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Plano de aula de Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem

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Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem

Objetivos (5 minutos)

  1. Fornecer aos alunos uma compreensão clara e profunda sobre o que é uma notícia, destacando suas principais características e elementos. Isso inclui enfatizar que a notícia é um relato breve, geralmente sobre eventos atuais e de interesse público.
  2. Familiarizar os alunos com a estrutura e características de uma reportagem. Os alunos devem entender que a reportagem é uma investigação jornalística mais profunda, que vai além do relato superficial de um evento, abordando o tema de maneira mais abrangente e detalhada.
  3. Instruir os alunos sobre as principais diferenças entre uma notícia e uma reportagem, possibilitando que eles possam distinguir entre os dois tipos de textos. Ao final da aula, os alunos devem ser capazes de identificar características exclusivas de cada tipologia narrativa.

Objetivos secundários:

  1. Promover a leitura e análise crítica de textos jornalísticos, desenvolvendo nos alunos habilidades de interpretação e compreensão de diferentes tipos de texto.
  2. Estimular a produção textual, incentivando os alunos a criarem suas próprias notícias e reportagens, utilizando as características e estruturas aprendidas durante a aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve relembrar os conceitos de tipologia textual e narrativa aprendidos em aulas anteriores, destacando sua importância para a compreensão e produção de textos. Seria interessante, também, revisar algumas das características dos textos jornalísticos, visto que notícia e reportagem estão inseridas nessa categoria. (5 minutos)

  2. Situação-problema: Para engajar os alunos e introduzir o tópico da aula, o professor pode propor duas situações-problema:

    • "Um jornalista está cobrindo um evento político importante. Ele precisa relatar o que aconteceu de forma breve e objetiva. Qual tipo de texto ele deve produzir, uma notícia ou uma reportagem? Por quê?"
    • "Um jornalista está pesquisando sobre a história e os impactos de uma recente mudança na legislação ambiental. Ele realizará entrevistas e irá aprofundar-se no tema. Qual tipo de texto ele deve produzir, uma notícia ou uma reportagem? Por quê?" Esses questionamentos podem iniciar um debate que levará ao desenvolvimento da teoria em seguida. (5 minutos)
  3. Contextualização do conteúdo: O professor deve enfatizar a importância da compreensão e diferenciação entre notícia e reportagem, pois esses são textos presentes no dia a dia dos alunos, seja em jornais, revistas, sites de notícias ou na televisão. Saber diferenciar e compreender essas tipologias textuais é essencial para o desenvolvimento da criticidade e da interpretação textual. (2 minutos)

  4. Curiosidades e contextualização: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode mencionar curiosidades sobre o jornalismo, como a origem dos primeiros jornais e a evolução do jornalismo impresso para o digital. Outra sugestão seria comentar casos de reportagens que tiveram grande impacto social ou político, mostrando como esse tipo de texto pode ir além do relato de um evento e trazer à tona questões importantes para a sociedade. (3 minutos)

Nesta etapa, é importante que o professor incentive a participação dos alunos, promovendo um ambiente de discussão e troca de ideias. A intenção é que os alunos comecem a refletir sobre o tema da aula, se preparando para o conteúdo que será abordado na sequência.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Desvendando as características - (10-12 minutos) Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 membros. Cada grupo receberá um envelope contendo recortes de várias notícias e reportagens retiradas de jornais e revistas. Os grupos terão que separar as notícias das reportagens e, em seguida, listar as características que os ajudaram a fazer essa distinção. Eles também devem identificar a manchete, o lead, o corpo do texto e a conclusão em cada notícia e reportagem. Esta atividade tem como objetivo aprimorar a habilidade dos alunos em identificar e diferenciar entre os dois tipos de textos.

  2. Atividade 2: Role-play de uma redação de jornal - (10-13 minutos) Nesta atividade, cada grupo representará uma redação de jornal. Eles receberão um conjunto de informações sobre um evento atual (real ou fictício), e deverão produzir uma notícia e uma reportagem sobre o mesmo evento. As informações fornecidas devem permitir uma abordagem superficial (para a notícia) e uma abordagem mais aprofundada (para a reportagem). Por exemplo, o evento pode ser a inauguração de um parque na cidade. O professor pode fornecer informações sobre a inauguração em si, para a notícia, e informações sobre o planejamento, construção e impacto ambiental do parque, para a reportagem. É importante que o professor oriente os alunos a utilizarem as características e estrutura de notícia e reportagem que foram aprendidas durante a aula. As produções textuais dos alunos serão usadas na etapa de fechamento da aula.

Durante o desenvolvimento das atividades, o professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas. É importante que o professor incentive a discussão entre os membros do grupo durante a realização das atividades, de modo a promover a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. Ao final das atividades, os grupos devem estar preparados para apresentar e discutir seus resultados na etapa de fechamento da aula.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir os alunos em um grande círculo para discussão.
    • Cada grupo deve compartilhar brevemente o que produziu durante a atividade "Role-play de uma redação de jornal". Eles devem explicar como organizaram as informações e escolheram as características a serem incluídas em sua notícia e reportagem.
    • Os alunos devem ser encorajados a fazer perguntas uns aos outros sobre as escolhas feitas durante a atividade e a expressar suas opiniões de forma respeitosa.
    • O professor deve moderar a discussão, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e que a discussão permaneça focada no tópico da aula.
  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve retomar as principais características e diferenças entre notícia e reportagem, ressaltando como elas foram aplicadas durante as atividades.
    • O professor deve revisitar as situações-problema discutidas na introdução da aula, respondendo-as com base nas discussões e atividades realizadas.
    • Por fim, o professor deve reforçar a importância do entendimento e capacidade de distinguir entre notícia e reportagem para a compreensão de textos jornalísticos e desenvolvimento de habilidades de leitura crítica.
  3. Reflexão individual (2 - 4 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Os alunos devem anotar suas respostas, que podem ser compartilhadas voluntariamente ou entregues ao professor no final da aula. Esta reflexão ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento, que podem ser abordadas em aulas futuras.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida do que são notícia e reportagem, suas características e diferenças, e como distinguir entre elas. Eles também devem ter desenvolvido habilidades de leitura crítica e produção textual relacionadas a esses tipos de textos jornalísticos. A aula também terá proporcionado uma oportunidade para os alunos trabalharem em equipe, discutirem ideias e opinarem sobre o trabalho dos outros, habilidades valiosas que serão úteis em muitos aspectos de suas vidas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os conceitos e discussões principais da aula. Isso inclui a definição de notícia e reportagem, suas características principais e como distingui-las. O professor deve reiterar que a notícia é um relato breve de um evento atual, enquanto a reportagem é uma investigação jornalística mais aprofundada que oferece uma visão mais completa e detalhada do tema.

  2. Conexão entre teoria e prática (2 - 3 minutos): O professor deve enfatizar como a teoria apresentada foi aplicada durante as atividades práticas da aula. Deve-se destacar a importância de entender as características e estruturas de notícias e reportagens para a criação de textos jornalísticos eficazes, bem como para a compreensão crítica desses tipos de textos. O professor pode usar exemplos das produções textuais dos alunos para ilustrar esses pontos.

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir aos alunos materiais adicionais para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir artigos online sobre a produção de notícias e reportagens, documentários sobre jornalismo investigativo e exemplos de notícias e reportagens bem escritas. Além disso, pode ser interessante sugerir que os alunos assistam a notícias e reportagens em diferentes mídias (TV, rádio, internet) como uma forma de observar a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

  4. Importância do conteúdo (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do conhecimento adquirido para o dia a dia dos alunos. Deve-se enfatizar que saber distinguir entre notícias e reportagens e entender suas estruturas e características é fundamental para se tornar um leitor crítico e bem informado. Além disso, a habilidade de produzir esses tipos de textos pode ser útil para os alunos em diversas situações, desde a elaboração de trabalhos escolares até a participação em atividades jornalísticas ou comunicativas.

Ao final da aula, os alunos devem sair com uma compreensão clara e abrangente do que são notícia e reportagem, suas características e diferenças, e como aplicar esses conceitos na prática. A aula deve ter permitido aos alunos desenvolver habilidades valiosas de leitura crítica, interpretação e produção textual, bem como de trabalho em equipe e discussão de ideias.

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