Entrar

Plano de aula de Rotações de Figuras Planas

Matemática

Original Teachy

'EF07MA21'

Rotações de Figuras Planas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Rotações de Figuras Planas

Palavras ChaveRotações de Figuras Planas, Simetria, Visualização Espacial, Atividades Práticas, Aprendizado Engajado, Jogos Matemáticos, Padrões Simétricos, Comunicação e Colaboração, Dedução e Raciocínio Lógico, Aplicação do Conhecimento
Materiais NecessáriosTabuleiros de Batalha Naval, Figuras de 'navios' para jogo, Peças de quebra-cabeça que podem ser rotacionadas, Envelope com pistas de figuras rotacionadas, Papéis para anotações, Marcadores, Quadro branco, Marcadores de quadro branco
Códigos BNCCEF07MA21: Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos do plano de aula é fundamental para estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e sejam capazes de fazer ao final da aula. Ao definir objetivos claros e específicos, os alunos podem focar nos conhecimentos e habilidades necessárias para manipular e compreender rotações de figuras planas, garantindo que o tempo em sala seja otimizado para aplicação prática e discussão aprofundada.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e descrever figuras após rotações de 90º, 180º e 270º em torno de um ponto.

2. Desenvolver habilidades de visualização espacial para que os alunos possam aplicar as rotações em figuras mais complexas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a comunicação e colaboração entre os alunos durante as atividades práticas para reforçar o aprendizado.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que os façam pensar criticamente e aplicar seu conhecimento sobre rotações de figuras. Além disso, ao contextualizar a importância do tema com aplicações práticas e curiosidades, busca-se aumentar o interesse e a relevância do assunto, preparando o terreno para uma aplicação mais profunda dos conceitos em atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que você tem um carimbo que é um triângulo equilátero. Se você rotacionar esse carimbo em torno de seu centro 90º no sentido horário, como seria a figura resultante?

2. Suponha que você tem um quadrado e deseja criar um padrão de azulejos que seja simétrico sob rotações de 180º. Como você disporia os azulejos para que a rotação em torno de um ponto no centro do padrão criasse um padrão simétrico?

Contextualização

As rotações de figuras planas são uma habilidade matemática fundamental que encontra aplicações em diversas áreas, como design gráfico, engenharia e até mesmo na natureza, ao estudar a simetria de formas como folhas ou flores. Compreender como as figuras se transformam sob diferentes rotações não apenas fortalece habilidades matemáticas, mas também ajuda a desenvolver uma apreciação pela beleza e lógica que a matemática traz para o nosso entendimento do mundo ao nosso redor.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e envolvente os conceitos de rotações de figuras planas que estudaram previamente. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos terão a oportunidade de visualizar e manipular essas rotações, reforçando assim o aprendizado. Esta abordagem prática visa tornar o conteúdo matemático mais tangível e facilitar a internalização dos conceitos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Desafio da Batalha Naval Rotacional

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conceitos de rotação de figuras planas em um contexto lúdico, promovendo o raciocínio espacial e a estratégia.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão aplicar seus conhecimentos sobre rotações de figuras planas para jogar uma versão modificada do clássico jogo de batalha naval. Eles irão rotacionar seus 'navios' em 90º, 180º e 270º para esconder suas posições no tabuleiro.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua para cada grupo um tabuleiro de batalha naval e figuras de 'navios' que podem ser rotacionadas.

  • Cada grupo deve posicionar seus navios no tabuleiro de modo que fiquem escondidos, realizando rotações para dificultar a identificação por parte do grupo adversário.

  • Cada grupo fará perguntas ao grupo adversário para tentar adivinhar as posições dos navios, que devem ser respondidas com 'água' ou 'atingiu'.

  • Ganha o grupo que conseguir identificar e atingir todos os navios do oponente primeiro.

Atividade 2 - Construtores de Formas Rotacionais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de construir e reconhecer padrões simétricos sob rotações de figuras planas.

- Descrição: Os alunos irão explorar a criação de padrões simétricos usando rotações de figuras. Utilizando peças de quebra-cabeça que podem ser rotacionadas, eles deverão construir padrões simétricos sob rotações específicas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de peças de quebra-cabeça que podem ser rotacionadas.

  • Explique que eles devem construir um padrão simétrico que se mantenha igual após rotações de 90º, 180º e 270º.

  • Os grupos devem discutir e experimentar a melhor configuração das peças para atingir o padrão solicitado.

  • Realize uma discussão em classe sobre os diferentes padrões criados e as estratégias utilizadas pelos grupos.

Atividade 3 - Detetives da Simetria Rotacional

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a capacidade de dedução e raciocínio lógico dos alunos ao trabalhar com figuras rotacionadas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão detetives que precisam resolver um mistério usando suas habilidades de rotação de figuras. Eles receberão pistas que são figuras rotacionadas e deverão deduzir o padrão original.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua para cada grupo um envelope com pistas que são figuras rotacionadas.

  • Os grupos devem analisar as pistas e tentar descobrir qual é a figura original antes de rotacionada.

  • Cada grupo apresentará suas conclusões e o processo de raciocínio utilizado para chegar nelas.

  • Discuta em classe as diferentes estratégias e soluções encontradas pelos grupos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre suas experiências e articular o que aprenderam. A discussão em grupo ajuda a identificar possíveis lacunas no entendimento, enquanto ouvir as estratégias de outros grupos pode fornecer insights novos e valiosos. Além disso, ao responder às perguntas-chave, os alunos são incentivados a pensar criticamente sobre a aplicabilidade dos conceitos de rotação de figuras em diferentes contextos, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura do tema.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas e estratégias utilizadas durante as atividades. Uma maneira eficaz de conduzir essa discussão é pedir que cada grupo descreva um desafio que enfrentou e como conseguiu superá-lo utilizando conceitos de rotação de figuras. Isso não apenas permite a troca de ideias entre os alunos, mas também ajuda a identificar áreas onde os conceitos podem ter sido mais ou menos compreendidos.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores dificuldades que vocês encontraram ao tentar visualizar as rotações das figuras?

2. Como a aplicação das rotações de figuras em contextos divertidos, como jogos, ajudou no entendimento dos conceitos matemáticos?

3. Há alguma situação real que vocês possam imaginar onde o entendimento de rotações de figuras seria útil?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como finalidade consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o conteúdo da aula e compreendam a aplicabilidade dos conceitos de rotação de figuras no mundo real. Esta recapitulação ajuda a reforçar o conhecimento adquirido e a integrar a teoria com a prática, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável do tema.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre rotações de figuras planas, destacando as transformações de 90º, 180º e 270º, e como essas rotações afetam a simetria das figuras. Deve-se revisitar os exemplos práticos das atividades, como o jogo de Batalha Naval Rotacional e a construção de padrões simétricos, para reforçar o aprendizado.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades lúdicas e contextualizadas, permitindo que os alunos aplicassem diretamente os conceitos matemáticos em situações do dia a dia. A abordagem prática não só ajudou a solidificar o entendimento teórico, mas também demonstrou a relevância e a utilidade das rotações de figuras em aplicações reais e imaginativas.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar a importância das rotações de figuras no cotidiano e em diversas áreas profissionais, como design e engenharia. Compreender esses conceitos não apenas melhora as habilidades matemáticas dos alunos, mas também desenvolve sua capacidade de visualização espacial e de aplicar o raciocínio lógico em contextos variados, preparando-os para desafios futuros.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies