Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Sujeito e Verbo na Oração

Avatar padrão

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

'EF07LP07'

Sujeito e Verbo na Oração

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Sujeito e Verbo na Oração

Palavras ChaveSujeito, Verbo, Oração, Tipos de Sujeito, Transitividade Verbal, Análise Sintática, Sujeito Simples, Sujeito Composto, Sujeito Oculto, Sujeito Indeterminado, Verbos Intransitivos, Verbos Transitivos Diretos, Verbos Transitivos Indiretos, Verbos Transitivos Diretos e Indiretos
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apagador, Projetor (opcional), Slides de apresentação (se utilizado o projetor), Folhas de papel, Canetas, Cópias de textos para análise
Códigos BNCCEF07LP07: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara e detalhada do que os alunos irão aprender ao longo da aula. Isso ajudará a orientar o professor na hora de explicar o conteúdo e permitirá que os alunos saibam exatamente quais habilidades estarão desenvolvendo, o que favorece um aprendizado mais direcionado e eficaz.

Objetivos principais:

1. Identificar o sujeito nas orações.

2. Reconhecer os verbos nas orações.

3. Classificar os tipos de sujeitos e identificar a transitividade verbal.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema e fornecer uma base inicial que facilite a compreensão dos conceitos que serão abordados ao longo da aula. Isso ajudará os alunos a se situarem no conteúdo e a perceberem a relevância prática do que estão aprendendo.

Contexto

Para iniciar a aula, explique aos alunos que toda oração possui uma estrutura básica composta por sujeito e verbo. O sujeito é a parte da oração que indica quem ou o que está realizando a ação, enquanto o verbo é a palavra que expressa a ação, estado ou fenômeno. Dizer que entender essas duas partes é essencial para construir frases corretas e interpretar textos com mais precisão.

Curiosidades

Sabiam que na comunicação cotidiana, muitas vezes usamos frases em que o sujeito está oculto? Por exemplo, quando dizemos 'Choveu muito ontem', o sujeito 'a chuva' está implícito. Conhecer essas nuances da língua portuguesa pode tornar a comunicação mais clara e eficaz.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma compreensão detalhada e prática dos conceitos de sujeito e verbo. Ao abordar esses tópicos de forma expositiva e detalhada, os alunos poderão identificar, classificar e analisar essas estruturas nas orações. As questões práticas servirão para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes contextos.

Tópicos Abordados

1. Definição de Sujeito: Explique que o sujeito é a parte da oração que indica sobre quem ou sobre o que se está falando. Dê exemplos simples de orações para ilustrar. 2. Tipos de Sujeito: Detalhe os tipos de sujeito, como sujeito simples (um único núcleo), composto (mais de um núcleo), oculto (implícito, mas identificado pelo contexto) e indeterminado (não se pode ou não se quer identificar). Forneça exemplos para cada tipo. 3. Definição de Verbo: Esclareça que o verbo é a palavra que expressa ação, estado ou fenômeno. Mostre a importância do verbo na estrutura da oração. 4. Transitividade Verbal: Explique os diferentes tipos de verbos quanto à transitividade: verbos intransitivos (não exigem complemento), verbos transitivos diretos (exigem complemento sem preposição), verbos transitivos indiretos (exigem complemento com preposição) e verbos transitivos diretos e indiretos (exigem dois complementos, um com e outro sem preposição). Use exemplos para cada caso. 5. Análise Sintática de Exemplos: Apresente orações e faça a análise sintática, identificando sujeito e verbo, classificando o sujeito e explicando a transitividade verbal. Utilize diferentes exemplos para abranger todas as variações explicadas.

Questões para Sala de Aula

1. Identifique o sujeito e o verbo na seguinte oração: 'Os alunos estudam para a prova.' 2. Classifique o sujeito na oração: 'Chegaram cedo à escola.' 3. Determine a transitividade do verbo na oração: 'Ela entregou o presente ao amigo.'

Discussão de Questões

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conteúdo abordado durante a aula, esclarecendo dúvidas e reforçando o entendimento dos alunos sobre a identificação e classificação do sujeito e do verbo nas orações. A discussão das questões e o engajamento dos alunos por meio de perguntas reflexivas garantem uma compreensão mais profunda e a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Discussão

  • Identifique o sujeito e o verbo na seguinte oração: 'Os alunos estudam para a prova.'

  • Sujeito: 'Os alunos' (Sujeito simples, pois possui um único núcleo, 'alunos').

  • Verbo: 'estudam' (Verbo transitivo direto, pois pode exigir complemento, como 'estudam para a prova').

  • Classifique o sujeito na oração: 'Chegaram cedo à escola.'

  • Sujeito: Oculto (implícito, pois não está expresso diretamente na oração, mas pode ser identificado pelo contexto como 'eles' ou 'elas').

  • Determine a transitividade do verbo na oração: 'Ela entregou o presente ao amigo.'

  • Verbo: 'entregou' (Verbo transitivo direto e indireto, pois exige dois complementos: 'o presente' (complemento direto, sem preposição) e 'ao amigo' (complemento indireto, com preposição)).

Engajamento dos Alunos

1. Por que é importante identificar corretamente o sujeito e o verbo em uma oração? 2. Quais são as diferenças principais entre sujeito simples e sujeito composto? Dê exemplos. 3. Como a identificação da transitividade verbal pode ajudar na interpretação de textos? 4. Reescreva a seguinte oração mudando o sujeito para composto: 'O aluno leu um livro.' 5. Reflexão: Como a compreensão de sujeito e verbo pode melhorar nossa habilidade de comunicação escrita e oral?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e reforçar os principais pontos abordados durante a aula, garantindo que os alunos saiam com uma compreensão sólida e clara dos conceitos de sujeito e verbo. A recapitulação ajuda a consolidar o conhecimento e a preparar os alunos para aplicá-lo em futuras atividades e contextos.

Resumo

  • O sujeito é a parte da oração que indica sobre quem ou sobre o que se está falando.
  • Existem diferentes tipos de sujeito: sujeito simples, composto, oculto e indeterminado.
  • O verbo é a palavra que expressa ação, estado ou fenômeno na oração.
  • Verbos podem ser classificados quanto à transitividade: intransitivos, transitivos diretos, transitivos indiretos e transitivos diretos e indiretos.
  • A análise sintática envolve identificar o sujeito e o verbo, classificando o tipo de sujeito e a transitividade verbal.

Durante a aula, a teoria foi constantemente conectada à prática por meio de exemplos claros e diretos, além de exercícios práticos que permitiram aos alunos aplicarem os conceitos de sujeito e verbo nas orações. Isso ajudou a fixar o aprendizado e a demonstrar como essas estruturas são utilizadas em diversos contextos textuais.

Compreender a função do sujeito e do verbo em uma oração é essencial para a construção de frases corretas e para a interpretação eficaz de textos. Essa habilidade é fundamental não apenas para o desempenho acadêmico dos alunos, mas também para a comunicação do dia a dia. Saber identificar essas estruturas pode evitar equívocos de compreensão e melhorar a clareza na expressão escrita e oral.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Dígrafos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Modo Imperativo: Variedades Padrão e Coloquial | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Composição de Textos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Aumentativo e Diminutivo | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies