Entrar

Plano de aula de Sujeito e Verbo na Oração

Português

Original Teachy

'EF07LP07'

Sujeito e Verbo na Oração

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Sujeito e Verbo na Oração

Palavras ChaveSujeitos, Verbos, Transitividade verbal, Análise textual, Atividades práticas, Interação em grupo, Comunicação escrita e oral, Identificação de elementos gramaticais, Revisão de conhecimento prévio, Desenvolvimento de habilidades analíticas, Resolução de problemas, Jogo educativo, Trabalho em equipe
Materiais NecessáriosTextos embaralhados para a atividade 'Detetives da Gramática', Cartões coloridos com sujeitos e verbos para a atividade 'Construtores de Histórias', Tabuleiro de jogo, peças e cartões para a atividade 'Jogo de Transitividade', Marcadores ou lápis para sublinhar em textos, Papel e canetas para anotações e apresentações, Computador e projetor para apresentações das atividades
Códigos BNCCEF07LP07: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade orientar o professor sobre os objetivos específicos que os alunos devem alcançar ao final da sessão. A clareza nos objetivos é crucial para que as atividades planejadas sejam eficazes e para que os alunos consigam aplicar o conhecimento teórico em prática. Identificar sujeitos e verbos e compreender sua função sintática permite aos alunos melhorarem sua capacidade de análise textual, essencial para outras disciplinas e para a compreensão leitora de modo geral.

Objetivos principais:

1. Identificar e classificar os sujeitos e verbos nas orações de textos diversos, compreendendo suas funções e características.

2. Analisar a transitividade dos verbos e sua importância para a compreensão do sentido das orações.

3. Aplicar os conhecimentos adquiridos por meio de atividades práticas para solidificar a aprendizagem.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades analíticas nos alunos ao desmembrar orações e identificar seus componentes essenciais.
  2. Fomentar a participação ativa dos alunos em discussões em grupo, promovendo a interação e o compartilhamento de ideias.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução é projetada para engajar os alunos desde o início da aula, utilizando situações problema para revisar e aplicar o conhecimento prévio sobre sujeitos e verbos. Além disso, a contextualização mostra a relevância prática e cultural do tema, motivando os alunos a perceberem a importância de entender a sintaxe para melhorar suas habilidades de comunicação e análise crítica.

Situações Problema

1. Imagine que um detetive está tentando resolver um caso, mas as pistas estão em frases onde ele precisa identificar claramente quem fez o quê. Como o detetive poderia usar seu conhecimento sobre sujeitos e verbos para resolver este mistério?

2. Pense em um editor de um jornal que recebe uma notícia muito importante, mas mal escrita. Como ele poderia reorganizar as frases para tornar a mensagem clara, identificando os sujeitos e os verbos corretamente?

Contextualização

Compreender a estrutura das orações, especialmente os sujeitos e os verbos, é como aprender a ler um mapa que nos guia através do significado das frases. Por exemplo, em situações como redigir um e-mail profissional ou interpretar instruções, a capacidade de identificar quem está realizando a ação e o que essa ação é pode ser crucial para evitar mal-entendidos. Além disso, curiosidades como a evolução da linguagem e o uso de verbos e sujeitos em diferentes idiomas podem tornar o aprendizado mais interessante e relevante para os alunos.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para maximizar a aplicação prática do conhecimento prévio dos alunos sobre sujeitos e verbos. As atividades sugeridas são criativas e interativas, proporcionando aos alunos uma oportunidade de consolidar sua compreensão por meio de trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. Cada atividade é moldada para ser divertida, envolvente e instrutiva, garantindo que os conceitos sejam aprendidos de maneira profunda e memorável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Gramática

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de identificação e análise de sujeitos e verbos em contextos complexos, além de fomentar o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos serão transformados em detetives linguísticos, onde precisarão resolver um mistério literário utilizando suas habilidades de identificação de sujeitos e verbos. O cenário envolve uma história curta com múltiplos personagens e ações interconectadas, mas com partes do texto embaralhadas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua a história embaralhada para cada grupo.

  • Peça para identificarem e sublinharem todos os sujeitos e verbos na história.

  • Os grupos devem reorganizar as frases para fazer sentido da narrativa, baseando-se na correta identificação dos sujeitos e verbos.

  • Cada grupo apresentará sua versão corrigida da história e explicará o raciocínio por trás da organização das frases.

Atividade 2 - Construtores de Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a compreensão de como sujeitos e verbos formam a espinha dorsal de qualquer narrativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão cartões com sujeitos e verbos para construir histórias coesas e criativas. Cada grupo receberá um conjunto de cartões coloridos que representam diferentes sujeitos e verbos, e deverão usar esses elementos para montar uma narrativa lógica e interessante.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até cinco.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de cartões coloridos com sujeitos e verbos.

  • Instrua os alunos a usarem os cartões para construir frases que formem uma história coesa.

  • Os grupos devem apresentar suas histórias e explicar como os sujeitos e verbos foram usados para desenvolver a narrativa.

  • Promova uma votação para escolher a história mais criativa e bem construída.

Atividade 3 - Jogo de Transitividade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprofundar o entendimento sobre transitividade verbal e sua relação com o sujeito na construção de frases.

- Descrição: Usando um tabuleiro de jogo especialmente projetado para esta atividade, os alunos irão jogar um jogo que os desafia a classificar verbos com base em sua transitividade e a formar frases completas com sujeitos adequados.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos pequenos.

  • Explique as regras do jogo, que incluem mover peças no tabuleiro baseado na correta identificação e classificação dos verbos.

  • Cada vez que um grupo classifica corretamente um verbo, eles avançam no tabuleiro e ganham pontos.

  • O objetivo é completar o percurso no tabuleiro formando frases logicamente corretas e criativas.

  • O grupo que terminar primeiro com o maior número de frases corretas vence.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o conhecimento adquirido e compartilhem suas descobertas e desafios com a turma. Essa discussão ajuda a consolidar o aprendizado, pois permite a troca de ideias e estratégias entre os grupos, além de oferecer ao professor um feedback valioso sobre a compreensão dos alunos acerca do tema. Esta etapa também promove habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão convidando cada grupo a compartilhar suas experiências e aprendizados durante as atividades. Sugira que comecem descrevendo as estratégias utilizadas para identificar os sujeitos e os verbos e como isso ajudou na reorganização das frases ou na construção de histórias. Encoraje os alunos a refletirem sobre como a compreensão da relação entre sujeito e verbo pode melhorar a clareza da comunicação em diferentes contextos.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao identificar os sujeitos e os verbos nas atividades?

2. Como a identificação correta de sujeitos e verbos pode ajudar na compreensão de textos mais complexos?

3. De que maneira vocês aplicariam o conhecimento sobre sujeito e verbo em outras disciplinas ou situações do dia a dia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos tópicos abordados, conectando os conceitos teóricos com as aplicações práticas realizadas durante a aula. Além disso, ao ressaltar a relevância dos temas estudados para a comunicação eficaz no dia a dia, a etapa de conclusão visa motivar os alunos a continuarem aplicando esses conhecimentos em diferentes contextos, tanto escolares quanto pessoais.

Resumo

Para encerrar, recapitule os principais conceitos abordados sobre sujeitos e verbos, enfatizando a habilidade dos alunos em identificar e classificar esses elementos essenciais em diferentes tipos de texto. Revisite os tipos de sujeitos e a transitividade dos verbos, destacando exemplos específicos utilizados nas atividades práticas.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje integrou teoria e prática ao aplicar o conhecimento teórico de sujeitos e verbos em atividades dinâmicas e contextos reais, como na criação de histórias e na resolução de mistérios gramaticais. Destaque como essa abordagem prática facilita a compreensão e a memorização dos conceitos estudados.

Fechamento

Por fim, enfatize a importância do estudo de sujeitos e verbos para a clareza na comunicação escrita e oral. Explique como uma compreensão sólida desses elementos é fundamental para a interpretação adequada de textos e para a construção eficaz de discursos em todas as áreas da vida dos alunos, desde o ambiente acadêmico até interações sociais cotidianas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies