Plano de Aula | Metodologia Teachy | Função da Música
Palavras Chave | Música, Cultura, Sociedade, Redes Sociais, Playlist, Influenciadores Digitais, História, Trilha Sonora, Gamificação, Aprendizado Ativo, Metodologia Digital, Comunicação Digital, Criatividade, Identidade Cultural |
Materiais Necessários | Celulares ou computadores com acesso à internet, Contas no Spotify, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube), Plataforma interativa para quizzes (Kahoot, Quizizz), Materiais de anotação (cadernos, canetas), Projetor ou TV para apresentação dos conteúdos |
Códigos BNCC | EF69AR16: Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Artes |
Unidade Temática | Artes Plasticas |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é estabelecer uma compreensão clara dos principais objetivos da aula, orientando os estudantes sobre o que se espera que eles aprendam e desenvolvam ao longo do encontro. Isso proporciona uma base sólida para a exploração das atividades práticas subsequentes, garantindo que todos estejam alinhados quanto aos conceitos-chave que serão abordados.
Objetivos principais:
1. Compreender a importância da música para a formação cultural do indivíduo.
2. Analisar como a música se integra e influencia a sociedade contemporânea.
Objetivos secundários:
- Explorar os diferentes estilos musicais e suas influências culturais.
- Refletir sobre o papel da música nas redes sociais e na mídia digital.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é aquecer a turma para o tema da aula, incentivando a pesquisa ativa e o compartilhamento de descobertas. Isso não só envolve os alunos, mas também estabelece um ponto de partida para discussões mais aprofundadas e contextuais sobre a música e sua função na sociedade.
Aquecendo
Introduza o tema da aula ressaltando a importância da música como elemento essencial na formação cultural e na integração social. Destaque como a música está presente em diversos aspectos do nosso cotidiano, desde a publicidade até as redes sociais. Em seguida, peça aos alunos para utilizarem seus celulares e buscarem um fato interessante sobre a função da música na sociedade. Peça para que cada aluno compartilhe, em uma frase, o fato que encontrou com a turma.
Reflexões Iniciais
1. 樂 Qual é o estilo musical favorito de vocês e por quê?
2. Como vocês acham que a música influencia a identidade cultural de uma pessoa?
3. Em quais momentos vocês percebem a presença da música nas redes sociais?
4. Como diferentes culturas utilizam a música de maneiras distintas?
5. Vocês conseguem identificar alguma música que trouxe uma mudança significativa na sociedade? Qual foi essa mudança?
Desenvolvimento
Duração: (65 - 75 minutos)
A finalidade desta etapa é promover um aprendizado ativo e engajador, onde os alunos utilizem tecnologias digitais para explorar a função da música nas culturas e sociedades. Por meio das atividades práticas, os alunos se tornam protagonistas no processo de aprendizagem, aplicando e contextualizando conhecimentos prévios de maneira criativa e colaborativa.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Playlist Cultural Interativa
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Compreender a diversidade cultural e a função da música como um elemento integrador em diferentes contextos sociais e históricos.
- Descrição: Os alunos criarão playlists no Spotify baseadas em diferentes culturas e épocas. Cada grupo deverá escolher um tema cultural (como anos 80 no Brasil, música folclórica africana, ou pop coreano moderno) e criar uma playlist de 10 músicas representativas. A playlist deve ser acompanhada por descrições que expliquem a importância de cada música para a cultura selecionada.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve escolher um tema cultural específico.
-
Utilizando seus celulares ou computadores, os alunos criarão uma playlist no Spotify com 10 músicas representativas do tema escolhido.
-
Para cada música da playlist, os alunos devem escrever uma breve descrição (3-4 frases) que explique a importância da música na cultura selecionada.
-
Incentive os alunos a usar fontes confiáveis da internet para suas pesquisas e descrições.
-
Ao final, os grupos devem compartilhar suas playlists e descrições com a turma, discutindo as escolhas feitas e o que aprenderam sobre a relação entre música e cultura.
Atividade 2 - Desafio do Influenciador Musical
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Explorar a integração da música na sociedade e desenvolver habilidades de comunicação digital e criatividade ao produzir conteúdos para redes sociais.
- Descrição: Os alunos se tornarão influenciadores digitais por um dia, criando conteúdo para redes sociais sobre a importância da música em diferentes contextos sociais. Cada grupo deverá criar posts para Instagram, TikTok ou YouTube explicando a relevância da música em diferentes momentos históricos ou em movimentos culturais importantes.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve escolher um movimento cultural ou um período histórico significativo onde a música teve um papel importante.
-
Os alunos devem planejar e criar um conteúdo multimídia (vídeo curto, post com imagens e texto, stories) que destaque a importância da música nesse contexto. O conteúdo pode incluir, por exemplo, análises de músicas, representações artísticas, entrevistas simuladas, entre outros.
-
Os alunos devem utilizar seus celulares para gravar e editar os vídeos/posts.
-
Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar seu conteúdo à turma, explicando o processo de criação e a mensagem que queriam transmitir.
-
Incentive a turma a comentar e dar feedback construtivo sobre os conteúdos apresentados.
Atividade 3 - Gamificação: A Trilha Sonora da História
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de associar a música a contextos históricos e culturais, ao mesmo tempo em que se cria um ambiente de aprendizado lúdico e interativo.
- Descrição: Os alunos irão participar de um jogo educativo que envolve a criação de trilhas sonoras para momentos históricos. Utilizando uma plataforma interativa (como Kahoot ou Quizizz), o professor apresentará diferentes eventos históricos, e os alunos, em grupos, deverão escolher e justificar quais músicas ou estilos musicais melhor representariam esses eventos.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Explique as regras do jogo e a plataforma que será utilizada (Kahoot, Quizizz, etc.).
-
O professor apresentará diferentes eventos históricos com uma breve descrição. Pode-se incluir momentos como a Revolução Francesa, o movimento dos Direitos Civis nos EUA, entre outros.
-
Utilizando seus celulares ou computadores, cada grupo deverá escolher uma música ou estilo musical que acreditam melhor representar cada evento apresentado.
-
Cada grupo deve justificar suas escolhas, explicando como a música selecionada se relaciona com o evento histórico.
-
Pontue as respostas com base na coerência e criatividade das justificativas apresentadas.
-
Ao final, discuta com a turma as diferentes músicas escolhidas e as variações nas percepções culturais da música através da história.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado das atividades práticas através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo promove a troca de conhecimento e a construção coletiva de entendimentos sobre a função da música na formação cultural e integração social. O feedback 360° incentiva o desenvolvimento de habilidades de colaboração e comunicação, além de proporcionar insights valiosos para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, comece pedindo a cada grupo para compartilhar as principais conclusões e aprendizados de suas atividades. Incentive os alunos a refletirem sobre as diferenças culturais destacadas em suas playlists, os desafios encontrados durante a criação de conteúdos para redes sociais e as justificativas dadas para as trilhas sonoras dos eventos históricos. Sugira que eles usem exemplos específicos de suas atividades para enriquecer a discussão.
Reflexões
1. Quais foram as maiores surpresas ou descobertas que vocês fizeram sobre a função da música em diferentes culturas? 2. Como a música ajuda a construir ou reforçar uma identidade cultural? 3. De que maneira as redes sociais potencializam ou mudam a maneira como consumimos e percebemos música hoje em dia?
Feedback 360°
Instrua os alunos a realizarem um feedback 360° dentro de seus grupos. Cada membro deve compartilhar uma observação positiva sobre a contribuição dos demais e uma sugestão de melhoria. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo, respeitoso e específico, focando em comportamentos e ações observáveis. Pode ser útil lembrar os alunos de usarem a fórmula 'Eu gostei de... porque...' para elogios e 'Eu sugiro... porque...' para melhorias.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
Finalidade: Esta etapa visa consolidar os aprendizados, conectando o conteúdo abordado à realidade cotidiana dos alunos. Ao resumir, contextualizar e aplicar o conhecimento, reforçamos a importância da música na formação cultural e social, deixando claro como essas lições se estendem além da sala de aula, impactando diretamente suas vidas e percepções.
Resumo
Resumo Musical: Imagine a orquestra formada por diferentes estilos musicais, onde cada instrumento representa uma cultura e cada acorde uma história. Hoje, exploramos como a música vai além de simples entretenimento , sendo um elo cultural forte que liga pessoas, movimentos e histórias. Desde playlists culturais até posts de influenciadores musicais, mergulhamos no poder unificador e transformador da música.
No Mundo
No Mundo Atual: Em um mundo onde as redes sociais ditam tendências e conectam indivíduos globalmente, a música é uma linguagem universal. Ela é compartilhada em segundos pelo Instagram, TikTok e YouTube, influenciando vidas e criando movimentos culturais instantaneamente. A aula de hoje mostra como a música não só reflete, mas também molda nossa sociedade contemporânea.
Na Prática
Aplicações: A música está em todo lugar: no som ambiente das lojas que frequentamos, nas campanhas publicitárias que assistimos e até nas playlists que escutamos enquanto estudamos. Ela influencia estados de espírito, comportamentos e até decisões de consumo, mostrando sua relevância prática no dia a dia.