemplo: "I can fly. Can you fly too?", "I can read minds. Can you read minds too?", etc.

    • O professor circula pelas mesas, auxiliando os alunos na formulação das frases e corrigindo possíveis erros. Após todos os grupos terem apresentado suas cenas, o professor conduz uma breve discussão sobre as habilidades apresentadas, reforçando o uso do "can" para expressar capacidades.

  2. Atividade de Criação de Diálogo - "At the Restaurant" (8 - 10 minutos)

    • O professor continua a aula com uma atividade de criação de diálogo. Para isso, ele distribui para cada grupo um pequeno roteiro de diálogo ambientado em um restaurante, onde os personagens precisam pedir pratos não existentes no cardápio.

    • Os alunos devem preencher os balões de fala dos personagens, utilizando o verbo "can" para expressar a permissão de pedir pratos especiais. Por exemplo: "A: Can I have a pizza with pineapple, please? B: I'm sorry, we don't have pizza with pineapple. A: Oh, that's okay. Can I have a salad instead?"

    • Após a Conclusão da atividade, cada grupo lê seu diálogo para a turma. O professor faz as correções necessárias e reforça o uso do "can" para expressar permissões.

  3. Atividade de Escrita - "My Abilities" (5 - 7 minutos)

    • O professor propõe que os alunos, individualmente, escrevam um pequeno texto sobre suas habilidades pessoais, utilizando o verbo "can".

    • O objetivo é que os alunos pratiquem a escrita de frases completas e coerentes, além de reforçar o uso do "can" para expressar habilidades. Após a Conclusão da atividade, os alunos podem compartilhar seus textos com a turma, se desejarem.

    • O professor circula pela sala, auxiliando os alunos e dando feedbacks individuais. Ele também pode aproveitar a atividade para reforçar a pronúncia correta do "can" e da contração "can't".

Com essas atividades, os alunos terão a oportunidade de praticar o uso do "can" de maneira lúdica e contextualizada, além de desenvolverem habilidades de comunicação oral, escrita e de trabalho em equipe.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os grupos e promove uma discussão coletiva sobre as soluções encontradas por cada um. Cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar suas conclusões ou apresentar suas cenas, diálogos e textos, dependendo da atividade realizada.

    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a explicarem o raciocínio por trás de suas escolhas de diálogos ou textos, permitindo que eles reflitam sobre o uso do "can" em diferentes situações.

    • O professor deve intervir, se necessário, para corrigir possíveis erros ou mal-entendidos e para reforçar os pontos principais do uso do "can".

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma breve revisão da teoria, destacando como as atividades realizadas se conectam com o conteúdo apresentado.

    • Por exemplo, o professor pode relembrar que o "can" é usado para expressar habilidades, capacidades e permissões, e como os diálogos e textos criados pelos alunos refletiram esses usos.

    • O professor também pode aproveitar para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham surgido durante as atividades e para reforçar a pronúncia correta do "can" e da contração "can't".

  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Após o minuto de reflexão, o professor pede que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma.

    • O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, pois elas podem fornecer insights valiosos sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser esclarecido.

    • O professor pode também aproveitar essa oportunidade para dar um feedback geral sobre a aula e para incentivar os alunos a continuarem praticando o uso do "can" fora da sala de aula.

Com essa etapa de Retorno, o professor garante que os alunos tenham a oportunidade de refletir sobre o que foi aprendido, de fazer conexões entre a teoria e a prática, e de expressar quaisquer dúvidas ou dificuldades que possam ter surgido. Além disso, o professor também pode utilizar esse momento para avaliar o progresso dos alunos e para planejar as próximas aulas de acordo com suas necessidades e interesses.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a Conclusão relembrando os principais pontos abordados na aula. Ele destaca que o verbo "can" é usado para expressar habilidades, capacidades e permissões, e que a forma negativa é "can't".
    • O professor reforça a estrutura gramatical do "can" e sua contração "can't", lembrando os alunos de que o "can" é um verbo modal e, portanto, não precisa de um auxiliar para formar a interrogativa ou a negativa.
    • Ele também reforça o uso correto do "can" em frases afirmativas, negativas e interrogativas, utilizando exemplos práticos e reais.
  2. Conexão do Conteúdo com a Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor explica como as atividades realizadas em sala de aula ajudaram a reforçar o uso do "can" de maneira prática e contextualizada.
    • Ele menciona, por exemplo, como a atividade de Role Play "Superpowers" permitiu aos alunos expressar habilidades de maneira lúdica e divertida, e como a atividade de escrita "My Abilities" proporcionou a oportunidade de aplicar o "can" em um contexto mais pessoal.
  3. Materiais de Apoio (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere materiais de estudo adicionais para que os alunos possam revisar e aprofundar o conteúdo aprendido. Esses materiais podem incluir vídeos, exercícios online, jogos interativos e sites de aprendizado de idiomas.
    • Ele também pode recomendar livros de gramática e dicionários de inglês que oferecem explicações detalhadas sobre o uso do "can" e outros verbos modais.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto)

    • Por fim, o professor destaca a relevância do verbo "can" no dia a dia, lembrando aos alunos que ele é amplamente utilizado em conversas cotidianas e em situações práticas.
    • Ele pode mencionar, por exemplo, que o "can" é frequentemente usado para pedir permissões, expressar habilidades e capacidades, fazer convites e oferecer ajuda.
    • O professor encoraja os alunos a observarem e praticarem o uso do "can" em suas interações diárias em inglês, reforçando que a prática constante é essencial para a aquisição de fluência e confiança no idioma.

Com esta Conclusão, os alunos terão uma recapitulação clara e concisa do conteúdo aprendido, serão incentivados a continuar estudando o tópico e a aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias. Além disso, o professor terá a oportunidade de avaliar o progresso dos alunos e fazer ajustes em futuras aulas, se necessário.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies