Entrar

Plano de aula de Função da Música

Artes

Original Teachy

'EF69AR16'

Função da Música

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Função da Música

Palavras ChaveMúsica, Cultura, Sociedade, Redes Sociais, Playlist, Influenciadores Digitais, História, Trilha Sonora, Gamificação, Aprendizado Ativo, Metodologia Digital, Comunicação Digital, Criatividade, Identidade Cultural
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Contas no Spotify, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube), Plataforma interativa para quizzes (Kahoot, Quizizz), Materiais de anotação (cadernos, canetas), Projetor ou TV para apresentação dos conteúdos
Códigos BNCCEF69AR16: Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é estabelecer uma compreensão clara dos principais objetivos da aula, orientando os estudantes sobre o que se espera que eles aprendam e desenvolvam ao longo do encontro. Isso proporciona uma base sólida para a exploração das atividades práticas subsequentes, garantindo que todos estejam alinhados quanto aos conceitos-chave que serão abordados.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância da música para a formação cultural do indivíduo.

2. Analisar como a música se integra e influencia a sociedade contemporânea.

Objetivos secundários:

  1. Explorar os diferentes estilos musicais e suas influências culturais.
  2. Refletir sobre o papel da música nas redes sociais e na mídia digital.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é aquecer a turma para o tema da aula, incentivando a pesquisa ativa e o compartilhamento de descobertas. Isso não só envolve os alunos, mas também estabelece um ponto de partida para discussões mais aprofundadas e contextuais sobre a música e sua função na sociedade.

Aquecendo

 Introduza o tema da aula ressaltando a importância da música como elemento essencial na formação cultural e na integração social. Destaque como a música está presente em diversos aspectos do nosso cotidiano, desde a publicidade até as redes sociais. Em seguida, peça aos alunos para utilizarem seus celulares e buscarem um fato interessante sobre a função da música na sociedade. Peça para que cada aluno compartilhe, em uma frase, o fato que encontrou com a turma.

Reflexões Iniciais

1. 樂 Qual é o estilo musical favorito de vocês e por quê?

2.  Como vocês acham que a música influencia a identidade cultural de uma pessoa?

3.  Em quais momentos vocês percebem a presença da música nas redes sociais?

4.  Como diferentes culturas utilizam a música de maneiras distintas?

5.  Vocês conseguem identificar alguma música que trouxe uma mudança significativa na sociedade? Qual foi essa mudança?

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A finalidade desta etapa é promover um aprendizado ativo e engajador, onde os alunos utilizem tecnologias digitais para explorar a função da música nas culturas e sociedades. Por meio das atividades práticas, os alunos se tornam protagonistas no processo de aprendizagem, aplicando e contextualizando conhecimentos prévios de maneira criativa e colaborativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Playlist Cultural Interativa

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Compreender a diversidade cultural e a função da música como um elemento integrador em diferentes contextos sociais e históricos.

- Descrição: Os alunos criarão playlists no Spotify baseadas em diferentes culturas e épocas. Cada grupo deverá escolher um tema cultural (como anos 80 no Brasil, música folclórica africana, ou pop coreano moderno) e criar uma playlist de 10 músicas representativas. A playlist deve ser acompanhada por descrições que expliquem a importância de cada música para a cultura selecionada.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um tema cultural específico.

  • Utilizando seus celulares ou computadores, os alunos criarão uma playlist no Spotify com 10 músicas representativas do tema escolhido.

  • Para cada música da playlist, os alunos devem escrever uma breve descrição (3-4 frases) que explique a importância da música na cultura selecionada.

  • Incentive os alunos a usar fontes confiáveis da internet para suas pesquisas e descrições.

  • Ao final, os grupos devem compartilhar suas playlists e descrições com a turma, discutindo as escolhas feitas e o que aprenderam sobre a relação entre música e cultura.

Atividade 2 -  Desafio do Influenciador Musical

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Explorar a integração da música na sociedade e desenvolver habilidades de comunicação digital e criatividade ao produzir conteúdos para redes sociais.

- Descrição: Os alunos se tornarão influenciadores digitais por um dia, criando conteúdo para redes sociais sobre a importância da música em diferentes contextos sociais. Cada grupo deverá criar posts para Instagram, TikTok ou YouTube explicando a relevância da música em diferentes momentos históricos ou em movimentos culturais importantes.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um movimento cultural ou um período histórico significativo onde a música teve um papel importante.

  • Os alunos devem planejar e criar um conteúdo multimídia (vídeo curto, post com imagens e texto, stories) que destaque a importância da música nesse contexto. O conteúdo pode incluir, por exemplo, análises de músicas, representações artísticas, entrevistas simuladas, entre outros.

  • Os alunos devem utilizar seus celulares para gravar e editar os vídeos/posts.

  • Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar seu conteúdo à turma, explicando o processo de criação e a mensagem que queriam transmitir.

  • Incentive a turma a comentar e dar feedback construtivo sobre os conteúdos apresentados.

Atividade 3 -  Gamificação: A Trilha Sonora da História

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de associar a música a contextos históricos e culturais, ao mesmo tempo em que se cria um ambiente de aprendizado lúdico e interativo.

- Descrição: Os alunos irão participar de um jogo educativo que envolve a criação de trilhas sonoras para momentos históricos. Utilizando uma plataforma interativa (como Kahoot ou Quizizz), o professor apresentará diferentes eventos históricos, e os alunos, em grupos, deverão escolher e justificar quais músicas ou estilos musicais melhor representariam esses eventos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique as regras do jogo e a plataforma que será utilizada (Kahoot, Quizizz, etc.).

  • O professor apresentará diferentes eventos históricos com uma breve descrição. Pode-se incluir momentos como a Revolução Francesa, o movimento dos Direitos Civis nos EUA, entre outros.

  • Utilizando seus celulares ou computadores, cada grupo deverá escolher uma música ou estilo musical que acreditam melhor representar cada evento apresentado.

  • Cada grupo deve justificar suas escolhas, explicando como a música selecionada se relaciona com o evento histórico.

  • Pontue as respostas com base na coerência e criatividade das justificativas apresentadas.

  • Ao final, discuta com a turma as diferentes músicas escolhidas e as variações nas percepções culturais da música através da história.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado das atividades práticas através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo promove a troca de conhecimento e a construção coletiva de entendimentos sobre a função da música na formação cultural e integração social. O feedback 360° incentiva o desenvolvimento de habilidades de colaboração e comunicação, além de proporcionar insights valiosos para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, comece pedindo a cada grupo para compartilhar as principais conclusões e aprendizados de suas atividades. Incentive os alunos a refletirem sobre as diferenças culturais destacadas em suas playlists, os desafios encontrados durante a criação de conteúdos para redes sociais e as justificativas dadas para as trilhas sonoras dos eventos históricos. Sugira que eles usem exemplos específicos de suas atividades para enriquecer a discussão.

Reflexões

1. Quais foram as maiores surpresas ou descobertas que vocês fizeram sobre a função da música em diferentes culturas? 2. Como a música ajuda a construir ou reforçar uma identidade cultural? 3. De que maneira as redes sociais potencializam ou mudam a maneira como consumimos e percebemos música hoje em dia?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem um feedback 360° dentro de seus grupos. Cada membro deve compartilhar uma observação positiva sobre a contribuição dos demais e uma sugestão de melhoria. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo, respeitoso e específico, focando em comportamentos e ações observáveis. Pode ser útil lembrar os alunos de usarem a fórmula 'Eu gostei de... porque...' para elogios e 'Eu sugiro... porque...' para melhorias.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa visa consolidar os aprendizados, conectando o conteúdo abordado à realidade cotidiana dos alunos. Ao resumir, contextualizar e aplicar o conhecimento, reforçamos a importância da música na formação cultural e social, deixando claro como essas lições se estendem além da sala de aula, impactando diretamente suas vidas e percepções. 

Resumo

Resumo Musical: Imagine a orquestra formada por diferentes estilos musicais, onde cada instrumento representa uma cultura e cada acorde uma história.  Hoje, exploramos como a música vai além de simples entretenimento , sendo um elo cultural forte que liga pessoas, movimentos e histórias.  Desde playlists culturais até posts de influenciadores musicais, mergulhamos no poder unificador e transformador da música. 

No Mundo

No Mundo Atual: Em um mundo onde as redes sociais ditam tendências e conectam indivíduos globalmente, a música é uma linguagem universal.  Ela é compartilhada em segundos pelo Instagram, TikTok e YouTube, influenciando vidas e criando movimentos culturais instantaneamente. A aula de hoje mostra como a música não só reflete, mas também molda nossa sociedade contemporânea. 

Na Prática

Aplicações: A música está em todo lugar: no som ambiente das lojas que frequentamos, nas campanhas publicitárias que assistimos e até nas playlists que escutamos enquanto estudamos. Ela influencia estados de espírito, comportamentos e até decisões de consumo, mostrando sua relevância prática no dia a dia. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies