Entrar

Plano de aula de Adjetivo e Locução Adjetiva

Português

Original Teachy

'EF07LP08'

Adjetivo e Locução Adjetiva

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Adjetivo e Locução Adjetiva

Palavras ChaveAdjetivos, Locuções adjetivas, Descrição de personagens, Construção de mundo, Detetives dos adjetivos, Análise textual, Expressão escrita, Comunicação eficaz, Atividades interativas, Discussão em grupo, Aplicação prática, Criatividade, Interpretação textual
Materiais NecessáriosDescrições básicas de personagens de livros ou filmes, Cartazes ou material digital para apresentações, Papel, Canetas, Recursos digitais para criação de vídeos ou apresentações, Histórias curtas sem adjetivos
Códigos BNCCEF07LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto ao que se espera atingir ao final da sessão. Ao definir claramente os objetivos, proporciona-se uma base para as atividades subsequentes, permitindo que os alunos apliquem os conceitos já estudados em casa e aprofundem seu entendimento em sala. Essa clareza facilita a avaliação do aprendizado e a identificação de eventuais necessidades de reforço.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e diferenciar o conceito de adjetivos e locuções adjetivas.

2. Desenvolver a habilidade de identificar adjetivos e locuções adjetivas em textos, compreendendo seu impacto no sentido das frases e na construção do significado geral.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões e atividades práticas em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e revisar rapidamente os conceitos estudados em casa, preparando o terreno para atividades mais aprofundadas. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente e a aplicar seus conhecimentos de forma prática, enquanto a contextualização ajuda a entender a importância dos adjetivos e locuções adjetivas no uso diário e na literatura. Este momento é crucial para ativar o conhecimento prévio e estabelecer uma base sólida para as atividades subsequentes.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para identificar e explicar os adjetivos e locuções adjetivas em uma frase complexa, como 'O carro azul, que estava estacionado ao lado da cafeteria, pertencia a um amigo muito rico.'

2. Proponha uma situação hipotética em que um gato muito grande está escondido em um celeiro antigo. Peça aos alunos para descrever o gato usando adjetivos e locuções adjetivas.

Contextualização

Adjetivos e locuções adjetivas são essenciais para enriquecer a linguagem e tornar a comunicação mais precisa e interessante. Por exemplo, ao descrever um prato de comida, o uso de adjetivos como 'apetitoso' ou 'delicioso' pode aguçar o paladar do leitor, mesmo que este não esteja fisicamente presente para provar a comida. Além disso, compreender o uso desses termos em textos literários pode acrescentar camadas de significado e sutileza à interpretação das obras.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conceitos de adjetivos e locuções adjetivas aprendidos previamente. As atividades propostas são estruturadas para engajar os alunos em situações desafiadoras e interativas, incentivando a colaboração, a criatividade e a reflexão crítica. Este segmento da aula visa consolidar o conhecimento dos alunos e desenvolver suas habilidades de análise textual e expressão escrita, além de promover a comunicação eficaz e a aprendizagem colaborativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Descrição de Personagens

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento de adjetivos e locuções adjetivas para enriquecer a descrição de personagens e desenvolver habilidades de interpretação textual e criatividade.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a descrever personagens de um livro ou filme utilizando adjetivos e locuções adjetivas. Cada grupo receberá a descrição básica de um personagem e terá que elaborar uma descrição mais detalhada, focando em aspectos físicos, psicológicos e emocionais, usando os conceitos aprendidos sobre adjetivos e locuções adjetivas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as descrições básicas dos personagens para cada grupo.

  • Cada grupo deve discutir e elaborar uma descrição mais rica, adicionando adjetivos e locuções adjetivas adequadas.

  • Após 30 minutos, cada grupo apresenta sua descrição para a classe, utilizando um cartaz ou apresentação digital.

  • Incentive a classe a adivinhar a que personagem se refere cada descrição baseada nos adjetivos utilizados.

Atividade 2 - Construindo um Mundo com Adjetivos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade e o uso eficaz de adjetivos e locuções adjetivas na construção de textos descritivos e narrativos.

- Descrição: Os alunos irão criar um mundo fictício em pequenos grupos, utilizando adjetivos e locuções adjetivas para descrever os cenários, habitantes e eventos deste mundo. O objetivo é desenvolver uma narrativa coesa e rica em detalhes, que utilize de forma criativa e eficaz os adjetivos e locuções adjetivas estudados.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo recebe a tarefa de criar um mundo imaginário, descrevendo cenários, habitantes e eventos, utilizando predominantemente adjetivos e locuções adjetivas.

  • Os alunos podem utilizar materiais como papel, canetas, e até recursos digitais para criar apresentações ou pequenos vídeos que mostrem seu mundo imaginário.

  • Ao final da atividade, cada grupo apresenta seu mundo para a classe, explicando o uso dos adjetivos e locuções adjetivas.

  • Promova uma discussão sobre como o uso dos adjetivos e locuções adjetivas influencia a compreensão e a imaginação no processo de leitura.

Atividade 3 - Detetives dos Adjetivos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise e edição de textos, além de reforçar o entendimento e o uso de adjetivos e locuções adjetivas.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos atuam como detetives que devem 'encontrar' adjetivos escondidos em um texto. O texto será uma história curta sem adjetivos, e os alunos deverão identificar e adicionar adjetivos e locuções adjetivas que enriqueçam a descrição e o sentido do texto.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua uma história curta sem adjetivos para cada grupo.

  • Os alunos devem ler o texto e identificar lugares onde adjetivos e locuções adjetivas poderiam ser adicionados para melhorar o sentido do texto.

  • Cada grupo escolhe e adiciona os adjetivos e locuções adjetivas, justificando suas escolhas.

  • Após a edição, cada grupo lê a versão melhorada de sua história para a classe.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e compartilhem insights com seus colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de adjetivos e locuções adjetivas, além de promover habilidades de comunicação e colaboração. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode reunir todos os alunos em um círculo e pedir que cada grupo compartilhe brevemente as descobertas e experiências durante as atividades. O professor deve enfatizar a importância de refletir sobre como os adjetivos e locuções adjetivas influenciam a compreensão de um texto e a construção de significados. Cada grupo deve discutir o processo de trabalho, os desafios encontrados e as estratégias utilizadas para identificar e aplicar os adjetivos e locuções adjetivas de forma eficaz.

Perguntas Chave

1. Quais foram os adjetivos e locuções adjetivas mais desafiadores de identificar e por quê?

2. Como o acréscimo de adjetivos e locuções adjetivas alterou a compreensão dos textos que vocês trabalharam?

3. Houve alguma diferença significativa na forma como cada grupo interpretou e aplicou os adjetivos e locuções adjetivas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão serve para reforçar e sintetizar o conhecimento adquirido durante a aula, além de destacar a aplicabilidade dos conceitos em situações reais. Esta recapitulação ajuda os alunos a consolidar a informação e a entender a importância do estudo de adjetivos e locuções adjetivas. A conclusão também proporciona um momento de reflexão sobre a aprendizagem, permitindo que os alunos percebam o valor do que foi estudado e como isso se aplica em diversas áreas da comunicação.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre adjetivos e locuções adjetivas, relembrando as definições, exemplos e importância desses termos na construção de significados em textos. Deve-se enfatizar como os adjetivos e locuções adjetivas enriquecem a linguagem e possibilitam uma comunicação mais eficaz e rica.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre a teoria estudada e as práticas realizadas foi estabelecida através de atividades interativas e discussões, onde os alunos puderam aplicar os conceitos previamente aprendidos em casa. As atividades, como a descrição de personagens e a construção de um mundo com adjetivos, permitiram aos alunos visualizar e utilizar os adjetivos em contextos práticos, reforçando o entendimento teórico com aplicações reais.

Fechamento

Finalmente, o professor deve destacar a relevância do estudo de adjetivos e locuções adjetivas no dia a dia, mostrando como esses elementos são essenciais para a interpretação de textos, para a construção de uma comunicação eficaz e para a apreciação de textos literários mais complexos. Esta compreensão ajuda os alunos a melhorar suas habilidades de leitura e escrita, tornando-os mais críticos e eficazes na maneira como utilizam a linguagem.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies