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Plano de aula de Conto e Crônica com Diálogo Argumentativo

Português

Original Teachy

'EF67LP04'

Conto e Crônica com Diálogo Argumentativo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Gênero Textual: Os alunos devem ser capazes de distinguir entre o conto e a crônica, identificando as principais características de cada um.

  2. Análise de Textos: Os alunos devem ser capazes de analisar textos previamente selecionados pelo professor, identificando a presença de diálogos argumentativos e como eles contribuem para o Desenvolvimento da história.

  3. Produção de Textos: Os alunos devem ser capazes de produzir seus próprios textos, seguindo as características do conto ou da crônica e incorporando diálogos argumentativos de forma coerente.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Através da análise de textos e da produção de seus próprios textos, os alunos serão incentivados a desenvolver seu pensamento crítico e a expressá-lo de forma argumentativa.

  • Melhoria das Habilidades de Escrita: Através da prática de produção de textos, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita, incluindo a estruturação de diálogos.

  • Estímulo à Leitura: Através da leitura e análise de contos e crônicas, os alunos serão incentivados a desenvolver o hábito de leitura, o que contribui para o Desenvolvimento de diversas habilidades, incluindo a linguagem e a interpretação textual.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando conceitos importantes que foram vistos em aulas anteriores e que são fundamentais para o entendimento do tópico da aula atual. Entre esses conceitos, destacam-se a definição de gênero textual, o que é diálogo e o que é argumentação.

  2. Situações-Problema: O professor propõe duas situações que servirão de base para o Desenvolvimento teórico da aula. A primeira situação é a leitura de um conto que não possui diálogos argumentativos, levando os alunos a refletirem sobre a importância desses elementos na narrativa. A segunda situação é a leitura de uma crônica com diálogos argumentativos, fazendo com que os alunos percebam a diferença na estrutura e propósito desses diálogos em relação ao conto.

  3. Contextualização: O professor destaca a importância do conhecimento sobre os gêneros conto e crônica, bem como a habilidade de produzir diálogos argumentativos, em diferentes contextos. Pode-se mencionar a importância dessas habilidades no meio acadêmico, profissional e pessoal, como por exemplo, ao escrever um artigo, um relatório, uma carta ou até mesmo ao participar de uma discussão.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre contos e crônicas. Uma curiosidade é que ambos os gêneros têm origem em tradições orais, sendo posteriormente transcritos para a escrita. Outra curiosidade é que, embora sejam gêneros distintos, contos e crônicas frequentemente se misturam em obras literárias, o que demonstra a riqueza e a flexibilidade desses gêneros.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Conto do Diálogo Perdido": O professor divide a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo recebe uma folha de papel com um conto que não possui diálogos. A tarefa do grupo é reescrever o conto, adicionando diálogos argumentativos entre os personagens. O professor orienta que os diálogos devem ser coerentes com a história e contribuir para o Desenvolvimento da trama. (10 - 12 minutos)

    • Passo 1: O professor distribui as folhas de papel com o conto para cada grupo.
    • Passo 2: Os alunos leem o conto e discutem entre si sobre os possíveis diálogos que poderiam ser inseridos na história.
    • Passo 3: Os alunos escrevem os diálogos na folha de papel, mantendo a coerência com a narrativa do conto.
    • Passo 4: Cada grupo apresenta o seu "Conto do Diálogo Perdido" para a turma, lendo os diálogos que criaram.
  2. Atividade "Crônica do Diálogo Inesperado": Após a apresentação dos "Contos do Diálogo Perdido", o professor distribui uma nova folha de papel para cada grupo, agora com o início de uma crônica. A tarefa do grupo é completar a crônica, criando um desfecho que envolva um diálogo argumentativo entre os personagens. (10 - 12 minutos)

    • Passo 1: O professor distribui as folhas de papel com o início da crônica para cada grupo.
    • Passo 2: Os alunos leem o início da crônica e discutem entre si sobre possíveis desfechos que envolvam um diálogo argumentativo.
    • Passo 3: Os alunos escrevem o desfecho da crônica, incorporando o diálogo argumentativo.
    • Passo 4: Cada grupo apresenta a sua "Crônica do Diálogo Inesperado" para a turma, lendo o início da crônica e o desfecho que criaram.
  3. Discussão e Feedback: Após as apresentações, o professor conduz uma discussão sobre as atividades realizadas. Os alunos são incentivados a expressar as suas opiniões sobre as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as aprendizagens obtidas. O professor dá feedback sobre os pontos positivos e pontos de melhoria das produções dos alunos, reforçando os conceitos teóricos abordados na aula. (5 - 7 minutos)

    • Passo 1: O professor abre a discussão, convidando os alunos a compartilharem as suas experiências e aprendizagens.
    • Passo 2: Os alunos expressam as suas opiniões e experiências, e o professor complementa as discussões com explicações teóricas.
    • Passo 3: O professor dá feedback sobre as produções dos alunos, destacando os pontos positivos e apontando maneiras de melhorar.
    • Passo 4: O professor encerra a aula reforçando os conceitos principais e a importância do uso de diálogos argumentativos em contos e crônicas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor reúne todos os alunos em uma roda de discussão e pede que cada grupo compartilhe suas conclusões e aprendizados das atividades práticas realizadas. Cada grupo tem um tempo máximo de 3 minutos para compartilhar suas ideias. Durante as apresentações, o professor incentiva os outros alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo.

    • Passo 1: O professor reúne todos os alunos em uma roda de discussão.
    • Passo 2: Cada grupo compartilha suas conclusões e aprendizados das atividades práticas.
    • Passo 3: Os alunos são incentivados a fazerem perguntas e comentários durante as apresentações.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor faz a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria aprendida na aula. O professor destaca como a prática de reescrever um conto e completar uma crônica com diálogos argumentativos ajudou a compreender melhor as características desses gêneros literários.

    • Passo 1: O professor relaciona as atividades práticas com a teoria, destacando os principais aprendizados.
    • Passo 2: O professor ressalta a importância da prática para o aprofundamento do entendimento teórico.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor faz algumas perguntas direcionadas, como por exemplo:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?

    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    3. O que você gostaria de aprender mais sobre contos, crônicas e diálogos argumentativos?

    • Passo 1: O professor propõe as perguntas de reflexão.
    • Passo 2: Os alunos têm um minuto para refletir sobre cada pergunta.
    • Passo 3: Alguns alunos são convidados a compartilhar suas respostas com a turma, promovendo assim uma reflexão coletiva.
  4. Feedback do Professor (1 minuto): O professor encerra a aula dando um feedback geral sobre o desempenho dos alunos, destacando os pontos fortes e apontando áreas que podem ser melhoradas. O professor também ressalta a importância do tema da aula para o Desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e argumentação dos alunos.

    • Passo 1: O professor dá um feedback geral sobre a aula.
    • Passo 2: O professor reforça a importância do tema para o Desenvolvimento das habilidades dos alunos.
    • Passo 3: O professor encerra a aula, motivando os alunos a continuarem praticando e aprofundando os conhecimentos adquiridos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos Principais (2 - 3 minutos): O professor recapitula os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição e características do conto e da crônica, a importância do diálogo argumentativo na estrutura desses gêneros e as habilidades desenvolvidas pelos alunos através das atividades práticas. O professor pode fazer uso de um quadro branco ou apresentações digitais para visualizar os pontos principais e auxiliar na compreensão dos alunos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 minuto): O professor reforça como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. As atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos na produção de textos e a discussão em grupo proporcionou a reflexão sobre as aplicações destes gêneros textuais em diferentes contextos. O professor pode citar exemplos de como essas habilidades são úteis na vida real, como na escrita acadêmica, na produção de artigos ou até mesmo em situações cotidianas que envolvam a defesa de um ponto de vista.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor sugere materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir a leitura de mais contos e crônicas, a análise de obras literárias que misturam estes gêneros, a visualização de vídeos ou documentários sobre a produção literária, entre outros. O professor pode disponibilizar esses materiais através de uma lista de leitura ou indicando sites e plataformas online onde os alunos podem encontrar os recursos.

  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor ressalta a relevância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele pode destacar como a habilidade de produzir textos argumentativos, com diálogos bem estruturados, é útil em diversas situações, desde a escrita de uma redação para um concurso ou vestibular até a defesa de um argumento em uma discussão. O professor também pode reforçar a importância do hábito de leitura para o Desenvolvimento de diversas habilidades, incluindo a linguagem, a interpretação textual e o pensamento crítico.

  5. Encerramento da Aula (1 minuto): O professor encerra a aula agradecendo a participação dos alunos, incentivando-os a continuar estudando e ressaltando que está disponível para esclarecer dúvidas. Ele pode também fazer uma breve Introdução ao tema da próxima aula, criando expectativas e motivando os alunos a continuarem engajados no processo de aprendizagem.

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