Plano de Aula | Metodologia Teachy | Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem
Palavras Chave | Tipologia Narrativa, Notícia, Reportagem, Jornalismo, Metodologia Digital, Investigação, Multimídia, Redes Sociais, Criatividade, Práticas Interativas, Ferramentas Digitais, Educação, 7º Ano, Ensino Fundamental, Análise Crítica |
Materiais Necessários | Celulares, Computadores, Acesso à Internet, Projetor, Plataforma de Ensino Digital, Aplicativos de Edição de Vídeo, Google Docs, Ferramentas de Criação de Jogos (Scratch, Twine), Software de Videoconferência |
Códigos BNCC | EF07LP01: Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.; EF07LP02: Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.; EF67LP08: Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.; EF67LP09: Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).; EF67LP10: Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.; EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.; EF67LP15: Identificar a proibição imposta ou o direito garantido, bem como as circunstâncias de sua aplicação, em artigos relativos a normas, regimentos escolares, regimentos e estatutos da sociedade civil, regulamentações para o mercado publicitário, Código de Defesa do Consumidor, Código Nacional de Trânsito, ECA, Constituição, dentre outros.; EF67LP16: Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.; EF67LP20: Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.; EF67LP31: Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros. |
Ano Escolar | 7º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos entendam claramente os conceitos de notícia e reportagem, bem como suas características específicas e diferenças. Isso cria uma base sólida para que eles possam se engajar nas atividades práticas da aula de maneira mais eficaz e informada.
Objetivos principais:
1. Compreender a definição de notícia e reportagem.
2. Identificar as características e diferenças entre uma notícia e uma reportagem.
Objetivos secundários:
- Reconhecer a importância do jornalismo na sociedade moderna.
- Desenvolver habilidades críticas de leitura e análise de textos jornalísticos.
Introdução
Duração: 15 a 20 minutos
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos entendam claramente os conceitos de notícia e reportagem, bem como suas características específicas e diferenças. Isso cria uma base sólida para que eles possam se engajar nas atividades práticas da aula de maneira mais eficaz e informada.
Aquecendo
Aquecimento: Para iniciar a aula, explique aos alunos que a tipologia narrativa abrange diferentes formatos de textos jornalísticos, como a notícia e a reportagem. Esses textos são fundamentais para manter a sociedade informada sobre o que está acontecendo no mundo, desde acontecimentos breves até investigações mais detalhadas. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre um evento recente, seja uma notícia ou reportagem, e compartilhem com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Qual é a principal diferença entre uma notícia e uma reportagem?
2. Por que uma reportagem pode demandar mais tempo e recursos que uma notícia?
3. Quais características fazem com que uma notícia seja considerada um relato breve?
4. Como a reportagem pode contribuir para a compreensão mais profunda de um tema?
5. Que tipos de fontes são geralmente utilizadas em notícias e reportagens?
Desenvolvimento
Duração: 65 a 75 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem na prática os conhecimentos adquiridos sobre notícia e reportagem. Isso é feito através de atividades criativas e interativas que utilizam tecnologias digitais como aliadas, promovendo um aprendizado engajador e contextualizado com a realidade dos alunos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - 🕵️♀️ Investigadores Digitais
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica de informações e produção de conteúdo multimídia.
- Descrição: Os alunos vão formar grupos para criar uma reportagem investigativa sobre um tema atual, utilizando notícias de várias fontes. Eles devem usar ferramentas digitais para coletar informações, realizar entrevistas por videochamadas e criar uma reportagem multimídia que inclua textos, vídeos e gráficos.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.
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Cada grupo deve escolher um tema atual para investigar (ex.: mudanças climáticas, impacto das redes sociais na saúde mental, etc.).
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Utilize celulares e computadores para pesquisar dados, notícias e realizar entrevistas.
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Elaborem perguntas e agendem entrevistas com especialistas ou pessoas relevantes (podem ser feitas via videochamada).
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Organizem as informações coletadas e redijam uma reportagem detalhada que inclua textos, vídeos e gráficos.
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Usem aplicativos como Google Docs para colaboração na escrita e ferramentas de edição de vídeo para montar os vídeos.
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Apresentem a reportagem para a turma utilizando um projetor ou compartilhando pela plataforma de ensino utilizada.
Atividade 2 - 📱 Notícia em Tempo Real
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Promover a compreensão prática da notícia como relato breve e desenvolver habilidades de síntese e uso de tecnologias digitais.
- Descrição: Cada grupo deve criar uma sequência de postagens para uma rede social simulando a cobertura em tempo real de um evento fictício. Devem ser utilizados elementos típicos de uma notícia, como fatos curtos e objetivos, além de imagens e vídeos curtos capturados ou editados por eles mesmos.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.
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Peça a cada grupo que escolha ou invente um evento que será o foco da cobertura (ex.: um festival na escola, uma campanha de conscientização, etc.).
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Cada grupo deve planejar e criar uma série de postagens simulando uma cobertura em tempo real do evento.
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Utilizem celulares para capturar fotos e vídeos que ilustram as postagens.
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Escrevam textos curtos e objetivos, típicos de notícias, para acompanhar as imagens e vídeos.
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Utilizem aplicativos de edição para melhorar a qualidade das postagens, se necessário.
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Apresentem a sequência de postagens ao final, justificando as escolhas feitas e discutindo a experiência de simular uma cobertura jornalística.
Atividade 3 - 🎮 Gamificação da Reportagem
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Incentivar a criatividade e a compreensão profunda da reportagem através da gamificação e uso de tecnologias digitais para contar histórias.
- Descrição: Os alunos vão criar um jogo interativo baseado em uma reportagem. Usando plataformas gratuitas de criação de jogos, eles devem transformar uma reportagem detalhada em um jogo onde o jogador explore diferentes narrativas e compreenda o tema investigado.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.
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Escolha uma reportagem detalhada de um tema relevante (ex.: impacto do desmatamento na Amazônia, fake news na era digital, etc.).
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Cada grupo deve ler e analisar a reportagem escolhida, destacando os pontos principais e as narrativas envolvidas.
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Utilizem uma plataforma de criação de jogos como Scratch ou Twine para desenvolver um jogo interativo baseado na reportagem.
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No jogo, o jogador deve ser capaz de explorar diferentes caminhos e narrativas, aprendendo sobre o tema investigado conforme avança.
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Incentive os alunos a incluírem elementos visuais e de áudio para tornar a experiência mais imersiva.
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Apresentem o jogo finalizado para a turma, explicando o processo de criação e os aprendizados sobre a reportagem.
Retorno
Duração: 15 a 20 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar um espaço para que os alunos reflitam sobre suas experiências e consolidem o aprendizado realizado nas atividades práticas. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem a autoavaliação, o reconhecimento do trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e crítica construtiva.
Discussão em Grupo
📢 Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde cada grupo deve compartilhar suas experiências com as atividades realizadas. Explique que o objetivo é refletir sobre o processo de criação, os desafios enfrentados e os aprendizados adquiridos. Para iniciar a discussão, utilize o seguinte roteiro:
- Solicite que cada grupo faça uma breve apresentação sobre a atividade que realizaram (Investigadores Digitais, Notícia em Tempo Real ou Gamificação da Reportagem).
- Peça que cada grupo destaque as principais descobertas e conclusões obtidas durante a atividade.
- Pergunte aos grupos sobre os desafios enfrentados e como eles os superaram.
- Estimule os alunos a compartilharem como utilizaram as ferramentas digitais e quais estratégias consideraram mais eficazes.
Reflexões
1. ❓ Perguntas para Reflexão:
- Como as atividades realizadas ajudaram a entender melhor as diferenças entre notícia e reportagem?
- De que maneira a utilização de ferramentas digitais influenciou a qualidade e a profundidade da investigação e apresentação?
- Quais habilidades novas ou aprimoradas vocês identificaram ao longo da realização das atividades?
Feedback 360°
🔄 Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma sessão de feedback 360° dentro de seus grupos. Explique a importância de um feedback construtivo e respeitoso e forneça diretrizes claras para que o processo seja benéfico para todos. Sugira que os alunos sigam o seguinte formato para o feedback:
- Aspectos Positivos - Cada aluno deve mencionar algo positivo sobre a contribuição de seus colegas.
- Melhorias - Cada aluno deve sugerir uma área onde o colega poderia melhorar.
- Autocrítica - Incentive os alunos a refletirem sobre o que poderiam ter feito melhor em suas próprias tarefas.
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
📝 Finalidade da Conclusão 📝
A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, reforçando a importância de distinguir entre notícias e reportagens. A conclusão oferece uma oportunidade para os alunos refletirem sobre como aplicar essas habilidades no mundo real, promovendo a importância do jornalismo de qualidade na sociedade contemporânea.
Resumo
🎉 Resumo Divertido! 🎉
Pense na notícia e na reportagem como dois super-heróis do jornalismo. A notícia é como um 'Flash' 🏃♂️, rápida e objetiva, trazendo os fatos essenciais à tona em um piscar de olhos. Já a reportagem é como o 'Batman' 🦇, investigando profundamente, conectando pontos e revelando os detalhes ocultos para uma compreensão mais robusta e completa do assunto. Ambas são essenciais, com seus próprios poderes únicos que mantêm o público informado e consciente do que está acontecendo ao seu redor.
No Mundo
📡 Conectando com o Mundo Atual 📡
No mundo dinâmico e digital de hoje, a capacidade de entender e diferenciar entre notícia e reportagem é crucial. As redes sociais inundam nossos feeds com informações a cada segundo, e saber discernir entre uma notícia objetiva e uma reportagem detalhada ajuda a formar uma visão mais informada e crítica sobre os eventos que moldam nossa sociedade.
Na Prática
🔍 Importância no Dia a Dia 🔍
Compreender as diferenças entre notícia e reportagem é vital para a vida moderna. Isso capacita os alunos a consumirem informações de maneira crítica, evita a propagação de fake news e os torna cidadãos mais informados e responsáveis, capazes de tomar decisões embasadas e conscientes.