Entrar

Plano de aula de Frase e Oração

Português

Original Teachy

'EF07LP07'

Frase e Oração

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Frase e Oração

Palavras ChaveFrase, Oração, Verbo, Comunicação escrita, Comunicação oral, Diferença frase e oração, Exemplos claros, Identificação, Análise, Textos, Interpretação, Habilidades linguísticas
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor/Computador, Slides de apresentação, Cópias de trechos de textos literários ou notícias, Caderno de anotações, Canetas/lápis
Códigos BNCCEF07LP07: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).; EF07LP11: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem soma de sentido (conjunção “e”) ou oposição de sentidos (conjunções “mas”, “porém”).
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara e básica das diferenças entre frases e orações, estabelecendo a base necessária para aprofundamentos futuros. Ao definir claramente os conceitos e objetivos, os alunos estarão melhor preparados para assimilar e aplicar o conhecimento durante a aula.

Objetivos principais:

1. Compreender que uma frase é um grupo de palavras que faz sentido completo.

2. Entender que uma oração deve formar uma ideia completa contendo pelo menos um verbo.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara e básica das diferenças entre frases e orações, estabelecendo a base necessária para aprofundamentos futuros. Ao definir claramente os conceitos e objetivos, os alunos estarão melhor preparados para assimilar e aplicar o conhecimento durante a aula.

Contexto

Para iniciar a aula, explique aos alunos que hoje eles irão aprender sobre dois conceitos fundamentais na língua portuguesa: frase e oração. É importante que entendam a distinção entre esses dois elementos para melhorarem suas habilidades de comunicação escrita e oral. Comece destacando que frases e orações são componentes essenciais de qualquer texto, seja ele literário, informativo ou coloquial.

Curiosidades

Você sabia que a habilidade de identificar frases e orações corretamente pode melhorar a capacidade de interpretação de textos? Quando compreendemos a estrutura de uma frase ou oração, conseguimos extrair o sentido completo do que está sendo dito, facilitando a comunicação e a compreensão de mensagens em diferentes contextos, como na leitura de um livro, na escrita de uma redação ou até mesmo em conversas do dia a dia.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre frases e orações, permitindo que identifiquem e diferenciem esses elementos em diversos contextos textuais. Ao fornecer exemplos detalhados e exercícios práticos, os alunos poderão aplicar os conceitos aprendidos, melhorando sua capacidade de análise e interpretação de textos.

Tópicos Abordados

1. Frase: Defina o conceito de frase, explicando que é um grupo de palavras que faz sentido completo, mas que pode ou não conter um verbo. Dê exemplos de frases verbais e não verbais, como 'Bom dia!' (não verbal) e 'Ele está feliz.' (verbal). 2. Oração: Explique que uma oração é uma construção que deve obrigatoriamente conter um verbo, formando uma ideia completa. Forneça exemplos de orações simples, compostas e coordenadas, como 'Ela canta.', 'Ela canta e ele toca violão.'. 3. Diferença entre Frase e Oração: Detalhe as diferenças fundamentais entre frase e oração, destacando que enquanto toda oração é uma frase, nem toda frase é uma oração. Use exemplos para ilustrar essa diferença, como 'Feliz aniversário!' (frase, mas não oração) e 'Eu gosto de chocolate.' (frase e oração). 4. Identificação e Análise: Demonstre como identificar e analisar frases e orações em diferentes tipos de textos. Utilize trechos curtos de textos literários ou notícias para exemplificar a prática de identificação.

Questões para Sala de Aula

1. 1. Identifique se as seguintes construções são frases ou orações: 'Parabéns!', 'Ela está estudando.', 'Silêncio!', 'Nós vamos ao parque amanhã.'. Justifique suas respostas. 2. 2. Escreva três frases que contenham um verbo e três frases que não contenham verbo. Explique a diferença entre elas com base na definição de frase e oração. 3. 3. Leia o trecho a seguir e sublinhe as orações presentes: 'O sol estava brilhando, e as crianças brincavam no parque. Era um dia perfeito.'.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos internalizem os conceitos abordados durante a aula através da discussão detalhada das respostas. Ao engajar os alunos em uma reflexão ativa sobre suas respostas e o processo de identificação de frases e orações, consolidamos o aprendizado e esclarecemos possíveis dúvidas remanescentes, promovendo uma compreensão mais profunda do conteúdo.

Discussão

    1. Identificação de Frases e Orações: Explique que 'Parabéns!' é uma frase, pois faz sentido completo, mas não contém verbo, enquanto 'Ela está estudando.' é uma oração, pois contém um verbo ('está estudando') e forma uma ideia completa. 'Silêncio!' é uma frase imperativa não verbal, e 'Nós vamos ao parque amanhã.' é uma oração, pois contém o verbo 'vamos'.
    1. Frases com e sem verbo: Exemplos de frases com verbo: 'Ele correu.', 'Ela está lendo.', 'Nós viajamos ontem.' Exemplos de frases sem verbo: 'Bom dia!', 'Silêncio!', 'Feliz Natal!'. Explique que as frases com verbo são orações, pois contêm um verbo que forma uma ideia completa, enquanto as frases sem verbo não são orações, pois não têm um verbo e podem ser expressões de saudação, comandos ou exclamativas.
    1. Identificação de Orações em Trechos: No trecho 'O sol estava brilhando, e as crianças brincavam no parque. Era um dia perfeito.', as orações são: 'O sol estava brilhando', 'as crianças brincavam no parque' e 'Era um dia perfeito.'. Todas contêm verbos ('estava brilhando', 'brincavam', 'era') e formam ideias completas.

Engajamento dos Alunos

1. Como vocês identificaram se uma construção é uma frase ou uma oração? 2. Quais foram as principais dificuldades encontradas ao diferenciar frases com e sem verbo? 3. Vocês conseguiram identificar todas as orações no trecho fornecido? Por quê? 4. Como a compreensão desses conceitos pode ajudar na interpretação de textos no dia a dia? 5. Alguém gostaria de compartilhar um exemplo extra de frase e oração que criou?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é resumir e reforçar os principais pontos abordados durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo. Ao destacar a conexão entre teoria e prática e a relevância do tema, reforçamos a importância do assunto para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos.

Resumo

  • Uma frase é um grupo de palavras que faz sentido completo, podendo ou não conter um verbo.
  • Uma oração deve formar uma ideia completa contendo pelo menos um verbo.
  • Diferença entre frase e oração: toda oração é uma frase, mas nem toda frase é uma oração.
  • Exemplos de frases verbais e não verbais, e de orações simples, compostas e coordenadas.
  • Identificação e análise de frases e orações em diferentes tipos de textos.

Durante a aula, a teoria sobre frases e orações foi constantemente conectada à prática através de exemplos claros e exercícios de identificação. Os alunos puderam aplicar os conceitos aprendidos em trechos de textos reais, consolidando a compreensão teórica com atividades práticas que refletem o uso cotidiano da língua portuguesa.

Compreender a diferença entre frases e orações é essencial para melhorar as habilidades de comunicação escrita e oral. Saber identificar e analisar essas estruturas facilita a interpretação de textos, a elaboração de redações e até mesmo a compreensão de mensagens em conversas diárias. Essa habilidade é valiosa não só no contexto escolar, mas em todas as situações de comunicação.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies