Entrar

Plano de aula de Conto e Crônica com Diálogo Argumentativo

Português

Original Teachy

'EF67LP04'

Conto e Crônica com Diálogo Argumentativo

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Conto e Crônica com Diálogo Argumentativo

Palavras ChaveConto, Crônica, Diálogo Argumentativo, Emoções, Mindfulness, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Empatia, Resolução de Conflitos, Análise Literária, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosTextos de contos e crônicas contendo diálogos argumentativos, Cadeiras para os alunos, Papel e caneta para anotações, Quadro branco e marcadores, Material de visualização (se necessário para a atividade de Mindfulness), Dispositivos para apresentação (se necessário), Fichas de atividades para cada grupo, Relógio ou cronômetro para controlar o tempo de cada atividade
Códigos BNCCEF67LP04: Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.; EF67LP07: Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade permitir que os alunos entendam a importância dos diálogos argumentativos em contos e crônicas. Ao reconhecer, compreender e analisar esses diálogos, os alunos desenvolverão um entendimento mais profundo dos diferentes pontos de vista apresentados pelos personagens, bem como das emoções envolvidas. Isso contribuirá para a construção das competências socioemocionais ao promover o autoconhecimento, a empatia e a habilidade de lidar com diferentes perspectivas.

Objetivos Principais

1. Compreender como contos e crônicas utilizam diálogos argumentativos para apresentar diferentes pontos de vista entre os personagens.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e interpretar os diálogos argumentativos em contos e crônicas, reconhecendo suas causas e consequências emocionais.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Mindfulness: Foco e Presença

A atividade de aquecimento emocional é uma prática de Mindfulness, especificamente projetada para promover o foco, a presença e a concentração dos alunos. Através de técnicas de respiração profunda e visualização guiada, os alunos serão encorajados a se conectarem com o momento presente, reduzindo a ansiedade e aumentando a clareza mental. Isso estabelece uma base emocionalmente estável para a aprendizagem e facilita um ambiente de sala de aula mais receptivo e engajado.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente plantados no chão e as mãos apoiadas no colo.

2. Inicie a atividade pedindo aos alunos que fechem os olhos ou mantenham um olhar suave em um ponto fixo à frente.

3. Instrua os alunos a focarem na respiração, inspirando profundamente pelo nariz e expirando lentamente pela boca. Repita isso por 2 minutos.

4. Guie os alunos através de uma visualização criativa: peça que imaginem um lugar tranquilo onde se sintam seguros e felizes. Dê um tempo para que explorem esse lugar em suas mentes por aproximadamente 3 minutos.

5. Traga a atenção dos alunos de volta ao presente, pedindo que movam lentamente os dedos das mãos e dos pés, e abram os olhos devagar.

6. Finalize a atividade pedindo aos alunos que reflitam brevemente sobre como se sentem após a prática e compartilhem, se desejarem.

Contextualização do Conteúdo

Os contos e crônicas são formas literárias ricas em detalhes e emoções. Ao incorporar diálogos argumentativos, esses textos permitem que os personagens expressem diferentes pontos de vista e emoções, oferecendo ao leitor uma perspectiva ampla e multifacetada da situação. Compreender como esses diálogos funcionam pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de empatia e resolução de conflitos, essenciais tanto na vida escolar quanto pessoal.

Além disso, ao reconhecer e analisar as emoções envolvidas nos diálogos, os alunos podem melhorar seu autoconhecimento e autocontrole. Isso os ajudará a lidar melhor com suas próprias emoções e a entender as emoções dos outros, promovendo um ambiente de sala de aula mais harmonioso e colaborativo.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Definição de Conto e Crônica: Explique que contos e crônicas são gêneros literários. Contos são narrativas curtas com um enredo bem definido, enquanto crônicas são textos mais curtos e reflexivos que geralmente abordam o cotidiano.

2. Diálogo Argumentativo: Detalhe que diálogos argumentativos são conversas entre personagens onde há troca de argumentos e pontos de vista. São utilizados para desenvolver o enredo e aprofundar a caracterização dos personagens.

3. Componentes do Diálogo Argumentativo: Liste os componentes como: introdução do tema, apresentação dos argumentos, contra-argumentos e conclusão. Dê exemplos práticos de cada componente.

4. Importância do Diálogo Argumentativo: Exemplifique como esses diálogos revelam conflitos internos e externos dos personagens e como ajudam no desenvolvimento da trama.

5. Exemplos Práticos: Apresente um trecho de um conto e uma crônica que contenham diálogos argumentativos. Analise com os alunos os diferentes pontos de vista apresentados e as emoções envolvidas.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 a 40 minutos

Análise de Diálogos Argumentativos

Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em grupos para analisar trechos de contos e crônicas que contenham diálogos argumentativos. Eles identificarão os argumentos dos personagens, as emoções envolvidas e como essas emoções influenciam a tomada de decisões.

1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Distribua a cada grupo trechos diferentes de contos e crônicas contendo diálogos argumentativos.

3. Peça aos alunos que leiam os trechos e discutam em grupo os seguintes pontos: Quais são os argumentos apresentados pelos personagens? Quais emoções estão envolvidas em cada argumento? Como essas emoções influenciam a posição dos personagens?

4. Cada grupo deverá registrar suas observações e preparar uma breve apresentação para compartilhar suas análises com a turma.

Discussão e Feedback em Grupo

Após as apresentações dos grupos, conduza uma discussão em grupo utilizando o método RULER. Reconheça as emoções que os alunos identificaram nos personagens e peça que compartilhem como essas emoções foram percebidas. Compreenda as causas das emoções discutindo o contexto dos diálogos e como as situações influenciaram as emoções dos personagens. Nomeie as emoções corretamente com a ajuda dos alunos, destacando palavras específicas usadas nos diálogos. Expresse as emoções de forma apropriada, incentivando os alunos a refletirem sobre como eles expressariam tais emoções em situações semelhantes. Regule as emoções discutindo estratégias que os personagens poderiam ter usado para manejar suas emoções de maneira mais eficaz, e como os alunos podem aplicar essas estratégias em suas próprias vidas.

Conclusão

Duração: 20 a 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Peça aos alunos que escrevam um breve parágrafo ou discutam em pequenos grupos sobre os desafios emocionais que enfrentaram durante a aula. Pergunte como eles se sentiram ao analisar os diálogos argumentativos e como geriram suas próprias emoções ao discutir diferentes pontos de vista. Incentive-os a refletirem sobre estratégias que usaram para manter a calma e a objetividade, e como poderiam melhorar suas habilidades de regulação emocional no futuro.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos a realizarem uma autoavaliação de suas emoções e comportamentos ao longo da aula. Isso ajudará a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, promovendo o autoconhecimento e o autocontrole. A reflexão sobre suas próprias emoções e a discussão em grupo também fortalecerá a empatia e a compreensão das emoções dos outros.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, sugira aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Isso pode ser feito através de uma breve escrita ou discussão em grupo. As metas podem incluir melhorar a habilidade de identificar diálogos argumentativos, aprimorar a capacidade de reconhecer e regular emoções durante debates, e aplicar as técnicas aprendidas em outras áreas da vida escolar e pessoal.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a habilidade de identificar diálogos argumentativos em diferentes textos.

2. Aprimorar a capacidade de reconhecer e regular emoções durante debates e discussões.

3. Aplicar as técnicas de regulação emocional aprendidas em outras áreas da vida escolar e pessoal.

4. Desenvolver maior empatia e compreensão dos diferentes pontos de vista apresentados nos diálogos. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Definindo metas pessoais e acadêmicas, os alunos serão incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades de análise de diálogos argumentativos e regulação emocional. Isso promoverá uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal, ajudando-os a se tornarem indivíduos mais autônomos e emocionalmente inteligentes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies