Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbo: Tempo, Modo e Aspectos do Presente
Palavras Chave | Verbos, Tempos Presentes, Modos Verbais, Aspectos Verbais, Atividades Interativas, Prática de Língua, Dramatização, Análise Crítica, Comunicação Efetiva, Pensamento Crítico, Aprendizado Ativo, Engajamento Estudantil, Colaboração em Grupo, Aplicação Prática |
Materiais Necessários | Cartões com frases, Conjunto de verbos e palavras complementares, Materiais para ilustração (papéis, lápis, canetas), Espaço adequado para apresentações de grupo, Cadeiras para formação de círculo, Quadro branco ou flipchart, Marcadores para quadro |
Códigos BNCC | EF07LP04: Reconhecer, em textos, o verbo como o núcleo das orações.; EF07LP06: Empregar as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos.; EF07LP10: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc. |
Ano Escolar | 7º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer as bases do conhecimento que será aprofundado ao longo da aula. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem compreender a importância e a aplicabilidade dos conceitos de tempo, modo e aspectos dos verbos no presente. Isso ajuda a criar um foco e uma estrutura para as atividades interativas que seguirão, maximizando assim a eficácia do aprendizado durante a aula.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e usar corretamente os tempos e modos verbais no presente, incluindo suas variações e peculiaridades.
2. Desenvolver habilidades analíticas nos alunos para que possam distinguir entre diferentes aspectos dos verbos no tempo presente, como o aspecto progressivo e o aspecto simples.
Objetivos secundários:
- Incentivar a participação ativa e o pensamento crítico dos alunos através de discussões em grupo e atividades práticas.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução é projetada para reativar o conhecimento prévio dos alunos e contextualizar a importância do estudo dos tempos e modos verbais no presente. As situações problema incentivam os alunos a aplicar o conhecimento de forma prática, promovendo uma compreensão mais profunda através de exemplos que eles podem encontrar em suas vidas diárias. A contextualização ajuda a mostrar o valor prático e real do conteúdo, aumentando assim o engajamento e a relevância do aprendizado.
Situações Problema
1. Imagine que está ajudando um amigo estrangeiro a entender como usar corretamente o verbo 'estar' em frases como 'Estou estudando' versus 'Estou cansado'. Quais explicações você daria?
2. Se você tivesse que explicar a diferença entre 'Eu canto no coral da escola' e 'Eu estou cantando agora', como você descreveria o uso dos tempos verbais presentes nessas frases?
Contextualização
Os verbos no presente são frequentemente usados para descrever ações atuais, habituais ou gerais, mas suas nuances são cruciais em diversas situações cotidianas e profissionais. Por exemplo, a diferença entre 'Eu estudo' e 'Estou estudando' pode não ser clara para quem está aprendendo português, mas é fundamental para comunicar corretamente o aspecto habitual versus progressivo. Além disso, entender essas diferenças ajuda na interpretação de textos, na escrita mais eficaz e até em situações de fala em público ou entrevistas de emprego.
Desenvolvimento
Duração: (65 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para solidificar o conhecimento adquirido sobre os tempos e modos verbais no presente, permitindo aos alunos aplicar o que aprenderam de forma prática e interativa. As atividades propostas visam engajar os alunos através de métodos lúdicos e contextuais, facilitando a internalização dos conceitos e incentivando o uso ativo da língua portuguesa em situações variadas.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detetives do Verbo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a habilidade de reconhecer e usar os tempos e modos dos verbos no presente, criando um contexto de uso real e prático.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos transformam-se em detetives linguísticos. Cada grupo recebe um conjunto de cartões com frases em diferentes tempos verbais do presente. Os alunos devem identificar e classificar os verbos de acordo com o tempo (simples, contínuo) e o modo (indicativo, subjuntivo, imperativo). Após a classificação, cada grupo deve criar um pequeno diálogo ou história, utilizando corretamente os verbos classificados.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua os cartões de frases para cada grupo.
-
Peça que identifiquem o tempo e o modo dos verbos em cada cartão.
-
Solicite que classifiquem os cartões em categorias de tempo e modo.
-
Instrua cada grupo a criar um diálogo ou história usando os verbos de seus cartões.
-
Cada grupo apresenta seu trabalho para a classe.
Atividade 2 - Construtores de Frases
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Praticar a construção de frases no presente, reforçando o entendimento dos tempos e modos verbais.
- Descrição: Os alunos, em grupos, recebem um conjunto de verbos e palavras. Seu desafio é construir frases que demonstrem o uso correto dos tempos do presente (simples e contínuo) e dos modos verbais (indicativo, subjuntivo, imperativo). Cada grupo deve também ilustrar uma das frases criadas, demonstrando o contexto de uso do verbo.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Entregue a cada grupo um kit de verbos e palavras complementares.
-
Peça que construam frases utilizando cada verbo no tempo e modo correto.
-
Solicite que escolham uma frase para ilustrar, destacando o uso do verbo.
-
Cada grupo apresenta suas frases e ilustração para a classe.
Atividade 3 - Festival de Teatro Verbal
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Melhorar a compreensão e o uso dos tempos e modos verbais no presente através da dramatização, promovendo também habilidades de expressão oral.
- Descrição: Esta atividade envolve dramatização e criatividade. Os alunos, divididos em grupos, escolhem situações cotidianas que serão encenadas usando verbos no tempo presente. Eles devem usar corretamente os tempos simples e contínuo, além dos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, para expressar ações nas dramatizações.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5.
-
Cada grupo escolhe uma situação cotidiana para dramatizar.
-
Os alunos devem preparar um pequeno esquete, utilizando os verbos no tempo presente.
-
Assegure que utilizem os diversos tempos e modos verbais corretamente.
-
Cada grupo apresenta seu esquete para a classe.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
Esta etapa do plano de aula é essencial para consolidar o aprendizado ao permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências e aprendam com as observações de seus colegas. A discussão em grupo não só ajuda a reforçar o conhecimento adquirido como também promove habilidades de comunicação e análise crítica, fundamentais para o domínio da língua portuguesa.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão convidando os alunos a formar um grande círculo com suas cadeiras. Explique que a atividade será uma oportunidade para compartilhar insights e aprender uns com os outros sobre os usos dos tempos e modos verbais no presente. Sugira que cada grupo inicie a discussão apresentando um resumo do que criaram nas atividades e quais desafios enfrentaram ou descobertas fizeram. Após cada apresentação, encoraje os outros alunos a fazerem perguntas ou oferecerem feedback sobre as apresentações dos colegas.
Perguntas Chave
1. Quais foram os desafios mais comuns ao tentar usar os diferentes modos e tempos verbais durante as atividades?
2. Como a compreensão das diferenças entre os tempos e modos verbais pode ajudar na comunicação diária?
3. Qual a importância de usar o tempo e modo verbais corretos nas diferentes situações apresentadas?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
Esta etapa do plano de aula é crucial para assegurar que os alunos tenham internalizado os conceitos discutidos durante a aula. O resumo e a recapitulação ajudam a reforçar o aprendizado, enquanto a discussão sobre a conexão entre teoria e prática e a relevância do assunto para o dia a dia garante que os alunos vejam o valor prático do que aprenderam. Além disso, esta etapa prepara os alunos para a utilização destes conceitos em situações futuras, tanto acadêmicas quanto cotidianas.
Resumo
Para concluir, é importante ressaltar que a aula de hoje focou nas características dos verbos no tempo presente, abordando seus diferentes modos e aspectos. Recapitulamos como os tempos simples e contínuo, além dos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, são usados em contextos diversos, reforçando o aprendizado através de atividades práticas como os detetives do verbo, construtores de frases e o festival de teatro verbal.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje foi uma ponte entre a teoria e a prática, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento teórico em situações práticas de uso dos verbos. As atividades foram desenhadas para integrar e solidificar o entendimento dos alunos sobre os tempos e modos verbais no presente, através de exemplos concretos que simulam o uso real da língua.
Fechamento
A importância de entender e aplicar corretamente os tempos e modos verbais no presente é inegável, tanto para a comunicação eficaz no dia a dia quanto para a capacidade de expressão em contextos formais e informais. Este conhecimento ajuda os alunos a melhorar suas habilidades de escrita e fala, preparando-os para diversas situações comunicativas.