Entrar

Plano de aula de Advérbio e Locução Adverbial

Português

Original Teachy

'EF07LP09'

Advérbio e Locução Adverbial

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de advérbio e locução adverbial: O professor deve garantir que os alunos entendam claramente o que é um advérbio e como ele se difere de outras classes de palavras. Além disso, os alunos devem ser capazes de identificar e definir o que é uma locução adverbial.

  2. Identificação de advérbios e locuções adverbiais em contextos diversos: Os alunos devem ser capazes de identificar advérbios e locuções adverbiais em textos e frases, e entender como essas palavras e expressões modificam verbos, adjetivos e outros advérbios.

  3. Aplicação do conhecimento de advérbios e locuções adverbiais na produção de textos: Os alunos devem ser capazes de utilizar adequadamente advérbios e locuções adverbiais em suas produções textuais, a fim de enriquecer a expressão e a clareza do texto.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de textos: Através da identificação de advérbios e locuções adverbiais, os alunos também irão melhorar suas habilidades de leitura e interpretação de textos.

    • Estímulo à criatividade e à expressão escrita: Ao utilizar advérbios e locuções adverbiais em suas produções textuais, os alunos serão incentivados a explorar diferentes formas de expressão escrita e aprimorar sua criatividade.

    • Reforço do aprendizado de gramática: O estudo de advérbios e locuções adverbiais também servirá para reforçar o aprendizado de outros conceitos gramaticais, como verbos, adjetivos e classes de palavras.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor deve iniciar a aula revisando brevemente conceitos gramaticais que são pré-requisitos para o entendimento de advérbios e locuções adverbiais, como verbos, adjetivos e substantivos. Isso pode ser feito através de uma rápida rodada de perguntas e respostas ou de um jogo de palavras cruzadas, por exemplo. (3 - 4 minutos)

  2. Situação-problema 1: O professor pode apresentar aos alunos a seguinte situação: "Imagine que você precisa descrever como um personagem de um livro está agindo, mas só pode usar uma palavra. Que tipo de palavra você usaria?" O professor pode então guiar os alunos a perceber que, em muitos casos, a melhor opção seria um advérbio. Por exemplo, se o personagem está agindo rapidamente, poderíamos usar o advérbio "rapidamente". (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização 1: O professor pode então mostrar aos alunos como a escolha do advérbio pode alterar o significado de uma frase. Por exemplo, se dissermos que o personagem está agindo "lentamente", isso pode dar a entender que ele está sendo cuidadoso, enquanto se dissermos que ele está agindo "impulsivamente", isso pode indicar que ele não está pensando antes de agir. Isso demonstra a importância dos advérbios na expressão de nuances e no enriquecimento da escrita. (2 - 3 minutos)

  4. Situação-problema 2: O professor pode então apresentar outra situação: "Imagine que você está descrevendo um lugar para um amigo, mas quer que ele entenda que você não gostou muito do lugar. Como você poderia fazer isso?" O professor pode então mostrar que, além de adjetivos que descrevem o lugar (como "feio" ou "sujo"), poderíamos usar locuções adverbiais para expressar nossa opinião sobre o lugar (como "não muito bem" ou "de forma não muito agradável"). (2 - 3 minutos)

  5. Contextualização 2: O professor pode então enfatizar que a habilidade de usar advérbios e locuções adverbiais de maneira eficaz não só é útil na escrita criativa, mas também na comunicação do dia a dia. Por exemplo, quando contamos a um amigo sobre nosso dia, usamos advérbios e locuções adverbiais para descrever como as coisas aconteceram (como "rapidamente", "lentamente", "felizmente", "infelizmente", etc.). (1 - 2 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Olimpíadas Adverbiais (10 - 12 minutos)

    • Descrição: O professor irá dividir a turma em grupos de até 6 alunos. Cada grupo receberá uma lista de frases que não contêm advérbios ou locuções adverbiais e a tarefa será encontrar a melhor opção de advérbio ou locução adverbial para completar cada frase.
    • Passo a Passo:
      1. O professor distribui as listas de frases para cada grupo.
      2. Os alunos, em seus grupos, discutem e decidem qual é o melhor advérbio ou locução adverbial para cada frase.
      3. Depois de um tempo determinado, os grupos compartilham suas respostas com a turma.
      4. O professor discute as respostas com a turma, explicando o raciocínio por trás de cada escolha e corrigindo quaisquer equívocos.
      5. O processo se repete para a próxima rodada de frases, até que todas as frases tenham sido completadas.
  2. Atividade 2: Desafio de Escrita (10 - 12 minutos)

    • Descrição: Ainda em seus grupos, os alunos receberão uma lista de palavras que devem ser usadas em uma história curta. A tarefa será criar uma história usando as palavras fornecidas e, é claro, incluir uma variedade de advérbios e locuções adverbiais para enriquecer o texto.
    • Passo a Passo:
      1. O professor distribui as listas de palavras para cada grupo.
      2. Os alunos, em seus grupos, discutem e planejam a história que irão escrever, considerando como e onde usarão os advérbios e locuções adverbiais.
      3. Depois de um tempo determinado, os alunos começam a escrever suas histórias.
      4. Quando terminarem, cada grupo lê sua história para a turma.
      5. O professor e a turma fornecem feedback sobre as histórias, elogiando o uso eficaz de advérbios e locuções adverbiais e oferecendo sugestões de melhoria, se necessário.
  3. Atividade 3: Quiz de Advérbios e Locuções Adverbiais (5 - 7 minutos)

    • Descrição: Para concluir a parte de Desenvolvimento da aula, o professor irá administrar um rápido quiz de múltipla escolha para verificar a compreensão dos alunos sobre advérbios e locuções adverbiais.
    • Passo a Passo:
      1. O professor distribui o quiz para a turma.
      2. Os alunos, individualmente, respondem às perguntas do quiz.
      3. Depois de um tempo determinado, o professor recolhe os quizzes e corrige-os.
      4. O professor discute as respostas com a turma, explicando o raciocínio por trás de cada resposta correta.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve promover uma discussão em grupo, onde cada equipe compartilhará suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para apresentar suas ideias ou histórias.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros grupos a fazerem perguntas ou comentários, de forma a promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve fazer a conexão das atividades realizadas com a teoria apresentada no início da aula.
    • O professor pode, por exemplo, destacar como os advérbios e locuções adverbiais foram usados nas histórias escritas pelos alunos para enriquecer a narrativa e expressar as nuances das ações e sentimentos dos personagens.
    • O professor também pode reforçar a importância de identificar corretamente os advérbios e locuções adverbiais em textos, pois isso ajuda a entender melhor o que está sendo dito e aprimora a habilidade de leitura e interpretação.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Isso permitirá ao professor avaliar a eficácia da aula e identificar quaisquer áreas que possam necessitar de revisão ou esclarecimento em aulas futuras.
    • O professor deve encorajar os alunos a expressar suas dúvidas e opiniões, criando um ambiente de aprendizado aberto e acolhedor.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição de advérbios e locuções adverbiais, sua função na modificação de verbos, adjetivos e outros advérbios, e a importância de seu uso na produção de textos.
    • Deve-se também revisitar as atividades realizadas, destacando os principais insights obtidos pelos alunos e as dificuldades enfrentadas, e como essas experiências contribuíram para o entendimento do tema.
    • O professor pode fazer uso de recursos visuais, como um quadro branco ou slides, para ajudar a visualizar e reforçar os conceitos apresentados.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do conhecimento dos advérbios e locuções adverbiais.
    • Por exemplo, a aula começou com uma revisão dos conceitos gramaticais fundamentais, passou para a discussão de como os advérbios e locuções adverbiais podem alterar o significado de uma frase, e finalizou com a aplicação prática desses conceitos na produção de textos.
    • O professor deve reforçar que o objetivo final é que os alunos se tornem capazes de identificar e utilizar adequadamente advérbios e locuções adverbiais em suas produções textuais, melhorando assim suas habilidades de escrita e comunicação.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir materiais extras para estudo em casa, como exercícios de revisão, vídeos explicativos, jogos online de gramática, ou textos de leitura que exemplifiquem o uso de advérbios e locuções adverbiais.
    • O professor pode também indicar sites ou aplicativos de correção gramatical que os alunos possam usar para verificar se estão utilizando corretamente os advérbios e locuções adverbiais em suas produções textuais.
    • É importante que o professor esteja disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter ao estudar esses materiais em casa.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância dos advérbios e locuções adverbiais no dia a dia, não apenas na escrita, mas também na fala e na leitura.
    • O professor pode citar exemplos de situações cotidianas em que o uso correto dessas palavras e expressões pode fazer a diferença na comunicação, como em um e-mail de trabalho, uma conversa com amigos, ou a leitura de um livro.
    • O professor deve enfatizar que o domínio desses conceitos não só ajuda a expressar ideias de forma mais clara e precisa, mas também enriquece a linguagem e demonstra um bom domínio da gramática.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies