Entrar

Plano de aula de Problemas de Medidas Contextualizados

Matemática

Original Teachy

'EF07MA29'

Problemas de Medidas Contextualizados

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Problemas de Medidas Contextualizados

Palavras ChaveMedidas de grandezas, Conversões, Unidades de medida, Comprimento, Volume, Massa, Tempo, Problemas práticos, Contextos cotidianos, História das medidas
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Régua, Fita métrica, Balança, Copos medidores, Relógio, Projetor (opcional), Caderno e lápis para anotações, Folhas de exercícios
Códigos BNCCEF07MA29: Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para o conteúdo a ser explorado, destacando a relevância das medidas de grandezas em contextos cotidianos e acadêmicos. Ao apresentar os objetivos principais, o professor cria uma base sólida para a compreensão do tópico, permitindo que os alunos se familiarizem com os conceitos que serão abordados e apliquem esse conhecimento em situações práticas.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância das medidas de grandezas em contextos cotidianos e em outras áreas do conhecimento.

2. Reconhecer que toda medida empírica é aproximada e entender a implicação disso na resolução de problemas.

3. Desenvolver habilidades para resolver problemas práticos envolvendo medidas de grandezas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, mostrando a relevância prática do que eles irão aprender. Ao contextualizar o tema com situações do cotidiano e curiosidades históricas, os alunos conseguem perceber a importância das medidas de grandezas e se sentem mais motivados a compreender o conteúdo. Esta introdução também serve para conectar o tema da aula com a realidade dos alunos, facilitando a compreensão e a memorização dos conceitos.

Contexto

Inicie a aula apresentando um cenário cotidiano para os alunos. Por exemplo, imagine que eles estão planejando uma viagem em família e precisam calcular a quantidade de combustível necessária para o carro, a quantidade de comida e água para levar, e até mesmo a quantidade de roupas que precisam levar para uma semana de viagem. Explique que todas essas decisões envolvem medidas de grandezas como distância, volume, peso e tempo. Destaque que entender como realizar essas medidas e cálculos é essencial não só para a viagem, mas para muitas outras situações do dia a dia.

Curiosidades

Você sabia que os primeiros sistemas de medidas foram desenvolvidos há mais de 4.000 anos? Os antigos egípcios, por exemplo, usavam partes do corpo humano, como o braço e o pé, para criar unidades de medida. Hoje, usamos sistemas mais precisos, mas o princípio continua o mesmo: precisamos de padrões para medir e comparar diferentes grandezas.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma compreensão detalhada e prática das diferentes unidades de medida e suas conversões. Ao abordar tópicos específicos e fornecer exemplos práticos, os alunos são capazes de ver a aplicação direta desses conceitos em situações cotidianas. As questões propostas incentivam a prática e a consolidação do aprendizado, garantindo que os alunos saibam resolver problemas práticos envolvendo medidas de grandezas.

Tópicos Abordados

1. Unidades de Medida de Comprimento: Explique as unidades de medida de comprimento mais comuns (milímetro, centímetro, metro e quilômetro). Detalhe como converter entre essas unidades e forneça exemplos práticos de como medir diferentes objetos. 2. Unidades de Medida de Volume: Aborde as unidades de medida de volume (mililitro, litro e metro cúbico). Explique a conversão entre essas unidades e dê exemplos de situações do cotidiano onde essas medidas são usadas, como calcular a quantidade de líquidos em uma receita. 3. Unidades de Medida de Massa: Discuta as unidades de medida de massa (grama, quilograma e tonelada). Ensine como converter entre essas unidades e apresente exemplos práticos, como pesar ingredientes para uma receita. 4. Medidas de Tempo: Explique as unidades de medida de tempo (segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos). Detalhe a conversão entre essas unidades e forneça exemplos práticos de como calcular a duração de eventos. 5. Resolução de Problemas Práticos: Apresente problemas práticos que envolvem múltiplas unidades de medida. Explique passo a passo como resolver esses problemas, destacando a importância de entender as conversões entre diferentes unidades.

Questões para Sala de Aula

1. Uma garrafa de suco contém 1,5 litros. Quantos mililitros de suco há na garrafa? 2. Um bolo precisa de 250 gramas de farinha. Quantos quilogramas de farinha são necessários para fazer 4 bolos? 3. Se uma viagem de carro leva 3 horas e 45 minutos, quantos minutos dura a viagem?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos através da discussão das respostas e da reflexão sobre os conceitos abordados. Ao engajar os alunos em perguntas e reflexões, o professor promove uma compreensão mais profunda e prática do uso das medidas de grandezas, reforçando a importância e a aplicação desses conhecimentos em situações cotidianas.

Discussão

  • Uma garrafa de suco contém 1,5 litros. Quantos mililitros de suco há na garrafa?

Explique que 1 litro é igual a 1000 mililitros. Portanto, para converter 1,5 litros em mililitros, multiplique 1,5 por 1000:

1,5 litros * 1000 = 1500 mililitros.

Assim, há 1500 mililitros de suco na garrafa.

  • Um bolo precisa de 250 gramas de farinha. Quantos quilogramas de farinha são necessários para fazer 4 bolos?

Explique que 1 quilograma é igual a 1000 gramas. Portanto, primeiro multiplique 250 gramas pelo número de bolos:

250 gramas * 4 = 1000 gramas.

Depois, converta 1000 gramas para quilogramas dividindo por 1000:

1000 gramas ÷ 1000 = 1 quilograma.

Assim, são necessários 1 quilograma de farinha para fazer 4 bolos.

  • Se uma viagem de carro leva 3 horas e 45 minutos, quantos minutos dura a viagem?

Explique que 1 hora é igual a 60 minutos. Portanto, primeiro converta as horas para minutos:

3 horas * 60 minutos = 180 minutos.

Depois, some os 45 minutos:

180 minutos + 45 minutos = 225 minutos.

Assim, a viagem dura 225 minutos.

Engajamento dos Alunos

1.Pergunta 1: Por que é importante saber converter unidades de medida? Pode dar um exemplo de uma situação em que isso seja útil? 2.Reflexão 1: Pense em um momento em que você teve que medir algo em casa. Que unidade de medida você usou? Foi fácil ou difícil fazer a medição? 3. ✏️ Pergunta 2: Se você tivesse que explicar a alguém como converter litros para mililitros, como você faria isso? 4.Reflexão 2: Como você acha que as pessoas mediam as coisas antes de existirem sistemas de medida padronizados? 5.Pergunta 3: Qual foi o problema de medida mais difícil que você já enfrentou? Como você resolveu? 6.Reflexão 3: Agora que você sabe mais sobre medidas de grandezas, como você pode usar esse conhecimento no seu dia a dia?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é resumir e consolidar os principais pontos abordados, garantindo que os alunos tenham uma visão clara e organizada do que foi aprendido. Isso ajuda a reforçar o conhecimento adquirido e a importância prática dos conceitos discutidos ao longo da aula, preparando-os para aplicar esses conhecimentos em situações futuras.

Resumo

  • Compreensão das unidades de medida de comprimento (milímetro, centímetro, metro e quilômetro) e suas conversões.
  • Entendimento das unidades de medida de volume (mililitro, litro e metro cúbico) e como convertê-las.
  • Conhecimento das unidades de medida de massa (grama, quilograma e tonelada) e suas conversões.
  • Familiarização com as unidades de medida de tempo (segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos) e suas conversões.
  • Resolução de problemas práticos envolvendo múltiplas unidades de medida e a importância das conversões.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar exemplos cotidianos e problemas práticos que os alunos podem encontrar em suas vidas diárias, como calcular a quantidade de combustível para uma viagem ou a quantidade de ingredientes para uma receita. Isso permitiu que os alunos vissem a aplicação direta dos conceitos teóricos em situações reais, facilitando a compreensão e a memorização dos conteúdos abordados.

Entender as medidas de grandezas é essencial para o dia a dia, pois está presente em diversas situações, como cozinhar, planejar viagens ou até mesmo fazer compras. Saber converter entre diferentes unidades de medida é uma habilidade prática que facilita a vida cotidiana. Além disso, conhecer a história das medidas e sua evolução ao longo do tempo enriquece o aprendizado e mostra a importância desses conhecimentos na nossa sociedade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies