Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Advérbio e Locução Adverbial
Palavras Chave | Advérbio, Locução Adverbial, Modificação de verbos, Modificação de adjetivos, Modificação de advérbios, Circunstâncias de tempo, Circunstâncias de lugar, Circunstâncias de modo, Circunstâncias de intensidade, Identificação em textos, Produção textual, Interpretação de textos |
Materiais Necessários | Quadro branco, Canetas coloridas, Projetor multimídia, Slides de apresentação, Folhas de atividades impressas, Textos exemplares, Cadernos dos alunos, Lápis e borracha |
Códigos BNCC | EF07LP09: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração. |
Ano Escolar | 7º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais de advérbio e locução adverbial. Ao fornecer uma base sólida, os alunos serão capazes de identificar e entender o papel desses elementos em diferentes contextos textuais, o que é essencial para o desenvolvimento de suas habilidades de interpretação e produção textual.
Objetivos principais:
1. Explicar o conceito de advérbio e suas funções na frase.
2. Explicar o conceito de locução adverbial e suas funções na frase.
3. Diferenciar advérbio de locução adverbial e demonstrar como identificar ambos em um texto.
Introdução
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa é captar a atenção dos alunos e criar um ambiente propício para o aprendizado, contextualizando a importância dos advérbios e locuções adverbiais de forma prática e interessante. Ao relacionar o tema com situações do dia a dia, os alunos perceberão a relevância do conteúdo e estarão mais engajados para aprender.
Contexto
Comece a aula explicando que os advérbios e locuções adverbiais são elementos essenciais na nossa comunicação cotidiana. Eles fornecem informações adicionais sobre os verbos, adjetivos e outros advérbios, ajudando a detalhar ações, estados e características. Por exemplo, ao dizer 'Ele corre rapidamente', o advérbio 'rapidamente' nos dá mais informações sobre como a ação de correr está sendo realizada. Em textos, esses elementos são cruciais para enriquecer as descrições e tornar as narrativas mais vívidas e precisas.
Curiosidades
Você sabia que muitos advérbios em português terminam em '-mente'? Essa é uma forma comum de transformar adjetivos em advérbios. Além disso, locuções adverbiais são frequentemente usadas em expressões do cotidiano, como 'de repente', 'à tarde' e 'com cuidado'. Essas expressões são tão naturais em nossa fala que muitas vezes nem percebemos que estamos usando locuções adverbiais.
Desenvolvimento
Tópicos Abordados
1. O que é um Advérbio?: Explique que advérbios são palavras que modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, indicando circunstâncias como tempo, lugar, modo, intensidade, entre outras. Dê exemplos como 'rapidamente', 'aqui', 'muito'. 2. Tipos de Advérbios: Detalhe os diferentes tipos de advérbios (tempo, lugar, modo, intensidade, etc.) e forneça exemplos para cada categoria. Por exemplo, advérbios de tempo ('ontem', 'hoje'), advérbios de lugar ('aqui', 'ali'), advérbios de modo ('bem', 'mal'), advérbios de intensidade ('muito', 'pouco'). 3. O que é uma Locução Adverbial?: Explique que locuções adverbiais são formadas por duas ou mais palavras que funcionam como um advérbio, descrevendo circunstâncias semelhantes. Exemplos incluem 'de repente', 'à noite', 'com cuidado'.
Discussão de Questões
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos sobre advérbios e locuções adverbiais. Ao discutir as questões resolvidas e engajar os alunos em perguntas e reflexões, o professor garante que os alunos compreendam plenamente o conteúdo e sejam capazes de aplicá-lo em diferentes contextos.
Discussão
-
Explique que na frase 'Ele correu rapidamente para casa porque estava muito atrasado', o advérbio 'rapidamente' modifica o verbo 'correu', indicando o modo como a ação foi realizada. O advérbio 'muito' modifica o adjetivo 'atrasado', intensificando sua característica.
-
Na frase 'Ela saiu de casa com cuidado e chegou à escola à tarde', a locução adverbial 'com cuidado' descreve a maneira como ela saiu de casa, e 'à tarde' indica o momento em que ela chegou à escola. Locuções adverbiais são formadas por mais de uma palavra que, juntas, funcionam como um advérbio.
-
Para diferenciar advérbios de locuções adverbiais, explique que advérbios são palavras únicas, como 'rapidamente' e 'muito', enquanto locuções adverbiais são expressões compostas por duas ou mais palavras, como 'com cuidado' e 'à tarde'. Exemplos adicionais de advérbios incluem 'ontem' e 'aqui', e de locuções adverbiais incluem 'de repente' e 'à noite'.
Engajamento dos Alunos
1. Pergunte aos alunos: 'Qual a importância de usar advérbios e locuções adverbiais em um texto narrativo?' 2. Peça que os alunos criem suas próprias frases usando tanto advérbios quanto locuções adverbiais. Depois, solicite que compartilhem com a turma. 3. Questione: 'Como a ausência de advérbios e locuções adverbiais pode afetar a clareza e a riqueza de um texto?' 4. Sugira que os alunos identifiquem advérbios e locuções adverbiais em um trecho de um livro que estão lendo atualmente ou em um texto de uma revista ou jornal.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que os principais pontos sobre advérbios e locuções adverbiais sejam claramente entendidos. Ao resumir os conteúdos e discutir sua relevância, os alunos reforçam seu conhecimento e percebem a aplicação prática do que foi estudado.
Resumo
- Advérbios são palavras que modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, indicando circunstâncias como tempo, lugar, modo, intensidade, entre outras.
- Os diferentes tipos de advérbios incluem advérbios de tempo, lugar, modo, intensidade, entre outros.
- Locuções adverbiais são formadas por duas ou mais palavras que funcionam como um advérbio, descrevendo circunstâncias semelhantes.
- A principal diferença entre advérbios e locuções adverbiais é que advérbios são palavras únicas, enquanto locuções adverbiais são expressões compostas por mais de uma palavra.
- Para identificar advérbios e locuções adverbiais em textos, é necessário observar seu papel na modificação de verbos, adjetivos e advérbios.
A aula conectou a teoria dos advérbios e locuções adverbiais com a prática por meio de exemplos claros e exercícios de identificação em textos. Isso permitiu aos alunos verem como esses elementos são usados em contextos reais, facilitando a compreensão e aplicação dos conceitos estudados.
O uso de advérbios e locuções adverbiais é fundamental para enriquecer a comunicação escrita e falada. Eles permitem detalhar ações, estados e características, tornando a linguagem mais precisa e expressiva. Por exemplo, saber como e quando usar 'rapidamente' ou 'de repente' pode fazer uma grande diferença na clareza e vivacidade de uma descrição.