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Plano de aula de Língua Falada e Língua Escrita

Português

Original Teachy

'EF07LP06'

Língua Falada e Língua Escrita

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir o conceito de Língua Falada e Língua Escrita, destacando suas diferenças e semelhanças, e como ambas são fundamentais para a comunicação humana.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e diferenciar características da língua falada e escrita, permitindo que compreendam que, embora sejam diferentes, ambas são igualmente válidas e necessárias.

  3. Encorajar a reflexão crítica sobre o uso da língua em diferentes contextos, promovendo a consciência de que a língua falada e a língua escrita podem variar dependendo do contexto e do interlocutor.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a participação ativa dos alunos durante a aula, promovendo discussões e atividades práticas.

  2. Estimular a pesquisa e o estudo independente, orientando os alunos a utilizarem fontes confiáveis para aprofundarem o seu entendimento sobre o tema.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando brevemente os conceitos de língua e linguagem, que foram discutidos em aulas anteriores. Isso pode ser feito através de perguntas diretas aos alunos ou até mesmo com uma rápida revisão em forma de jogo, para garantir que todos estejam na mesma página. (3-5 minutos)

  2. Situações Problemas: O professor pode então apresentar duas situações problemas para despertar o interesse dos alunos:

    • Situação 1: "Imagine que você está conversando com um amigo próximo. Como você fala? E se você estivesse escrevendo uma carta para a mesma pessoa, como seria seu tom e escolha de palavras?"

    • Situação 2: "Agora, imagine que você precisa apresentar um trabalho acadêmico para um professor. Como sua fala e escrita mudariam nessa situação?" (3-5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve enfatizar a importância de entender as diferenças entre a língua falada e escrita, pois isso afeta diretamente a forma como nos comunicamos em diferentes contextos, desde conversas informais até situações mais formais, como entrevistas de emprego ou apresentações acadêmicas. Além disso, pode-se mencionar como a língua falada e escrita são usadas de maneira complementar em várias profissões, como jornalismo, publicidade, direito, entre outras. (2-3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: Para prender a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tema. Por exemplo:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que algumas línguas, como o chinês, têm diferenças significativas entre a língua falada e escrita? Na verdade, em alguns casos, o chinês falado pode ser completamente incompreensível para um falante de chinês que só conhece a língua escrita!"

    • Curiosidade 2: "Vocês já ouviram falar do conceito de 'internetês'? É um tipo de língua escrita que se desenvolveu com a popularização da internet e das redes sociais, e tem características próprias, como o uso de abreviações e emojis. Podemos dizer que é uma nova forma de língua escrita que surgiu com a tecnologia!" (2-3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Roda de Conversa" (10 - 12 minutos)

    • Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 6 integrantes. Cada grupo receberá um tema para discutir brevemente, como por exemplo: "A influência da língua falada na língua escrita" ou "Como a língua escrita se difere da língua falada no ambiente escolar".

    • Após a discussão, os grupos farão uma roda de conversa, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar as ideias de seu grupo. O professor atuará como moderador, garantindo que todos tenham a chance de falar e que a discussão permaneça focada no tópico.

    • Durante a atividade, o professor deve incentivar os alunos a usarem a terminologia correta e a se referirem a exemplos concretos para ilustrar seus pontos de vista. Além disso, o professor pode intervir, se necessário, para corrigir mal-entendidos ou fornecer informações adicionais.

  2. Atividade "Dramatização" (7 - 10 minutos)

    • Ainda em seus grupos, os alunos receberão uma situação problema para dramatizar. Por exemplo, pode-se pedir a eles que representem uma conversa informal entre amigos e, em seguida, a mesma situação em forma de um discurso formal.

    • Os alunos devem considerar como a língua falada e escrita se diferem em termos de vocabulário, estrutura de frase, tom, etc. Eles podem até mesmo usar adereços simples ou mudar suas vozes para refletir essas diferenças.

    • Após a dramatização, cada grupo apresentará sua cena para a classe. O professor e os outros alunos poderão fazer perguntas ou comentários, promovendo assim uma discussão mais aprofundada sobre o tópico.

  3. Atividade "Criação de História" (5 - 7 minutos)

    • Finalmente, os grupos serão desafiados a criar uma pequena história que envolva personagens que precisam se comunicar em diferentes contextos, utilizando tanto a língua falada quanto a escrita.

    • O objetivo desta atividade é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido de forma criativa. Eles devem considerar como os personagens falariam em diferentes situações e como isso se traduziria em sua escrita.

    • No final do tempo designado, cada grupo apresentará sua história para a classe. O professor incentivará os outros alunos a identificarem exemplos de língua falada e escrita na história, consolidando assim o aprendizado.

    • O professor pode até mesmo selecionar algumas das melhores histórias para serem lidas em voz alta ou compartilhadas digitalmente com a turma, promovendo assim um senso de realização e de comunidade.

  4. Debate "Língua Falada vs. Língua Escrita" (3 - 5 minutos)

    • Se houver tempo, o professor pode propor um breve debate sobre a importância relativa da língua falada e escrita. Os alunos podem ser divididos em dois grupos, um defendendo que a língua falada é mais importante e outro argumentando que a língua escrita é mais importante.

    • Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos, seguido por um tempo para perguntas e respostas. O professor deve garantir que o debate seja respeitoso e construtivo, e que todos os alunos tenham a chance de participar.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos, criando uma grande roda de conversa. A ideia é que cada grupo compartilhe as conclusões que chegou durante as atividades.

    • O professor deve encorajar os alunos a explicarem suas soluções ou conclusões, permitindo que eles aprendam uns com os outros.

    • Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas para estimular a reflexão, como "Por que vocês acham que a língua falada e escrita podem variar dependendo do contexto?" ou "Quais foram os desafios de criar uma história que envolvesse tanto a língua falada quanto a escrita?".

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve fazer uma revisão dos conceitos teóricos apresentados no início da aula, destacando como eles foram aplicados durante as atividades.

    • Por exemplo, o professor pode relembrar a definição de língua e linguagem, e em seguida, perguntar aos alunos como esses conceitos se manifestaram durante a dramatização ou a criação de histórias.

    • O professor também pode revisar as diferenças entre a língua falada e escrita, e pedir aos alunos que identifiquem exemplos dessas diferenças em suas discussões ou em suas histórias.

  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos)

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre as seguintes perguntas:

      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas, promovendo assim um encerramento reflexivo e possibilitando que o professor obtenha feedback imediato sobre a eficácia da aula.

    • O professor deve encerrar a aula reforçando a importância do tema e encorajando os alunos a continuarem explorando o assunto por conta própria, seja através de leituras complementares, pesquisas na internet ou discussões com amigos e familiares.

    • O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos reflitam sobre como a língua falada e escrita se manifestam em suas vidas diárias, ou que observem a língua utilizada em diferentes contextos, como na TV, na internet, ou até mesmo em conversas cotidianas.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (1 - 2 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os principais pontos discutidos durante a aula. Isso inclui: a definição de língua falada e língua escrita, as diferenças e semelhanças entre elas, como ambas são usadas em diferentes contextos e a importância de entender essas diferenças para uma comunicação eficaz.
    • O professor deve relembrar as atividades práticas realizadas, como a "Roda de Conversa", a "Dramatização" e a "Criação de História", destacando como essas atividades permitiram aos alunos explorar e aplicar esses conceitos de forma criativa e reflexiva.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 minuto)

    • Em seguida, o professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria e a prática. Por exemplo, o professor pode destacar como a discussão em grupo permitiu aos alunos aplicar a teoria de uma forma interativa e colaborativa, enquanto a reflexão individual permitiu que eles consolidassem o seu aprendizado.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o tópico. Isso pode incluir leituras complementares, vídeos educativos, sites de referência confiáveis, entre outros. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam a um vídeo explicando as diferenças entre a língua falada e escrita em diferentes línguas, ou que leiam um artigo sobre o uso da língua falada e escrita em diferentes profissões.
  4. Importância do Tema (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve encerrar a aula reforçando a importância do tema para a vida cotidiana dos alunos. O professor pode, por exemplo, mencionar como a habilidade de adaptar a linguagem ao contexto pode ser útil em várias situações, desde conversas informais com amigos até apresentações em público ou entrevistas de emprego. Além disso, o professor pode enfatizar que a compreensão dessas diferenças também contribui para a apreciação da diversidade linguística e cultural.
    • O professor deve encorajar os alunos a continuarem explorando o tema por conta própria, lembrando-os de que a aprendizagem não termina na sala de aula. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos reflitam sobre o uso da língua falada e escrita em suas vidas diárias, ou que observem a língua utilizada em diferentes contextos, como na TV, na internet, ou até mesmo em conversas cotidianas.
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