Entrar

Plano de aula de Circulação Musical

Artes

Original Teachy

'EF69AR17'

Circulação Musical

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Circulação Musical

Palavras ChaveCirculação Musical, Interação Social, Grupos Sociais, Identidade Cultural, Redes Sociais, Música, Plataformas Digitais, Influenciadores Musicais, Playlists Colaborativas, Podcasts, Análise Crítica, Inclusão Social, Expressão Artística, Globalização
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter), Conta no Spotify, Aplicativos de gravação de áudio (para podcasts), Fones de ouvido, Projetor ou tela para apresentações
Códigos BNCCEF69AR17: Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada dos objetivos que serão alcançados durante a aula. Desta forma, os alunos poderão entender a importância de estudar a circulação musical e como ela impacta a formação de grupos e a integração social por meio da música.

Objetivos principais:

1. Compreender como a música pode atuar como um elemento integrador dentro de diferentes grupos sociais.

2. Explorar a interação musical entre grupos específicos, analisando exemplos contemporâneos e históricos.

3. Refletir sobre a capacidade da música de criar identidades e vínculos dentro de uma comunidade.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica sobre produções musicais de diferentes culturas.
  2. Proporcionar um espaço para que os alunos se expressem através da música, utilizando-a como ferramenta de conexão pessoal e social.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é envolver os alunos desde o início da aula, utilizando a tecnologia para conectar suas experiências pessoais com o tema proposto. Ao buscar fatos interessantes e refletir sobre perguntas-chave, eles começam a entender a importância e o impacto da música na integração e formação de grupos sociais, preparando-se para uma participação ativa nas atividades seguintes.

Aquecendo

Para dar início à aula sobre Circulação Musical, explique aos alunos como a música pode atuar como uma ponte entre diferentes culturas e grupos sociais. Destaque que a música não é apenas uma forma de arte, mas também um meio poderoso de comunicação e integração social. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre como a música influenciou ou foi influenciada por um grupo social específico. Pode ser um exemplo histórico, como a influência do jazz nos movimentos de direitos civis, ou algo mais contemporâneo, como o impacto do K-pop na cultura global.

Reflexões Iniciais

1. Como a música pode influenciar a formação de grupos sociais?

2. Quais são alguns exemplos de gêneros musicais que nasceram de grupos sociais específicos?

3. Como a globalização tem afetado a circulação e a popularidade de diferentes tipos de música?

4. Quais são algumas formas pelas quais a música pode fomentar a inclusão ou exclusão social?

5. Como os grupos sociais utilizam a música para expressar suas identidades e valores?

Desenvolvimento

Duração: (60 - 70 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem o conhecimento prévio sobre a circulação musical em situações práticas e contextuais, utilizando tecnologias digitais para criar e compartilhar conteúdo que demonstra a interação entre música e grupos sociais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Musicais 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Demonstrar a capacidade de usar a música para engajar e educar diferentes públicos através das redes sociais, explorando a relação entre música e grupos sociais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular a criação de perfis de influenciadores musicais em redes sociais. Eles devem escolher um gênero musical e criar conteúdo digital que demonstre como esse gênero impacta diferentes grupos sociais. Os alunos poderão utilizar plataformas como Instagram, TikTok ou Twitter para criar postagens, stories e vídeos curtos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um gênero musical específico (ex: Jazz, Hip-Hop, K-pop).

  • Os alunos devem criar um perfil fictício de um influenciador nas redes sociais utilizando seus dispositivos móveis.

  • Elaborar conteúdo digital (posts, stories, vídeos) que mostrem como o gênero musical escolhido interage com diferentes grupos sociais.

  • Incluir informações sobre a história do gênero, principais artistas, eventos culturais e como ele influencia a sociedade.

  • Utilizar hashtags e interagir com os colegas comentando e curtindo as publicações dos outros grupos.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar o perfil e o conteúdo criado para a turma.

Atividade 2 - Músicas que Conectam 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Explorar a diversidade cultural através da música e entender a relação entre música e grupos sociais, utilizando uma plataforma digital para criar e compartilhar conhecimento musical.

- Descrição: Os alunos vão utilizar a plataforma Spotify para criar playlists colaborativas que representem diferentes culturas e grupos sociais. Em seguida, irão analisar e apresentar como cada música da playlist reflete as características e valores desses grupos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve selecionar uma ou mais culturas ou grupos sociais para representar em uma playlist.

  • Utilizando a plataforma Spotify, criar uma playlist colaborativa com músicas que representem a cultura ou grupo social escolhido.

  • Escrever uma breve descrição para cada música escolhida, explicando como ela reflete os valores, características e a história do grupo.

  • Compartilhar a playlist com a turma e ouvir as playlists criadas pelos outros grupos.

  • Cada grupo deve apresentar sua playlist, explicando a escolha das músicas e como elas se relacionam com o grupo social representado.

Atividade 3 - Jornalistas Musicais 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, roteirização e produção de conteúdo digital, além de explorar a relação entre a música e os grupos sociais.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em jornalistas musicais, criando um podcast curto onde discutem a influência de um gênero musical específico sobre um determinado grupo social. Eles devem fazer pesquisas, roteirizar e gravar o podcast utilizando seus smartphones.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um gênero musical para pesquisar.

  • Realizar uma pesquisa sobre como o gênero musical escolhido influencia um grupo social específico, buscando artigos, vídeos e entrevistas.

  • Criar um roteiro para o podcast, incluindo introdução, discussão e conclusão.

  • Gravar o podcast utilizando aplicativos de gravação nos smartphones.

  • Editar o áudio, se necessário, e adicionar efeitos sonoros ou música de fundo.

  • Compartilhar o podcast com a turma e ouvir os podcasts criados pelos outros grupos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o processo e resultados das atividades práticas. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, análise crítica e reflexão, integrando de maneira profunda os conceitos trabalhados durante a aula.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução Geral: Pergunte aos alunos como eles se sentiram realizando as atividades e se encontraram algo surpreendente durante o processo.
  2. Compartilhamento de Experiências: Peça a cada grupo que apresente brevemente o conteúdo que criaram (influenciador musical, playlist, podcast) e expliquem como a música escolhida interage com diferentes grupos sociais.
  3. Análise Crítica: Incentive os alunos a comentarem sobre o trabalho dos outros grupos, apontando tanto aspectos positivos quanto sugestões construtivas para melhorias.
  4. Conclusão: Resuma os principais pontos discutidos e pergunte aos alunos como a sua percepção sobre a circulação musical pode ter mudado após a aula.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão

  1. Como vocês acham que a música pode influenciar a formação de identidades e valores em grupos sociais?
  2. De que maneira a globalização e as redes sociais têm mudado a forma como a música circula e é consumida por diferentes públicos?
  3. Como a música pode ser usada como uma ferramenta para promover a inclusão ou, ao contrário, excluir certos grupos sociais?

Feedback 360°

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou durante a atividade. Oriente a turma a seguir estas diretrizes para que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  1. Comportamento Respeitoso: Lembre os alunos de realizar o feedback de maneira amigável e respeitosa.
  2. Aspectos Positivos: Encoraje os alunos a começar mencionando os pontos positivos do trabalho de seus colegas.
  3. Sugestões de Melhoria: Em seguida, peça que indiquem áreas de melhoria de forma objetiva e útil, evitando críticas pessoais.
  4. Plano de Ação: Sugira que os alunos finalizem o feedback com sugestões práticas de como melhorar o trabalho em futuras atividades.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, destacando os pontos principais da aula e conectando-os à realidade dos alunos. Ao refletir sobre o impacto da música no mundo atual e em suas próprias vidas, os alunos podem internalizar os conceitos explorados e aplicar o conhecimento adquirido de forma prática e relevante.

Resumo

Resumo Musical

Hoje exploramos como a música é uma ponte entre diferentes culturas e grupos sociais. Os alunos criaram perfis de influenciadores musicais, playlists colaborativas no Spotify, e até mesmo podcasts! A música, além de ser uma forma de arte, é uma linguagem universal que conecta pessoas, expressa identidades e até promove mudança social. Foi uma jornada sonora inesquecível! ✨

No Mundo

No Mundo Atual

Vivemos em um mundo hiperconectado, onde as redes sociais e plataformas digitais têm um papel crucial na disseminação musical. O impacto global de gêneros como o K-pop, o alcance de artistas via Spotify e a comunicação direta com fãs pelo Instagram são apenas alguns exemplos de como a música circula e se integra à vida moderna diariamente.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia

A compreensão da circulação musical é essencial para perceber como a música pode influenciar comportamentos sociais e criar vínculos. Desde promover diversidade cultural até fomentar movimentos sociais, a música é uma ferramenta poderosa no cotidiano, moldando identidades e conectando comunidades ao redor do mundo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies