Entrar

Plano de aula de Tipologia Narrativa: Biografia e Autobiografia

Português

Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Biografia e Autobiografia

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Tipologia Narrativa: Biografia e Autobiografia

Palavras ChaveBiografia, Autobiografia, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Redes Sociais, Storytelling, Edição de Vídeo, Criação de Jogo, Educação Criativa, Trabalho em Grupo, Feedback 360
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de design gráfico (Canva, Adobe Spark), Aplicativos de edição de vídeo (InShot, iMovie), Computadores ou tablets com acesso à internet, Ferramenta de criação de jogos digitais (Scratch, Twine), Material de pesquisa sobre biografias e autobiografias famosas
Códigos BNCCEF07LP01: Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.; EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.; EF67LP05: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.; EF67LP20: Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa da aula visa garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos principais e as habilidades que desenvolverão durante a aula. Isso irá prepará-los para as atividades práticas e promover uma compreensão mais profunda das diferenças entre biografia e autobiografia, bem como as características específicas de cada uma.

Objetivos principais:

1. Distinguir biografia de autobiografia.

2. Reconhecer as características de uma biografia contada por si mesmo e por outra pessoa.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa da aula visa garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos principais e as habilidades que desenvolverão durante a aula. Isso irá prepará-los para as atividades práticas e promover uma compreensão mais profunda das diferenças entre biografia e autobiografia, bem como as características específicas de cada uma.

Aquecendo

Comece a aula abordando o tema de biografia e autobiografia. Explique que uma biografia é o relato da vida de alguém escrito por outra pessoa, enquanto uma autobiografia é o relato da vida da própria pessoa. Para tornar o início mais interativo, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre uma biografia ou autobiografia famosa. Esse exercício ajudará a contextualizar o tema e a conectar os alunos ao mundo digital.

Reflexões Iniciais

1. Qual a diferença principal entre uma biografia e uma autobiografia?

2. Quais são algumas biografias ou autobiografias famosas que vocês conhecem?

3. Por que alguém escolheria escrever uma autobiografia?

4. Quais são as vantagens e desvantagens de ler uma biografia em vez de uma autobiografia?

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

Esta etapa visa aplicar de forma prática o conhecimento sobre biografia e autobiografia, utilizando ferramentas digitais e plataformas modernas. Através das atividades propostas, os alunos poderão explorar modalidades criativas de storytelling, desenvolver habilidades tecnológicas e trabalhar colaborativamente para criar produtos digitais que representem a vida de pessoas famosas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Biografia no Instagram 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre biografias utilizando uma plataforma de redes sociais, tornando o aprendizado mais dinâmico e aproximado da realidade digital.

- Descrição: Os alunos irão criar um perfil fictício no Instagram para uma pessoa famosa (pode ser um personagem histórico, artista, cientista, etc.). Nesse perfil, eles devem postar fotos, stories e legendas que descrevam eventos importantes da vida dessa pessoa, utilizando a perspectiva de uma biografia.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Escolher uma pessoa famosa para criar o perfil fictício.

  • Utilizar aplicativos de design gráfico como Canva ou Adobe Spark para criar posts e stories.

  • Postar pelo menos 5 fotos com legendas que descrevam eventos importantes da vida da pessoa, como se fosse uma biografia.

  • Criar 3 stories que reflitam momentos cruciais na vida do personagem.

  • No final, cada grupo deve apresentar seu perfil para a turma, explicando como cada post está relacionado à vida da pessoa escolhida.

Atividade 2 - Autobiografia em Vídeo 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de storytelling e edição de vídeo, além de aplicar o conhecimento sobre autobiografias de maneira criativa e prática.

- Descrição: Os alunos irão criar um vídeo no formato de vlog, onde atuam como se fossem uma pessoa famosa, narrando sua própria vida em primeira pessoa. Devem usar um aplicativo de edição de vídeo (como o InShot ou o iMovie) para compilar clipes e imagens que representem etapas importantes da vida dessa pessoa.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Escolher uma pessoa famosa para representar.

  • Planejar o roteiro do vlog, destacando eventos importantes da vida da pessoa, como se fosse uma autobiografia.

  • Utilizar aplicativos de edição de vídeo para gravar, compilar e editar os clipes.

  • Incluir narração, música de fundo e imagens que ilustrem os eventos descritos.

  • Apresentar o vídeo finalizado para a turma, explicando as escolhas feitas para cada parte do vídeo.

Atividade 3 - Jogo Interativo de Biografia ️

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico e a criatividade ao desenvolver uma biografia interativa, além de utilizar ferramentas digitais para criar uma experiência de aprendizado envolvente.

- Descrição: Os alunos irão criar um jogo interativo utilizando uma ferramenta de criação de jogos (como Scratch ou Twine). No jogo, o jogador seguirá a vida de uma pessoa famosa, tomando decisões que influenciam eventos importantes. Esta atividade mistura storytelling com elementos de escolha e consequência, retratando a vida da pessoa como uma biografia interativa.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Escolher uma pessoa famosa para ser o personagem principal do jogo.

  • Escrever um roteiro básico que descreva eventos importantes na vida da pessoa, com diferentes opções de escolha para o jogador.

  • Utilizar uma plataforma de criação de jogos como Scratch ou Twine para desenvolver o jogo.

  • Incluir imagens e textos que narram a vida do personagem, permitindo ao jogador fazer escolhas em momentos cruciais.

  • Testar o jogo entre os colegas de grupo para garantir que as escolhas levam a diferentes finais ou consequências.

  • Apresentar o jogo para a turma, explicando a lógica das escolhas e como elas estão relacionadas à vida da pessoa famosa.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa final do plano de aula visa consolidar o aprendizado, promovendo a reflexão sobre as atividades práticas realizadas e proporcionando um espaço para a troca de feedbacks construtivos. A discussão em grupo e o feedback 360° ajudam os alunos a desenvolver habilidades de análise crítica, comunicação e trabalho colaborativo.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo após a apresentação das atividades. Inicie agradecendo a todos pela participação e dedicação. Em seguida, peça que cada grupo compartilhe suas experiências ao trabalhar nas atividades propostas. Sugira um breve roteiro:

  1. Introdução: Cada grupo deve apresentar um resumo da atividade que desenvolveu (biografia no Instagram, autobiografia em vídeo ou jogo interativo).
  2. Desafios Enfrentados: Peça que compartilhem quais foram os principais desafios que encontraram durante o desenvolvimento das atividades e como os superaram.
  3. Aprendizados: Incentive os alunos a falarem sobre o que aprenderam, tanto sobre biografias e autobiografias quanto sobre o uso das ferramentas digitais.
  4. Reflexões Finais: Pergunte como eles se sentiram ao utilizar a metodologia digital para aprender sobre os temas propostos.

Reflexões

1. Como foi a experiência de criar uma biografia/autobiografia utilizando ferramentas digitais? 2. Quais diferenças vocês perceberam entre representar uma vida em primeira pessoa (autobiografia) e em terceira pessoa (biografia)? 3. De que maneira essa atividade ajudou a entender melhor as características de biografia e autobiografia?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°. Instrua que cada aluno deve dar e receber feedbacks de seus colegas de grupo. Oriente a turma sobre a importância de manter os feedbacks construtivos e respeitosos. Forneça um pequeno guia para o feedback:

  1. Aspectos Positivos: Destaque algo que o colega fez bem durante a atividade.
  2. Áreas para Melhoria: Sugira uma área onde o colega poderia melhorar, sempre de maneira gentil e construtiva.
  3. Impressão Geral: Comente sobre como foi trabalhar em grupo e o que pode ser feito para melhorar a dinâmica em futuras atividades.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade da Conclusão

Esta seção visa consolidar o aprendizado, resumindo os pontos principais da aula e conectando-os à vida real e ao dia a dia dos alunos. Ao fazer isso de maneira divertida e engajante, reforçamos a importância e a aplicabilidade dos conceitos explorados, ajudando os alunos a internalizar o conhecimento adquirido de forma significativa. 

Resumo

Resumo dos Principais Conteúdos

Hoje, exploramos as biografias e autobiografias de uma maneira super interativa!  Os alunos aprenderam que uma biografia é escrita por outra pessoa sobre a vida de alguém, enquanto uma autobiografia é a história da própria vida escrita pela própria pessoa. Usamos ferramentas digitais modernas para criar perfis no Instagram, vídeos de vlog e até jogos interativos para contar essas histórias de maneira criativa! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual

Vivemos em uma era digital onde histórias são compartilhadas diariamente através das redes sociais e plataformas digitais. Esta aula mostrou aos alunos que eles podem utilizar essas mesmas ferramentas para explorar e entender histórias de vida de forma mais significativa e envolvente. 

Na Prática

Importância do Assunto para o Dia a Dia

Compreender a diferença entre biografia e autobiografia auxilia os alunos a valorizar as narrativas pessoais e históricas que encontram no dia a dia. Seja lendo um livro, assistindo a um vídeo ou navegando em perfis de redes sociais, eles agora sabem identificar quem conta a história e a perspectiva dela. Isso desenvolve um senso crítico e uma apreciação mais profunda das narrativas que os rodeiam. 樂

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies