Plano de Aula | Metodologia Tradicional | O Substantivo e seus Determinantes
Palavras Chave | Substantivo, Determinantes, Artigos, Numerais, Gênero, Grau, Classificação, Exemplos, Identificação, Resolução de problemas, Engajamento |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Apagador, Projetor (opcional), Slides ou transparências com exemplos, Folhas de atividades impressas, Canetas ou lápis, Caderno para anotações |
Códigos BNCC | EF07LP03: Formar, com base em palavras primitivas, palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português.; EF07LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal. |
Ano Escolar | 7º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma base clara e objetiva sobre o que os alunos devem alcançar ao final da aula. Ao delinear os objetivos principais, o professor garante que o foco permaneça nas habilidades essenciais que os alunos precisam desenvolver, proporcionando uma orientação clara para a execução das atividades didáticas subsequentes.
Objetivos principais:
1. Identificar substantivos em frases e textos.
2. Reconhecer e classificar os determinantes dos substantivos, tais como artigos e numerais.
3. Classificar os substantivos quanto ao gênero (masculino e feminino) e grau (diminutivo e aumentativo).
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é ambientar os alunos no tema da aula, proporcionando uma base inicial que desperte o interesse e a curiosidade deles. Ao apresentar o conceito de substantivo e algumas curiosidades, o professor contextualiza a importância do tópico, facilitando a compreensão e a assimilação dos conteúdos que serão detalhados ao longo da aula.
Contexto
Para iniciar a aula sobre 'O Substantivo e seus Determinantes', apresente aos alunos o conceito básico de substantivo, explicando que substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, entre outros. Diga aos alunos que os substantivos são essenciais para a estrutura das frases, pois são eles que dão nome a tudo o que conhecemos e percebemos ao nosso redor.
Curiosidades
Sabiam que a palavra 'substantivo' vem do latim substantivum e significa 'que tem substância'? Isso mostra como essa classe de palavras é fundamental para a comunicação, pois dá substância e significado às nossas frases. Além disso, os substantivos estão presentes em todos os aspectos da nossa vida diária, desde a escola até os momentos de lazer, como ao nomear nossos amigos, objetos de uso diário e até mesmo os nossos sentimentos.
Desenvolvimento
Duração: (45 - 55 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar a compreensão dos alunos sobre os substantivos e seus determinantes, proporcionando exemplos práticos e detalhados que facilitam a identificação, classificação e utilização correta dessas palavras. Ao abordar cada tópico com clareza e oferecer questões para prática em sala de aula, o professor garante que os alunos assimilem o conteúdo de maneira eficaz e desenvolvam as habilidades necessárias para aplicá-lo em diferentes contextos.
Tópicos Abordados
1. O que são Substantivos: Explique que substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, entre outros. Dê exemplos claros e variados, como 'casa', 'felicidade', 'João', 'Brasil'. 2. Classificação dos Substantivos quanto ao Gênero: Detalhe que substantivos podem ser masculinos ou femininos. Forneça exemplos como 'menino' e 'menina', 'livro' e 'casa'. 3. Classificação dos Substantivos quanto ao Grau: Explique os conceitos de diminutivo e aumentativo, utilizando exemplos como 'casinha' e 'casarão', 'livrinho' e 'livrão'. 4. Determinantes dos Substantivos: Apresente os artigos definidos e indefinidos, e dê exemplos de como eles determinam os substantivos em uma frase. Exemplos: 'o', 'a', 'um', 'uma'. 5. Numerais como Determinantes: Explique como os numerais podem determinar substantivos, fornecendo exemplos como 'dois livros', 'três casas'.
Questões para Sala de Aula
1. Identifique os substantivos na frase: 'O cachorro da Maria encontrou um osso no parque.' 2. Classifique os substantivos da frase anterior quanto ao gênero e ao grau. 3. Utilize artigos e numerais para determinar os substantivos na frase: 'Caderno, caneta, livro'.
Discussão de Questões
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Ao discutir as respostas das questões propostas e engajar os alunos com perguntas e reflexões, o professor garante que os alunos compreendam plenamente os conceitos de substantivos e seus determinantes, e estejam aptos a aplicá-los corretamente. Esta etapa também promove a participação ativa dos alunos, incentivando-os a pensar criticamente sobre o conteúdo aprendido.
Discussão
-
Discussão das Questões:
-
Identifique os substantivos na frase: 'O cachorro da Maria encontrou um osso no parque.'
-
Explicação: Os substantivos são 'cachorro', 'Maria', 'osso' e 'parque'. 'Cachorro' é um ser, 'Maria' é um nome próprio, 'osso' é um objeto e 'parque' é um lugar.
-
Classifique os substantivos da frase anterior quanto ao gênero e ao grau.
-
Explicação: 'Cachorro' é masculino e está no grau normal, 'Maria' é um nome próprio feminino, 'osso' é masculino e está no grau normal, 'parque' é masculino e está no grau normal.
-
Utilize artigos e numerais para determinar os substantivos na frase: 'Caderno, caneta, livro'.
-
Explicação: Com artigos: 'o caderno', 'a caneta', 'o livro'. Com numerais: 'um caderno', 'uma caneta', 'um livro'.
Engajamento dos Alunos
1. 樂 Engajamento dos Alunos: 2. Qual a importância dos substantivos na construção de frases? 3. Considere a frase: 'As crianças brincavam no parque com seus animais de estimação'. Quais são os substantivos e como eles estão determinados? 4. Crie uma frase utilizando três substantivos diferentes e determine-os com artigos e numerais. 5. Explique como os substantivos podem mudar de gênero e dê exemplos. 6. Dê exemplos de frases onde os substantivos estão no diminutivo e no aumentativo.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula. Ao resumir os pontos principais e conectar a teoria com a prática, o professor reforça a importância dos conceitos aprendidos e garante que os alunos compreendam como aplicá-los em diversos contextos.
Resumo
- Substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, entre outros.
- Os substantivos podem ser classificados quanto ao gênero: masculino e feminino.
- Os substantivos também são classificados quanto ao grau: diminutivo e aumentativo.
- Determinantes dos substantivos incluem artigos definidos e indefinidos, como 'o', 'a', 'um', 'uma'.
- Numerais podem determinar substantivos, como em 'dois livros', 'três casas'.
A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos claros e variados de substantivos e seus determinantes, além de engajar os alunos com questões práticas que os incentivaram a identificar e classificar substantivos em frases. Isso permitiu que os alunos aplicassem os conceitos aprendidos em contextos reais e cotidianos.
A compreensão dos substantivos e seus determinantes é fundamental para a comunicação eficaz, pois essas palavras dão nome e substância às nossas frases. Conhecer e utilizar corretamente os substantivos e seus determinantes facilita a construção de frases claras e precisas, sendo uma habilidade essencial tanto na vida acadêmica quanto na comunicação diária.