Entrar

Plano de aula de Linguagem: Formal e Informal

Português

Original Teachy

'EF67LP06'

Linguagem: Formal e Informal

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Linguagem: Formal e Informal

Palavras ChaveLinguagem Formal, Linguagem Informal, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Gamificação, Histórias Digitais, Jornal Digital, Redes Sociais, Pensamento Crítico, Comunicação Eficaz, Feedback 360°, Engajamento
Materiais NecessáriosCelulares com câmera, Acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (InShot, CapCut), Aplicativos de jogos educativos (Kahoot!, Quizizz), Google Docs, Projetor ou tela para apresentação dos vídeos, Brindes simbólicos para premiação
Códigos BNCCEF67LP06: Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e objetiva sobre os objetivos de aprendizagem da aula, permitindo que tanto o professor quanto os alunos entendam as metas a serem alcançadas. Esta etapa estabelece a base para as atividades práticas que seguem, orientando o desenvolvimento das habilidades de diferenciar e utilizar a linguagem formal e informal conforme o contexto.

Objetivos principais:

1. Compreender a diferença entre linguagem formal e informal, reconhecendo suas características e usos.

2. Identificar situações cotidianas nas quais a linguagem formal ou informal é mais adequada.

3. Aprender a adaptar o uso da linguagem ao contexto de comunicação, escolhendo a forma apropriada.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico sobre o uso da linguagem em diferentes plataformas digitais, como redes sociais, e-mails e chats.
  2. Promover a consciência sobre a importância da comunicação eficaz em diversas situações da vida moderna.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, incentivando a curiosidade e o envolvimento inicial. Ao buscar informações e exemplos em tempo real, os alunos começam a contextualizar a teoria com a prática, proporcionando um início de aula dinâmico e interativo. Além disso, as perguntas chave estabelecem um ponto de partida para uma discussão mais profunda e significativa sobre o uso da linguagem em diferentes situações.

Aquecendo

Inicie a aula discutindo brevemente a importância da linguagem formal e informal, destacando como a escolha do tipo de linguagem pode influenciar a comunicação em diferentes contextos. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante ou exemplo de linguagem formal e informal em suas redes sociais ou um site de notícias. Após alguns minutos, dê a oportunidade para alguns alunos compartilharem o que encontraram com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Qual é a principal diferença entre linguagem formal e informal?

2. Você consegue citar exemplos de situações em que é mais apropriado usar a linguagem formal?

3. Em quais contextos sociais ou digitais você costuma utilizar a linguagem informal?

4. Por que é importante saber quando usar a linguagem formal ou informal?

5. Você já teve alguma experiência em que o uso inadequado da linguagem causou algum mal-entendido? Como foi?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento sobre linguagem formal e informal através de atividades práticas e interativas que utilizem tecnologias digitais. Os alunos irão aplicar o conteúdo aprendido em situações reais e contemporâneas, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e colaborativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criando Histórias Digitais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Demonstrar na prática a diferença entre linguagem formal e informal e sua aplicação em diferentes contextos através de uma atividade de storytelling digital.

- Descrição: Os alunos irão criar um vídeo curto utilizando seus celulares, onde um personagem interpreta uma situação que exige o uso da linguagem formal e outra que exige a linguagem informal. Todo o processo de criação do roteiro, filmagem e edição será realizado pelos alunos em grupos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar dois roteiros: um para uma situação que requer linguagem formal (ex: uma entrevista de emprego) e outro para uma situação que requer linguagem informal (ex: uma conversa entre amigos no parque).

  • Os alunos devem utilizar seus celulares para filmar as cenas.

  • Depois da filmagem, os grupos podem usar aplicativos de edição de vídeo (como InShot ou CapCut) para editar suas gravações.

  • Cada grupo deve apresentar seus vídeos para a turma, destacando as diferenças entre o uso da linguagem formal e informal.

  • Ao final da apresentação, os grupos devem discutir o porquê da escolha da linguagem em cada situação.

Atividade 2 -  Gamificação: Desafio de Linguagem

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre linguagem formal e informal através de uma atividade gamificada, promovendo um ambiente competitivo e engajador.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo digital onde deverão responder perguntas sobre a utilização correta da linguagem formal e informal. As respostas corretas irão acumular pontos para os grupos e ao final, o grupo com a maior pontuação ganha um prêmio simbólico.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que eles participarão de um jogo digital usando um aplicativo como o Kahoot! ou Quizizz.

  • Cada grupo deve escolher um representante para responder as perguntas no aplicativo.

  • As perguntas abordarão cenários onde os alunos devem escolher entre linguagem formal ou informal, justificando suas escolhas.

  • Cada resposta correta acumula pontos para o grupo.

  • No final do jogo, o grupo com a maior pontuação ganha um prêmio simbólico, como certificados ou pequenos brindes.

  • Conduza uma discussão final onde os grupos podem refletir sobre suas escolhas e aprender ainda mais sobre os contextos adequados para cada tipo de linguagem.

Atividade 3 -  Jornal Digital: Noticiando com Estilo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Praticar a elaboração de textos utilizando diferentes tipos de linguagem, compreendendo a importância da escolha do estilo adequado conforme o contexto.

- Descrição: Os alunos irão criar uma notícia digital, podendo usar plataformas como blogs ou redes sociais. Cada grupo deve escrever duas versões de uma mesma notícia, uma utilizando linguagem formal e outra utilizando linguagem informal.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um evento ou notícia atual para relatar, podendo pesquisar em sites de notícias.

  • Os grupos devem criar duas versões da mesma notícia: uma utilizando linguagem formal (ex: uma reportagem de jornal) e outra utilizando linguagem informal (ex: uma postagem em rede social).

  • Os grupos podem utilizar serviços como Google Docs para escrever as notícias e compartilhar com o professor.

  • Ao final, cada grupo faz uma leitura em voz alta das duas versões para o restante da turma.

  • Promova uma discussão onde os alunos possam analisar as diferenças e a adequação da linguagem utilizada em cada versão.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado ao proporcionar um momento de reflexão e troca de experiências entre os alunos. A discussão em grupo permite que os alunos expressem suas percepções, compartilhem desafios e soluções, e compreendam como aplicar o conhecimento sobre linguagem formal e informal em diferentes contextos. A prática de feedback 360° enriquece esse processo, promovendo uma cultura de apoio mútuo e desenvolvimento contínuo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. 'Pessoal, vamos compartilhar o que aprendemos hoje sobre a diferença entre linguagem formal e informal. Gostaria que cada grupo falasse sobre suas experiências e o que mais chamou a atenção durante a criação dos vídeos, as notícias e a participação nos jogos.'
  2. 'Vocês perceberam algum desafio ao adaptar a linguagem ao contexto? Como resolveram esses desafios?'
  3. 'Vamos pensar juntos: em quais outras situações do dia a dia podemos aplicar esse conhecimento sobre a escolha da linguagem?'
  4. 'Como o uso correto da linguagem pode influenciar a comunicação em ambientes digitais, como redes sociais e e-mails?'

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês encontraram ao utilizar a linguagem formal e informal nas atividades? 2. Como a escolha da linguagem influenciou a clareza e a efetividade da comunicação nas atividades? 3. Vocês acreditam que a prática de hoje pode ajudar na comunicação em suas vidas fora da escola? De que maneira?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros integrantes do grupo em que trabalhou nas atividades. Siga estas orientações para garantir que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  1. Explique que o objetivo do feedback é ajudar cada um a identificar pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
  2. Peça aos alunos que comecem destacando aspectos positivos do trabalho de seus colegas, como criatividade, colaboração e clareza na comunicação.
  3. Em seguida, sugira que ofereçam sugestões construtivas, sempre de maneira respeitosa e específica, para ajudar os colegas a aprimorarem suas habilidades.
  4. Garanta que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e receber feedback, promovendo uma rodada organizada e produtiva de comentários.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão

A conclusão tem como objetivo consolidar o aprendizado da aula, resumindo de forma criativa os principais pontos sobre linguagem formal e informal. Este momento ajuda os alunos a conectar o conteúdo teórico com suas aplicações práticas e a entender a relevância do tema no mundo atual. Assim, reforça a importância do uso adequado da linguagem conforme as situações da vida moderna. ✨

Resumo

Resumo da Aula em Formato de Meme!

Linguagem Formal: Imagina-se vestindo um terno e gravata, pronto para um evento importante.

Linguagem Informal: Pensa em você de moletom, descontraído numa roda de amigos.

Essencialmente, a linguagem formal é usada em situações mais sérias e profissionais, enquanto a linguagem informal é perfeita para momentos relaxados e casuais. 

No Mundo

Linguagem no Mundo Atual

Com o avanço das tecnologias, estamos sempre nos comunicando via redes sociais, e-mails e mensagens instantâneas. Compreender e utilizar adequadamente a linguagem formal e informal ajuda a evitar mal-entendidos e a se comunicar de forma eficaz em diferentes contextos, seja na escola, no trabalho ou nas interações sociais. 

Na Prática

Por que isso importa?

Saber quando e como usar a linguagem formal e informal é essencial para se adaptar a diversas situações da vida cotidiana. Seja escrevendo um e-mail para um professor, participando de uma entrevista de emprego ou conversando com amigos nas redes sociais, a escolha correta da linguagem pode influenciar diretamente a clareza e a eficácia da comunicação. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies