Entrar

Plano de aula de Advérbio e Locução Adverbial

Português

Original Teachy

'EF07LP09'

Advérbio e Locução Adverbial

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Advérbio e Locução Adverbial

Palavras ChaveAdvérbio, Locução Adverbial, Habilidades Socioemocionais, RULER, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Mindfulness, Trabalho em Grupo, Reflexão, Regulação Emocional, Metas Pessoais, Comunicação Eficaz
Materiais NecessáriosTexto 'A Fuga' (cópias para cada grupo), Papel, Canetas, Quadro branco e marcadores, Folhas para escrita de metas, Cadeiras e mesas organizadas para trabalho em grupo
Códigos BNCCEF07LP09: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é garantir que os alunos entendam claramente os objetivos de aprendizagem, o que facilitará o foco e a direção durante a aula. Ao definir e explicar os objetivos, promove-se o autoconhecimento e a autorregulação dos estudantes, ajudando-os a reconhecer suas emoções e motivações em relação ao conteúdo a ser estudado.

Objetivos Principais

1. Compreender o que é um advérbio e uma locução adverbial.

2. Identificar advérbios e locuções adverbiais em um texto.

3. Compreender o sentido dos advérbios e locuções adverbiais no contexto textual.

Introdução

Duração: 20 a 25 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Mindfulness: Atenção Plena para o Aprendizado

A prática de mindfulness é uma técnica de atenção plena que ajuda a promover o foco, a presença e a concentração. Durante a atividade, os alunos serão guiados para se concentrarem na respiração e nas sensações do momento presente, o que ajuda a acalmar a mente e preparar o corpo para o aprendizado.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos repousando sobre as coxas.

2. Oriente-os a fechar os olhos lentamente e a se concentrarem na sua respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

3. Instrua-os a fazerem três respirações profundas, sentindo o ar entrando e saindo dos pulmões.

4. Peça aos alunos que direcionem a atenção para o corpo, percebendo as sensações físicas, como o contato dos pés com o chão e o peso do corpo na cadeira.

5. Oriente os alunos a trazerem a atenção de volta para a respiração, observando o ritmo natural da inspiração e expiração.

6. Se pensamentos surgirem, peça que os alunos os reconheçam sem julgamento e gentilmente tragam a atenção de volta para a respiração.

7. Após alguns minutos, peça aos alunos que abram os olhos lentamente e voltem a sua atenção para a sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

Os advérbios e locuções adverbiais são palavras e expressões que usamos no dia a dia para dar mais detalhes sobre as ações, como 'rapidamente', 'com cuidado' ou 'de repente'. Entender o uso dessas palavras é essencial para nos comunicarmos de maneira clara e eficaz. Por exemplo, quando alguém diz que está 'muito feliz', o advérbio 'muito' intensifica o sentimento de felicidade, ajudando a expressar melhor a emoção. Ao aprendermos sobre advérbios e locuções adverbiais, desenvolvemos nossa habilidade de nos expressarmos de forma mais precisa e compreendermos melhor as emoções e intenções dos outros. Isso é fundamental para fortalecer nossas habilidades sociais e consciência social.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Definição de Advérbio: Um advérbio é uma palavra que modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, adicionando informações como tempo, lugar, modo, intensidade, entre outros. Exemplos: 'rapidamente', 'aqui', 'muito'.

2. Definição de Locução Adverbial: Uma locução adverbial é um conjunto de duas ou mais palavras que funcionam como um advérbio, ou seja, modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: 'de repente', 'à noite', 'com cuidado'.

3. Classificação dos Advérbios:

4. Modo: Indicam a maneira como a ação é realizada. Exemplo: 'rapidamente'.

5. Lugar: Indicam o lugar onde a ação ocorre. Exemplo: 'aqui'.

6. Tempo: Indicam o momento em que a ação ocorre. Exemplo: 'hoje'.

7. Intensidade: Indicam a intensidade da ação, qualidade ou estado. Exemplo: 'muito'.

8. Negação: Indicam uma ação negativa. Exemplo: 'não'.

9. Afirmação: Indicam uma ação afirmativa. Exemplo: 'sim'.

10. Dúvida: Indicam incerteza sobre a ação. Exemplo: 'talvez'.

11. Exemplos de Advérbios em Frases:

12. 'Ela correu rapidamente para a escola.' (modo)

13. 'Nós moramos aqui desde sempre.' (lugar)

14. 'Ele chegou ontem.' (tempo)

15. 'Estou muito cansado.' (intensidade)

16. Exemplos de Locuções Adverbiais em Frases:

17. 'Eles saíram de repente.' (modo)

18. 'Estamos à noite em casa.' (tempo)

19. 'Cuide do bebê com cuidado.' (modo)

20. Analogias: Entendendo Advérbios e Locuções Adverbiais:

21. Pense em um advérbio como um tempero que você adiciona à comida para melhorar o sabor. Da mesma forma, os advérbios adicionam detalhes às ações em uma frase.

22. Uma locução adverbial pode ser comparada a uma receita completa que você segue para obter um resultado específico, adicionando mais informações do que um único advérbio.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 a 40 minutos

Identificando Advérbios e Locuções Adverbiais em Textos

Os alunos irão trabalhar em grupos para identificar advérbios e locuções adverbiais em um texto fornecido, discutindo o papel de cada um na frase e como eles afetam o significado e a emoção transmitida.

1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4.

2. Distribua uma cópia do texto 'A Fuga' para cada grupo.

3. Instrua os alunos a lerem o texto e sublinharem todos os advérbios e locuções adverbiais que encontrarem.

4. Após a identificação, peça que discutam em grupo o papel desses advérbios e locuções adverbiais nas frases, anotando suas observações.

5. Cada grupo deve preparar uma breve apresentação de suas descobertas, explicando como os advérbios e locuções adverbiais modificam o significado das frases e as emoções expressas.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a apresentação de cada grupo, promova uma discussão guiada pelo método RULER. Reconheça as emoções expressas pelos alunos durante as apresentações e compreenda as causas dessas emoções, seja pelo trabalho em grupo ou pela dificuldade na atividade. Nomeie as emoções percebidas, como ansiedade, empolgação ou frustração. Encoraje os alunos a expressarem seus sentimentos sobre a atividade, discutindo o que aprenderam e como se sentiram ao trabalhar em grupo. Por fim, regule as emoções, oferecendo estratégias para lidar com sentimentos negativos e reforçando sentimentos positivos, destacando a importância do trabalho colaborativo e do respeito mútuo.

Conclusão

Duração: 20 a 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Peça aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Alternativamente, conduza uma discussão em grupo onde cada aluno compartilhe suas experiências. Encoraje-os a falar sobre momentos específicos em que sentiram emoções fortes e como lidaram com elas. Pergunte como os advérbios e locuções adverbiais influenciaram a forma como eles perceberam e expressaram essas emoções.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar os alunos a praticarem a autoavaliação e a regulação emocional. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as estratégias que usaram para lidar com suas emoções, os alunos poderão identificar maneiras mais eficazes de gerenciar situações desafiadoras no futuro. Isso ajuda a desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole, essenciais para o amadurecimento emocional.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, sugira aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Peça que escrevam essas metas em um papel ou compartilhem em uma roda de conversa. As metas podem incluir práticas de identificação e uso de advérbios e locuções adverbiais em suas redações, ou mesmo a aplicação dessas estruturas na comunicação cotidiana para expressar emoções de maneira mais precisa.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Identificar e usar corretamente advérbios e locuções adverbiais em textos.

2. Aplicar advérbios e locuções adverbiais para expressar emoções de forma mais precisa.

3. Desenvolver habilidades de escrita e comunicação mais eficazes.

4. Praticar a autoavaliação e a regulação emocional durante atividades acadêmicas.

5. Fortalecer o trabalho colaborativo e o respeito mútuo em atividades em grupo. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e promover a aplicação prática do aprendizado. Definindo metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades de maneira consciente e autônoma, aplicando o que aprenderam na aula em contextos futuros, tanto acadêmicos quanto pessoais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies