Entrar

Plano de aula de Tipologia Narrativa: Gênero Conto

Português

Original Teachy

Tipologia Narrativa: Gênero Conto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introdução ao Gênero Conto: Fornecer aos alunos uma compreensão clara e concisa do que é um conto, suas características distintivas e como ele se diferencia de outros gêneros literários, como o romance e a novela.

  2. Identificação dos Elementos do Conto: Capacitar os alunos a identificar e analisar os elementos constituintes de um conto, tais como: enredo, personagens, tempo, espaço, narrador e foco narrativo.

  3. Desenvolvimento da Capacidade Analítica: Desenvolver a habilidade dos alunos de analisar e interpretar contos, identificando os elementos mencionados no objetivo anterior e compreendendo seu papel na construção da narrativa.

Objetivos Secundários

  • Promover a Leitura e a Escrita: Incentivar os alunos a lerem contos e a escreverem suas próprias narrativas curtas, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre a tipologia narrativa.

  • Estimular a Criatividade: Utilizar o estudo do gênero conto como uma oportunidade para estimular a imaginação e a criatividade dos alunos, inspirando-os a criar suas próprias histórias.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo: O professor iniciará a aula relembrando brevemente conceitos relacionados à narrativa, como o que é uma história, os tipos de narradores (em primeira e terceira pessoa), o que é enredo, personagem, tempo e espaço. Essa revisão ajudará a preparar o terreno para a Introdução do gênero conto.

  2. Situação Problema: O professor apresentará duas situações-problema para iniciar a discussão:

    • "Por que algumas histórias são mais curtas do que outras e ainda assim conseguem nos prender tanto quanto um romance longo?"

    • "Como um autor consegue, em poucas páginas, criar um mundo completo, com personagens complexos e uma trama envolvente?"

  3. Contextualização: O professor então contextualizará a importância do estudo do gênero conto, explicando que, embora possam parecer simples, os contos são uma forma de arte literária altamente refinada. Além disso, eles são amplamente utilizados em contextos educacionais e culturais, e o entendimento de como eles são construídos e funcionam pode melhorar significativamente a compreensão e a apreciação da literatura.

  4. Ganho de Atenção: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor poderá:

    • Compartilhar a história de como o conto moderno se desenvolveu, destacando autores influentes como Edgar Allan Poe e Guy de Maupassant, e explicando como eles contribuíram para a evolução do gênero.

    • Apresentar breves excertos de contos famosos, como "O gato preto", de Edgar Allan Poe, e "O colar", de Guy de Maupassant, pedindo aos alunos para observarem como a história é contada de forma concisa, porém eficaz.

  5. Introdução do Tópico: Por fim, o professor introduzirá o tópico da aula - "Tipologia Narrativa: Gênero Conto" - explicando que os alunos aprenderão a identificar e analisar os elementos de um conto, e a diferença entre conto, romance e novela. O professor ressaltará que, ao final da aula, os alunos serão capazes de escrever suas próprias narrativas curtas, aplicando o conhecimento adquirido.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Análise de Conto (10 - 15 minutos): O professor dividirá a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Cada grupo receberá um conto curto para ler e analisar. O conto deve ser escolhido previamente pelo professor, de acordo com a complexidade dos elementos narrativos que se deseja destacar.

    • Os alunos deverão discutir em grupo e identificar os elementos do conto (enredo, personagens, tempo, espaço, narrador e foco narrativo), anotando suas observações em uma folha de papel.

    • Eles também devem discutir a estrutura do conto, observando se ele segue a estrutura clássica de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, ou se apresenta alguma variante.

    • O professor circulará pela sala, orientando e esclarecendo dúvidas dos alunos.

  2. Atividade de Criação de Conto (10 - 15 minutos): Ainda em seus grupos, os alunos serão desafiados a criar um conto curto, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre os elementos do conto.

    • O professor fornecerá aos grupos uma lista de palavras-chave que devem ser incorporadas ao conto, como: "chave", "floresta", "segredo", "medo", "amor", etc. Essas palavras servirão como estímulos para a criação das histórias.

    • Os alunos devem planejar o enredo de seu conto, decidindo o que acontecerá, quem serão os personagens, onde e quando a história se passará, e qual será o foco narrativo.

    • Eles devem escrever o conto em um papel, sendo incentivados a usar sua criatividade e imaginação, e a aplicar as técnicas de escrita aprendidas.

    • Ao final do tempo estipulado, cada grupo deverá escolher um representante para ler o conto para a turma. Enquanto o conto é lido, os outros alunos devem tentar identificar os elementos do conto presentes na história.

  3. Discussão e Feedback (5 - 7 minutos): Após a leitura dos contos, o professor abrirá um espaço para discussão.

    • Os alunos serão encorajados a compartilhar suas experiências de criação e a comentar sobre as histórias dos outros grupos, destacando os elementos do conto que conseguiram identificar.

    • O professor, por sua vez, deve fornecer um feedback construtivo sobre as histórias, apontando o que foi bem feito e o que pode ser melhorado, sempre relacionando os comentários à teoria apresentada.

Essas atividades permitirão que os alunos compreendam de forma prática e significativa a estrutura e os elementos do conto. Além disso, elas estimulam a colaboração, a criatividade e a habilidade de análise e interpretação dos alunos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor chamará a atenção de todos e pedirá que cada grupo compartilhe brevemente o que discutiu e produziu durante a atividade. Cada grupo terá no máximo 2 minutos para apresentar suas conclusões e observações. Isso permitirá que os alunos aprendam uns com os outros e tenham uma visão mais ampla da análise e criação de contos.

    • O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar, incentivando um ambiente de respeito e colaboração.

    • O professor pode fazer perguntas para estimular a discussão e aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema. Por exemplo: "Como o autor do conto que vocês analisaram usou o tempo e o espaço para criar a atmosfera da história?" ou "Como vocês aplicaram o conceito de foco narrativo ao escreverem seu próprio conto?".

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações dos grupos, o professor fará uma breve síntese, destacando como as atividades realizadas se conectam com a teoria apresentada. O professor pode, por exemplo, comentar sobre a importância de identificar os elementos do conto para a análise e interpretação da história, e como a compreensão desses elementos pode ajudar na criação de contos originais.

    • O professor pode também reforçar os conceitos mais importantes, ressaltando o que foi bem feito durante as atividades e o que pode ser melhorado.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para finalizar a aula, o professor pedirá aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor deve fazer as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?".

    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, eles serão convidados a compartilhar suas respostas. Isso permitirá que o professor avalie o progresso dos alunos e identifique eventuais lacunas de compreensão que precisam ser abordadas em aulas futuras.
  4. Feedback do Professor (1 minuto): Por fim, o professor dará um feedback geral sobre a aula, ressaltando os pontos positivos e as áreas de melhoria. O professor deve encorajar os alunos a continuarem praticando a análise e a escrita de contos, e a explorarem diferentes estilos e temas. O professor pode também sugerir leituras complementares e exercícios de escrita para casa.

Esse momento de Retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e identifiquem possíveis dúvidas ou dificuldades. Além disso, ele fornece ao professor informações valiosas sobre a eficácia da aula e sobre as necessidades de aprendizado dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor fará um resumo dos principais conteúdos abordados durante a aula, reforçando a definição do gênero conto e a identificação de seus elementos (enredo, personagens, tempo, espaço, narrador e foco narrativo).

    • O professor pode fazer referência aos contos analisados e criados pelos alunos, destacando como os elementos do conto foram utilizados na construção das histórias.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor explicará como a aula conectou a teoria, a análise de contos e a prática, a criação de contos.

    • Ele ressaltará como a compreensão dos elementos do conto e de suas funções na narrativa permitiu aos alunos analisar os contos lidos e planejar e escrever seus próprios contos.
  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor sugerirá materiais de estudo complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o gênero conto.

    • Ele pode indicar contos clássicos e contemporâneos para leitura, sites e vídeos que explicam e analisam o gênero conto, e exercícios de escrita criativa.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor destacará a importância do estudo do gênero conto para a vida dos alunos, ressaltando que:

    • A compreensão e a apreciação da literatura são habilidades importantes para a formação cultural e para a vida em sociedade.

    • A habilidade de analisar e interpretar contos pode ser aplicada não apenas na literatura, mas também em outras formas de narrativa, como filmes, séries e jogos.

    • A escrita de contos pode ser uma forma de expressão criativa e uma ferramenta útil para aprimorar a habilidade de comunicação escrita.

Ao final da aula, os alunos terão adquirido um sólido entendimento do gênero conto, de seus elementos e de suas funções na narrativa. Além disso, eles terão tido a oportunidade de aplicar esse conhecimento na análise de contos e na criação de suas próprias histórias, desenvolvendo habilidades importantes para a leitura, a escrita, a análise e a interpretação de textos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies