Entrar

Plano de aula de Advérbio e Locução Adverbial

Português

Original Teachy

'EF07LP09'

Advérbio e Locução Adverbial

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Advérbio e Locução Adverbial

Palavras Chaveadvérbios, locuções adverbiais, contextualização, aplicação prática, atividades lúdicas, engajamento, interatividade, análise textual, comunicação, reflexão, colaboração
Materiais Necessárioscópias do texto original com espaços vazios, dispositivos móveis ou câmeras para filmagem, materiais para apresentação (computador, projetor, etc.), papel e canetas para anotações e roteiros, materiais para criação de adereços ou cenários (opcional)
Códigos BNCCEF07LP09: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa é crucial para estabelecer uma base sólida de compreensão dos termos-chave da aula. Ao focar na definição e diferenciação entre advérbios e locuções adverbiais, os alunos estarão melhor preparados para as atividades práticas. A clareza destes conceitos permitirá que os alunos apliquem corretamente o conhecimento prévio em novos contextos e textos, consolidando a aprendizagem de maneira eficaz.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender e diferenciar os conceitos de advérbio e locução adverbial.

2. Desenvolver a habilidade de identificar advérbios e locuções adverbiais em textos diversos, associando-os ao contexto para compreender seu impacto na construção de sentido.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão e análise de exemplos práticos.
  2. Promover a habilidade de argumentação e justificação do uso dos advérbios e locuções adverbiais nas atividades propostas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre advérbios e locuções adverbiais, utilizando situações-problema que os incentivam a aplicar conceitos previamente estudados. Além disso, ao contextualizar a importância desses elementos na comunicação, os alunos podem perceber sua relevância no dia a dia, motivando o engajamento e a curiosidade pelo tema.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um livro e encontra a frase: 'Ela cantou a música muito bem.' Como você identificaria o advérbio presente nesta frase? E se a frase fosse: 'Ela cantou a música de uma forma muito competente'? Onde estaria o advérbio ou locução adverbial nesse segundo caso?

2. Pensem em um jornalista que precisa descrever uma corrida de carros. Ele pode usar advérbios e locuções adverbiais para modificar verbos e adjetivos e tornar a descrição mais rica. Como vocês acreditam que esses elementos podem ser usados para descrever a velocidade, o som dos motores ou a habilidade dos pilotos?

Contextualização

Os advérbios são como temperos na língua, enriquecendo o significado das nossas frases. Por exemplo, ao dizermos 'ele correu rapidamente', o advérbio 'rapidamente' modifica o verbo 'correr', indicando a forma como a ação foi realizada. Já as locuções adverbiais, como 'às pressas' em 'ele saiu de casa às pressas', cumprem o mesmo papel, porém são formadas por mais de uma palavra. Esses elementos são fundamentais não só na escrita formal, mas também em situações cotidianas, como na descrição de ações ou estados emocionais.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A finalidade desta seção é permitir que os alunos apliquem de maneira prática e envolvente o conhecimento adquirido sobre advérbios e locuções adverbiais. As atividades propostas visam não apenas reforçar a teoria estudada previamente, mas também desenvolver habilidades de análise, argumentação e criatividade. Ao trabalhar em equipe para resolver desafios lúdicos e contextualizados, os alunos não apenas solidificam seu entendimento do conteúdo, mas também melhoram suas habilidades de comunicação e colaboração.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives dos Advérbios Perdidos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reconhecer e aplicar advérbios e locuções adverbiais em contexto, desenvolvendo habilidades de análise e argumentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão detetives linguísticos, investigando um 'crime gramatical' onde advérbios e locuções adverbiais foram 'roubados' de um texto. O texto original, uma descrição de um parque de diversões, será apresentado com espaços vazios onde os advérbios deveriam estar.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo uma cópia do texto original com os espaços vazios.

  • Os alunos deverão usar o contexto do texto para inferir qual advérbio ou locução adverbial se encaixaria melhor em cada espaço.

  • Cada grupo apresentará suas escolhas e justificará com base nas regras de formação e uso dos advérbios e locuções adverbiais.

  • Ao final, discuta as escolhas de cada grupo e revele o texto original com os advérbios corretos.

Atividade 2 - Olimpíadas dos Advérbios

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a criatividade no uso de advérbios e locuções adverbiais, aplicando-os em um contexto de marketing e persuasão.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição olímpica onde deverão criar e apresentar uma série de anúncios publicitários para diferentes produtos, utilizando advérbios e locuções adverbiais para enfatizar características e qualidades específicas de cada item.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e atribua a cada grupo um produto diferente.

  • Os grupos devem criar um anúncio publicitário que destaque as qualidades do produto, utilizando advérbios e locuções adverbiais de forma criativa.

  • Cada grupo apresentará seu anúncio para a classe, que votará no mais criativo e eficaz, considerando o uso dos elementos linguísticos propostos.

  • Discuta com a classe as estratégias de uso dos advérbios e locuções adverbiais observadas nos anúncios.

Atividade 3 - Cinema dos Advérbios

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar advérbios e locuções adverbiais de forma prática e visual, compreendendo seu efeito na narrativa e na percepção do espectador.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar e filmar um curto vídeo (com dispositivos móveis ou câmeras) que conte uma história simples, mas que utilize advérbios e locuções adverbiais para mudar o tom e a percepção da narrativa.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá uma pequena história para filmar, que deverá ser contada principalmente através de ações visuais e diálogos curtos.

  • Os grupos deverão incluir advérbios e locuções adverbiais no roteiro para modificar o ritmo, a intensidade ou o humor da história.

  • Após a filmagem, os vídeos serão apresentados para a classe, seguidos de uma discussão sobre o uso dos elementos linguísticos e seu impacto na percepção da narrativa.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado e permitir que os alunos articulem o conhecimento adquirido através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de advérbio e locução adverbial, enquanto as perguntas chave direcionam o foco para os pontos mais críticos. Além disso, este momento proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre o processo de aprendizagem e expressarem suas opiniões, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e construtivo.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece perguntando a cada grupo sobre suas experiências durante as atividades e quais desafios enfrentaram. Encoraje os alunos a compartilhar insights interessantes que descobriram sobre o uso de advérbios e locuções adverbiais. Pergunte como a aplicação prática dos conceitos ajudou a melhorar sua compreensão e quais atividades eles acharam mais eficazes e por quê.

Perguntas Chave

1. Quais foram os advérbios ou locuções adverbiais mais desafiadores de identificar e por quê?

2. Como o uso de advérbios e locuções adverbiais pode alterar o significado de uma frase?

3. Houve alguma surpresa ao ver como os advérbios são usados em diferentes contextos?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é assegurar que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante as atividades práticas e discussões. Resumir e recapitular os principais pontos ajuda a fixar o aprendizado, enquanto a explicação da conexão entre teoria e prática e a relevância do conteúdo para o cotidiano reforçam a importância do tópico estudado. Este momento de fechamento garante que os alunos possam refletir sobre a aplicabilidade do que aprenderam e reconhecer o valor do estudo dos advérbios e locuções adverbiais.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os pontos-chave abordados sobre advérbios e locuções adverbiais, relembrando as definições, exemplos práticos e a importância desses elementos na construção de sentido em textos. É crucial recapitular como os advérbios modificam verbos, adjetivos e outros advérbios, e como as locuções adverbiais são formadas e empregadas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria foi conectada à prática por meio de atividades lúdicas e contextualizadas, como a 'Olimpíada dos Advérbios' e o 'Cinema dos Advérbios'. Essas atividades permitiram que os alunos aplicassem diretamente o conhecimento teórico em situações reais e criativas, solidificando seu entendimento e demonstrando a importância dos advérbios e locuções adverbiais em diferentes contextos.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância dos advérbios e locuções adverbiais no dia a dia, não apenas na comunicação escrita, mas também na oral. Ao entender e utilizar esses elementos corretamente, os alunos melhoram sua capacidade de expressão e interpretação, essenciais em diversas situações acadêmicas e profissionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies