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Plano de aula de Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem

Português

Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a definição e as características da Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem no contexto da disciplina de Português.

    • Identificar as estruturas de uma notícia e de uma reportagem.
    • Diferenciar entre notícia e reportagem, com base em suas características.
  2. Desenvolver habilidades de análise crítica na leitura de notícias e reportagens.

    • Analisar textos jornalísticos, identificando o uso de linguagem, estilo e estrutura.
  3. Aplicar os conceitos de notícia e reportagem em exemplos práticos.

    • Identificar e classificar exemplos de notícias e reportagens em diferentes formatos de mídia.

Objetivos secundários:

  • Fomentar a discussão em sala de aula sobre a importância das notícias e reportagens na disseminação de informações.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na análise e discussão dos textos jornalísticos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor deve iniciar a aula fazendo uma revisão rápida dos conceitos de tipologia textual já aprendidos, enfocando nas narrativas. Esta revisão é crucial para que os alunos compreendam que notícias e reportagens são tipos específicos de textos narrativos.

    • O professor pode, por exemplo, fazer perguntas rápidas aos alunos para verificar o que eles recordam, ou pedir que eles compartilhem exemplos de narrativas que leram recentemente.
  2. Problematização: O professor deve então introduzir duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:

    • Situação 1: "Imagine que você é um jornalista e recebeu duas informações: uma sobre um novo parque inaugurado na cidade e outra sobre uma investigação de corrupção no governo. Qual delas seria uma notícia e qual seria uma reportagem? Por quê?"

    • Situação 2: "Suponha que você está lendo um texto que detalha a história de vida de uma personalidade pública, com várias entrevistas e análises. Isso seria uma notícia ou uma reportagem? Por quê?"

  3. Contextualização: Para contextualizar a importância do tema, o professor deve explicar que notícias e reportagens são formas fundamentais de comunicação e informação na sociedade atual.

    • O professor pode trazer exemplos de como estas tipologias narrativas são utilizadas nos jornais, na televisão e na internet, e como elas influenciam a formação da opinião pública.
  4. Ganhar atenção: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que a primeira revista de reportagens do mundo foi a revista Harper's, criada em 1850 nos Estados Unidos?"

    • Curiosidade 2: "Você sabia que o termo 'notícia' vem do latim 'notitia', que significa 'conhecimento' ou 'informação'?"

  5. Introdução ao tema: Finalmente, o professor deve introduzir o tema da aula, explicando que eles irão aprender sobre as características e diferenças entre notícias e reportagens, e como identificar cada uma delas.

    • O professor pode mostrar exemplos de notícias e reportagens, perguntando aos alunos o que eles observam em cada texto.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Caça às notícias e reportagens" (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir a classe em grupos de no máximo cinco estudantes.

    • Cada grupo receberá uma pilha de jornais e revistas, ou terá acesso a um conjunto de sites de notícias em um computador ou tablet.

    • O objetivo da atividade é que cada grupo identifique e separe exemplos de notícias e reportagens nos materiais fornecidos.

    • Cada grupo deve justificar suas escolhas, explicando por que considerou cada texto uma notícia ou reportagem.

    • Esta atividade ajudará os alunos a aplicar o que aprenderam na prática, além de facilitar a diferenciação entre notícias e reportagens.

  2. Atividade 2: "Criando uma reportagem" (10 - 12 minutos)

    • Em seguida, cada grupo deve escolher uma das notícias que identificaram na atividade anterior e convertê-la em uma reportagem.

    • Para isso, eles devem elaborar um plano de como investigariam o assunto da notícia de forma mais aprofundada, incluindo quais perguntas fariam, quem entrevistariam e quais fatos adicionais procurariam.

    • O professor deve orientar os alunos a considerar o estilo de escrita, a estrutura e o propósito de uma reportagem ao elaborar seu plano.

    • O resultado desta atividade deve ser um plano detalhado de uma reportagem, que os alunos apresentarão para a classe.

  3. Atividade 3: "Jornal da Classe" (5 - 8 minutos)

    • Para finalizar, o professor deve selecionar as melhores reportagens planejadas pelos grupos e compilar um "Jornal da Classe".

    • Este jornal pode ser impresso ou digital, e deve incluir as reportagens planejadas pelos alunos, bem como as notícias originais que inspiraram cada reportagem.

    • Os alunos terão a oportunidade de ver seu trabalho publicado e de ler as reportagens planejadas por seus colegas, reforçando seu aprendizado sobre notícias e reportagens.

    • Além disso, o "Jornal da Classe" pode servir como um recurso didático para futuras aulas sobre tipologia narrativa.

Encerramento (5 - 7 minutos)

  1. Reflexão e síntese: O professor deve conduzir uma discussão em sala para refletir sobre as atividades realizadas.

    • Os alunos podem compartilhar o que aprenderam, quais dificuldades encontraram e como superaram essas dificuldades.
  2. Revisão e reforço: O professor deve revisar os conceitos-chave da aula, reforçando a definição, características e diferenças entre notícia e reportagem.

    • O professor pode, por exemplo, resumir os principais pontos em um esquema visual ou quadro, para facilitar a compreensão dos alunos.
  3. Tarefa de casa: Para consolidar o aprendizado, o professor pode propor uma tarefa de casa:

    • Os alunos devem encontrar um exemplo de notícia e um exemplo de reportagem em um jornal, revista ou site de notícias de sua escolha.

    • Eles devem escrever um parágrafo explicando por que consideram cada texto uma notícia ou reportagem, com base em suas características.

    • Esta tarefa permitirá que os alunos apliquem o que aprenderam de forma autônoma, reforçando seu entendimento do conteúdo.

  4. Encerramento: O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação dos alunos, elogiando seus esforços e incentivando-os a continuar praticando e aplicando o que aprenderam.

    • O professor pode, por exemplo, dizer: "Parabéns a todos pelo trabalho duro de hoje! Lembrem-se de que entender a diferença entre notícia e reportagem é uma habilidade importante para ser um consumidor crítico de notícias. Continuem praticando!"

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos):

    • O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham suas soluções ou conclusões.

    • Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar as notícias e reportagens que identificaram, explicar por que as classificaram dessa forma, e descrever o plano de reportagem que criaram.

    • Durante as apresentações, o professor deve fazer perguntas para incentivar a reflexão e avaliar a compreensão dos alunos, tais como: "O que vocês acharam mais difícil na atividade? O que ajudou vocês a identificar se o texto era uma notícia ou uma reportagem? Como vocês escolheram o tema para a reportagem de vocês?"

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma síntese das principais aprendizagens, conectando as atividades práticas com a teoria apresentada no início da aula.

    • Por exemplo, o professor pode dizer: "Durante as atividades, pudemos ver como a notícia é um relato breve e objetivo de um fato recente, enquanto a reportagem é uma investigação mais aprofundada e detalhada. Isso está de acordo com as definições que vimos no início da aula. Além disso, percebemos que, ao criar uma reportagem, é importante pensar em perguntas relevantes, buscar informações adicionais e considerar diferentes pontos de vista, assim como os jornalistas profissionais fazem."

  3. Reflexão Individual (1 - 2 minutos):

    • Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre as perguntas: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje? Quais questões ainda não foram respondidas?"

    • Os alunos podem anotar suas respostas em um caderno ou compartilhá-las oralmente com a classe.

    • Esta reflexão permitirá que os alunos consolidem seu aprendizado, identifiquem áreas de incerteza e preparem-se para futuras aulas sobre o tema.

  4. Feedback do Professor:

    • Com base nas discussões em grupo e nas reflexões individuais, o professor deve fornecer um feedback geral para a classe, reconhecendo os pontos fortes, apontando áreas para melhoria e respondendo a quaisquer questões não resolvidas.

    • Este feedback ajudará os alunos a entender como estão progredindo e o que ainda precisam aprender, o que é crucial para sua motivação e autoconfiança.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Recapitulação: O professor deve resumir os conceitos principais discutidos durante a aula, destacando as características principais da notícia e da reportagem, bem como suas diferenças. Para tal, pode-se utilizar um quadro branco ou uma apresentação digital para visualizar de maneira clara e sucinta as informações.

    • Por exemplo: "Lembre-se que a notícia é um relato breve e objetivo de um fato recente e importante. Já a reportagem é um texto mais longo, que explora um tema em profundidade e de maneira mais detalhada."
  2. Conexão com a Prática: O professor deve relembrar as atividades práticas realizadas na aula, enaltecendo como elas permitiram que os alunos vivenciassem o processo de criação e análise de notícias e reportagens.

    • Por exemplo: "Durante as atividades, vocês tiveram a chance de identificar notícias e reportagens em diversos textos, além de planejar sua própria reportagem a partir de uma notícia. Isso os ajudou a entender na prática como esses dois tipos de textos funcionam e se diferenciam."
  3. Materiais Extras: Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema, o professor pode sugerir materiais extras como leitura complementar. Estes podem incluir artigos online, vídeos explicativos, e livros de referência sobre jornalismo e tipologia textual.

    • Por exemplo: "Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, recomendo a leitura do artigo 'Como escrever uma boa notícia' no site Nova Escola, o vídeo 'O que é uma reportagem?' no canal Descomplica, e o livro 'Manual do Foca: guia de sobrevivência para jornalistas', de Alejandro Sánchez."
  4. Importância do Tema: Por fim, o professor deve enfatizar a importância do conhecimento sobre notícias e reportagens para a vida cotidiana dos alunos. Isso pode incluir a habilidade de se manterem informados sobre o mundo, o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as informações que recebem, e a capacidade de comunicar-se de maneira eficaz.

    • Por exemplo: "Entender a diferença entre notícia e reportagem é fundamental para que vocês sejam leitores críticos e bem informados. Além disso, essas habilidades são muito úteis em diversas situações da vida, desde a escola até o trabalho. Portanto, continuem praticando e aprofundando seus conhecimentos!"
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