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Plano de aula de Texto Argumentativo

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

'EF07LP14'

Texto Argumentativo

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Texto Argumentativo

Palavras ChaveTexto Argumentativo, Estratégias de Argumentação, Debate, Atividades Práticas, Persuasão, Análise Crítica, Comunicação Efetiva, Simulações, Interatividade, Habilidades de Leitura, Trabalho em Equipe, Conhecimento Prévio, Aplicação Teórica, Engajamento Estudantil
Materiais NecessáriosComputadores com acesso à internet, Acesso a textos argumentativos previamente estudados, Livros e materiais de pesquisa, Papel e canetas para anotações, Quadro ou flip chart, Marcadores para o quadro, Cópias de textos ou esquemas para atividades práticas
Códigos BNCCEF07LP14: Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.; EF67LP07: Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.; EF67LP13: Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado, explorando recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais, utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.; EF67LP17: Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.; EF67LP18: Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.; EF67LP19: Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera que os alunos aprendam e apliquem durante a aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos têm uma compreensão mais precisa do foco dos seus estudos e das atividades práticas em sala. Isso também facilita a avaliação do aprendizado ao final da aula, garantindo que os critérios de sucesso sejam bem definidos e alinhados com as expectativas de aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Compreender o propósito de um texto argumentativo, identificando como ele busca persuadir ou convencer o leitor sobre um ponto de vista ou ideia.

2. Identificar e analisar as estratégias argumentativas comuns em textos, como o uso de exemplos, comparações, dados estatísticos e testemunhos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de leitura crítica ao analisar textos argumentativos de diferentes fontes e gêneros.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e fazer uma ponte entre o conhecimento prévio e o conteúdo da aula. As situações problema propostas estimulam os alunos a pensar criticamente sobre o uso prático da argumentação, enquanto a contextualização destaca a importância do texto argumentativo no cotidiano, aumentando a relevância percebida do estudo do gênero. Essa abordagem inicial visa preparar os alunos para as atividades práticas subsequentes, consolidando a compreensão teórica com exemplos concretos.

Situações Problema

1. Imagine que você é um estudante tentando convencer seus pais a deixá-lo participar de um intercâmbio no exterior. Quais argumentos você usaria? Como você estruturaria esses argumentos em um texto?

2. Pense em um debate sobre o uso de tecnologia na sala de aula. Quais seriam os argumentos a favor e contra? Como você organizaria esses argumentos para defender um lado?

Contextualização

O texto argumentativo é um dos gêneros mais presentes no dia a dia, seja em jornais, revistas, redes sociais ou mesmo em conversas informais. Compreender como esses textos são estruturados e quais estratégias são utilizadas para persuadir é essencial para ser um consumidor crítico de informações e para desenvolver habilidades de comunicação eficazes. Além disso, a prática da argumentação é fundamental em diversas situações profissionais e acadêmicas, tornando o aprendizado deste gênero textual altamente relevante.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para colocar os alunos em situações práticas onde possam aplicar e aprofundar o conhecimento prévio sobre textos argumentativos. As atividades são estruturadas de forma a simular contextos reais e desafiadores, incentivando os alunos a desenvolverem suas habilidades de análise crítica, argumentação e persuasão. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado teórico como também promove habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Julgamento do Século

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos de texto argumentativo na construção de argumentos persuasivos e no desenvolvimento de habilidades de oratória e debate.

- Descrição: Os alunos serão divididos em dois grupos, cada um representando uma parte em um julgamento fictício: a defesa de um novo parque ecológico na cidade e a acusação, que alega que a construção pode causar danos ambientais. Cada grupo deve preparar argumentos baseados em pesquisas que encontraram em textos argumentativos previamente estudados, e também criar novos argumentos originais.

- Instruções:

  • Divida a classe em dois grandes grupos, um para a defesa e outro para a acusação.

  • Cada grupo deve selecionar um líder e distribuir tarefas para os membros, como pesquisa, redação de argumentos e preparação de apresentações.

  • Os alunos terão 60 minutos para preparar seus argumentos, podendo usar recursos como internet e livros.

  • Após a preparação, cada grupo terá 20 minutos para apresentar seus argumentos, seguidos de 10 minutos para réplica e tréplica.

  • A classe fará uma votação ao final para decidir qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes.

Atividade 2 - A Feira de Ideias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e defesa de ideias, utilizando estratégias de texto argumentativo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos vão criar uma 'feira de ideias' na sala de aula, onde cada grupo apresentará e defenderá uma inovação tecnológica que acreditam ser benéfica para a escola. Os alunos deverão usar elementos de texto argumentativo, como dados, exemplos e comparações, para convencer os colegas e o professor da viabilidade e importância de sua inovação.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher ou criar uma inovação tecnológica para a escola.

  • Os grupos terão 30 minutos para preparar uma apresentação que inclua a descrição da inovação, seus benefícios e argumentos sólidos que a apoiem.

  • Após as apresentações, permita que os outros grupos façam perguntas e desafios aos apresentadores.

  • Conclua a atividade com uma votação para decidir qual inovação recebeu a maior aceitação.

Atividade 3 - A Grande Comissão de Paz

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar habilidades de texto argumentativo para resolver um conflito fictício de maneira diplomática e persuasiva.

- Descrição: Os alunos serão designados para representar diferentes países em uma comissão da ONU, discutindo a resolução de um conflito global. Eles deverão usar textos argumentativos para defender a posição de seu país e buscar uma solução pacífica, considerando aspectos políticos, econômicos e sociais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos, cada um representando um país diferente.

  • Forneça informações básicas sobre o conflito global a ser discutido.

  • Os alunos terão 60 minutos para preparar argumentos escritos e orais, baseados em textos argumentativos e em pesquisas adicionais.

  • Realize um debate simulado, onde cada grupo apresenta sua posição e responde a perguntas dos outros grupos e do 'mediador'.

  • Conclua com uma votação para a resolução do conflito, baseada na persuasão e na clareza dos argumentos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem e reflitam sobre as experiências vivenciadas. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de texto argumentativo, além de promover habilidades de comunicação e pensamento crítico. Ao verbalizarem o que aprenderam e ouvirem as experiências dos colegas, os alunos podem ganhar novas perspectivas e insights, enriquecendo assim o processo de aprendizagem coletiva.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, o professor deve conduzir uma discussão em grupo com todos os alunos, focando em compartilhar as experiências e os aprendizados adquiridos durante as simulações. Inicie a discussão pedindo a cada grupo que apresente brevemente os principais argumentos que utilizaram e como se sentiram ao defendê-los. Em seguida, encoraje os alunos a discutir as estratégias que encontraram mais eficazes e por quê. Este momento é crucial para que os alunos possam refletir sobre a aplicação prática do conteúdo estudado e para que possam aprender uns com os outros.

Perguntas Chave

1. Quais estratégias de argumentação vocês acharam mais eficazes durante as apresentações? Por quê?

2. Como a preparação e a pesquisa ajudaram a fortalecer seus argumentos durante a atividade?

3. Houve algum momento durante as apresentações em que vocês precisaram modificar seus argumentos? Se sim, por que isso foi necessário?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de conclusão é assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo abordado, ligando a teoria à prática e enfatizando a relevância do texto argumentativo em suas vidas. Além disso, serve para reforçar o aprendizado, garantindo que os alunos possam refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento de forma contínua e prática.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve recapitular os principais pontos abordados, reforçando a compreensão do propósito e das estratégias de um texto argumentativo. Deve-se resumir como os alunos aplicaram esses conceitos nas atividades práticas, como o julgamento fictício, a feira de ideias e a comissão de paz, destacando os resultados das votações e as lições aprendidas.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como o debate sobre a construção de um parque ecológico e a resolução de um conflito global, ajudaram a conectar a teoria estudada com a prática. Destaque como a utilização de exemplos, comparações e dados estatísticos nos argumentos construídos pelos alunos foi essencial para a compreensão e aplicação dos conceitos teóricos em situações reais e simuladas.

Fechamento

Por fim, enfatize a importância do texto argumentativo no cotidiano, seja na defesa de ideias, na resolução de conflitos ou na formação de opinião, reforçando como as habilidades desenvolvidas são cruciais para a interação social e acadêmica. Incentive os alunos a continuarem praticando e aprimorando essas competências em diferentes contextos.


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