Entrar

Plano de aula de Verbo: Formas Nominais e Flexões de Modo

Português

Original Teachy

'EF07LP04'

Verbo: Formas Nominais e Flexões de Modo

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Verbo: Formas Nominais e Flexões de Modo

Palavras ChaveVerbos, Formas Nominais, Flexões Verbais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Infinitivo, Gerúndio, Particípio, Indicativo, Subjuntivo, Imperativo, Voz Ativa, Voz Passiva, Voz Reflexiva, Método RULER, Respiração Profunda, Mindfulness, Trabalho em Pares, Reflexão, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosFolhas de atividades com frases para análise, Canetas de diferentes cores, Quadro e marcadores, Folhas de papel para escrever metas, Relógio ou cronômetro para controlar o tempo das atividades
Códigos BNCCEF07LP04: Reconhecer, em textos, o verbo como o núcleo das orações.; EF07LP06: Empregar as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir o tema da aula e alinhar as expectativas dos alunos em relação ao que será aprendido. Ao estabelecer claramente os objetivos, os alunos serão capazes de focar nos pontos chave do conteúdo, facilitando a assimilação e a aplicação prática dos conhecimentos sobre as flexões de modo e as formas nominais dos verbos. Além disso, essa etapa promove o autoconhecimento e a tomada de decisão responsável, incentivando os alunos a refletirem sobre suas próprias habilidades e a importância desse aprendizado em seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Objetivos Principais

1. Reconhecer as flexões de modo de acordo com o tempo, modo, voz, número e pessoa dos verbos.

2. Identificar e utilizar corretamente as formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda e Mindfulness

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Respiração Profunda e Mindfulness. Esta atividade tem como objetivo promover o foco, a presença e a concentração dos alunos, preparando-os emocionalmente para a aula.

1. Preparação do Ambiente: Solicite que os alunos se sentem de maneira confortável, com a coluna ereta e os pés apoiados no chão. Peça para que fechem os olhos ou mantenham o olhar fixo em um ponto à frente.

2. Respiração Inicial: Instrua os alunos a inspirarem profundamente pelo nariz, contando mentalmente até quatro. Em seguida, devem segurar a respiração por um breve momento.

3. Expiração Controlada: Peça para que os alunos expirem lentamente pela boca, contando novamente até quatro. Repita esse ciclo de respiração profunda por aproximadamente um minuto.

4. Concentração no Presente: Oriente os alunos a prestarem atenção em suas respirações. Peça para que notem a sensação do ar entrando e saindo dos pulmões, sem tentar mudar nada.

5. Mindfulness: Encoraje os alunos a prestarem atenção aos sons ao redor, às sensações corporais e aos seus pensamentos, sem julgamento. Se a mente divagar, gentilmente traga o foco de volta para a respiração.

6. Fechamento: Após alguns minutos, peça para que os alunos façam uma inspiração profunda e abram os olhos lentamente. Pergunte como estão se sentindo e se perceberam alguma diferença em seu estado emocional.

Contextualização do Conteúdo

Os verbos são essenciais em nossa comunicação diária, permitindo-nos expressar ações, estados e sentimentos. Compreender as flexões de modo e as formas nominais dos verbos é crucial para uma comunicação clara e eficaz. Imagine como seria difícil transmitir suas ideias e emoções se não soubéssemos utilizar corretamente os tempos verbais ou as formas nominais. Por exemplo, ao relatar uma experiência passada, usamos o particípio para indicar ações concluídas, como em 'Eu tinha terminado meu trabalho'. Assim como os verbos, nossas emoções têm diferentes formas e modos de se expressar e compreender isso é fundamental para nos relacionarmos melhor com os outros e conosco mesmos. Ao aprender sobre verbos hoje, estaremos também aprendendo a reconhecer e expressar nossas emoções de maneira mais eficaz, promovendo um ambiente de sala de aula mais empático e colaborativo.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Definição de Verbo: Verbo é a classe de palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Exemplos: correr, estar, chover.

2. Flexões Verbais: Os verbos podem se flexionar em tempo, modo, voz, número e pessoa.

3. Tempo: Indica quando a ação ocorre. Tempos verbais incluem passado, presente e futuro. Exemplo: 'Eu corri' (passado), 'Eu corro' (presente), 'Eu correrei' (futuro).

4. Modo: Indica a maneira como a ação é expressa. Modos verbais incluem indicativo, subjuntivo e imperativo. Exemplo: 'Eu corro' (indicativo), 'Que eu corra' (subjuntivo), 'Corra!' (imperativo).

5. Voz: Indica se o sujeito pratica ou recebe a ação. Vozes verbais incluem ativa, passiva e reflexiva. Exemplo: 'Eu como' (ativa), 'Eu sou comido' (passiva), 'Eu me vejo' (reflexiva).

6. Número e Pessoa: Indica quem realiza a ação (primeira, segunda ou terceira pessoa) e se é singular ou plural. Exemplo: 'Eu corro' (primeira pessoa do singular), 'Nós corremos' (primeira pessoa do plural).

7. Formas Nominais do Verbo: As formas nominais são aquelas que não indicam tempo, modo, voz, número ou pessoa. Incluem infinitivo, gerúndio e particípio.

8. Infinitivo: A forma básica do verbo, termina em -ar, -er ou -ir. Exemplo: 'correr', 'comer', 'partir'.

9. Gerúndio: Indica uma ação contínua ou em progresso. Termina em -ando, -endo ou -indo. Exemplo: 'correndo', 'comendo', 'partindo'.

10. Particípio: Indica uma ação já concluída. Termina em -ado, -ido ou formas irregulares. Exemplo: 'terminado', 'comido', 'partido'.

11. Exemplos Práticos: Use frases e textos curtos para mostrar como as flexões e formas nominais são aplicadas. Exemplo: 'Eu estava correndo quando começou a chover.' Aqui, 'estava correndo' é gerúndio e 'começou' está no pretérito perfeito do indicativo.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 a 35 minutos

Identificando Flexões e Formas Nominais

Nesta atividade, os alunos irão identificar as flexões de modo e as formas nominais dos verbos em frases e textos curtos. Eles trabalharão em pares, promovendo habilidades sociais e colaboração.

1. Divida a turma em pares e distribua uma folha de atividades contendo várias frases.

2. Peça para cada par identificar e sublinhar os verbos presentes nas frases.

3. Solicite que classifiquem cada verbo quanto ao tempo, modo, voz, número e pessoa.

4. Peça para identificar as formas nominais presentes e sublinhá-las com uma cor diferente.

5. Instrua os alunos a discutirem entre si as respostas e chegarem a um consenso.

6. Circulando pela sala, ofereça suporte e esclareça dúvidas dos alunos.

7. Após a atividade, peça para que cada par compartilhe uma frase e suas classificações com a turma.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a realização da atividade, promova uma discussão em grupo utilizando o método RULER:

Reconhecer: Pergunte aos alunos como se sentiram ao trabalhar em pares e identificar as flexões e formas nominais dos verbos. Incentive-os a reconhecerem as emoções que sentiram, como confiança, dúvida ou empolgação.

Compreender: Discuta com os alunos as causas dessas emoções. Por exemplo, se sentiram confiança, pode ser porque já tinham conhecimento prévio sobre o assunto. Se sentiram dúvida, pode ter sido devido à complexidade da atividade.

Nomear: Peça aos alunos que nomeiem as emoções que sentiram durante a atividade. Use um quadro para listar as emoções mencionadas, ajudando-os a expandir seu vocabulário emocional.

Expressar: Incentive os alunos a expressarem suas emoções de forma apropriada. Por exemplo, se sentiram frustração, como poderiam ter pedido ajuda de forma mais eficaz?

Regular: Discuta estratégias para regular as emoções durante atividades futuras. Por exemplo, técnicas de respiração para acalmar a ansiedade ou pedir ajuda quando necessário. Essa reflexão ajudará os alunos a desenvolverem habilidades de autocontrole e resiliência.

Conclusão

Duração: 20 a 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam um pequeno parágrafo ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Pergunte: 'Quais foram os momentos mais difíceis para você? Como você lidou com esses momentos? O que você poderia fazer de diferente da próxima vez?' Incentive os alunos a serem honestos e abertos sobre suas experiências e a refletirem sobre as estratégias que usaram para regular suas emoções.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as emoções sentidas, os alunos podem identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro. Esta autoavaliação promove o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades de autocontrole, essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique que essas metas podem incluir a melhoria na identificação e uso das formas nominais e flexões verbais ou a aplicação das habilidades socioemocionais aprendidas. Os alunos podem escrever suas metas em uma folha de papel, que será revisada em aulas futuras para acompanhar o progresso.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Reconhecer e usar corretamente as formas nominais do verbo (infinitivo, gerúndio, particípio).

2. Identificar e aplicar as flexões de modo dos verbos em diferentes contextos.

3. Desenvolver habilidades de autocontrole ao enfrentar tarefas desafiadoras.

4. Melhorar a capacidade de trabalhar em grupo, promovendo a colaboração e a empatia.

5. Aplicar técnicas de regulação emocional em situações de estresse acadêmico. Objetivo: O objetivo desta seção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a estabelecer metas claras e realistas. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são encorajados a refletir sobre seu progresso e a continuar desenvolvendo suas habilidades, tanto no conteúdo da aula quanto em suas competências socioemocionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies