Entrar

Plano de aula de Tipologia Narrativa: Estrutura do Artigo de Opinião

Português

Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Estrutura do Artigo de Opinião

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Tipologia Narrativa: Estrutura do Artigo de Opinião

Palavras ChaveArtigo de Opinião, Estrutura, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Opinião do Autor, Argumentos, Contra-argumentos, Leitura Crítica, Escrita Argumentativa, Trabalho em Equipe, Mercado de Trabalho, Habilidades Práticas
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor e computador, Vídeo curto de influenciador digital, Papéis e canetas, Artigos de opinião impressos, Folhas de atividades, Recursos para apresentação (ex: cartolinas, canetinhas)
Códigos BNCCEF07LP01: Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.; EF67LP04: Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.; EF67LP05: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.; EF67LP07: Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma base sólida para que os alunos compreendam o conceito e a estrutura de um artigo de opinião. Isso é crucial para o desenvolvimento de suas habilidades de leitura crítica e escrita argumentativa, que são altamente valorizadas no mercado de trabalho e em diversas áreas acadêmicas. Ao entender a estrutura e identificar a opinião do autor, os alunos estarão mais preparados para analisar textos complexos e expressar suas próprias opiniões de maneira clara e organizada.

Objetivos principais:

1. Compreender o que é um artigo de opinião.

2. Identificar a estrutura básica de um artigo de opinião.

3. Reconhecer a opinião do autor em um artigo de opinião.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de leitura crítica.
  2. Praticar a identificação de argumentos e contra-argumentos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos e estabelecer a relevância prática do estudo dos artigos de opinião. A contextualização e as curiosidades sobre o tema conectam o conteúdo da aula com o mundo real, mostrando sua aplicação prática no mercado de trabalho e na vida cotidiana.

Contextualização

Os artigos de opinião estão presentes em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas e blogs, e desempenham um papel fundamental em moldar a opinião pública. Entender como esses textos são estruturados auxilia na leitura crítica e na produção de textos argumentativos, habilidades essenciais tanto na vida acadêmica quanto no mercado de trabalho.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Os artigos de opinião não são apenas ferramentas para expressar pontos de vista, mas também são fundamentais em áreas como jornalismo, marketing e relações públicas. Por exemplo, profissionais de marketing usam artigos de opinião para influenciar a percepção de marca, enquanto jornalistas os utilizam para comentar acontecimentos atuais e promover debates.

Atividade Inicial

Inicie a aula com uma pergunta provocadora: 'Você já leu um artigo de opinião que mudou a sua forma de pensar sobre um assunto?'. Peça aos alunos que compartilhem suas experiências brevemente. Alternativamente, exiba um vídeo curto (2-3 minutos) de um influenciador digital expressando sua opinião sobre um tema atual.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e colaborativa na construção de um artigo de opinião, reforçando a compreensão da estrutura e dos elementos essenciais desse tipo de texto. Através da atividade prática e dos exercícios de fixação, os alunos poderão aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo habilidades de escrita argumentativa e leitura crítica.

Tópicos a Abordar

  1. Definição de um artigo de opinião
  2. Estrutura básica de um artigo de opinião (introdução, desenvolvimento e conclusão)
  3. Identificação da opinião do autor
  4. Argumentos e contra-argumentos

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre a importância de saber identificar a opinião do autor em um artigo de opinião. Questione como essa habilidade pode ser útil não apenas em contextos acadêmicos, mas também em situações cotidianas e profissionais. Incentive-os a pensar sobre como a habilidade de construir e entender argumentos pode influenciar a forma como eles comunicam suas próprias opiniões e compreendem as dos outros.

Mini Desafio

Construindo um Artigo de Opinião

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por construir um artigo de opinião sobre um tema atual e relevante. Eles devem seguir a estrutura básica de um artigo de opinião e incluir argumentos e contra-argumentos.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Distribua um tema para cada grupo (por exemplo: 'O impacto das redes sociais na sociedade', 'A importância da educação ambiental', 'Os benefícios e desafios do ensino remoto').
  3. Cada grupo deve discutir e anotar suas ideias sobre o tema, identificando a opinião que desejam expressar.
  4. Oriente os grupos a estruturarem seu artigo em três partes: introdução (apresentação do tema e da opinião), desenvolvimento (apresentação dos argumentos e contra-argumentos) e conclusão (reforço da opinião e fechamento do texto).
  5. Cada grupo deve escrever seu artigo de opinião, garantindo que todos os membros do grupo contribuam para a construção do texto.
  6. Após a conclusão, cada grupo deve apresentar seu artigo para a turma, destacando a opinião expressa e os argumentos utilizados.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de escrever um artigo de opinião estruturado, trabalhando em equipe e aplicando os conhecimentos adquiridos sobre a estrutura e os componentes desse tipo de texto.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que leiam um artigo de opinião fornecido por você e identifiquem a opinião do autor, os argumentos apresentados e possíveis contra-argumentos.
  2. Solicite a cada aluno que escreva um pequeno parágrafo expressando sua própria opinião sobre um tema de sua escolha, utilizando a estrutura de um artigo de opinião.
  3. Realize uma discussão em grupo sobre os pontos fortes e fracos dos argumentos apresentados nos artigos de opinião lidos e escritos pelos alunos.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, promovendo a reflexão e a discussão sobre a importância prática das habilidades desenvolvidas. Ao recapitular os principais pontos e conectar a teoria à prática, os alunos terão uma compreensão mais profunda e clara sobre a aplicação dos conceitos aprendidos em situações reais, tanto no âmbito acadêmico quanto no mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão aberta sobre os principais temas abordados ao longo da aula. Incentive os alunos a compartilharem suas reflexões sobre a construção de artigos de opinião e a importância de identificar a opinião do autor. Pergunte como eles se sentiram durante o mini desafio de criação de artigos em grupo e quais dificuldades encontraram. Estimule os alunos a falarem sobre as aplicações práticas desses conhecimentos em suas vidas diárias e futuras carreiras.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados na aula: a definição de um artigo de opinião, sua estrutura básica (introdução, desenvolvimento e conclusão), a importância de identificar a opinião do autor e a construção de argumentos e contra-argumentos. Reforce a importância dessas habilidades tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria e a prática, destacando a construção de artigos de opinião como uma habilidade fundamental para a comunicação eficaz e a argumentação lógica. Ressalte que saber identificar e expressar opiniões de forma estruturada é uma competência valorizada em diversas áreas, como jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas. Conclua enfatizando a relevância desse conhecimento para a vida acadêmica e profissional dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies