Entrar

Plano de aula de Adjetivo e Locução Adjetiva

Português

Original Teachy

'EF07LP08'

Adjetivo e Locução Adjetiva

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de adjetivos e locuções adjetivas: O objetivo principal desta etapa é que os alunos entendam o que são adjetivos e locuções adjetivas, como eles são usados na língua portuguesa e quais são suas principais características.

  2. Identificação de adjetivos e locuções adjetivas em contextos variados: Nesta etapa, os alunos devem ser capazes de identificar adjetivos e locuções adjetivas em diferentes tipos de textos, como poesias, contos, notícias, etc. Isso envolve a compreensão de como essas palavras modificam o substantivo e contribuem para o sentido geral do texto.

  3. Aplicação do conhecimento adquirido na produção de textos: Por fim, os alunos devem ser capazes de utilizar os adjetivos e locuções adjetivas de forma eficaz na produção de seus próprios textos. Isso inclui a escolha adequada das palavras, a concordância com o substantivo e a manutenção da coerência e coesão textual.

Objetivos Secundários

  • Incentivar a leitura e a interpretação de textos: O estudo de adjetivos e locuções adjetivas pode ser uma ótima oportunidade para os alunos aprimorarem suas habilidades de leitura e interpretação de textos, uma vez que a identificação e o uso dessas palavras dependem de uma boa compreensão do contexto em que estão inseridas.

  • Promover a prática de escrita criativa: Ao aplicar o conhecimento adquirido na produção de textos, os alunos terão a chance de desenvolver sua habilidade de escrita criativa, explorando diferentes formas de expressão e enriquecendo seu vocabulário.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios:

    • O professor inicia a aula relembrando os conceitos de substantivos, a classe de palavras que será modificada pelos adjetivos e locuções adjetivas.
    • Além disso, é importante reforçar a diferença entre adjetivos e advérbios, já que ambos podem modificar um substantivo, mas de maneiras diferentes.
  2. Situações-problema:

    • O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar a importância do estudo dos adjetivos e locuções adjetivas:
      1. "Como podemos descrever uma pessoa ou um objeto de forma precisa e detalhada em um texto, de modo que o leitor possa visualizá-lo claramente?"
      2. "Como podemos expressar nossas opiniões e sentimentos sobre algo ou alguém de forma eficaz e persuasiva em um texto?"
  3. Contextualização:

    • O professor contextualiza a importância do uso de adjetivos e locuções adjetivas no dia a dia e em diferentes situações. Pode citar exemplos como a descrição de um produto em um anúncio, a composição de um perfil profissional em um currículo, a redação de uma resenha de um livro ou filme, entre outros.
  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor introduz o tópico de forma atraente, mencionando curiosidades ou fatos interessantes sobre adjetivos e locuções adjetivas. Por exemplo:
      1. "Vocês sabiam que em algumas línguas, como o inglês, os adjetivos não variam em gênero e número, diferente do que acontece em português?"
      2. "Vocês já ouviram falar na expressão 'locução adjetiva'? Sabe o que é? Pois bem, hoje vamos desvendar esse mistério!"
  5. Apresentação do tópico:

    • O professor apresenta o tópico da aula, explicando que irão aprender sobre adjetivos e locuções adjetivas, como identificá-los em textos e como usá-los de forma adequada na escrita.
    • Para despertar ainda mais o interesse, o professor pode mostrar algumas frases sem adjetivos, perguntando aos alunos como poderiam melhorá-las. Por exemplo: "O carro é rápido." - "Como podemos deixar essa frase mais interessante e descritiva?"
    • O professor também pode apresentar uma poesia ou trecho de um livro que faça um uso rico de adjetivos e locuções adjetivas, para mostrar aos alunos como essas palavras podem enriquecer um texto.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Caça ao Adjetivo" (10 - 12 minutos):

    • O professor divide a turma em grupos de até cinco alunos e entrega a cada grupo um texto curto, que pode ser um trecho de um conto, uma notícia, um poema, etc.
    • O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem os adjetivos e locuções adjetivas presentes no texto. Para isso, eles devem sublinhar essas palavras com uma caneta de cor diferente.
    • Após a identificação, cada grupo deve discutir e anotar quais substantivos são modificados por cada adjetivo ou locução adjetiva, e qual é o efeito disso na compreensão do texto.
    • Ao final, cada grupo deve apresentar o seu texto para a turma, destacando os adjetivos e locuções adjetivas encontrados e explicando como eles contribuem para o sentido geral do texto.
    • Esta atividade tem como objetivo principal a prática da identificação de adjetivos e locuções adjetivas em contextos variados, incentivando os alunos a perceberem a importância dessas palavras na construção do sentido de um texto.
  2. Atividade "Construindo Descrições" (10 - 12 minutos):

    • Ainda em grupos, os alunos recebem uma lista de substantivos comuns (como: casa, árvore, pessoa, animal, etc.) e devem criar descrições para cada um desses substantivos, utilizando adjetivos e locuções adjetivas.
    • O professor orienta os alunos a variarem os tipos de adjetivos e locuções adjetivas utilizados, explorando diferentes características dos substantivos e diferentes formas de expressão.
    • O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e fazendo perguntas para estimular a reflexão e a criatividade dos alunos. Por exemplo: "Vocês poderiam usar um adjetivo mais específico aqui? Como seria se usássemos uma locução adjetiva em vez de um adjetivo simples?"
    • Ao final, cada grupo deve compartilhar suas descrições com a turma, e todos os alunos devem discutir as escolhas feitas, avaliando a eficácia das descrições e a riqueza de adjetivos e locuções adjetivas utilizados.
    • Esta atividade tem como objetivo a prática da aplicação do conhecimento adquirido na produção de textos, incentivando os alunos a utilizarem os adjetivos e locuções adjetivas de forma criativa e eficaz na descrição de objetos, pessoas, lugares, etc.
  3. Atividade "Adjetivos na Música" (opcional, se houver tempo) (5 - 8 minutos):

    • O professor propõe que os alunos escolham uma música de sua preferência e, em seus grupos, identifiquem e anotem os adjetivos e locuções adjetivas presentes na letra da música.
    • Depois, cada grupo deve apresentar a música para a turma, destacando os adjetivos e locuções adjetivas encontrados e explicando como eles contribuem para a compreensão da mensagem da música.
    • Esta atividade tem como objetivo a prática da identificação de adjetivos e locuções adjetivas em um contexto lúdico e familiar para os alunos, associando o uso dessas palavras a uma forma de expressão artística.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor promove uma discussão em grupo com todos os alunos, abordando as soluções e conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades.
    • Cada grupo tem até 2 minutos para compartilhar suas descobertas, ideias e desafios durante a identificação de adjetivos e locuções adjetivas nos textos, e na construção de descrições.
    • Durante a discussão, o professor estimula a participação de todos, fazendo perguntas para aprofundar a compreensão dos alunos sobre o uso dos adjetivos e locuções adjetivas e para promover a troca de experiências entre eles.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • O professor, a partir das discussões em grupo, faz a conexão entre a prática realizada e a teoria apresentada no início da aula.
    • Ele reforça os conceitos aprendidos, destacando como os adjetivos e locuções adjetivas modificam o sentido dos substantivos, e como a escolha adequada dessas palavras pode enriquecer a expressão e a compreensão de um texto.
    • Além disso, o professor elucida dúvidas que possam ter surgido durante as atividades, esclarecendo as diferenças entre adjetivos e advérbios, e dando exemplos de locuções adjetivas comuns na língua portuguesa.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • Ele faz perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais foram os principais desafios que você enfrentou durante as atividades?", "O que você gostaria de aprender mais sobre adjetivos e locuções adjetivas?".
    • Os alunos têm um minuto para pensar sobre essas perguntas, e em seguida, quem quiser pode compartilhar suas respostas com a turma.
    • Esta reflexão individual tem como objetivo estimular a metacognição dos alunos, ou seja, a capacidade de refletir sobre seus próprios processos de aprendizagem. Além disso, ela permite ao professor avaliar o que os alunos aprenderam e quais são as dificuldades ainda presentes, para poder planejar as próximas aulas de acordo com as necessidades da turma.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor recapitula os conceitos principais apresentados durante a aula, reforçando a definição de adjetivos e locuções adjetivas e a diferença entre eles.
    • Ele relembra os Objetivos da aula, ressaltando que os alunos foram capazes de identificar adjetivos e locuções adjetivas em diferentes tipos de textos, e de utilizá-los de forma adequada na produção de seus próprios textos.
    • O professor também reitera a importância do uso de adjetivos e locuções adjetivas na língua portuguesa, destacando como essas palavras podem enriquecer a expressão e a compreensão de um texto.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor explica como a aula conectou a teoria sobre adjetivos e locuções adjetivas com a prática da identificação e do uso dessas palavras em diferentes contextos.
    • Ele reforça que a compreensão teórica é fundamental para a correta aplicação prática, e que o exercício constante da prática ajuda a consolidar e aprofundar a compreensão teórica.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre adjetivos e locuções adjetivas.
    • Esses materiais podem incluir livros didáticos, sites educativos, exercícios online, vídeos explicativos, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, indicar um site com jogos educativos sobre adjetivos e locuções adjetivas, para que os alunos possam continuar aprendendo de forma divertida e autônoma.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor ressalta a importância do estudo de adjetivos e locuções adjetivas para a vida cotidiana e para a formação de leitores e escritores competentes.
    • Ele explica que o domínio dessas palavras não só melhora a qualidade da escrita, tornando-a mais rica e expressiva, mas também aprimora a habilidade de leitura e de interpretação de textos, uma vez que a identificação e o entendimento do papel dos adjetivos e locuções adjetivas dependem de uma boa compreensão do contexto em que estão inseridas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies