Entrar

Plano de aula de Estilos Musicais e seus Músicos

Artes

Original Teachy

'EF69AR18'

Estilos Musicais e seus Músicos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Estilos Musicais e seus Músicos

Palavras ChaveEstilos Musicais, Músicos, Rock, Jazz, Blues, Eletrônica, História da Música, Apresentações, Debate, DJ, Interatividade, Conexão Teoria-Prática, Diversidade Cultural, Expressão Musical, Aprendizagem Ativa
Materiais NecessáriosAcesso à internet para pesquisa, Computadores ou tablets, Projetor e tela para apresentações, Instrumentos musicais (opcional), Material de apoio impresso (textos sobre estilos musicais), Espaço adequado para apresentações
Códigos BNCCEF69AR18: Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.; EF69AR19: Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer as metas educacionais que orientarão a aula, focando na capacitação dos alunos em reconhecer e diferenciar estilos musicais e seus principais artistas. Esta seção serve para clarificar o que se espera que os alunos aprendam e como esses conhecimentos serão aplicados em atividades práticas durante a aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever os principais estilos musicais, como rock, jazz, blues, eletrônica, entre outros, e associá-los a seus respectivos períodos e influências culturais.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer músicos e bandas icônicas de cada estilo musical estudado, relacionando-os a momentos marcantes da história da música.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar o interesse dos alunos por diferentes estilos musicais, promovendo uma compreensão mais profunda e respeitosa da diversidade cultural expressa através da música.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e revisar o conteúdo estudado previamente, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, a contextualização busca conectar os estilos musicais com a realidade dos alunos, mostrando a relevância e a influência contínua da música em diferentes aspectos da sociedade. Isso ajuda a criar uma ponte entre a teoria e a prática, preparando os alunos para as atividades mais práticas da aula.

Situações Problema

1. Imagine que você é um curador de um museu de música e precisa organizar uma exposição interativa que explique a evolução dos estilos musicais mais influentes. Como você apresentaria o rock 'n' roll, o jazz e a música eletrônica para que o público compreendesse não só a sonoridade, mas também o contexto histórico e cultural?

2. Você foi contratado por uma rádio local para ser o responsável por um novo programa que apresentará os maiores sucessos de diferentes estilos musicais ao longo das décadas. Como você estruturaria o programa, considerando a necessidade de informar e entreter os ouvintes sobre a história e os artistas que marcaram cada época?

Contextualização

Os estilos musicais não são apenas categorias sonoras, mas também reflexos dos contextos sociais, políticos e culturais de suas épocas. Por exemplo, o blues nasceu da experiência de afro-americanos no sul dos Estados Unidos, o rock 'n' roll foi um grito de liberdade dos jovens dos anos 50, e a música eletrônica emergiu das subculturas urbanas dos anos 80. Conhecer essas histórias não só enriquece nosso entendimento musical, mas também nos conecta com as pessoas e os movimentos que os criaram.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre estilos musicais e músicos. Ao trabalhar em grupos, eles podem explorar mais a fundo as nuances de cada estilo, promovendo uma compreensão mais rica e contextualizada da música. Esta etapa também visa desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e colaboração, essenciais para a formação de um pensamento crítico e apreciação musical.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festival de Estilos Musicais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver uma compreensão aprofundada dos estilos musicais estudados, promover habilidades de pesquisa e apresentação, e fomentar a apreciação musical entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão organizar e apresentar um 'mini-festival' que represente diferentes estilos musicais. Cada grupo, composto por até 5 alunos, escolherá dois estilos musicais distintos (como rock, jazz, blues, eletrônica) e criará um pequeno 'setlist' que inclua uma descrição do estilo musical, sua origem, influências e uma apresentação de uma música emblemática, seja ao vivo (se algum dos alunos tocar algum instrumento) ou através de um vídeo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe dois estilos musicais diferentes para representar.

  • Pesquise sobre a origem, influências e características marcantes de cada estilo escolhido.

  • Prepare uma descrição breve e clara para apresentar cada estilo ao público.

  • Escolha uma música que represente bem cada estilo escolhido para ser tocada ou apresentada em vídeo.

  • Ensaiem as apresentações e preparem os materiais visuais necessários (se houver).

  • Organize um espaço na sala para as apresentações, garantindo que todos os alunos possam assistir e participar.

Atividade 2 - O Grande Debate Musical

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a influência dos estilos musicais na cultura e na sociedade, desenvolver habilidades de argumentação e debate, e promover o pensamento crítico sobre música e sua função social.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado, onde defenderão a importância e a influência de um estilo musical específico em diferentes aspectos da cultura e da sociedade. Cada grupo representará um estilo diferente (rock, jazz, blues, eletrônica) e terá que argumentar sobre como seu estilo moldou a história da música e influenciou outros gêneros e áreas culturais.

- Instruções:

  • Organize a classe em grupos de até 5 alunos, cada um representando um estilo musical diferente.

  • Distribua material de pesquisa prévio sobre cada estilo para ajudar na preparação dos argumentos.

  • Estabeleça um formato para o debate, com tempos de apresentação e réplica.

  • Cada grupo deve preparar argumentos sólidos que destaquem a importância histórica e cultural de seu estilo musical.

  • Realize o debate em um formato de mesa redonda, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar seus argumentos e responder a perguntas dos outros grupos.

Atividade 3 - DJ por um Dia

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Expandir o conhecimento dos alunos sobre a diversidade de estilos musicais e suas aplicações práticas, promover habilidades de curadoria musical e apresentação, e incentivar a criatividade na seleção e organização de músicas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos terão a chance de criar e apresentar um 'setlist' de músicas que representem diferentes estilos musicais. Cada grupo escolherá um tema ou um evento fictício (como uma festa dos anos 70, um festival de música alternativa, entre outros) e criará uma lista de reprodução musical que inclua uma variedade de estilos musicais, justificando suas escolhas com base nas características e influências de cada estilo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um tema ou evento fictício para o qual irá criar um 'setlist'.

  • Pesquise e selecione músicas de diferentes estilos que se encaixem no tema escolhido.

  • Prepare uma apresentação explicando a escolha de cada música com base em seus estilos e influências.

  • Organize um momento na aula para que cada grupo apresente seu 'setlist' e justifique suas escolhas para a classe.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno tem como finalidade consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o conhecimento adquirido e refletir sobre a aplicação prática dos conceitos musicais. A discussão em grupo ajuda na construção de um entendimento coletivo mais profundo e na identificação de áreas que podem necessitar de revisão ou aprofundamento, além de promover habilidades de comunicação e argumentação crítica.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhará as principais descobertas e desafios enfrentados durante as apresentações. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é refletir sobre como os estilos musicais estudados se relacionam com as experiências pessoais e com a sociedade em geral. Encoraje os alunos a discutirem sobre as diferenças e semelhanças entre os estilos musicais escolhidos e como isso influencia sua percepção da música.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores surpresas ao pesquisar sobre os estilos musicais escolhidos?

2. Como vocês conseguiram conectar a música aos contextos históricos e sociais de cada estilo?

3. Houve algum conflito ou dificuldade ao tentar representar um estilo musical específico através das apresentações?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é fundamental para garantir que os alunos tenham uma clara compreensão dos tópicos discutidos e possam integrar o conhecimento adquirido. Resumindo os pontos chave e conectando-os com aplicações práticas, esta seção ajuda a encerrar a aula de forma estruturada, assegurando que os alunos possam refletir sobre o que aprenderam e perceber a relevância dos estilos musicais em suas vidas e na sociedade.

Resumo

Na conclusão da aula, é essencial resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre os estilos musicais e seus músicos. Os alunos exploraram o rock, jazz, blues, eletrônica e outros, aprendendo suas origens, características distintivas e influências culturais. Este resumo serve para consolidar o conhecimento e garantir que os alunos possam recordar e aplicar o que aprenderam em contextos futuros.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades interativas que permitiram aos alunos explorar os estilos musicais de maneira prática. Através do 'Festival de Estilos Musicais', do 'Grande Debate Musical' e da atividade 'DJ por um Dia', os alunos puderam aplicar o conhecimento teórico em situações simuladas que replicam contextos reais de apresentação e discussão musical.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância dos estilos musicais no dia a dia dos alunos. A música não é apenas entretenimento, mas uma poderosa forma de expressão cultural que molda identidades e reflete contextos sociais e históricos. Compreender e apreciar a diversidade musical enriquece a experiência pessoal de cada indivíduo e promove uma visão mais ampla e inclusiva do mundo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies